sábado, 24 de agosto de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 24.08.13

Nova indicação de remédio contra câncer de próstata adia a quimioterapia 
Agora, pacientes com a doença terão mais uma opção de tratamento menos agressivo antes de precisarem ser submetidos à quimioterapia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última semana uma nova indicação para a abiraterona, medicamento contra o câncer de próstata em metástase. A partir de agora, essa droga poderá ser usada em pacientes que deixaram de responder à terapia hormonal convencional — que é à base de remédios orais e é a primeira etapa do tratamento — e antes de iniciarem a quimioterapia. Assim, homens que sofrem com a doença terão mais uma opção para controlar o câncer antes de precisarem ser submetidos ao tratamento quimioterápico, que é muito mais agressivo por desencadear uma série de efeitos adversos.
Conforme explica José Augusto Rinck Junior, oncologista clínico do Hospital A. C. Camargo, o início do tratamento contra o câncer de próstata metastático consiste em reduzir os níveis de testosterona no organismo do paciente, já que o hormônio é fundamental para que os tumores consigam crescer e se proliferar. É o que faz a terapia hormonal, que, embora não promova a cura, controla a progressão da doença. “Porém, chega um momento em que o indivíduo se torna resistente a esse tratamento. E é aí que entramos com a quimioterapia”, disse o médico ao site de VEJA. Segundo ele, todo paciente com câncer de próstata que entra em metástase precisa, em algum momento, da quimioterapia.
O abiraterona, com a nova indicação de uso, funcionará como mais uma etapa antes de o paciente chegar ao tratamento quimioterápico. De acordo com Rinck Junior, essa droga também configura uma terapia hormonal, mas é diferente da convencional pois, em vez de agir somente na produção da testosterona nos testículos, também interfere na produção do hormônio pela glândula adrenal e pelo próprio tumor.
Aplicações — O abiraterona foi aprovado no Brasil em novembro de 2011. Até agora, ele era usado em pacientes com câncer de próstata metastático que já haviam deixado de responder à terapia hormonal e a uma primeira fase de quimioterapia, conforme explica José Augusto Rinck Junior, oncologista clínico do Hospital A. C. Camargo. “Esse medicamento funcionava bem para postergar a necessidade de uma etapa de quimioterapia mais agressiva que não oferece comprovadamente uma maior sobrevida ao paciente. Os médicos, então, pensaram: se funciona tão bem depois da primeira etapa de quimioterapia, por que não tentar usar a droga antes?”, disse o oncologista ao site de VEJA.
O estudo no qual a Anvisa se baseou para aprovar o novo uso de abiraterona foi feito com 1.088 homens com câncer de próstata metastático. Eles haviam deixado de responder ao tratamento hormonal padrão, mas não haviam sido submetidos à quimioterapia. De acordo com os resultados, a droga conseguiu retardar a evolução da doença e adiar em cerca de dez meses o início do tratamento quimioterápico. “Parece que o medicamento também aumenta a sobrevida global do paciente, mas esse dado do estudo ainda não está concretizado para afirmarmos com certeza”, diz Rinck Junior.
“Infelizmente, esse medicamento não vai curar o paciente, pois ele ainda precisará em algum momento da quimioterapia. Porém, ele adia o tratamento mais agressivo e os seus efeitos adversos e estende o tempo em que o paciente se trata apenas com remédios orais que podem ser tomados em casa”, disse o oncologista. “Mesmo assim, é mais uma ferramenta para dar sobrevida ao paciente, mesmo que o seu câncer já tenha entrado em metástase.”
Fonte: Veja - Online

Campanha para a atualização da caderneta de vacinação começa neste sábado
A campanha nacional para atualização da caderneta infantil começa neste sábado (24) com o Dia D de mobilização. Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas aos mais de 1,8 mil postos de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. No RS são, aproximadamente, 650 mil crianças no RS, que deverão ser avaliadas em relação a sua situação vacinal, para que de forma seletiva proceda-se a atualização da Caderneta de Vacinação.
A multivacinação é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas todas as vacinas do calendário básico, visando fortalecer o controle das doenças imunopreveníveis e melhorar as coberturas vacinais. Por ser seletiva, não há metas pré-estabelecidas para a campanha. Entre as doses oferecidas estão as vacinas contra tuberculose, hepatite B, pólio, pneumonia, meningite, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, caxumba, entre outras.
A recomendação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é que pais e responsáveis das crianças nessa faixa etária não esqueçam de levar junto a caderneta de vacinação infantil, pois a partir dela é que será avaliada a necessidade ou não da imunização no momento.
Fonte: estado.rs

