quinta-feira, 7 de março de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 07.03.12

ONG faz bikes adaptadas para deficientes com materiais reaproveitados

Voluntários de uma ONG gaúcha montam bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As bikes, produzidas com materiais que seriam jogados no lixo, têm como objetivo principal estimular a atividade física e proporcionar a experiência de pedalar para todos.
A ONG Embrião atua em Alvorada (RS), região metropolitana de Porto Alegre, adaptando as bicicletas com produtos reaproveitados. Assim, os voluntários saem às ruas para recolher materiais diversos, desde peças de bikes antigas, até partes de churrasqueiras que foram jogadas fora.
De acordo com o comerciante Adalberto Fortes, que produz as bicicletas adaptadas, o objetivo do projeto é proporcionar a sensação de pedalar para os deficientes. Assim, nenhum equipamento do projeto é elétrico, a fim de garantir o esforço físico e intensificar a interação entre as pessoas e as bikes.
"Eles têm que se locomover. Então, desenvolvi essa bicicleta, que dá tanto para um, como para outro participar de um passeio ciclístico", explicou Fortes, que criou uma bike para cadeirantes e outra para deficientes visuais, que leva duas pessoas.  
A aceitação entre os participantes do projeto têm sido muito positiva. "É um sonho, nunca andei, agora é uma experiência nova poder andar de bicicleta e acompanhar minha irmã", contou a estudante Katrielle Arruda Silveira ao G1. Ela tem 16 anos e não pode usar os pés devido a uma paralisia que a obriga a andar de muletas, mas, mesmo assim, usou as mãos para conduzir a bike adaptada.
Por mais que a ONG Embrião realize a nobre tarefa de levar a bicicleta para deficientes físicos, as ações ainda não contam com patrocínio. Muitas vezes, os voluntários dependem da doação de bicicletas antigas e peças que estão fora de uso.
Fonte: ciclovivo.com.br

Estudantes de escolas públicas serão avaliados para diagnosticar hanseníase

As visitas serão realizadas por agentes comunitários e profissionais do Programa Saúde da Família nas regiões de maior incidência da doença, em busca de sinais e sintomas
 Mais de 9,2 milhões de estudantes de escolas públicas de 800 municípios brasileiros serão avaliados para diagnóstico precoce da hanseníase e de verminoses entre os dias 18 e 22 de março. As visitas serão realizadas por agentes comunitários e profissionais do Programa Saúde da Família nas regiões de maior incidência da doença, em busca de sinais e sintomas.

A ação foi apresentada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nessa quarta-feira (27), durante cerimônia de abertura do Encontro Nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), no Rio de Janeiro. Com o slogan “Hanseníase e Verminoses tem cura. É hora de prevenir e tratar”, a campanha visa identificar os casos suspeitos em estudantes de cinco a 14 anos.
Durante a campanha, os profissionais também vão verificar se os jovens já diagnosticados pela doença estão recebendo tratamento médico adequado. Os casos suspeitos serão encaminhados à Rede de Atenção Básica de Saúde para confirmação do diagnóstico e início imediato do tratamento. 
A iniciativa também pretende reduzir a carga das verminoses - os parasitas intestinais conhecidos como lombrigas, que causam anemia, dor abdominal e diarreia -, que podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança.  O tratamento será realizado pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esta ação também prevê a distribuição de dez milhões de cartilhas para orientação de professores e estudantes.

Fonte: Ministério da Saúde/Com Agência Brasil




ONU lança site para divulgar pesquisas sobre o combate à Aids

A plataforma também conta com espaços interativos para debates e discussões, além do acesso as novidades dos jornais científicos internacionais
 O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) lançou um novo site que reúne pesquisas e artigos sobre o combate à Aids. O “HIV this week” tem o objetivo de registrar e arquivar a grande quantidade de informações mundialmente relevantes, produzidas sobre o HIV.

