quarta-feira, 6 de março de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 06.03.13


Vigilância Sanitária promove mais uma etapa do Curso Segurança Alimentar
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, informa quinta-feira, 07.03, às 14h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rua 20 de setembro, 1198, acontece mais uma etapa do Curso Segurança Alimentar.
A inscrição é gratuita e deverá ser feita antecipadamente, na Vigilância Sanitária, Rua 20 de
Setembro, 1216, ou pelo telefone: 3240-5257. O número de vagas é limitado, são no máximo 50
pessoas, por capacitação. 
A ação é destinada a todos os empreendedores que trabalham com manipulação de alimentos. O objetivo é orientar os empresários ou seus representantes, sobre a legislação vigente no País e o perigo das Doenças Transmissíveis por Alimentos, (DTA’s). O certificado concedido neste curso é pré-requisito para a renovação do Alvará Sanitário, exercício 2013.
O Curso integra o Projeto Segurança Alimentar Direito de todos, Dever do Estado, lançado
em maio de 2012, pela Secretaria Municipal de Saúde. Com essa iniciativa cerca de 800
empreendedores já foram capacitados e a meta é atingir toda gama de trabalhadores do Setor.

Prefeitura de Bagé reabre cadastro para mototáxis na cidade
A Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Transportes e Circulação (SMTC), informa que está reabrindo a partir desta quinta-feira (07/03) as inscrições para o pré-cadastro de Mototaxista. 
Os interessados deverão comparecer no Setor de Transportes da SMTC das 08hs às 14h, e apresentar a CNH (carteira nacional de habilitação).

Turismo do Rio Grande do Sul marca presença na ITB em Berlim
A secretaria do Turismo (Setur) participa, desta quarta (06) até o próximo domingo (10), da Internationale Tourismus Börse (ITB), em Berlim. A Setur estará junto ao estande da Embratur, onde os principais destinos turísticos do Rio Grande do Sul serão ofertados. Além de fortalecer e aprimorar a imagem do Estado no mercado europeu, o evento tem como objetivo promover o país no mercado internacional com foco nas cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014. 
Conforme, a assessora de Relações Internacionais da Setur, Mariana Milani, no evento, promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), será destacado pelo Rio Grande do Sul como destino de Enoturismo, Ecoturismo e Turismo de Eventos (segmento MICE*), áreas de maior interesse do mercado alemão. Tendo o Instituto do Vinho (Ibravin) firmado termo de cooperação com a Embratur, com vistas a promover os Vinhos do Brasil, o representante do instituto, detentor de 90% da produção dos vinhos e espumantes brasileiros, estará junto ao balcão de atendimento do Rio Grande do Sul, onde será realizada promoção conjunta do destino, como polo de enoturismo no Brasil. Reuniões com operadores e agências de turismo especializadas nesta área já estão agendadas. 
Internationale Tourismus Börse (ITB)
Reconhecida como um dos mais importantes eventos de turismo do mundo, a feira reúne profissionais dos mais variados segmentos turísticos para fazer negócios, apresentar produtos, participar de seminários e congressos, entre outras atividades. A ITB proporciona aos expositores a possibilidade de realizar grandes negócios com contatos novos e diferenciados.
Fonte: estado.rs

Confirmada sessão do Congresso para examinar vetos hoje
Adiamento se deve a erro na mensagem presidencial encaminhada ao Congresso, da qual não constava veto ao artigo 4º do projeto dos royalties. Nova sessão deve começar às 19h25
O presidente do Senado, Renan Calheiros, abriu e fechou ontem, em cerca de cinco minutos, a sessão do Congresso inicialmente marcada para apreciação do veto presidencial à Lei dos Royalties. Com 76 senadores e 455 deputados presentes, a sessão serviu apenas para a leitura da retificação ao veto parcial (VET 38/12) feito pela presidente Dilma Rousseff em novembro.
O cuidado ocorreu em razão de um erro material na mensagem encaminhada ao Congresso no ano passado, quando não foi incluído o veto ao artigo 4º da Lei 12.734/12, republicado ontem no Diário Oficial da União. Renan marcou para hoje, às 19h25, nova sessão do Congresso para analisar o veto. No total, serão examinados 140 dispositivos, reunidos sob um mesmo número, todos referentes ao projeto de partilha dos royalties (PLS 448/11).
Renan também pediu, ontem, aos parlamentares um minuto de silêncio em pesar pela morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez (leia mais na página 2).
Fonte: Jornal do Senado

