segunda-feira, 11 de novembro de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 11.11.13

Instituições públicas de ensino superior devem aderir ao Sisu
Programa oferece vagas em universidades para candidatos participantes do Enem. A adesão deve ser concluída até o dia 29
O prazo para as instituições públicas de ensino superior aderirem ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começa nesta segunda-feira (11) e vai até dia 29 de novembro. O processo é referente à primeira edição de 2014.
O Sisu é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
A cada edição, as instituições públicas que aderem ao Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.
Saiba mais sobre o programa no site do Sisu.
Fonte: Diário Oficial da União/Ministério da Educação

Produção teatral do interior gaúcho é destaque no CINPOA
Atrações infantis e adultas integram até o dia 20 de novembro o 3° Cena do Interior RS em Porto Alegre (CINPOA). As atividades começam às 20 horas, com entrada gratuita nos teatros Carlos Carvalho e Bruno Kiefer.
A mostra de artes cênicas é promovida pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversões do Rio grande do Sul (Sated-RS) e Casa de Cultura Mario Quintana.
O objetivo é dar uma panorâmica da produção de espetáculos realizada no interior do Estado e promover o intercâmbio entre artistas e público, destacando e divulgando novos talentos.
Programação
- In ostreira - Grupo Misere Coloni (Caxias do Sul)
16 de novembro, Teatro Bruno Kiefer, 20h
Ópera cômica composta por músicas tradicionais italianas.

- No Tienes Clown (Passo Fundo)
17 de novembro, Teatro Bruno Kiefer, 20h
No Tienes Clown é uma homenagem á arte do palhaço. O espetáculo percorre os trilhos imaginários da ferrovia da fama, através da vida desse artista que é mundialmente conhecido pelo sua mãe e que sonha emplacar o seu grande fracasso. E sem perceber faz da sua vida a sua maior obra de arte, o Cirque de Xulé!
Fonte: estado.rs

FDRH realiza atividades durante a Semana da Consciência Negra
A Fundação para o Desenvolvimento em Recursos Humanos (FDRH) realiza entre os dias 18 e 22 de novembro uma série de atividades alusivas à Semana da Consciência Negra. Uma exposição do artista plástico Silvio Rebelo será realizada no saguão da FDRH a partir do dia 18.
Em agosto de 2013, a FDRH criou uma Comissão de Organização da Semana da Consciência Negra para organizar atividades culturais definidas no âmbito da FDRH e apoiar as iniciativas dos demais órgãos da Administração do Estado. Durante este período, a Comissão realizou reuniões e articulou uma significativa parceria com os movimentos sociais, escolas, Instituições de Ensino Superior e demais secretarias do Governo.
Em 2013, a campanha mundial da UNESCO convida o público para abrir os olhos para a diversidade. Apesar de haver significativos avanços nas últimas décadas, a discriminação de raça e de gênero ainda resulta em desigualdade de direitos de mulheres e negros e, em especial, de mulheres negras.
A Rede Escola de Governo lançou um programa de formação continuada em Gestão de Políticas Públicas para Igualdade Racial e de Gênero, em parceria com a PUCRS, através de duas ações: o curso de especialização "Gestão em Políticas de Gênero e Igualdade Racial", com duração de 360h, e o curso de extensão "Gestão em Políticas Sociais". Ambos direcionados aos servidores públicos e aos agentes sociais.
Fonte: FDRH rs

Copa 2014: FIFA inicia segunda etapa da venda de ingressos nesta segunda
A segunda etapa de vendas de ingressos para a Copa do Mdo de 2014 começa nesta segunda-feira (11) a partir das 9 horas (horário de Brasília). De acordo com a FIFA, serão disponibilizados mais de 220 mil bilhetes para 57 jogos, que serão alocados por ordem de encomenda. A expectativa é de que sejam vendidos rapidamente. As vendas ocorrerão exclusivamente pelo site Fifa.com.
Não haverá ingressos nesta janela de vendas para o jogo de abertura em São Paulo, a final no Maracanã, jogos da fase de grupos da Seleção Brasileira, para as oitavas de final em Belo Horizonte, assim como as duas semifinais em Belo Horizonte e São Paulo. A quantidade total de ingressos disponíveis também engloba quase 41 mil carnês de sede específica que garantem acesso a todos os jogos em uma das sedes, bem como uma quantidade muito limitada de carnês de seleção específica, que permitem acompanhar uma seleção ao longo da competição.
Fonte: ebc

Edital dos CEUs das Artes tem novo prazo de inscrição: até 23 de dezembro
Serão contemplados 80 projetos de ocupação artística para os Centros de Artes e Esportes Unificados em todo o país
As inscrições para o Edital Funarte de Ocupação dos CEUs das Artes foram prorrogadas até o dia 23 de dezembro. A portaria com a decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 8 de novembro. Lançado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Nacional de Artes, o edital vai contemplar 80 projetos de ocupação artística para os Centros de Artes e Esportes Unificados – CEUs em todo o país. Cada contemplado vai receber R$ 100 mil, para um período de ocupação de seis meses.
Sobre as inscrições
O edital é direcionado a pessoas jurídicas e as inscrições são feitas exclusivamente pela internet, por meio da plataforma SalicWeb, a partir do link http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb/. Para orientar os interessados foi elaborado um manual com todos os passos para o procedimento.
Acesse aqui o manual de inscrição.
As propostas de programação deverão contemplar apresentações artísticas de circo, dança, teatro, música ou programações relacionadas ao estímulo da leitura, exposições ou mostras de artes visuais, oficinas de capacitação artística e técnica, residências artísticas, seminários, encontros e debates.
O objetivo dos CEUs é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de grande vulnerabilidade social.
Fonte: funarte.gov.br