Após analises dos estudos referentes sobre o tema, a Organização resolveu publicar as pesquisas. Em 2012, foram mais de 14 mil artigos científicos publicados. A ideia é centralizar os conteúdos de todo o mundo a fim de promover avanços nas pesquisas. A plataforma também conta com espaços interativos para debates e discussões, além do acesso as novidades dos jornais científicos internacionais.
A cada mês, cada um dos artigos serão analisados e os 20 que se mostrarem mais interessantes serão compilados no mensal ‘HIV this month’. Em um segundo momento, editores convidados esclarecerão os conteúdos mais comentados, mostrando sua perspectiva sobre a razão do estudo ou descoberta ser importante e onde ele se encaixa no contexto das pesquisas a respeito do vírus.
 Cenário mundial
A preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação à Aids está nos elevados índices de contaminação. Em relatório de 2012, o Unaids indicou que 34,2 milhões de pessoas vivem com HIV no mundo: 30,7 milhões de adultos, 16,7 milhões de mulheres e 3,4 milhões de menores de 15 anos. A África Subsaariana registra o maior número de pessoas infectadas, com 23,5 milhões.
Na Ásia Meridional e Sul-oriental com 4,2 milhões têm a doença, Oceania apresenta a menor estimativa com 53 mil infectados. Já na América Latina, 1,4 milhão estão contaminadas. O documento destaca ainda que, em 2011, 2,5 milhões de novas infecções foram identificadas no mundo, sendo 2,2 milhões em adultos e 330 mil em menores de 15 anos, moradores das áreas mais vulneráveis do planeta.
 Modelo brasileiro
A fim de reverter o cenário que mostra os dados dos infectados no Brasil, o País se dedicou a adotar medidas e a garantir avanços científicos para tratar a questão, se tornando pioneiro entre os países em desenvolvimento na luta no combate à Aids.
Como política pública, o País adotou a oferta da terapia antirretroviral no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) servindo de referência para os demais países. Um esforço para expandir ainda mais as ações nos países e apoiar a responsabilidade mútua, foi feito pela União Africana que lançou o “Mapa para Responsabilidade Compartilhada e Solidariedade Global para Aids, Tuberculose e Malária” na África, antes da XIX Conferência Internacional sobre Aids, em Washington DC.
O mapa aponta o caminho para um financiamento mais diversificado, equilibrado e sustentável para responder à meta estabelecida pela ONU nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio até 2015.
 Fonte: Fundação Palmares


Alunos de escolas em meio rural receberão material didático específico
As obras específicas para a educação no campo serão entregues até o dia 15 de março
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribuirá este ano, pela primeira vez, obras selecionadas especificamente para as escolas do campo. Mais de 2 milhões de estudantes, em 63.791 escolas, receberão 4.550.603 exemplares. Todas as obras devem ser entregues às secretarias municipais de Educação até 15 de março.
Os livros serão usados por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental — primeiro ao quinto ano — e de turmas multisseriadas, uma realidade comum no campo. Serão contempladas as unidades de ensino que atendam mais de 100 estudantes.
A ampliação do PNLD para o campo é uma inovação. Atualmente, mais de três milhões de estudantes estão matriculados em unidade de ensino das áreas rurais do país. Os alunos já recebiam obras antes, mas eram as mesmas coleções destinadas às escolas urbanas. 
A distribuição integral das obras será feita a cada três anos, com reposição de perdas e complementação das novas matrículas pelo Fundo Nacional pelo Desenvolvimento da Educação (FNDE) nos anos intermediários.
Programa Nacional do Livro Didático do Campo
O objetivo do programa é abastecer com livros didáticos específicos as escolas públicas participantes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que possuam segmentos de aprendizagem, classes multisseriadas ou seriadas dos anos iniciais do ensino fundamental e que estejam situadas ou que mantenham turmas em áreas rurais. 
Para ter acesso ao PNLD-Campo, as escolas federais e os sistemas de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal devem estar cadastradas no censo escolar (Inep), proceder à adesão formal ao PNLD, observados os prazos, normas, obrigações e procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Educação.
O PNLD-Campo está incluído no Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), lançado no ano passado. As obras oferecidas pelo PNLD-Campo para este ano constam do Guia do Livro Didático do PNLD-Campo, que contém o resumo das coleções. Mais informações na página do PNLD na internet.
Fonte: Ministério da Educação