Confirmado R$ 1,6 bilhão para financiamento estudantil
Em votação simbólica, o Senado aprovou ontem a Medida Provisória (MP) 588/12, que abriu créditos extraordinários de mais de R$ 1,6 bilhão para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), gerido pelo Ministério da Educação. O fundo financia a graduação de universitários avaliados positivamente pelo ministério.
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que os recursos proporcionam a renovação de contratos formalizados até 2011. Ela salientou a importância do Fies como instrumento de ampliação do acesso de jovens ao ensino superior e o aumento da demanda nos últimos anos.
A MP já havia sido aprovada na Câmara. Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) argumentou que a urgência se justificava na época em que tramitava no Congresso o PL 15/12, relativo às mesmas despesas mencionadas na MP. Mas como o projeto de lei em questão já foi aprovado e sancionado, disse Aloysio, a MP constitui um “caso típico, clássico, de prejudicialidade”.
Fonte: Jornal do Senado

Uergs é destacada em pesquisa de opinião como uma das marcas mais lembradas e preferidas
A Universidade Esrtadual do Rio Grande do Sul (Uergs) foi duplamente destacada na pesquisa Marcas de Quem Decide, divulgada nesta terça-feira (05), em Porto Alegre. O estudo é feito no Rio Grande do Sul, desde 1999, junto a gestores empresariais e profissionais liberais, distribuídos nos principais municípios com participação igual ou superior a 0,5% do PIB Gaúcho. São avaliados, simultaneamente os índices de lembrança e preferência de marcas em mais de 100 setores da economia. 
O estudo é realizado pela Qualidata Pesquisas e Conhecimento Estratégico e publicado em parceria com o Jornal do Comércio. 
Uergs cresce na pesquisa 
No ano de 2012, a Uergs aparecia na quinta colocação na amostragem, como a marca mais lembrada entre as universidades públicas no Estado. Em 2013, ela pulou para o terceiro lugar, atrás da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apareceu, agora também, no ranking das entidades preferidas pelo público, em quarta colocação.
Fonte: estado.rs

Óleo de cozinha utilizado durante a Copa será transformado em biodiesel
Até a Copa do Mundo de 2014, 25 milhões de litros de óleo de cozinha devem ser reciclados e transformados em biodiesel por meio do Bioplanet, projeto lançado no Rio de Janeiro com o apoio do governo federal. Cada litro do óleo de cozinha descartado será transformado em um litro de biodiesel.
Fonte: ebc

Testes antidoping têm entrada simplificada no País
Com a publicação da norma da Anvisa, o País passa a ter uma norma única que simplifica o processo de importação dos produtos utilizados nos testes antidoping
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na terça-feira (5) uma norma que simplifica o processo de importação dos produtos utilizados nos testes antidoping, que serão aplicados nos atletas durante os grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Paraolímpicos Rio 2016.
A norma foi aprovada durante reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa e desburocratiza o procedimento de importação de substâncias utilizadas nos testes e dos kits necessários para o único laboratório antidoping que opera no Brasil, o Ladetec, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
As substâncias utilizadas nos testes de dopagem como parâmetros para os exames, como os entorpecentes e medicamentos que interferem no desempenho dos atletas, são produtos de uso proibido no Brasil e em centenas de países. Para que as empresas importadoras tragam esses produtos para o Ladetec com agilidade, a Anvisa simplificou as normas de importação. Essas substâncias estão listadas na Portaria 344/98.
Com a publicação da norma no Diário Oficial da União, o que deve acontecer nesta quarta-feira (6), o País passa a ter uma norma única para eventos esportivos realizados em território nacional. Em anos anteriores, o Brasil publicou regras específicas de acordo com cada evento realizado, como os Jogos Mundiais Militares de 2011 e os Jogos Pan-Americanos de 2007.
O grupo de trabalho que elaborou a norma contou com técnicos da Anvisa, da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e do Ladetec, único laboratório brasileiro credenciado junto à Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).
 Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário