quarta-feira, 14 de agosto de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 14.08.13

16ª Feira do Livro de Bagé
Olá, amigos dA NOSSA RÁDIO!
Estamos muito felizes em compartilhar com vocês a parceria entre Sistema Fecomércio - Sesc Bagé e rádio Sinttonia FM, a qual proporcionará a toda a comunidade a transmissão da 16ª FEIRA DO LIVRO DE BAGÉ, através da "rádio feira" - rádio interna com informações, entrevistas, debate e músicas nacionais, além de utilidade pública às pessoas que visitarem o local.
Este ano, o tema da feira é “A literatura, entre o tradicional e moderno” e terá várias atrações, entre elas, já confirmadas a redatora publicitária Cláudia Tajes; o escritor, músico, compositor e vocalista da banda de rock gaúcha, Nenhum de Nós, Thedy Corrêa; o escritor bajeense Luiz Coronel; o Teatro de Caixa Por Aí, de Porro Alegre; o Tablado Andaluz traz um show de Dança Flamenca; a palhaça, atriz e produtora Lia Motta, traz o “Manoelando Histórias”; o Espetáculo Memorial Terra que Canta, com Lisandro Amaral e Marcelo Oliveira, acompanhados do grupo Curandeiro Silêncio, do poeta e desenhista Adriano Alves, do fotógrafo Edu Rickes e do escultor Camilo Pereira; e também o Sonido del Alma.
O nome do patrono desta 16ª edição da Feira do Livro de Bagé será conhecido na quinta-feira (15), quando ocorre a votação das 10h às 17h. estandoem disputa elo título os escritores Cláudio Boucinha, Sarah Kilimanjaro, Sarita Barros e Severino Rudes Moreira.

Te aguardamos na 16ª FEIRA DO LIVRO DE BAGÉ!
De 27 de setembro a 06 de outubro, na praça da estação!

Plenário aprova reajuste a servidores da PGE e prorrogação de mandatos de conselheiros tutelares 
O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde dessa terça-feira (13), por unanimidade, todas as cinco matérias em pauta. A primeira foi o Projeto de Lei 75 2013, do deputado Miki Breier (PSB), que prorroga os mandatos dos conselheiros tutelares gaúchos, empossados em 2010, 2011 e 2012, até 10 de janeiro de 2016, data em que ocorrerá a posse daqueles escolhidos no primeiro passo unificado que se dará em 4 de outubro de 2015, com o objetivo de suplementar as disposições legais que alteraram de 3 para 4 anos o tempo dos referidos mandatos em todo o país. Durante o encaminhamento da votação, usaram da palavra, além do autor da matéria, os  deputados Mano Changes (PP), Alexandre Postal (PMDB), Jorge Pozzobom (PSDB), Raul Pont (PT) e Gilmar Sossella (PDT), que destacaram o trabalho dos conselheiros tutelares.
Também foi aprovado o PL 212 2012, do Poder Executivo, introduzindo modificações na lei estadual que autorizou a adesão do Rio Grande do Sul no programa “Minha Casa, Minha Vida”, adequando a referida norma, no sentido de  compatibilizar e a integrar as políticas habitacionais nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Ainda do Executivo, foi aprovado o PLC 100 2013, que altera o Estatuto dos Servidores da Brigada Militar, corrigindo distorção no item que trata sobre o direito à promoção ao grau hierárquico superior imediato aos praças que, com mais de 25 anos de serviço público militar, forem transferidas ex-officio para a reserva remunerada.
Procuradoria-geral do Estado
Foi aprovado ainda o PL 177 2013, do Executivo estadual, que concede reajuste ao vencimento básico dos servidores da Procuradoria-geral do Estado, a serem concedidos nos índices de 6,5%, retroativos a 1º de maio deste ano, e 6,11%, a partir de maio do ano que vem. A proposta, conforme a justificativa governamental, completa o ciclo de valorização profissional desses servidores, iniciado em 2011 com o remodelamento do prêmio de produtividade.
Durante o encaminhamento da matéria, usaram da tribuna os deputados Jorge Pozzobom, Miki Breier e Alexandre Postal, que manifestaram seus votos favoráveis ao projeto, parabenizando os servidores por sua mobilização; Frederico Antunes (PP), que destacou o trabalho da oposição na Assembleia pela aprovação de índices mais próximos aos desejados pelos servidores; Paulo Odone (PPS) e Jurandir Maciel (PTB), também solidarizando-se aos servidores; Raul Carrion (PCdoB) e os petistas Edegar Pretto e Valdeci Oliveira (líder do governo), cumprimentando a categoria e destacando os esforços do Executivo estadual em prol de melhorias nos serviços públicos; e Paulo Borges (DEM) e Gilberto Capoani (PMDB), que criticaram o governo e defenderam reajustes maiores aos funcionário da PGE e demais servidores estaduais.
Livros
Do deputado Miki Breier (PSB) foi aprovado o PR 20 2012, que cria um espaço físico institucional, no prédio da Assembleia Legislativa, visando ao incentivo à leitura. Pela proposta, a Assembleia deverá criar um espaço, em forma de estante ou prateleira, no interior do Palácio Farroupilha, com o objetivo de exposição, promoção e troca espontânea de livros e revistas entre os parlamentares, servidores e visitantes.
Em sua justificativa para a matéria, Miki Breier, que é coordenador da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, propõe que se tenha uma estante giratória, no hall de entrada da Assembleia, para que as pessoas que circulem pela Casa possam colocar um livro lido no estante e retirar outro, por exemplo, o que já se demonstrou ser uma experiência bem sucedida em outros locais que já realizaram tal iniciativa.
Ainda conforme a proposta, o abastecimento e a retirada de livros e revistas do espaço serão coordenados por órgão ou divisão indicado pela Mesa Diretora.
Fonte: al.rs.gov.br

Governo entrega mais 40 ônibus escolares para prefeituras nesta quinta-feira
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) entrega mais 40 ônibus escolares para 40 prefeituras gaúchas. A assinatura do termo de cessão de uso ocorre nesta quinta-feira (15), às 11h, em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil. No total, são 200 veículos previstos para serem entregues em 2013.
No início de agosto já foram entregues 55 ônibus escolares pelo Governo Estadual para 43 municípios. Os veículos serão distribuídos pela Seduc de acordo com o tamanho da área municipal e o número de alunos transportados. O volume de investimentos é de R$ 47 milhões, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básico (FNDE).
A cerimônia irá reunir o diretor do Departamento de Articulação com os Municípios da Seduc, Antônio Marangon, representantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS), além dos 40 prefeitos que assinarão o termo de cessão de uso. Após, os ônibus seguirão diretamente para o interior.
Confira os municípios contemplados e a quantidade de ônibus disponibilizados.
Fonte: estado.rs

CCJ aprova por unanimidade perda automática do mandato de parlamentar
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou agora há pouco, por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2013, do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que determina a perda automática dos mandatos de parlamentares condenados, em sentença definitiva, por improbidade administrativa ou crime contra a administração pública. A matéria segue agora para o plenário do Senado.
O relator, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), acatou mudança defendida por vários senadores, para que a decisão pela perda de mandato possa ocorrer por voto aberto, na Câmara dos Deputados ou no Senado. Essa previsão existe em proposta de emenda à Constituição (PEC) já aprovada pelos senadores.
A pauta da comissão tem outros 20 itens a serem votados, entre eles o projeto de lei que obriga a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a garantir a salubridade, a higidez e o conforto de passageiros e tripulantes nos voos. O PLS 479/2011 foi apresentado pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO).
Em seguida será realizada reunião extraordinária para a votação de emendas ao Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014.
Fonte: jornal do senado

Pen drive leva ensino multimídia a escolas de todo o país
Carregar em um pen drive mais de 300 atividades educativas e um recurso que promete prender a atenção de estudantes cada vez mais multimídia. Essa é a proposta de um casal que resolveu unir pegagogia e tecnologia em busca de novas formas para desenvolver a educação infantil. A oportunidade de carregar uma ferramenta de ensino dentro da carteira - e de graça - chamou a atenção de educadores e congressistas durante palestra nesta terça-feira (13) no VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico, que acontece até o próximo dia 15, em Brasília.
O pen drive promissor traz em sua memória o Educatux, um método de aprendizado voltado para crianças dos 2 aos 14 anos, desenvolvido em 2005. Ao conectar o dispositivo ao computador, inicia-se um sistema operacional específico para o estudante. Em uma plataforma visualmente adaptada para ele, é possível encontrar jogos e outras ferramentas que facilitam a aprendizagem. Os ensinamentos, que abrangem diversas disciplinas, vão desde cálculos simples até conceitos de física mais elaborados e são expostos por meio de atividades desenvolvidas por colaboradores. "Trata-se de um software livre e, mais que isso, público. Em um primeiro momento, fizemos um catálogo de todos os softwares educativos livres que tínhamos à nossa disposição e que se adaptavam à proposta. Atualmente, já contamos com contribuições que são produzidas especialmente para o Educatux, são mais de 5 mil colaboradores", explica um dos idealizadores do projeto, o analista de tecnologia da informação Aderbal Botelho.
Tudo o que é feito pelo aluno fica gravado no pen-drive para, posteriormente, ser visualizado pelo professor. "A forma de avaliar esses resultados, no entanto, ainda não está completamente desenvolvida. Estamos trabalhando em um software que seja capaz de analisar esses resultados. Hoje, ainda é difícil fazer isso, pois o professor teria de lidar com uma linguagem de programação muito específica", pondera Botelho. Os dados, porém, já são analisados pela psicóloga e psicopedagoga Sheyla Acioli. Casada com Botelho, Sheyla levou a experiência de dez anos de sala de aula para o sistema operacional desenvolvido pelo casal. "Desenvolvi manuais explicando para os professores como utilizar os recursos e programas em sala de aula, quais disciplinas e temas trabalhar, bem como as formas de conseguir melhores resultados por meio da utilização da ferramenta",  destaca. Todo o trabalho é testado pelos filhos do casal, de 7 e 9 anos.
De acordo com os idealizadores, mais de mil escolas e  150 mil alunos utilizam o recurso educacional em todo o país. "Desenvolvemos algo que é gratuito e, por isso mesmo, com ênfase nas escolas públicas. Mas o que vemos hoje é que, na maioria das vezes, quem faz uso do Educatux são escolas particulares, por já disporem de uma infraestrutura de informática", complementa Sheyla.
É possível fazer o download gratuito do Educatux  e salvá-lo em um pen drive. Outra opção é salvar a versão para CD-Rom. Nesse último caso, no entanto, as atividades desenvolvidas pelos estudantes não ficam salvas. Manuais sobre a aplicação para pais e professores também podem ser acessados no site.
 " O modelo Educatux se baseia na forma cognitiva e emocional do ensino-aprendizagem através do brincar. Na sala de aula digital, as habilidades trabalhadas em sala de aula são desenvolvidas de forma lúdica", conclui Botelho. Os criadores, no entanto, também oferecem, no site, serviços de consultoria e pen drives já gravados, nesses casos, os serviços e produtos são pagos.
Fonte: ebc

Identificação do rebanho abre as portas do mercado internacional à carne gaúcha
A identificação individual do rebanho bovino uruguaio não resolveu todos os problemas da produção de carne do País vizinho, mas começou a abrir as portas para credenciar esta cadeia produtiva como uma das mais respeitadas no mundo. Esta foi a principal lição transmitida à missão gaucha coordenada pelo secretario da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que iniciou visita de três dias ao Uruguai nesta terça-feira (13).
Na primeira etapa, a comitiva integrada, ainda, por deputados estaduais e pelo representante do Sindicato da Industria da Carne, Zulmar Moussale, visitaram a planta do grupo brasileiro Marfrig, no Departamento de Colonia e a propriedade Lo Tero, no Departamento de Sao Jose, nos arredores de Montevidéu.
No frigorífico, o grupo foi recebido pelo diretor uruguaio do Marfrig, Marcelo Secco. Experiente no ramo e profundo conhecedor do mercado mundial, Secco, ex-proprietário de frigorífico, disse que o Rio Grande do Sul tem todas as condições de ocupar os mesmos espaços hoje desfrutados pelo Uruguai no mercado mundial.
"O clima, as pastagens, a genética, tudo e semelhante, por isso tenho certeza de que a carne gaucha tem tudo para ocupar um lugar privilegiado no mercado internacional, disputando nichos que pagam mais pelo produto", disse.
No estabelecimento Lo Tero - nome em homenagem à ave Quero-Quero - o proprietário, Fabian Pereira, criador de 1,6 mil cabeças de bovinos - 1.4 mil de corte e as demais de leite, além de possuir 600 ovelhas e plantar trigo, milho, soja e sorgo -, foi a vez de conhecer como funciona o sistema de identificação. Assessorado por integrantes do Ministerio da Ganaderia, Pereira afirmou que a ferramenta é importante, sendo fácil operar e permitir uma melhor gestão da propriedade.
Na opinião do secretário Mainardi, o Estado está no caminho certo ao propor projeto que cria o instrumento da identificação individual do rebanho. Depois de destacar importância para os controles sanitários, o secretário afirmou que a medida permite o rastreamento da produção, condição essencial para alcançar mercados que melhoram remuneram o produto, além de possibilitar a busca de fatias diferenciadas do mercado internacional. "Aqui, por exemplo, eles têm 160 pecuaristas produzindo carne com base orgânica, que obtêm um preço até 40% superior ao pago pelo produto apenas rastreado", disse o secretario.
Na opinião da coordenadora da Câmara Setorial da Carne, Ana Sune, também integrante da missão, ficou evidente a necessidade do Rio Grande do Sul começar a identificar o rebanho. "É uma ferramenta que vai nos habilitar, por exemplo, a preencher a Cota Hilton, mercado diferenciado, que abre a possibilidade do Brasil comercializar, mediante algumas condições, entre as quais a rastreabilidade, 10 mil toneladas de carne para a Europa, a preços muito bons, o que não conseguimos atender."
Enquanto o Uruguai vende as 6 mil toneladas que tem direito nesta cota, o Brasil não atende nem 4% do volume disponibilizado. O grupo continua em Montevidéu nesta quarta-feira (14), onde participa de reuniões e encontros no Ministerio da Ganaderia e no Instituto da Carne.
Fonte: estado.rs

Previdência do Estado vai modernizar folha de pagamento das pensões por morte
O Instituto de Previdência do Estado (IPE) e a Companhia de Processamentos de Dados do RS (Procergs) assinaram nesta terça-feira (13) o contrato para utilização de um novo software que vai auxiliar na elaboração da folha de pagamento das pensões por morte.
O Projeto RHE - Pensionistas vai implantar, fazer a manutenção, operação e armazenamento dos dados cadastrais dos pensionistas dos servidores públicos estaduais para a elaboração da folha de pagamento das pensões por morte, utilizando um software de grande porte e moderno.
"O objetivo é melhorar ainda mais a gestão, interligando os sistemas de pensão. Com isto teremos mais agilidade na concessão do benefício e a redução no tempo de espera, em cerca de 7 dias", explica o presidente do IPE, Valter Morigi.
A implantação do RHE (Sistema de Recursos Humanos do Estado) iniciou em 2005, com o Poder Executivo e o Tribunal de Contas do RS. Atualmente, os poderes Legislativo e Judiciário, e também o Ministério Público, utilizam a mesma ferramenta. A inclusão dos pensionistas é o grande desafio desse projeto.
O diretor de previdência do IPE, Ari Lovera, explicou que o atual sistema que dá suporte, em parte, ao controle de pensões e, consequentemente, aos beneficiários pensionistas, já tem mais de 20 anos e vem apresentando deficiências em atender às demandas. "Já não atende aos controles necessários para a gestão do benefício por morte", disse.
O IPE é o órgão do Estado que efetua a administração, o gerenciamento, a concessão, o pagamento e a manutenção do benefício de pensão por morte, na qualidade de gestor único do RPPS/RS - Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Rio Grande do Sul - de aproximadamente 47 mil pensionistas.
Os trabalhos iniciam ainda no mês de agosto e está prevista a conclusão em 18 meses.
Fonte: estado.rs

Brasileiro inventor de 'luz engarrafada' tem ideia espalhada pelo mundo
Em 2002, o mecânico da cidade mineira de Uberaba, que fica a 475 km da capital Belo Horizonte, teve o seu próprio momento de 'eureka' quando encontrou a solução para iluminar a própria casa num dia de corte de energia.
Para isso, ele utilizou nada mais do que garrafas plásticas pet com água e uma pequena quantidade de cloro.
Nos últimos dois anos, sua ideia já alcançou diversas partes do mundo e deve atingir a marca de 1 milhão de casas utilizando a 'luz engarrafada'.
Mas afinal, como a invenção funciona? A reposta é simples: pela refração da luz do sol numa garrafa de dois litros cheia d'água.
"Adicione duas tampas de cloro à água da garrafa para evitar que ela se torne verde (por causa da proliferação de algas). Quanto mais limpa a garrafa, melhor", explica Moser.
Moser protege o nariz e a boca com um pedaço de pano antes de fazer o buraco na telha com uma furadeira. De cima para baixo, ele então encaixa a garrafa cheia d'água.
"Você deve prender as garrafas com cola de resina para evitar vazamentos. Mesmo se chover, o telhado nunca vaza, nem uma gota", diz o inventor.
Outro detalhe é que a lâmpada funciona melhor se a tampa for encapada com fita preta.
"Um engenheiro veio e mediu a luz. Isso depende de quão forte é o sol, mas é entre 40 e 60 watts", afirma Moser.
Apagões
A inspiração para a "lâmpada de Moser" veio durante um período de frequentes apagões de energia que o país enfrentou em 2002. "O único lugar que tinha energia eram as fábricas, não as casas das pessoas", relembra.
Moser e seus amigos começaram a imaginar como fariam um sinal de alarme, no caso de uma emergência, caso não tivessem fósforos.
O chefe do inventor sugeriu na época utilizar uma garrafa de plástico cheia de água como lente para refletir a luz do sol em um monte de mato seco e assim provocar fogo.
A ideia ficou na mente de Moser que então começou a experimentar encher garrafas para fazer pequenos círculos de luz refletida.
Não demorou muito para que ele tivesse a ideia da lâmpada.
"Eu nunca fiz desenho algum da ideia".
"Essa é uma luz divina. Deus deu o sol para todos e luz para todos. Qualquer pessoa que usar essa luz economiza dinheiro. Você não leva choque e essa luz não lhe custa nem um centavo", ressalta Moser.
Pelo mundo
O inventor já instalou as garrafas de luz na casa de vizinhos e até no supermercado do bairro.
Ainda que ele ganhe apenas alguns reais instalando as lâmpadas, é possível ver pela casa simples e pelo carro modelo 1974 que a invenção não o deixou rico. Apesar disso, Moser aparenta ter orgulho da própria ideia.
"Uma pessoa que eu conheço instalou as lâmpadas em casa e dentro de um mês economizou dinheiro suficiente para comprar itens essenciais para o filho que tinha acabado de nascer. Você pode imaginar?", comemora Moser.
Carmelinda, a esposa de Moser por 35 anos, diz que o marido sempre foi muito bom para fazer coisas em casa, até mesmo para construir camas e mesas de madeira de qualidade.
Mas parece que ela não é a única que admira o marido inventor.
Illac Angelo Diaz, diretor executivo da fundação de caridade MyShelter, nas Filipinas, parece ser outro fã.
A instituição MyShelter se especializou em construção alternativa, criando casas sustentáveis feitas de material reciclado, como bambu, pneus e papel.
Para levar à frente um dos projetos do MyShelter, com casas feitas totalmente com material reciclado, Diaz disse ter recebido "quantidades enormes de garrafas".
"Nós enchemos as garrafas com barro para criamos as paredes. Depois enchemos garrafas com água para fazermos as janelas", conta.
"Quando estávamos pensando em mais coisas para o projeto, alguém disse: 'Olha, alguém fez isso no Brasil. Alfredo Moser está colocando garrafas nos telhados'", relembra Diaz.
Seguindo o método de Moser, a entidade MyShelter começou a fazer lâmpadas em junho de 2011. A entidade agora treina pessoas para fazer e instalar as garrafas e assim ganharem uma pequena renda.
Nas Filipinas, onde um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza (de acordo com a ONU, com menos de US$ 1 por dia) e a eletricidade é muito cara, a ideia deu tão certo, que as lâmpadas de Moser foram instaladas em 140 mil casas.
As luzes 'engarrafadas' também chegaram a outros 15 países, dentre eles Índia, Bangladesh, Tanzânia, Argentina e Fiji.
Diaz disse que atualmente pode-se encontrar as lâmadas de Moser e comunidades vivendo em ilhas remotas. "Eles afirmam que eles viram isso (a lâmpada) na casa do vizinho e gostaram da idéia".
Pessoas em áreas pobres também são capazes de produzir alimentos em pequenas hortas hidropônicas, utilizando a luz das garrafas para favorecer o crescimento das plantas.
Diaz estima que pelo menos um milhão de pessoas irão se beneficiar da ideia até o começo do próximo ano.
"Alfredo Moser mudou a vida de um enorme número de pessoas, acredito que para sempre", enfatiza o representante do MyShelter.
"Ganhando ou não o prêmio Nobel, nós queremos que ele saiba que um grande número de pessoas admiram o que ele está fazendo".
Mas será que Moser imagina que sua invenção ganharia tamanho impacto?
"Eu nunca imaginei isso, não", diz Moser emocionado.
"Me dá um calafrio no estômago só de pensar nisso".
Fonte: hbbc.co.uk/

Tarso protocola projeto de gratuidade do transporte intermunicipal aos estudantes
O governador Tarso Genro e o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, protocolaram nesta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que garante a gratuidade da passagem de ônibus intermunicipais a estudantes gaúchos com renda mensal de até 1,5 salário mínimo per capita. As autoridades foram recebidas pelo presidente do Legislativo, Pedro Westphalen.
Tarso Genro destacou que a proposição teve origem em uma vontade política manifestada nas ruas. "Esta nova versão foi construída com a colaboração entre os poderes e os movimentos sociais. Devido a sua importância, gostaríamos que ele fosse votado rapidamente", ressaltou.
Durante a entrega, o representante da União Nacional dos Estudantes (UNE-RS) Álvaro Lottermann, disse que o ato representa um momento histórico. "As resposta às demandas apresentadas pela juventude vieram na hora certa e construídas de forma democrática", disse, afirmando que o movimento seguirá mobilizado para a aprovação do projeto.
A proposição tramitará em regime de urgência e a expectativa do Executivo é que a matéria seja apreciada e votada ainda em setembro. Assim, já em outubro, o Governo poderá começar a fazer os repasses de recursos que garantirão o transporte gratuito.
Alterações no projeto original
Em julho deste ano, o Governo protocolou na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que garantia passe livre metropolitano a estudantes de 63 municípios das seguintes regiões atendidas pela Metroplan: Metropolitana de Porto Alegre, Aglomeração Urbana do Litoral Norte, Aglomeração Urbana Sul e Aglomeração Urbana Nordeste.
Diante dos apelos dos movimentos sociais e das bancadas da base aliada na Assembleia, o Executivo construiu a possibilidade de extensão do benefício aos demais estudantes, que fazem uso de transporte fretado para chegar ao estabelecimento de ensino.
De acordo com dados levantados pelo Governo, dos 428 mil estudantes universitários do Estado, cerca de 120 mil estudam em instituições fora dos aglomerados urbanos. Destes, 89% estão concentrados em instituições com sede em sete cidades pólo: Bagé, Erechim, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Santa Cruz e Santa Maria.
O cruzamento de dados disponíveis permite deduzir que cerca de 40% dos estudantes universitários de fora dos aglomerados urbanos residem em municípios distintos da sede de suas universidades. Informações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) indicam que os estudantes universitários se deslocam, majoritariamente, através de ônibus fretados. No primeiro semestre de 2013, por exemplo, foram transportados 31 mil através em conduções fretadas, o que abrange 110 prefeituras municipais e 565 associações estudantis.
Assim, a proposta encaminhada hoje ao Legislativo em substituição ao projeto original determina que, para os estudantes que não estão na Região Metropolitana e Aglomerados Urbanos (ou seja, utilizam transporte fretado), os recursos serão repassados aos municípios. O valor de R$ 8 milhões, que será repassado através de convênio, será o mesmo destinado ao sistema público. Para as regiões metropolitana de Porto Alegre, Aglomeração Urbana do Litoral Norte, Sul e Nordeste será oferecido o passe livre, conforme proposta anterior.
Fonte: estado.rs



Nenhum comentário:

Postar um comentário