Comissão aprova relatório final da subcomissão de energia eólica e realização de cinco audiências 
Os integrantes da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável (CEDS) aprovaram por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (6), em reunião ordinária, o relatório final da subcomissão coordenada pelo deputado Adilson Troca (PSDB) para tratar dos investimentos ligados a projetos de energia eólica no Rio Grande do Sul. Também aprovaram a realização de cinco audiências públicas sobre temas variados.
 Audiências aprovadas
A primeira audiência aprovada, proposta pelo deputado Raul Carrion (PCdoB), deverá debater a situação das concessões do transporte ferroviário no Estado e a implementação da Ferrovia Norte-Sul. Carrion, que coordena a Frente Parlamentar Gaúcha de Apoio à Ferrosul e à Qualificação e Ampliação do Transporte Ferroviário, descreveu os problemas enfrentados pelo setor ao longo dos anos e reiterou a importância da sua retomada. A segunda audiência, de iniciativa do mesmo parlamentar, pretende discutir mecanismos para garantir a subsistência da indústria nacional e gaúcha, a exemplo de PEC que tramita no Congresso Nacional, e o consequente desenvolvimento nacional, frente à grave ameaça a que, segundo o deputado, estaria exposta a economia brasileira e gaúcha.
 Por proposição do deputado Alexandre Postal (PMDB), foi aprovada audiência pública para ouvir e discutir o Projeto Sul Competitivo, a ser apresentado pela FIERGS, que trata do planejamento estratégico da infraestrutura de transporte e logística de cargas no Estado. Foi aprovado ainda requerimento de audiência pública do deputado Daniel Bordignon (PT), para tratar do Plano Diretor de Irrigação no Contexto dos Usos  Múltiplos das Águas.
 Os parlamentares aprovaram também a realização de audiência pública proposta pelo líder de governo, deputado Valdeci Oliveira (PT), para discutir a participação do carvão mineral na matriz energética brasileira. O encontro terá a presença de autoridades estaduais, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e federais. Valdeci destacou que no próximo leilão de energia no país haverá um percentual reservado ao carvão e disse que esse recurso energético deve representar para o Estado o que o pré-sal tem representado para o país.
 Subcomissão
Instalada no ano passado, a Subcomissão para Tratar dos Investimentos ligados a Projetos de Energia Eólica no RS também teve seu relatório final aprovado pelos deputados. Conforme o relator, deputado Adilson Troca, o documento será encaminhado para apreciação do plenário da Casa como forma de subsidiar futuras ações do governo do Estado na área do desenvolvimento sustentável.
 Ele também sugeriu o envio do material aos vários órgãos públicos envolvidos com o tema, como os ministérios de Minas e Energia e de Educação e Cultura, o governo estadual e universidades. A partir desse encaminhamento, segundo o parlamentar, poderá ser criada uma Rede Eólica Regional Sul, para tratar do assunto “de forma organizada e planejada, objetivando o crescimento conjunto e sustentável das regiões envolvidas”. 
 Presenças
Participaram da reunião, além do vice-presidente da comissão, deputado Daniel Bordignon (PT), que conduziu os trabalhos, os deputados Raul Carrion (PCdoB), Mano Changes (PP), Gerson Burmann (PDT), Lucas Redecker (PSDB), Marcelo Moraes (PTB), Alexandre Postal (PMDB), Miriam Marroni (PT) e Valdeci Oliveira (PT).
Fonte: al.rs


Universidades terão conexão com a internet 50 vezes mais rápida
Instituições de ensino e pesquisa de São Paulo tiveram sua capacidade de dados ampliada devido a acordo entre governo e iniciativa privada
O acordo assinado, nesta quarta-feira (6), entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a operadora Telefônica/Vivo garantirá a ampliação da velocidade de acesso à interner em até 50 vezes. As instituições de ensino e pesquisa do estado de São Paulo contempladas fazem parte da rede Ipê – internet acadêmica não comercial – operada pela RNP.
Com o acordo de hoje, os campi da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) passam a contar com velocidade de conexão da ordem de gigabit/seg, o que permitirá transferências de dados mais amplas e a colaboração à distância com vídeo de alta qualidade.
Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, este é um trabalho conjunto do governo, iniciativa privada e agência reguladora para trazer infraestrutura necessária à pesquisa e desenvolvimento. Bernardo acrescentou que este é um incentivo para novas parcerias e que a medida será estendido às novas universidades.
Durante o evento de lançamento do projeto, foi realizada, por videoconferência, uma demonstração sobre a operação do sistema de previsão do tempo monitorado pelo INPE. Por meio de colaboração remota, um técnico localizado em Brasília (DF) recebeu dados processados pelo Tupã – o computador mais potente da América Latina, localizado no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) em Cachoeira Paulista (SP) – e interpretados por meteorologistas. Por conta da nova capacidade de rede (40 Gb/s), será possível ampliar a capacidade do processo de captura de imagens complexas e difusão de alertas, auxiliando o tratamento e prevenção de incidentes climáticos.
O lançamento ocorreu no ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e contou com a presença do ministro, Marco Antonio Raupp, do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, do diretor geral da RNP, Nelson Simões, e do presidente da Telefônica-Vivo, Antonio Carlos Valente.
Alto desempenho
A parceria com a Vivo faz parte da iniciativa Veredas Novas, desenvolvida pela RNP, que visa levar internet de alta capacidade a todos os campi de universidades e institutos de ensino e pesquisa do interior do país até o final de 2014. 
RNP
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que mantém a rede Ipê, é pioneira no acesso à internet no Brasil e tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de ciência e tecnologia, educação superior, saúde e cultura.
A RNP possui acordos com diferentes empresas para alcançar, com uma rede de alto desempenho, mais de 600 campi de organizações, que serão capazes de trocar tráfego a uma velocidade de 100 Mb/s a 1 Gb/s, em média, permitindo o desenvolvimento de pesquisa colaborativa e educação à distância, além da transferência de grande volume de dados.
 Fontes: Ministério das Comunicações/Anatel

Manifestantes querem ser recebidos por autoridades do governo federal

Os cerca de 1,2 mil manifestantes, segundo cálculos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento Camponês Popular, que ocupam a sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aguardam para serem recebidos por alguma autoridade do governo federal.
Segundo a assessoria de imprensa, o ministro Mendes Ribeiro Filho embarca agora pela manhã para o Rio Grande do Sul. Caso a reunião seja marcada, o encontro deve ocorrer com a presença do secretário executivo, José Carlos Vaz.

Os manifestantes estão no local desde as 6h. Segundo a coordenadora nacional do MST, Rosana Fernandes, a ocupação quer chamar a atenção das autoridades para a pequena agricultura. “O modelo de agronegócio atual beneficia apenas a grande agricultura, que é das grandes empresas. E a maior parte da produção é para exportação. Queremos um incentivo maior para o modelo de agricultura camponesa, dentro da fatia do orçamento.”
Segundo a Polícia Militar, o número de manifestantes não deve ultrapassar 400 pessoas. No momento, os servidores estão impedidos de entrar no prédio. Ainda segundo a coordenadora do MST, a ocupação deve permanecer até que representantes sejam recebidos por alguma autoridade do ministério.

Fonte: Ebc








Nenhum comentário:

Postar um comentário