Onze municípios em quatro estados firmam adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Novo formato do PAA já é operado em 397 municípios. Substituição de convênios por adesão simplifica gestão do programa
Onze municípios no Maranhão, na Bahia, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul acabam de firmar compromisso com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para operar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com a nova forma de executar o programa, que substitui os convênios pela adesão, estados e municípios podem executar as ações de maneira mais simples, com a indicação de metas a serem cumpridas por meio de um plano operacional.
De acordo com o coordenador-geral de Articulação Federativa para o Abastecimento Alimentar do MDS, Fernando Brutto, a adesão agiliza a gestão do programa. “O pagamento é feito diretamente aos beneficiários fornecedores por meio de cartão bancário, não havendo a necessidade de repasse de recursos para estados e municípios. Isto, entre outros avanços na execução, facilita o gerenciamento do programa.” O cartão bancário dá direito aos agricultores de sacar o recurso ou efetuar pagamentos via débito automático.
O próximo passo para os municípios que aderiram ao novo formato do PAA é elaborar um plano operacional com propostas de participação no programa. O documento deve apresentar metas de beneficiários fornecedores e das entidades a serem atendidas – unidades da rede socioassistencial, entidades de segurança alimentar e nutricional, instituições públicas ou filantrópicas de ensino, entre outras. São definidos também parâmetros de execução, como quantidade de agricultores familiares em situação de pobreza, percentual de mulheres atendidas e quantidade de produtos orgânicos ou agroecológicos produzidos.
Governos estaduais e prefeituras devem registrar em um sistema informatizado do MDS os dados referentes à execução do programa, acompanhamento e monitoramento das ações desenvolvidas. Até o momento, 397 municípios e 22 estados aderiram ao novo formato do PAA.
Novos municípios que aderiram ao PAA:
- Maranhão: Santa Inês, Urbano Santo, Jenipapo do Vieira e Bom Lugar
- Bahia: Coração de Maria, Caetité e Candeal
- Rio Grande do Sul: Herval, São Luiz Gonzaga e Ernestina
- Minas Gerais: Marliéria
Fonte: Ascom/MDS

Embrapa vai monitorar qualidade do leite no Rio Grande do Sul
Empresa pública fecha acordo com cooperativa para utilizar laboratórios na bacia leiteira do sul do estado
A Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul Ltda (Coopar) e a Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) vão unir esforços para o monitoramento da qualidade do leite do município de São Lourenço do Sul e da Metade Sul do Rio Grande do Sul. O acordo foi assinado durante dia de campo sobre produção de leite, realizado na última terça-feira (5), na Estação Experimental Terras Baixas (ETB).
Ao recordar o trabalho realizado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para a instalação do Laboratório de Qualidade do Leite, Clenio Pillon, chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, destacou a importância do acordo por tudo que o leite representa para o estado.
Para o diretor comercial da Coopar, Amilton Strelow, este contrato visa à integração de esforços para o monitoramento da qualidade do leite na bacia leiteira de São Lourenço do Sul. "Somos muito gratos à Embrapa pela parceria", concluiu.
Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Brasil propõe aliança latino-americana de agências espaciais
Proposta teve boa receptividade. Países já discutem associação entre universidades para a produção de satélites
A Agência Espacial Brasileira (AEB) propôs na última semana, em Bogotá, na Colômbia, a criação de uma Aliança Latino-Americana de Agências Espaciais (Alas) – alas significa asas em espanhol.
A proposta foi apresentada pelo chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho, que esteve no país para participar da reunião preparatória das agências e comissões espaciais da América Latina, na Universidade Sergio Arboleda, e do Seminário Internacional sobre Direito Espacial e Soberania, promovido pela Comissão Colombiana do Espaço, ligada à vice-presidência da República e à Força Aérea da Colômbia.
Participaram do seminário representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, México, Paraguai e Peru e como convidado especial o secretário geral da Academia Internacional de Astronáutica, Jean-Michel Contant. Pelo Brasil, além de Monserrat compareceram o secretário da Embaixada do Brasil em Bogotá, Guillermo Alexander Rivera, e o coronel Jorge Vagner Vital, coordenador Técnico-Operacional da Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais (Ccise), do Comando da Aeronáutica do Brasil.
Tanto na reunião preparatória quanto no seminário a proposta brasileira teve boa receptividade, passando a ser discutida informalmente nas conversas sobre cooperação e parcerias.
Cooperação
A AEB também sugeriu que a Aliança inicie suas atividades procurando por em prática, pelo menos, dois programas: o de cooperação entre as universidades latino-americanas para a produção de pequenos satélites econômicos, eficientes e úteis com a missão de prestar serviços aos países da região; e de montagem de um sistema regional de acesso, distribuição e utilização de dados e imagens de satélite, necessários para os planos de desenvolvimento social e econômico de cada país.
A Alas está pensada para ser um fórum dirigido a propiciar e estimular a realização de programas e projetos colaborativos capazes de atender às necessidades e demandas dos países da região. A entidade funcionará inicialmente por meio de contatos virtuais e videoconferências. A intenção é utilizar ao máximo os recursos humanos e tecnológicos já existentes.
Para Monserrat, a Aliança certamente terá um longo caminho a percorrer para alcançar os resultados positivos que todos almejamos, “mas os primeiros passos, bem focados e concretos, devem ser dados com a máxima pressa possível”.
A reunião preparatória das agências e comissões espaciais da América Latina teve como foco prepara a Cúpula dos Presidentes de Agências Espaciais do mundo, a se realizar em Washington, nos Estados Unidos, em 9 de janeiro próximo.
Fontes: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Agência Espacial Brasileira






Nenhum comentário:

Postar um comentário