quarta-feira, 15 de maio de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA DM - 15.05.13



Exposição conta a história dos festivais nativistas
A exposição itinerante 40 anos dos Festivais de Música Nativista estará, nos dias 17 e 18 de maio, no Parque Jorge Dariva, em Osório, como atividade paralela à 23ª edição do Tafona da Canção Nativa. 
Através de painéis e fotografias históricas, é apresentada a memória dos festivais de música nativista desde a criação da Califórnia da Canção até as disputas artísticas e culturais dos nossos dias. 
Com o objetivo de prestigiar o festival, a Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), através de seu diretor técnico, Claudio Knierim, acompanhará a abertura do evento. 
A exposição é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), através da FIGTF, com o patrocínio da Petrobras e produção da Tabla Produções Artísticas. 
Identidade musical 
Sem a música regional, não haveria a cultura do Rio Grande do Sul como a conhecemos. E sem os festivais de música nativista, essa identidade musical que molda os ouvidos e alma de cada gaúcho certamente seria diferente. Essa é a história que a exposição itinerante está contando. 
A mostra comemorativa passa por alguns dos festivais mais representativos do Estado. O objetivo é levar às cidades um pouco da memória desses encontros musicais que modernizaram a identidade riograndense. 
A exposição reconta, desde suas origens, a trajetória dos eventos musicais que, ano após ano, movimentam comunidades e artistas de todo o Rio Grande do Sul, desde o início da Califórnia da Canção de Uruguaiana, passando pela superação de preconceitos artísticos, a luta dos artistas por liberdade de expressão e a conjuntura política das últimas quatro décadas. 
A mostra já passou pela Tertúlia Musical Nativista, em Santa Maria; o 6º Festival César Passarinho, em Caxias do Sul; Acampamento da Canção Nativa, em Campo Bom, Reponte da Canção Nativa, em São Lourenço do Sul. A visitação é aberta ao público. Além destes festivais, a exposição está à disposição de outros eventos musicais. 
Outras informações sobre a exposição: (51) 9737-4276 ou 8445-6320. 
Fonte: estado.rs


'Minha Casa, Minha Vida' terá cartão para compra de eletrodomésticos
Governo estuda subsidiar com recursos do Tesouro Nacional, a compra de quatro produtos básicos com especificações mínimas e preço máximo

Quem comprar uma casa própria no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) deve receber um cartão magnético, com limite definido, para financiar a aquisição de eletrodomésticos básicos.
O governo estuda estabelecer uma lista, possivelmente de quatro produtos, entre eles geladeira e fogão, com especificações mínimas e preço máximo para a compra do bem com recursos subsidiados pelo Tesouro Nacional.
De acordo com fontes, o desenho do programa será discutido nesta terça-feira, 14, em reunião com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e representantes dos Ministérios da Fazenda e das Cidades.
Um esboço que sairá dessa reunião será levado à presidente Dilma Rousseff. O governo deve estabelecer uma taxa de juros de 5% ao ano para o financiamento dos produtos.
A diferença entre a taxa, que representa juros reais negativos, e os custos de mercado será financiada pelos cofres da União.
A fixação de um preço máximo para o eletrodoméstico que será comprado servirá para evitar que, diante de uma demanda nova - ainda há 2,2 milhões de moradias para serem entregues até o fim de dezembro de 2014, dos quais 1,2 milhão já estão contratadas - os fabricantes fiquem “tentados” a elevar preços, segundo um integrante da equipe econômica.
O governo trabalha para turbinar o Minha Casa, Minha Vida ainda neste semestre. O risco de uma alta de preços dos eletrodomésticos e móveis por causa da abertura das linhas de crédito especiais é uma preocupação da área econômica, que procura definir uma modelagem financeira que evite distorções de preços no mercado.
Não será a primeira benesse adicional do MCMV. Dilma já prometeu melhorar a qualidade dos imóveis, instalando pisos de madeira, por exemplo. A intenção do governo, conforme um interlocutor da presidente, seria aprimorar constantemente o programa. Responsável por mais de 1,4 milhão de empregos, o MCMV também deve ajudar a puxar votos.
Lista
Os técnicos discutem ainda se haverá uma lista única para todas as faixas de renda do programa ou se, eventualmente, produzirão um rol de escolhas, com produtos e preços, para cada faixa de renda. Apenas a faixa 1, que agrega mutuários com renda mensal de até R$ 1,6 mil, representa cerca de 60% de todas as moradias já entregues pelo governo.
Segundo as fontes, o estoque da indústria e a capacidade de atender ao aumento da demanda estão em análise pelo governo, que avalia como fundamental uma negociação para evitar riscos no desenho da modelagem.
Por isso, a cautela do governo em fazer o anúncio do programa. “Essa construção se dá com a indústria, não tem como fazer sem ouvir o setor”, disse uma fonte. Segundo a mesma fonte, não se trata de tabelamento de preços. “Não é tabelar, mas dizer que pode comprar até X”, destacou. 
Fonte: otempo.com.br




