domingo, 17 de março de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 17.03.13


Projeto vai eleger escola mais sustentável do Brasil

Participe do projeto e mostre que sua escola pode ser um exemplo em sustentabilidade
Estão abertas as inscrições para o projeto Escola Sustentável, organizado pela Juventude Sustentável, que convida as escolas de todo o Brasil e seus respectivos alunos e professores a adotarem práticas de conscientização ambiental. O evento ocorre entre os dias 5 de março e 22 de abril e podem participar escolas que trabalhem com crianças e adolescentes de 5 a 15 anos.
Alguns dos objetivos do projeto são: despertar nas crianças a conscientização sobre a importância das práticas sustentáveis, promover a educação ambiental e alertar a população sobre a causa ambiental. Para isso, os professores das escolas devem desenvolver dez atitudes sustentáveis com seus alunos e enviar fotos do que foi feito até o prazo final (22 de abril) para a organização do projeto.
Dentre essas atitudes estão: reaproveitamento de garrafas PET, fontes de energia limpa, uso de sacolas retornáveis, economia de água, coleta seletiva do lixo, entre outras. A escola que melhor elaborar essas dez atitudes vai receber o título de "escola mais sustentável do Brasil" e terá um álbum especial do projeto, juntamente com destaque nas redes sociais da Juventude Sustentável.
As escolas interessadas devem mandar um email para juventudesustentavel@hotmail.com com todos os dados da escola para permitir a divulgação do trabalho desenvolvido na página do Facebook do Juventude Sustentável.
Para mais informações clique aqui
Fonte e imagem: Facebook Juventude Sustentável



Filhos de João Goulart participarão da audiência pública das Comissões da Verdade
Denize Goulart e João Vicente Goulart, filhos do ex-presidente brasileiro João Goulart, participarão, na próxima segunda-feira (18), da audiência pública realizada em conjunto pela Comissão Nacional da Verdade e pela Comissão Estadual da Verdade, em Porto Alegre. Durante o evento, militantes de diversos grupos de resistência ao regime ditatorial de 1964 darão relatos de violências sofridas naquele período.
Lilian Celiberti, uruguaia que foi sequestrada em Porto Alegre em 1978, também participará da audiência relatando as situações extremas vividas por ela na época do regime de exceção. O sequestro de Lilian e de seu então companheiro, Universindo Dias, foi o primeiro caso conhecido e divulgado pela imprensa da Operação Condor, atuação conjunta de forças de repressão brasileiras e de países do Cone Sul. A Comissão Nacional da Verdade tem um grupo de trabalho que investiga o caso na América do Sul.
Ainda durante a audiência pública, será lançado o livro "João Sem Terra - Veredas de uma luta", da Coleção Memória: Camponeses e o Regime Militar. A coleção faz parte da série "Direito à Memória e à Verdade", projeto da SDH que visa a resgatar a história recente de violações de direitos humanos no Brasil através do trabalho Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos.
Confira a programação completa da audiência pública conjunta da Comissão Nacional da Verdade com a Comissão Estadual da Verdade do Rio Grande do Sul: 
9h Abertura 
- Representante dos Comitês Memória, Verdade e Justiça do Rio Grande do Sul*- Presidente da AJURIS 
- Poder Legislativo e Judiciário do Rio Grande do Sul 
- Comissão Estadual da Verdade do Rio Grande do Sul- Aramis Nassif, Carlos Guazelli*, Céli Pinto, Jacques Alfonsin, Oneide Bobsin 
- Comissão Nacional da Verdade - Paulo Sérgio Pinheiro*, Rosa Cardoso e Maria Rita Kehl 
- Senador do Rio Grande do Sul - Pedro Simon 
- Secretários do Estado do Rio Grande do Sul 
- Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência - Maria do Rosário* 
- Governador do Rio Grande do Sul - Tarso Genro* 
Pronunciamentos 
9h55 - Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as Comissões Nacional e Estadual 
10h - Síntese dos trabalhos já desenvolvidos pelas Comissões Nacional e Estadual da Verdade 
- Comissão Nacional da Verdade: Rosa Cardoso e Maria Rita Kehl 
- Comissão Estadual da Verdade do Rio Grande do Sul: Carlos Guazelli 
10h30 - Bloco temático 1: Graves Violações de Direitos Humanos - Desaparecimentos, Prisões, Torturas, Repressão 
Apresentação: Olívio Dutra e Raul Pont 
- Carlos Araújo - preso político 
- Antonio Lucas de Oliveira - preso político 
- Suzana Lisboa - familiar de desaparecido político 
- Calino Pacheco Filho - preso político 
- Antonio Losada - preso político 
- Ignez Maria Ramminge, Martinha - presa política 
- Nilce Azevedo Cardoso - presa política 
- Solon Viola - preso político 
- Paulo de Tarso Carneiro - preso político 
- Felix Silveira da Rosa - preso político 
- Raul Ellwanger - preso político 
- Ubiratan de Souza - preso político 
13h- Almoço 
14h - Bloco temático 2: Presidente João Goulart 
Apresentação: Senador Pedro Simon 
- Suzete Bragagnolo - Ministério Público Federal 
- Ivan Marx - Ministério Público Federal 
- João Vicente Goulart
15h Bloco temático 3: Operação Condor 
Apresentação: Luiz Cláudio Cunha, consultor, GT Operação Condor - CNV 
- Enrique Padrós - Departamento de História, UFRGS 
- Jair Krischke - Movimento Justiça Direitos Humanos 
- Lilian Celliberti - presa política uruguaia, sequestrada em Porto Alegre
17h - Encerramento
Serviço:
O quê: Audiência Pública conjunta da CNV e Comissão da Verdade de Porto Alegre, em Porto Alegre 
Local: Auditório da Escola Superior da Magistratura (Ajuris) 
Endereço: Rua Celeste Gobbato, 81, Praia de Belas, Porto Alegre - RS 
Quando: 18 de março de 2013 
Horário: 9h às 17h
Fonte: estado.rs


Excesso de carne processada dá mais chances de morte precoce 
Pesquisa feita com 450 mil voluntários europeus conclui que linguiças e bacon demais aumentam risco de câncer e doenças do coração
Consumo menor que 20 gramas por dia evitaria 3% das mortes investigadas pelo levantamento
Pesquisa associa o consumo de carne processada à mortalidade por câncer e doenças cardiovasculares
Uma pesquisa abrangente, que analisou a dieta de cerca 450 mil europeus, conclui que homens e mulheres com um alto consumo de carne processada - linguiça, bacon, salsicha, hambúrguer e apresuntados - têm mais chances de morrer precocemente, em especial devido a doenças cardiovasculares, mas também com câncer. Nesta população, a redução do consumo de carne processada para menos de 20 gramas por dia iria impedir mais de 3% de todas as mortes.
 Como o consumo de carne processada é um fator de risco evitável, as autoridades sanitárias deveriam incluir informações específicas sobre a redução do consumo de carne processada, sugerem os autores do estudo.
 O levantamento, da Perspectiva Europeia de Investigação sobre Câncer e Nutrição (Epic, na sigla em inglês), foi feito entre voluntários sem histórico de câncer, derrame, ou enfarte. Tinham entre 35 e 69 anos e forneceram dados sobre o que comiam, se fumavam, as atividades físicas e o índice de massa corporal.
 É sabido por todos que a carne vermelha é um alimento rico em proteínas e ferro. Embora o ferro seja essencial para a prevenção de anemia, o elevado consumo está relacionado com a formação endógena de compostos de nitrogênio no trato gastrointestinal e, assim, pode se tornar um fator de risco para alguns tipos de câncer, como o de colo, de acordo com a pesquisa. O levantamento, no entanto, não concluiu que o consumo de carne vermelha fresca, sem ser processada, fez diferença nas causas de mortalidade investigadas. O mesmo ocorreu com a carne de aves.
 De cada 17 pessoas acompanhadas, m média por 13 anos, uma morreu. Mas aquelas que comiam mais de 160 gramas de carne processada por dia - o equivalente a duas salsicha e uma fatia de bacon - foram 44% mais propensas a morrer durante o período da pesquisa que aquelas que comiam cerca de 20 gramas do alimento.
 Ao todo, cerca de 10 mil pessoas pesquisadas morreram de câncer e outras 5.500 de problemas cardíacos. Homens e mulheres que mais consumiam carne vermelha ou carne processada tendiam a ingerir menos frutas e outros vegetais. Foram também os mais propensos a terem o hábito de fumar e com menos tendência a terem formação universitária. Outro dado importante é o fato de os homens com maior consumo de carne vermelha consomem mais álcool que aqueles que não exageram com a carne. A tendência, no entanto, não foi confirmada entre as mulheres.
Fonte: O Globo - Online

Carros ″verdes″ devem abocanhar 6,3% do mercado até 2020
Estudo da consultoria PwC prevê que o aumento do número de estações de recargas, de locais para troca de bateria, além da economia de combustível, ajudarão a alavancar setor
Em 2020, um em cada 16 novos carros vendidos no mundo será híbrido, plug-in ou elétrico. Difícil de acreditar? Essa é a previsão da consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), que projeta um crescimento acentuado dos quatro-rodas com credenciais ecológicas. Até o final da década, segundo pesquisa da consultoria, os carros verdes vão abocanhar 6,3% do mercado automotivo mundial.
A queda nos preços, que deverão ficar mais acessíveis e competitivos, será uma das principais alavancas para o aumento da popularidade dos verdinhos, que hoje somam 4,5 milhões de unidades em circulação, a maioria de híbridos. Mas outras mudanças também ajudarão o setor.
Segundo o estudo da PWC, o incremento do número de estações de recarga e de locais para troca de baterias vão reforçar a infraestrutura elétrica das cidades - e a confiança dos consumidores. Uma rede de reabastecimento ampla é condição fundamental para a expansão do mercado de carros elétricos e híbridos.
Na ausência de uma, reina a insegurança entre os motoristas, que até gostariam de comprar um modelo ecológico mas temem ficar no meio do caminho, com a bateria zerada e sem possibilidade de reabastecer.
Nesse sentido, a criação de baterias com maior capacidade de armazenamento de energia é outro fator que deverá atrair mais interessados. Atualmente, um dos modelos elétricos mais vendidos do mundo, o Nissan Leaf, consegue rodar até 160 km com uma única carga, o que para trajetos curtos dentro da cidade é mais do que suficiente.
O problema - e o pé atrás - se instala mesmo quando se quer percorrer longas distâncias, numa viagem, por exemplo. Até o momento, o único país que dá para atravessar de leste a oeste, norte a sul, dentro de um carro elétrico sem esquentar a cabeça é a Estônia.
Esse pequeno país báltico é o primeiro do mundo a implementar uma rede nacional de recarga de carros elétricos. Cada uma das 165 estações recarrega até 90% da bateria em menos de 30 minutos. Dependendo do modelo, uma única carga permite rodar 140km pela bagatela de R$13. Assim, fica difícil resistir.
Fonte: planetasustentavel

Rede pública de saúde recebe mais recursos para serviços de nefrologia
Estima-se que 83,4 mil pacientes são mantidos em serviços de diálise na rede pública de saúde
Os estados brasileiros terão mais verbas para aprimorar os serviços de hemodiálise oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde vai liberar recursos no valor de R$ 111,6 milhões. O incremento aumenta de R$ 2,3 bilhões, em 2012, para R$ 2,4 bi, em 2013. Por ano, é investido mais de R$ 2 bilhões na oferta de procedimentos de nefrologia pela rede pública de saúde.
Estima-se que 83,4 mil pacientes são mantidos em serviços de diálise na rede pública de saúde, sendo que 90% desse total fazem hemodiálise. O SUS oferece atenção integral aos usuários com problemas renais, incluindo a oferta de medicamentos e de exames complementares.
Segundo o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, o ministério conhece as dificuldades do setor, por isso, desde 2011, antecipa “o repasse de recursos para garantir a assistência prestada e está investindo para garantir a sustentabilidade dos hospitais que prestam este tipo de serviço”, afirma.
A Portaria 381, publicada nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial da União (DOU), define que este recurso será financiado pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) e adicionado ao limite anual dos 26 estados e do Distrito Federal.
Em 2012, foram realizadas mais de 12 milhões de sessões de hemodiálise na rede pública, em 2011, foram 11 milhões de procedimentos. No ano passado, o ministério da Saúde habilitou 12 novos serviços para assistência em nefrologia, totalizando 686 em todo o país – 30% a mais que o total em 2010 (483).
 Fonte: Ministério da Saúde

Consumidor pode consultar gasto de combustível de 327 modelos de carros
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou (15), no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Guia do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular). O objetivo é divulgar como funciona as etiquetas de eficiência energética nos carros e outros veículos - que não é tão conhecida no país como a dos aparelhos eletrodomésticos - e como o consumidor pode reduzir os gastos com combustível.
A publicação será distribuída em concessionárias e também está disponível no site do instituto. Lançado em 2008, o PBE Veicular fez a primeira classificação em 2009, analisando o consumo de combustível de 54 modelos, quando cinco fabricantes aderiram voluntariamente ao programa. No ano passado, foram avaliados 151 modelos de nove fabricantes. Na quinta edição do programa, lançada em janeiro deste ano, 25 fabricantes aderiram e 327 modelos já recebem a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), o que corresponde a 70% da produção nacional. A tabela com a classificação dos modelos já analisados pelo Inmetro quanto ao gasto de combustível pode ser consultada.
De acordo com o responsável pelo Programa de Etiquetagem do Inmetro, Marcos Borges, a cartilha traz as informações básicas sobre o programa e como o motorista pode economizar usando um carro com melhor eficiência energética. “Só para ter um exemplo, o carro hoje do tipo popular, na classe subcompacto, se você escolher o [nível de eficiência energética] A e não o E, em uma simulação que leva em consideração uns 40 quilômetros por dia, você pode economizar mais de R$ 900 por ano. Em cinco anos, isso pode corresponder a 10%, 15% do valor do próprio veículo, só para se ter uma ideia de quanto é importante essa informação”.
De acordo com Borges, até o fim do ano, o número pode chegar a 400 modelos avaliados, com a adesão de outras fabricantes e importadoras. “É um programa ainda voluntário, mas pelo fato de crescer muito a cada ano, nós entendemos que está sendo a estratégia correta. Primeiro, porque cada empresa entra no momento que se sentir mais madura, ao mesmo tempo nos deu agilidade e facilidade para aperfeiçoar os critérios que eram aplicados até então”.
Além da classificação quanto à eficiência energética, a etiqueta informa quilometragem alcançada por litro de combustível na cidade e na estrada e a emissão de gás carbônica. Foram analisados veículos das categorias subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial, fora de estrada, utilitário esportivo e minivan.
Segundo Borges, a adesão aumentou este ano por causa do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), lançado em outubro do ano passado. Um dos objetivos do programa é estimular a produção de modelos com investimento em eficiência enérgica e inovação tecnológica.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informa que participou do programa desde o início, contribuindo para as definições técnicas da etiquetagem. Segundo a Anfavea, o programa é bom por trazer mais informação ao consumidor e estimular a concorrência.
Fonte: ebc

MEC divulga regras para ocupação das bolsas remanescentes do Prouni
O Ministério da Educação (MEC) divulgou as regras para a ocupação das bolsas remanescentes do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni)
Em portaria publicada no Diário Oficial da União, o MEC estabelece que as bolsas sejam destinadas aos candidatos que tiveram as melhores classificações nos processos seletivos das instituições de ensino superior participantes e aos estudantes com o melhor desempenho acadêmico, no caso das turmas iniciadas no início do ano. 
As bolsas que ainda assim não forem distribuídas serão oferecidas no próximo processo seletivo correspondente do Prouni, de forma a cumprir a proporção de bolsas legalmente estabelecida. A portaria estabelece que terão prioridade os estudantes professores da  rede pública de ensino regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia.
A instituições de ensino deverão divulgar as novas regras a todo corpo discente e fixá-las em locais de grande circulação de estudantes e em suas páginas na internet. Elas devem informar além das normas, o número de bolsas disponíveis em cada curso e turno e a lista dos estudantes inscritos para as bolsas disponíveis. Posteriormente deverão ser divulgados os aprovados e reprovados. Aos reprovados, as instituições devem entregar documento com as razões da reprovação.
As bolsas concedidas não terão efeito retroativo e passam a valer com a emissão do Termo de Concessão de Bolsa. Podem concorrer às bolsas integrais, candidatos com renda familiar per capita até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.
O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para o primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 162.329 bolsas. O balanço final do programa registrou 1.032.873 inscritos.
Fonte: ebc



Nenhum comentário:

Postar um comentário