Governo alerta que escolas devem abrir mesmo com a decisão de greve
Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (23), em Porto Alegre, o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, informou que diante da decisão de greve, por parte do CPERS, estão em suspenso todos os avanços propostos pelo Governo como, por exemplo, as promoções de 2003-2012; o abono de faltas relativo às atividades sindicais entre 2008-2010 e a inclusão de servidores que atuam em escolas, no plano de carreira.
Azevedo também enfatizou que as declarações do sindicato de que o Governo do Estado não respondeu à pauta do CPERS não são verdadeiras. O documento entregue à direção do sindicato, no dia 15 de agosto de 2013, respondeu detalhadamente a cada um dos 27 itens apresentados. Na reunião ocorrida no dia 19, com o pedido de maior objetividade às respostas, o secretário, propôs outra audiência de negociação com a presença, inclusive, de secretários de outras pastas já que a pauta extrapola questões da educação.
Além disso, ressaltou que as direções escolares são responsáveis por manter as escolas abertas e pelo registro fidedigno da presença ou da ausência ao trabalho de professores e funcionários, conforme a legislação vigente. "A deflagração de uma greve, neste momento, significa um rompimento unilateral nas negociações", disse.
A secretária-adjunta, Maria Eulalia Nascimento, afirmou que os pais devem procurar as direções escolares e pedir aos professores que mantenham as aulas. "Diante de tantos avanços na Educação no governo Tarso Genro, os pais podem tensionar os professores a não adesão à greve e propor o diálogo, uma mesa de negociação como a Secretaria da Educação já propôs ao sindicato", disse.
Fonte: estado.rs

Vantagens energéticas do carvão mineral são exaltadas durante congresso em Gramado
A geração energética a partir do carvão mineral apresenta algumas vantagens - e elas estão em evidência durante o IV Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, que está acontecendo em Gramado (de 22 a 24 de agosto). Estudiosos brasileiros e estrangeiros vêm lotando os auditórios da Fundação de Apoio da Universidade Federal do RS (Faurgs) para apresentar novas tecnologias de queima com o aproveitamento de resíduos e recuperação ambiental.
A atuação do departamento de engenharia da Ufrgs em relação ao futuro da mineração carbonífera gaúcha e o conhecimento adquirido foram evidenciados, além das possibilidades do carvão, que cada vez mais ultrapassa os estigmas. Um novo entendimento vem sendo construído, até mesmo sobre os rejeitos de mineração que têm valor agregado como matéria prima para diversos produtos.
Lideranças políticas nacionais estiveram presentes na abertura do evento. Representado o Governo do Estado, o secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS, Claudemir Bragagnolo, enfatizou os esforços da gestão atual em expandir a participação dos projetos termelétricos a carvão mineral nos leilões A-5, promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Ele ressaltou os projetos para desenvolvimento de Pequenas Centrais Térmicas e os esforços da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) em projetar o carvão gaúcho.
O deputado federal Afonso Hamm, presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral, enfatizou a necessidade de políticas de médio e longo prazo para benefício, não apenas do carvão na geração térmica, mas para a pesquisa na carboquímica. "O carvão é prioridade do Estado e de segurança energética ao País", apontou Hamm.
O senador Paulo Bauer, vice-presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral, relatou a atuação da Frente e os esforços em mudar a cultura da população para que entenda que o carvão mineral é essencial ao desenvolvimento e que as tecnologias evoluíram muito.
Representante da Assembleia Legislativa, o deputado Valdeci Oliveira, presidente da Frente Parlamentar em defesa do carvão no RS, elogiou os esforços da CRM em promover uma nova percepção acerca do carvão mineral. Conforme o deputado, a geração térmica tem o imprescindível apoio do governador Tarso Genro e o total apoio do Parlamento gaúcho. "Nossa riqueza deve ser preservada e incentivada", disse.
Para o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan, o Brasil está evoluindo muito em relação à geração térmica, graças à contribuição das forças políticas e empresariais. "Não tem mais volta. O Brasil precisa da energia do carvão", afirmou.
O evento é realizado pela Rede de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação do Carvão Mineral da Ufrgs - Rede Carvão, em parceria com a SATC Educação e Tecnologia de Santa Catarina, e conta com o patrocínio da Companhia Riograndense de Mineração.
Fonte: etado.rs

Médicos cubanos seguirão legislação trabalhista de Cuba
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha disse que, em parcerias como a feita com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as leis trabalhistas a serem seguidas são as do país que cede os profissionais. O Ministério Público do Trabalho anunciou ontem (23) que vai investigar a legalidade da contratação dos médicos cubanos .
A investigação foi anunciada depois que entidades médicas, entre elas o Conselho Federal de Medicina, defenderem que a atuação dos médicos cubanos no Brasil agride direitos individuais, humanos e do trabalhador. Eles contestam ainda a formação acadêmica dos médicos cubanos e dizem que eles podem expor a saúde da população a situações de risco.
De acordo com o Ministério da Saúde, serão repassados R$ 10 mil por médico cubano à Opas, que fará o pagamento ao governo cubano. Em acordos como esse, Cuba fica com uma parte da verba. De acordo com o secretário adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Fernando Menezes, os médicos cubanos que atuarão no Programa Mais Médicos pelo acordo com a Opas deverão ganhar entre R$ 2,5 mil e R$ 4 mil por mês.
Quando questionado sobre se é correto o médico cubano ter a mesma carga horária e trabalho dos demais médicos mas ganharam menos, Padilha disse que "essas situações acontecem em todo o mundo, nas mais de 50 parcerias que o ministério da Saúde de Cuba faz no mundo inteiro".
"São regras conhecidas, respeitadas e parceria consolidadas em mais de 50 países", disse o ministro. Ele falou ainda que lamentava a declaração dada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, João Batista Gomes, que falou que orientaria os colegas a não socorrerem erros dos colegas cubanos.
"Nós não admitimos e não faz parte da cultura brasileira ter preconceito em relação a qualquer país e a qualquer povo.  A medicina de Cuba é reconhecida, sobretudo na atenção básica, esse contrato do Ministério da Saúde é com a Opas, o braço da Organização Mundial da Saúde [OMS] aqui no Brasil e nas Américas, tem toda a responsabilidade de fazer uma parceria que Cuba faz com mais de 50 países", explicou Padilha em conversa com a imprensa no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, quando foi receber os primeiros estrangeiros que chegaram à Brasília.
Fonte: ebc

Inspeção interdita fabricante do LatVida
A Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), decidiu interditar a unidade industrial da VRS - Indústria de Laticínios Ltda, localizada em Estrela. Irregularidades foram encontradas durante vistoria, na madrugada da última quarta-feira, por fiscais do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) e agentes da Delegacia de Defesa do Consumidor. 
Na inspeção, os fiscais lavraram dois autos de infração contra a empresa. A vistoria atendeu denúncia recebida pela fiscalização, de que a empresa, fabricante da marca LatVida, estaria reaproveitando, de maneira indevida, produtos em suas linhas de produção. Os fiscais, segundo relatório emitido, destacaram que a empresa (envolvida na Operação Leite Compen$ado) estava burlando a fiscalização e o depósito não apresentava as condições exigidas. 
Segundo nota emitida no final da tarde desta sexta-feira (23), a Dipoa destaca que na vistoria do dia 21 "foram verificados procedimentos em desacordo com os preconizados pela inspeção oficial, caracterizando descumprimento do Regime Especial de Fiscalização, no qual a empresa estava submetida". 
Depois de analisar a defesa apresentada pela empresa, a Dipoa decidiu pela interdição do estabelecimento, como medida cautelar que vigorará até que as irregularidades sejam sanadas. Ao mesmo tempo, definiu que, em função dos reiterados problemas verificados na linha UHT, a mesma será suspensa e seus rótulos serão cancelados. 
Fonte: etado.rs




Nenhum comentário:

Postar um comentário