Projeto de cooperação internacional IGUAL reúne em Bagé pesquisadores de sete países
O Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) receberá, na próxima semana, o grupo de pesquisadores do projeto IGUAL (Innovation for Equality in Latin American University), composto por universidades parceiras da Europa e da América Latina. Serão cinco dias de atividades e reuniões, entre os dias 20 e 25 de maio, com o intuito debater a qualidade do trabalho realizado até o momento e planejar as próximas etapas.
O objetivo do IGUAL é o "desenvolvimento de soluções de aprendizagem inovadoras (que combinem metodologias pedagógicas, software para e-learning e objetos de aprendizagem) com base em tecnologias pesquisadas e desenvolvidas na Europa, e contextualizadas para ambiente de educação Latino-Americano". O projeto iniciou em janeiro de 2011 e termina em dezembro de 2013. Atualmente, encontra-se em fase final de desenvolvimento uma ferramenta que implementa as ideias desenvolvidas ao longo destes anos.
A sexta das sete reuniões semestrais previstas nos diferentes países das universidades que compõe o projeto trará ao Pampa Gaúcho os professores e pesquisadores Esa Kujansuu, da Tampere University of Applied Sciences (TAMK - Finlândia), coordenador geral do projeto; Ion Mierlus-Mazilu, da Technical University of Civil Engineering of Bucharest  (TUCEB - Romênia); Carlos Arevalo e Jorge Macias, da Universidad Autonoma de Aguascalientes (UAA - México);  Xavier Ochoa e Gladys Carrillo, da Escuela Superior Politécnica del Litoral  (ESPOL - Equador); Alicia Campos, Luis Alvarez e Griselda Ilabel, da  Universidad Austral de Chile (UACH - Chile); Carlos Veja, da Universidad de los Andes (UNIANDES - Colômbia), além dos professores Cristian Cechinel (idealizador do projeto na UNIPAMPA, atualmente na UFPel) e Sandro Camargo, coordenador do projeto na UNIPAMPA.
O coordenador local e professor do curso de Engenharia de Computação, Sandro Camargo, explica que “já ocorreram reuniões na Finlândia, Colômbia, México, Romênia e Equador. A reunião da UNIPAMPA, denominada ‘IGUAL Quality Assurance Meeting’, visa primordialmente discutir a qualidade das atividades já desenvolvidas e planejar os próximos passos”. O grupo também esteve reunido em Montevideu em 2011, durante a Conferência Latino Americana de Objetos de Aprendizagem e Tecnologias (LACLO), uma das mais importantes na America Latina sobre recursos digitais de aprendizagem, sediada naquele ano pela UDELAR. Em 2013, o projeto encerra durante a mesma Conferência, em outubro, na cidade de Valdivia, no Chile.
Como resultado do projeto, está sendo criada uma ferramenta que disponibiliza para uso as tecnologias desenvolvidas. Conforme explica Camargo, dentre estas tecnologias desenvolvidas estão 120 objetos de aprendizagem sobre algoritmos e programação disponíveis em português, inglês e espanhol. “Também foram escritos alguns relatórios técnicos apresentando diagnósticos do ensino de algoritmos na América Latina http://www.igualproject.org/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=7&Itemid=62 e algumas das publicações já realizadas estão disponíveis na página do projeto http://www.igualproject.org/index.php?option=com_content&view=article&id=76&Itemid=65
Da Finlândia para Bagé
O idealizador e coordenador do projeto na UNIPAMPA até janeiro de 2013, professor Cristian Cechinel, comenta que o coordenador geral, professor Esa Kujansuu esteve em Bagé em 2009 para trabalhar na escrita do projeto. Apesar da elaboração do documento ter ocorrido durante o ano de 2009 (em duas reuniões, uma em Alcalá de Henares na Espanha e outra em Bagé), os primeiros contatos com a TAMK e o professor Kujansuu começaram em 2006 por iniciativa de Cechinel. “Em 2007, quando a UNIPAMPA ainda era tutorada pela UFPel, nós assinamos um termo de cooperação entre a UFPel e a TAMK para a construção de objetos de aprendizagem dentro do projeto Codewitz Network (www.codewitz.net) que já existia e era coordenado por Kujansuu”. A visita do coordenador e de toda a equipe neste ano a Bagé marca a fase final do projeto que já alcança resultados para a educação.
Fonte: Unipampa


CRM integra debate sobre turismo em Candiota
Atenta à visibilidade que Candiota vem ganhando - especialmente quando o carvão passa a se concretizar como uma alternativa mais viável no cenário energético brasileiro - a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) integrou, nessa terça-feira (14), o debate sobre o turismo em Candiota.
As potencialidades carboníferas foram discutidas durante a 1ª Conferência Municipal promovida pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude. A Companhia foi representada pelo gerente de Meio Ambiente, Marcel Froes, e pelo técnico em mineração, Djair Luciano. 
Autoridades e painelistas realçaram os potenciais da cidade, objetivando a promoção do setor através de três eixos: turismo histórico/cultura, industrial e ecoturismo. A representante da Secretaria de Turismo do Estado (Setur/RS), Cristina Queirolo Feijó, ressaltou que o turismo é feito por todos e fortalece a região. A presidente da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Sandra Mari Telles, destacou que há projetos disponíveis e que a ideia é transformar a produção em produto turístico. 
O prefeito em exercício, Paulo Brum, ao resumir as características do município, ressaltou o  mineral: "estamos deitados no berço esplêndido do carvão". 
Após as explanações, o público foi dividido em três grupos temáticos que abordaram os eixos de exploração. A CRM, dentro do tema turismo industrial, apresentou ideias ao debate. Djair expôs, por exemplo, que já ocorrem visitações na empresa, mas que podem ser mais frequentes desde que agendadas e organizadas. "A CRM está sempre à disposição e com certeza estará engajada nesses roteiros", observa. 
As propostas foram encaminhadas ao coordenador de turismo, Gildair Paixão, e serão consideradas na formação do plano de turismo municipal a ser desenvolvido por conselho específico. 
Fonte: estado.rs



Governo repassa R$ 1,6 milhão para 45 projetos que beneficiam menores no RS

Na semana que marca o Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 17 de maio, o Governo do Estado repassa um total de R$ 1,6 milhão para 45 projetos que beneficiam menores no RS. Os convênios foram assinados, nesta quarta-feira (15), na Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). Os recursos são oriundos do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Feca), que recebe doações por meio de declarações do imposto de renda e que são repassados via Secretaria. 
O titular da SJDH, Fabiano Pereira, agradeceu a participação e dedicação de cada entidade representada e ressaltou a importância de políticas públicas voltadas para o auxílio daqueles que mais precisam. "Uma política séria e eficiente visando à proteção de nossas crianças para que tenham um futuro melhor. É merecimento também de cada funcionário que se dedica a ela. Cada centavo será bem empregado com dedicação e amor. É gratificante ver o sorriso de cada criança e ouvir o seu muito obrigado", disse. 
Pereira citou também o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) Universidade Já, que oferece curso pré-vestibular gratuito em 18 cidades do Estado. "É recompensador realizar esses sonhos e a necessidade de ações como essas para agregar maior valor e cultura a nossa sociedade", afirmou o secretário.
Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica), Márcia Herbertz falou da luta pela arrecadação para o fundo e o caminho até sua chegada aos projetos. "São muitas as instituições que precisam. Queremos visitar cada uma das vencedoras, conhecer seus trabalhos. Já estamos prontos também para lançar o próximo edital, que visa contemplar um número ainda maior de entidades e municípios", disse. 
O diretor administrativo da SJDH, Aldo Peres, destacou que a assinatura dos convênios marca o cumprimento do dever do Estado de dividir entre as entidades os valores conquistados de uma curva que apresentava um declive preocupante. A presidente da Apae Sonho Meu, da cidade de Independência, na região Noroeste, Sônia Ribeiro, ressaltou esta é a primeira vez, que a entidade que representa no município, tem um projeto aprovado para receber recursos do Governo. A Apae de Independência irá ampliar a cozinha e melhor os equipamentos. "É uma conquista muito grande para todos nós, para os pais e também para a comunidade", disse Sônia. 
Fonte: estado.rs

Pelo de animal é encontrado em lote de polpa de tomate  
Polpa de tomate Predilecta teve um lote suspenso pela Secretaria de Estado de Saúde após pelo de animal ser encontrado no produto 
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro determinou a suspensão de venda e uso de lotes da polpa de tomate natural da marca Predilecta, em que foram encontrados pelos de animais, e do azeite de oliva extra virgem e de oliva refinado da marca Vila Real, que não atende aos padrões mínimos de qualidade aceitáveis para a comercialização.
A suspensão de um lote da polpa de tomate natural Predilecta foi determinada após pelo de animal ser encontrado no extrato de tomate, segundo a Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde.
No caso do azeite, o produto apresentou resultados insatisfatórios em testes de qualidade de índice de iodo e de refração a 20C.
Após a determinação, todos os estabelecimentos comerciais devem retirar os lotes de circulação. Além disso, os órgãos de Vigilância Sanitária das secretarias municipais de saúde devem inspecionar estabelecimentos comerciais para verificar se estão cumprindo a suspensão.
Confira os lotes
Azeite
O problema atinge os lotes do azeite de oliva extra virgem Vila Real 000500/45 e 000500/50 . A data de fabricação dos produtos é 15/12/2011 e a de validade, 14/12/2014.
Polpa de tomate
A secretaria suspendeu o lote 390 M23 SA da polpa de tomate natural Predilecta. A data de fabricação não consta do Diário Oficial, e a validade é 30/9/2013.
Fonte: Extra - online

Nova empresa retoma obra de saneamento dos  bairros Alcides Almeida e Mingote Paiva
A empresa Portosan Construções Ltda., contratada pelo Daeb para retomar a obra de saneamento dos bairros Alcides Almeida e Mingote Paiva, iniciou os trabalhos nesta semana. Equipes estão realizando o levantamento topográfico das redes de coleta e dos locais onde serão implantadas as três Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Também está sendo feita a sondagem para verificação dos serviços que já foram realizados para dar continuidade à obra que foi suspensa por rescisão contratual.
Técnicos do Daeb acompanham a atividade para orientar a localização das tubulações existentes. Serão implantados 2.326 metros de rede coletora de esgoto, complementando os 5.525 metros já executados. O investimento é de R$ 2.138.859,48, recursos provenientes da Agência Nacional de Águas (ANA), com contrapartida do município, através do Daeb. A iniciativa deve ser concluída em oito meses, beneficiando cerca de 3.400 moradores. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário