quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 04.12.13

Acordo com chineses abrirá novas perspectivas ao carvão gaúcho
A representação do Governo do Estado em missão à China encaminhou acordo para a elaboração de projetos voltados à gaseificação do carvão mineral gaúcho. Em reunião com a Associação Nacional do Carvão (Certification and Accreditation Administration of the People's Republic of China (CNCA), foi acertado o envio, pelo governo gaúcho, de um termo de referência para elaboração de projetos na área carboquímica. A China detém o know-how no setor, com menor impacto ambiental. Já o Rio Grande do Sul possui 90% das reservas de carvão do país.
As similaridades entre o carvão chinês e o mineral existente no município de Candiota serão fundamentais para a elaboração do estudo, que pretende dar o passo inicial na implantação de uma planta piloto no Estado. Com o domínio da gaseificação do carvão, abre-se a janela para o Rio Grande do Sul sediar um empreendimento em escala industrial no campo da carboquímica. O estudo será viabilizado com capital brasileiro e chinês.
O presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Ivan De Pellegrin, explica que o Rio Grande do Sul pode se beneficiar da experiência chinesa nessa área, já que o país asiático possui uma cadeia produtiva bem estruturada e desenvolvida. "É uma oportunidade de estruturarmos uma cadeia similar no Estado, pois temos demandas significativas de produtos oriundos do setor carboquímico, como é o caso do metanol, utilizado na produção e biodiesel, e dos insumos para fertilizantes, ambos importados por nós", afirma De Pellegrin.
O secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, destaca que o acordo é mais um passo na cooperação entre China e o Rio Grande do Sul, além de se estar alinhado à nova agenda ambiental mundial. "Esses projetos partem da premissa de adoção de novas tecnologias, com maior produção, menos custo e sem dano ambiental", destaca.
Também participaram da reunião o presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, e representantes da Fiergs. Por parte da China, o diretor da CCTEG, Huang zhong, o representante do departamento de cooperação internacional, Han Fengmei, e o especialista em gaseificação da entidade, Wagner Peng. A Agência de Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex), que representa o Rio Grande do Sul na China, também integra as tratativas.
Fonte: estado.rs

Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade
Círio ocorre há 220 anos contínuos e agrega mais de 2 milhões de fiéis no dia principal da procissão
A festa à Virgem de Nazaré, que congrega milhares de fiéis todos os anos em Belém (PA), agora também é Patrimônio da Humanidade. A Oitava Reunião Anual do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, da Unesco, aprovou nesta quarta-feira (4) a inclusão do Círio de Nazaré na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade. Agora, o Brasil possui quatro bens imateriais inscritos. Também são Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi e o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife.
A reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial na cidade de Baku, no Azerbaijão, de 2 a 7 de dezembro, recebe 800 delegados de cerca de cem países. O encontro fará também um balanço dos dez anos da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, que desempenha papel crucial na promoção da diversidade cultural em todo o mundo. Este ano, além do Brasil com o Círio de Nazaré, outras nove candidaturas serão avaliadas pelos 24 países membros do Comitê, entre eles o Brasil.
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré
A festa em honra de Nossa Senhora de Nazaré, realizada em Belém, tem como principal procissão o Círio, que ocorre desde 1793. A festa religiosa envolve outras celebrações que começam em agosto e se prolongam 15 dias após o Círio no chamado Nazareno. Sagrado e profano se complementam mutuamente, promovendo um fato social de dimensões religiosa, estética, turística, cultural e econômica. Para os paraenses é o momento de demonstração de fé e reiteração de laços familiares e afetivos.  Atualmente, o Círio de Nazaré agrega mais de dois milhões pessoas no dia principal da procissão.
A jornada de fé e devoção considerada, uma das maiores concentrações religiosas do mundo, foi o primeiro bem cultural inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (IPHAN) no Livro de Registro das Celebrações como Patrimônio Cultural do Brasil. Sua inscrição na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade contribui para dar visibilidade aos patrimônios culturais imateriais do mundo.
O Círio ocorre há 220 anos contínuos e possui grande capacidade de mobilização popular. Em sua primeira realização, contou com cerca de 10 mil pessoas, atraídas por seus elementos que conformam a identidade brasileira: sua a gente, o colorido e o sentimento de devoção e fé que dão movimento e vida a muitas manifestações religiosas populares por todo Brasil.
A origem do Círio de Nazaré está envolta em mitos que se misturam a fatos históricos. As festividades são centradas na devoção à imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que, de acordo com os devotos, foi encontrada por um homem do campo chamado Plácido. Ele descobriu uma pequena imagem da Virgem de Nazaré entre as pedras cobertas de trepadeiras, às margens do igarapé Murutucu, atualmente local da Basílica de Nazaré. Plácido levou a imagem para casa e, no dia seguinte, ao acordar, ela havia desaparecido. Assustado, correu ao local onde a encontrara e percebeu que a imagem havia voltado para o mesmo lugar.
O fenômeno repetiu-se várias vezes, até que o governador da época mandou que a imagem fosse levada para a capela do Palácio do Governo, onde ficou guardada pelos soldados. Mas, no dia seguinte, a santa foi de novo encontrada às margens do igarapé, com gotas de orvalho e carrapichos presos a seu manto, prova da longa caminhada. A notícia atraiu para a palhoça do caboclo habitantes da cidade que, de curiosos, passaram a engrossar as fileiras dos devotos da santa milagrosa. O Círio de Nazaré revive esse trajeto – o ir e vir – feito pela Santa.
Fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Governo regulamenta aposentadoria especial para deficientes
A aposentadoria por tempo de contribuição levará em conta o grau de deficiência do segurado
A presidente Dilma Rousseff assinou nesta terça-feira (3) um decreto que regulamenta a aposentadoria especial para pessoas com deficiência. A nova legislação estipula condições diferenciadas para a concessão de aposentadorias por idade e por tempo de contribuição.
Desta maneira, a aposentadoria por tempo de contribuição levará em conta o grau de deficiência do segurado. Segundo o decreto, o segurado que tenha uma deficiência grave poderá solicitar a sua aposentadoria aos 25 anos de contribuição – no caso dos homens – e depois de 20 anos, se for mulher.
No caso da pessoa com deficiência moderada, o requerimento do benefício poderá ser feito pelos homens que contribuírem com a Previdência durante 29 anos ou pelas mulheres que possuírem 24 anos de contribuição.
O segurado com deficiência leve terá direito à aposentadoria depois de 33 anos de tempo de contribuição, se homem, e 28 anos, no caso das mulheres.
O período para a concessão de aposentadoria por tempo de serviço é de 35 anos para os homens e de 30 para as mulheres.
Durante assinatura do decreto, a presidente afirmou que a aposentadoria especial para pessoas com deficiência é um momento especial, em que o governo salda uma dívida que remonta à Constituinte de 1988.
“Foram necessários muitos anos, mas chegamos a um ponto importante graças ao esforço de todos aqui presentes. (…) Essa regulamentação faz parte do compromisso que temos com as ações e políticas em favor da cidadania plena, autonomia e capacidade de viver como milhões de brasileiros e brasileiras que têm deficiência. E isso significa um passo bastante importante, nesse momento em que estamos tratando de uma questão como a do direito ao descanso depois de uma vida de trabalho.”
Fonte: infomoney

Associação pedirá ao governo prorrogação do IPI reduzido para linha branca
A Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) pedirá formalmente ao governo, na próxima semana, a prorrogação da vigência do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) reduzido para itens da linha branca. De acordo com o presidente da entidade, Lourival Kiçula, a continuidade da medida é fundamental para garantir bom resultado para o setor em 2014. Em 2011, as vendas da linha branca cresceram 10% e, em 2012, 20%. Este ano, devem registrar queda de 3%.
“Vai ser pedido, é indispensável para o setor”, declarou Kiçula, que, apesar do resultado negativo das vendas esperado para 2013, acredita que a linha branca teve bom desempenho este ano se for levada em conta a base de comparação elevada verificada em 2012. A desoneração do IPI para esses produtos expira em 31 de dezembro. Kiçula falou à imprensa após reunião de empresários da Coalizão para a Competitividade com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Formada por 18 associações empresariais, a coalizão dialoga com o governo sobre estratégias para elevar a competitividade da indústria. Além da Eletros, entre os presentes estavam entidades como a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem) e Associação Brasileira da de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). De acordo com Fernando Figueiredo, presidente da Abiquim, os empresários discutiram a criação de uma frente para garantir o aumento dos investimentos no país. Nova reunião para tratar do assunto deve ser convocada em dez dias.
Segundo Figueiredo, os investimentos da indústria química estão aquém do potencial do setor. “Em um estudo feito em 2009 e 2010, identificamos potencial de investimento de US$ 167 bilhões em dez anos. Isso significa, em média, US$ 15 bilhões por ano. Mas a indústria química está investindo de US$ 4 bilhões a US$ 5 bilhões anuais, um terço do que deveria investir. É muito pouco”, avaliou.
Fonte: ebc

Comissão da Câmara aprova projeto que reserva vagas para negros em concursos públicos
A proposta do Executivo que reserva 20% das vagas disponíveis em concursos públicos para negros venceu a primeira etapa no Congresso. Deputados da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviços Públicos aprovaram hoje (4) o texto (PL 6738/13) que ainda precisa passar por dois colegiados antes de ser votado em plenário.
Na comissão, o relator da matéria, deputado Vicentinho (PT-SP), lembrou que a reserva de vagas tem validade de dez anos e não pretende ser uma política permanente. “O caráter temporário de vigência da pretensa lei se justifica na medida em que adota um prazo suficiente para que os resultados desejados sejam obtidos e avaliados”, explicou o parlamentar.
Segundo ele, será possível avaliar os resultados da medida quando o prazo terminar e evitar que a reserve criada para “corrigir um desequilíbrio” acabe se tornando privilégio para uma parcela da sociedade.
“A proposta reafirma o compromisso do governo de reduzir a discriminação racial e a desigualdade social. É incontroverso que a grande maioria da população negra faz parte das classes menos favorecidas e, portanto, é protagonista de um circulo vicioso que não permite sua ascensão social nos mesmos níveis obtidos por pessoas de outras raças”, destacou Vicentinho , citando como exemplo o sistema de cotas adotado por universidades.
Pelo texto, além de concorrerem às vagas reservadas, os candidatos declarados negros vão poder disputar lugares destinados à ampla concorrência. Os candidatos negros aprovados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados no volume de vagas reservadas.
A proposta define que as pessoas beneficiadas serão consideradas assim por autodeclaração, de acordo com o quesito cor ou raça utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O relator rejeitou as seis emendas que foram apresentadas. Parlamentares tentaram, por exemplo, aumentar o percentual de reserva de vagas para 30%, incluíndo indígenas, ou até para 50%. Outros deputados propuseram ainda tornar o prazo indeterminado e estender o direito aos concursos realizados para preencher vagas dos Poderes Judiciário e Legislativo.
Fonte: ebc

Cientistas desenvolvem novo anticoncepcional masculino
Mais um passo foi dado para a criação de uma “pílula masculina”, que previna o homem de engravidar a sua parceira. Cientistas australianos descobriram uma forma reversível de interromper o esperma, sem afetar o desempenho sexual. Testes em camundongos mostraram que o esperma poderia ficar “armazenado” durante o sexo. A descoberta foi publicada na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences” (Pnas).
Esta não é a primeira tentativa de um contraceptivo para homens. Mas até então, segundo os cientistas deste novo estudo, elas traziam efeitos colaterais, como induzir à infertilidade e afetar o apetite sexual ou ainda causar alterações permanentes na produção de esperma.
A equipe da Universidade de Monash, coordenada por Sabatino Ventura, levanta a possibilidade de um contraceptivo seguro, não hormonal e reversível. A pílula funciona ao deletar geneticamente duas proteínas (alfa1A-adrenérgico e P2X1-purinoceptor), o que bloqueia a liberação de espermatozoides durante o ato sexual.
A remoção das proteínas em ratos geneticamente modificados resultou em animais machos que estavam completamente estéreis, mas continuavam a acasalar normalmente.
“Isto resolve talvez o maior obstáculo na busca de um contraceptivo masculino socialmente aceitável”, escreveram os cientistas.
Os camundongos não sofreram quaisquer efeitos secundários e foram capazes de posteriormente ter uma prole normal.
Fonte: O Globo - Online

Triunfo Participações vence leilão de três rodovias
Empresa ofereceu pedágio de R$ 2,85 por 100 km das rodovias BR-060, BR-153 e BR-262. Valor é 52% menor do que o teto proposto pelo governo
A Triunfo Participações e Investimento S.A. foi a vencedora do leilão das rodovias  BR-060, BR-153 e BR-262. A empresa ofereceu pedágio de R$ 2,85 por 100 km. Esse valor é 52% menor que o teto, proposto pelo governo, de R$ 5,94.
O trecho leiloado tem 1.176,50 quilômetros e abrange 47 municípios nas três unidades da Federação (Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais).
O evento foi realizado, nesta quarta-feira (4), na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), às 10 h.
A concessão consiste na exploração, por 30 anos, da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias, sendo: 630,20 quilômetros das BRs-060 e 153, desde o entroncamento com a BR-251, no Distrito Federal, até a divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, e 546,30 quilômetros da BR-262, do entroncamento com a BR-153 ao entroncamento com a BR-381, em Minas Gerais.
Estão previstos aportes de R$ 7,15 bilhões. Desse total, R$ 3,98 bilhões devem ser investidos nos primeiros cinco anos de contrato. De acordo com o edital, só poderá ser cobrado pedágio após a conclusão de 10% da duplicação.
O vencedor do leilão foi decretado com base na menor tarifa de pedágio. O governo estabeleceu uma tarifa máxima de pedágio de R$ 5,94 a cada 100 quilômetros.
As propostas foram entregues à Agência nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na segunda-feira (2). Devem participar da disputa as empresas Triunfo Participações e Investimentos, Invepar, Companhia de Participações em Concessões, além dos consórcios integrados pela Ecorodovias e pela Queiroz Galvão.
Fonte: Portal Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário