terça-feira, 14 de maio de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 14.05.13

Novo teste detecta anticorpos capazes de atacar o HIV
Criada por cientistas americanos, a ferramenta fornece informações importantes sobre de que forma esses anticorpos se desenvolvem e atacam o vírus. Teste pode ajudar a desenvolver uma vacina contra a infecção

Cientistas americanos criaram um teste capaz de detectar, em pacientes infectados pelo HIV, quais anticorpos são capazes de atacar o vírus e até de neutralizar, mas não combater, uma infecção. O teste também pode dizer de que forma esses anticorpos agem sobre o HIV e quais partes do vírus eles atacam. Segundo os pesquisadores, essa nova ferramenta pode fornecer informações importantes para o desenvolvimento de uma nova vacina contra a infecção. O estudo que deu origem ao teste foi publicado nesta sexta-feira na revista Science.
Embora o nosso corpo não seja capaz de combater completamente uma infecção pelo vírus HIV, há alguns casos de pessoas contaminadas cujo sangue apresenta poderosas propriedades de neutralização do HIV. Há algum tempo, cientistas do Instituto Americano de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID, sigla em inglês) estudam esses pacientes, especialmente seus anticorpos que têm a capacidade de atacar o vírus causador da aids.
No entanto, há uma série de dificuldades no estudo desses anticorpos. Até agora, as técnicas disponíveis para isso não permitiam detectar facilmente, ao analisar amostras de sangue dos pacientes, as características dos anticorpos capazes de atacar o HIV ou então quais partes do vírus atacavam. Além disso, para determinar como e onde os anticorpos aderiam ao vírus, eram necessárias grandes quantidades de sangue dos doadores
A ferramenta — O teste criado no NIAID, desenvolvido com base em um algoritmo matemático, fornece uma "impressão digital" dos anticorpos que neutralizam o HIV, permitindo que os cientistas explorem um importante banco de dados sobre esses anticorpos armazenado ao longo dos últimos anos. De acordo com os pesquisadores, o sistema permite medir quais células do vírus podem ser neutralizadas por um anticorpo determinado, e com qual intensidade, além de calcular os tipos específicos de anticorpos presentes e a proporção de cada um deles, comparando suas características com as contidas no banco de dados.
Para os autores do estudo, a técnica também poderia ser utilizada no estudo de respostas imunológicas humanas a outros agentes patogênicos, como o vírus da gripe ou da hepatite C.
Fonte: Veja - Online

Pesquisa aponta causas dos transtornos mentais provocados pelo ambiente de trabalho 

Um estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) mostrou de que forma os transtornos mentais podem estar ligados a pressões impostas no ambiente de trabalho. Esta é a terceira razão de afastamento de trabalhadores pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O coordenador da pesquisa, o médico do trabalho João Silvestre da Silva-Júnior, trabalha como perito da Previdência Social há seis anos e, tendo observado a grande ocorrência de afastamentos por causas ligadas ao comportamento, decidiu investigar o que tem provocado distúrbios psicológicos.
O cientista notou que a violência no trabalho ocorre pela humilhação, perseguição, além de agressões físicas e verbais e listou quatro razões principais que prejudicam a saúde mental no ambiente corporativo.
A primeira delas é a alta demanda de trabalho. “As pessoas têm baixo controle sob o seu ritmo de trabalho; elas são solicitadas a várias e complexas tarefas”, disse o pesquisador. O outro aspecto são os relacionamentos interpessoais ruins, tanto verticais (com os chefes), quanto horizontais (entre os próprios colegas).
A terceira razão é o desequilíbrio entre esforço e recompensa. “Você se dedica ao trabalho, mas não tem uma recompensa adequada à dedicação. A gente não fala só de dinheiro. Às vezes, um reconhecimento, um elogio ao que você está desempenhando”, explica Silvestre. O último aspecto citado pelo pesquisador é a dedicação excessiva ao trabalho, que também pode afetar a saúde mental.
A pesquisa coletou dados na unidade de maior volume de atendimentos do INSS da capital paulista, a Glicério. Foram ouvidas 160 pessoas com algum tipo de transtorno mental. Silvestre informa que, entre as pessoas que pediram o auxílio doença nos últimos quatro anos, uma média de 10% apresentava algum tipo de transtorno.
Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social de 2011, mais de 211 mil pessoas foram afastadas em razão de transtornos mentais, gerando um gasto de R$ 213 milhões em pagamentos de benefícios. “Quando você entende o que gera os afastamentos, você pode estabelecer medidas para evitar os gastos”, disse. As doenças mentais só perderam, naquele ano, para afastamentos por sequelas de causas externas, como acidentes, e por doenças ortopédicas.
Em São Paulo, a pesquisa constatou a alta presença de trabalhadores do setor de serviços, como operadores de teleatendimento, profissionais da limpeza e da saúde com doenças mentais. “Mas essa variável do tipo de trabalho não se apresentou significativa no nosso estudo. Ela não apareceu como algo que influencia o aparecimento do transtorno mental incapacitante”, relata.
A pesquisa apontou que o perfil predominante entre os afastamentos foi o feminino e alta escolaridade (mais de 11 anos de estudo). Mas Silvestre alerta para uma distorção, porque as mulheres têm maior cuidado com a saúde, o que aumenta a presença feminina nas estatísticas.
“O sexo feminino apresentar uma maior possibilidade de transtorno mental está relacionado às mulheres terem facilidade em relatar queixas. Reconhece-se que as mulheres procuram os médicos com mais facilidade, elas têm uma maior preocupação com a saúde do que os homens”, contou. De acordo com o cientista, os homens demoram a ir ao médico e, quando vão, encontram-se em situação mais grave.
O fator escolaridade, segundo o estudo, pode afetar a percepção da existência das doenças. A maioria dos afastamentos ocorre com indivíduos de alta escolaridade, pois eles são mais esclarecidos. “As pessoas conseguem ter uma maior percepção de que o ambiente de trabalho está sendo opressor. Quando ela percebe que ali é um local ruim de trabalhar, ela vem a adoecer, a ter o distúrbio psicológico e termina se afastando”, disse.
Para melhorar o clima no trabalho e prevenir doenças, Silvestre recomenda que os profissionais ligados à saúde e segurança do trabalho das empresas tenham consciência sobre onde estão os fatores de risco. Ele sugere também uma melhora da fiscalização por parte dos ministérios do Trabalho e da Saúde.
Fonte: Agência Brasil


Fundação abre edital para pós-doutorado em inovação tecnológica nas empresas gaúchas
Profissionais com titulação de doutor podem concorrer a bolsa de pesquisa para executarem projetos de inovação tecnológica no ambiente de Empresas localizadas em Polos Tecnológicos, Parques Tecnológicos, Institutos ou Centros de Ciência e Tecnologia sediados no Estado do Rio Grande do Sul. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), disponibilizou nessa segunda-feira (13) o edital Programa de Bolsas de Pós-Doutorado em Inovação Tecnológica. 
O edital visa também estimular a interação entre doutores e empresas gaúchas, bem como proporcionar o desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços inovadores nas empresas, permitindo a estas uma melhoria significativa de sua competitividade e o desenvolvimento do processo de inovação no RS. 
Serão concedidas até dez bolsas de pós-doutorado com valor unitário de R$ 6,8 mil, pelo período de até 24 meses. As propostas deverão ser encaminhadas eletronicamente, até o dia 27 de junho de 2013, por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigFapergs), no site www.fapergs.rs.gov.br. 
Fonte: estado.rs

Joaquim Barbosa rejeita recursos do mensalão que pediam revisão do julgamento

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, negou hoje (13) recursos que pretendiam novo julgamento na Ação Penal 470, o processo do mensalão, nos casos em que houve pelo menos quatro votos pela absolvição. Segundo o ministro, a legislação deixou de prever esse tipo de recurso, os chamados embargos infringentes.
Segundo Barbosa, pensar que os embargos infringentes são válidos “seria o mesmo que aceitar a ideia de que o Supremo Tribunal Federal, num gesto gracioso, inventivo, magnânimo, mas absolutamente ilegal, pudesse criar ou ressuscitar vias recursais não previstas no ordenamento jurídico brasileiro, o que seria inadmissível”.
Barbosa também classificou como “absurda” as pretensões com esse recurso, pois a Corte já analisou todos os argumentos trazidos pela defesa. Ele acredita que há uma tentativa de “eternizar” o processo e conduzir a Justiça brasileira ao descrédito, confirmando as várias possibilidades de atrasar o cumprimento das decisões.
O ministro analisou recursos dos advogados Arnaldo Malheiros Filho, representante do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, e Castellar Guimarães, que responde judicialmente pelo publicitário Cristiano Paz. Enquanto o primeiro pedia a anulação do crime de formação de quadrilha para seu cliente, o último pedia prazo em dobro para apresentar o recurso de revisão.
Segundo Barbosa, o trecho do Regimento Interno do STF que trata dos embargos infringentes foi superado por legislação da década de 1990 que estabeleceu regras processuais para as cortes superiores. Ele afirma que esse tipo de recurso só é admitido quando o julgamento se dá em órgão fracionário - como câmaras, seções e turmas -, e não quando o caso é julgado diretamente pelo plenário completo.
“Não há como concluir, portanto, que esses embargos infringentes se prestem simplesmente a abrir espaço à mera repetição de julgamento realizado pelo mesmo órgão plenário que já examinou exaustivamente uma determinada ação penal”, observa o ministro.
Barbosa também rejeita o argumento de que os réus estão sendo prejudicados com a falta do duplo grau de jurisdição, pois acredita que o fato de serem julgados pelo Supremo é uma “privilegiadíssima prerrogativa” assegurada pela Constituição. Ele lembra que, em tese, há chances de as decisões serem alteradas pelo julgamento dos embargos declaratórios (que ainda serão analisados) e por meio de revisão criminal, um pedido específico apresentado após o encerramento da ação penal.
O advogado de Delúbio Soares, Arnaldo Malheiros, informou que vai recorrer ao plenário. "Esses embargos foram feitos com apoio na opinião do ministro Celso de Mello, bem como do ex-ministro Carlos Velloso, de que, como o regimento é anterior à Constituição de 1988, essa matéria tinha força de lei. Então, estão previstos no ordenamento jurídico, e vamos agravar ao plenário".
 Fonte: ebc



Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos realizará concurso da Polícia Civil
O presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Jorge Branco, e o chefe da Polícia Civil, Ranolfo Vieira Júnior, assinaram nesta segunda-feira (13), no Palácio da Polícia, contrato para realização do concurso público da categoria. O certame irá selecionar 700 novos servidores, sendo 350 escrivães e 350 inspetores de polícia. 
"A FDRH está preparada com profissionais treinados e com experiência para assumir tal compromisso, a exemplo do concurso do Magistério que terá quase 70 mil inscritos nas 30 CREs do Estado. Temos suporte para realizarmos o concurso com toda a lisura e organização necessárias", disse Branco. O edital deverá ser publicado até o final deste mês. 
"Para nós é um momento importantíssimo, em que se dá a largada para um novo concurso na Polícia Civil. Pretendemos solucionar a defasagem de recursos humanos. Esta assinatura é um ato concreto, especialmente pelo fato de ser com a FDRH, órgão que tem toda a credibilidade para realizar um concurso desta magnitude", afirmou Ranolfo. 
Fonte: estado.rs

Audiências para construção do Orçamento ocorrem em oito regiões do Estado nesta semana
Mais oito regiões do Rio Grande do Sul recebem Audiências Públicas Regionais do Orçamento 2014 nesta semana. Os debates começam nesta terça-feira (14), em Cruz Alta, região do Alto Jacuí, e seguem a partir de quarta-feira (15), no Noroeste Colonial, Nordeste, Missões, Vale dos Sinos, Região Sul, Alto da Serra do Botucaraí e Hortênsias.
Acompanhe o calendário completo: 
Terça-feira (14/05) 
19h - Alto Jacuí - Câmara de Vereadores de Cruz Alta 
Quarta-feira (15/05) 
14h - Noroeste Colonial - Auditório da Associação Comercial e Industrial - ACI - Ijuí 
14h - Nordeste - Casa de Cultura - Sananduva 
19h - Missões - Auditório do Prédio 13 - URI Santo Ângelo 
19h - Vale dos Sinos - Câmara de Vereadores - Esteio 
Sexta-feira (17/05) 
13h30min - Alto da Serra do Botucaraí - Campus da UPF - Soledade 
13h30min - Sul - Auditório da UCPel - Pelotas 
19h - Hortênsias - Auditório da UCS - Canela 
As atividades são organizadas em conjunto pelo Governo do Estado e Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e fazem parte do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã. O Sistema é coordenado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, e integra ações do Gabinete do Vice-Governador, Casa Civil, Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Gabinete Digital e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - Cdes-RS. 
Calendário do Ciclo do Orçamento 2013/2014:
25/04 - Início das Audiências Públicas Regionais (28 coredes) 
15/05 - Início das Assembleias Municipais - 497 municípios do Estado 
Julho - Fóruns Regionais da Participação Popular e Cidadã 
06 e 07/08 - Votação de Prioridades 2014 
15/09 - Entrega da Proposta de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2014 à Assembleia Legislativa

Fonte: estado.rs





Nenhum comentário:

Postar um comentário