quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 20.02.13

Governos de países em desenvolvimento terão recursos para desenvolver economia verde
Nos próximos dois anos, os governos de sete países em desenvolvimento vão receber orientações e recursos para desenvolver estratégias de economia verde em seus territórios. A parceria firmada por quatro agências das Nações Unidas em Nairobi, no Quênia, foi anunciada durante a sessão universal do Conselho Administrativo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) que está ocorrendo no Continente Africano desde o último dia 18.
Pela primeira vez, as quatro principais agências internacionais das Nações Unidas ligadas ao meio ambiente, ao trabalho, ao desenvolvimento industrial e à pesquisa vão trabalhar juntas para garantir a implementação de políticas sustentáveis como as de tecnologias limpas e de erradicação da pobreza. Os países ainda não foram selecionados, mas a expectativa é que sejam definidos nos próximos meses e sirvam como projeto experimental.
A partir dessa experiência, os representantes do Pnuma, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar) vão ampliar o apoio para mais 23 países. A implementação das estratégias deve ocorrer até 2020 nas 30 economias.
A proposta é que a Parceria para Ação pela Economia Verde (Page, na sigla em inglês) estimule os investimentos em ativos econômicos verdes, incluindo tecnologias limpas, o uso eficiente de recursos, a conservação de ecossistemas, a formação de mão de obra qualificada para empregos verdes e a boa governança nesses territórios. A expectativa é que com a medida sejam criados novos empregos e áreas de atuação dentro de uma nova configuração de desenvolvimento.
Pelos dados apresentados pela OIT, metade da força de trabalho global – cerca de 1,5 bilhão de pessoas – pode ser favorecida em uma transição para a economia verde. Países como Barbados, o México, Nepal e a África do Sul foram citados pelos representantes da organização por terem estruturado iniciativas verdes em seus territórios. Os governos da Alemanha, do Quênia e da Coreia do Sul conseguiram, segundo a OIT, fazer "mudanças radicais" em suas políticas energéticas, favorecendo fontes renováveis.
Os representantes da Unido destacaram ainda, durante a reunião, que o desenvolvimento de indústrias limpas e o apoio para que esses negócios se tornem mais eficientes é um dos focos da medida conjunta.
A proposta está entre os pontos acordados no documento final da Rio+20 - O Futuro que Queremos. Assinado por líderes de mais de 190 países em junho do ano passado, no Rio de Janeiro, o texto destaca a economia verde como um dos motores do desenvolvimento sustentável,  da erradicação da pobreza e uma responsabilidade da comunidade internacional.
Fonte: ebc

Microsoft anuncia fim do Hotmail
O tradicional e-mail da Microsoft, o Hotmail, vai deixar de existir em breve. Para substitui-lo, a empresa lançou, em julho do ano passado, o Outlook.com. O novo serviço, que até então estava em fase de testes, já conta com 60 milhões de usuários, o que, segundo a Microsoft, é o "crescimento mais rápido do mundo".
A principal mudança no serviço de emails é a interface, mais moderna e interessada em atender as demandas atuais com novas ferramentas. Entre elas estão a integração da caixa de entrada com as redes sociais, em que é possível receber atualizações e utilizar o Facebook, Twitter e LinkedIn no próprio email. A nova plataforma também permite o envio de newsletter e emails comerciais.
Segundo a Microsoft, os usuários do Hotmail que não atualizarem a conta para o Outlook.com serão migrados automaticamente em breve. Contatos, senhas, mensagens, pastas e arquivos serão mantidos durante a atualização, sem perda de informações. Caso o usuário deseje, será possível manter, inclusive, o endereço antigo (exemplo@hotmail.com). "Nós não vamos fazer você mudar seu endereço de e-mail para um endereço outlook.com se você não quiser", disse David Law, diretor de produto do Outlook, no blog da Microsoft.
A Microsoft não estabeleceu uma data para o fim do Hotmail, mas informou que os usuários do serviço serão transferidos até o verão do hemisfério norte deste ano, ou seja, até meados de junho.
Hotmail
Lançado em julho de 1996, o Hotmail foi um dos primeiros serviços de email da internet e um dos maiores do mundo. No entanto, desde o lançamento do Gmail em 2004, serviço de emails do Google, o Hotmail vem perdendo mercado. Em outubro de 2012, a ComScore, empresa especializada em mensuração de tráfego online, divulgou que o Gmail havia desbancado o Hotmail em número de usuários únicos, com 287,9 milhões contra 286,2 milhões.
Fonte: ebc

Desmatamento na Amazônia aumenta 6% em um ano, aponta Imazon
Apesar de 61% da área florestal da Amazônia Legal estar coberta por nuvens, sobretudo nos estados do Amapá e Pará que apresentaram 93% e 80% de cobertura de nuvens, respectivamente, o Imazon registrou um aumento de 6% de desmatamento no local entre janeiro de 2012 e este ano. A degradação comprometeu 1 milhão de toneladas de CO2 equivalente.
As imagens Modis, utilizadas pelo satélite SAD detectaram informações de 35 km2 em 2013, no ano anterior, a análise foi possível em 33 km2 e a cobertura de nuvens foi de 88%.
Em janeiro de 2013, grande parte do desmatamento (63%) ocorreu no Mato Grosso, seguido pelo Amazonas (12%), Pará (9%), Roraima (9%) e Rondônia (7%). As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 69 km2, no mesmo período. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando a degradação florestal somou 54 km2, houve um aumento de 28%.
Em cinco meses...
Já o desmatamento acumulado no período de agosto de 2012 a janeiro de 2013 totalizou 1.305 km2. Houve aumento de 118% em relação ao período anterior (agosto de 2011 a janeiro de 2012) quando o desmatamento somou 600 quilômetros quadrados.
A degradação florestal acumulada neste período atingiu 1041 km2. Houve uma diminuição de 27%, em relação a agosto de 2011 a janeiro de 2012.
As emissões de CO2 equivalentes comprometidas com o desmatamento totalizaram 68,5 milhões de toneladas neste ano, o que representa um aumento de 71% em relação ao mesmo perído do ano anterior período anterior.
Fonte: ecodesenvolvimento.org

Prédio de ministérios que pegou fogo não tem alarme de incêndio
O prédio onde funcionam os ministérios dos Transportes e das Comunicações, que teve um princípio de incêndio na tarde de ontem (19), não tem sistema de alarme de incêndio. A evacuação dos funcionários foi feita boca a boca, segundo o chefe da Brigada de Incêndio do prédio, Wdirley Lopes. “O alarme está em fase de aquisição, não tem no prédio”, disse. Segundo Lopes, os dois ministérios têm aproximadamente 1,5 mil servidores, e mais 500 pessoas passam todos os dias pelo prédio.
A origem do princípio de incêndio foi uma pequena explosão na subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB), no subsolo do ministério. Segundo o chefe de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Mauro Sérgio de Oliveira Francisco, o incêndio foi controlado rapidamente, mas a fumaça subiu pelos tubos de ventilação entrando em vários andares. A CEB desligou a energia do local para o trabalho dos bombeiros, que usaram exaustores para retirar a fumaça.    
O tenente-coronel ressaltou, no entanto, que as causas da explosão ainda serão apuradas pela perícia, que deve concluir o laudo em cerca de 15 dias. “A perícia do Corpo de Bombeiros vai verificar a parte de prevenção e do combate ao incêndio e a perícia da polícia em relação a algum possível cometimento de crime ou negligência”.  
Segundo ele, a saída dos funcionários do prédio foi tranquila. “Não houve atropelos nas saídas, elas provavelmente estavam desobstruídas. Mais uma vez, a gente comprova que a prevenção ainda é a melhor maneira de se evitar tragédias”.
No início da noite, o prédio foi liberado para que os funcionários pegassem os pertences. Vários prédios na Esplanada dos Ministérios estão sem luz por causa do acidente.
Fonte: ebc

Tarso e Mujica definem nova agenda de cooperação entre RS e Uruguai
Em sua terceira visita ao Uruguai desde a posse, o governador Tarso Genro reuniu-se nesta terça-feira (19) com o presidente José Mujica. Desta vez, o encontro ocorreu na Residência de Suárez, em um bairro mais afastado do centro de Montevidéu. 
Na reunião foram debatidas as próximas ações conjuntas dos governos nas áreas educacional, agrícola, cultural, social, econômica e de tecnologia. A parceria entre Rio Grande do Sul e Uruguai já teve resultados concretos, como a realização de festivais de cinema, execução de projetos na área de saneamento e ampliação de acordos comerciais. 
No fim de maio, o governador estará novamente em Montevidéu para o começo da integração produtiva da cadeia do PET, que visa a beneficiar e integrar cooperativas na área de coleta e reutilização de garrafas plásticas. O material colhido em algumas cidades gaúchas será processado e encaminhado para empresas no Uruguai, que transformarão o material reciclado em tecidos e devolverão o produto para empresas do Rio Grande do Sul. 
"Esta excelente relação com o governo uruguaio e com o presidente Mujica possibilita realizarmos projetos estratégicos de integração produtiva, econômica e social, com reflexos nas cooperativas de catadores e até em grandes empresas", afirmou o governador. 
Também foi abordada a construção de telecentros binacionais. O projeto é uma iniciativa de Procergs, CEEE e Eletrobras para estender o acesso à internet por banda larga até a região da fronteira, também integrando cidades uruguaias. Na área de tecnologia, Tarso e Mujica acertaram a troca de experiência entre a nova Universidade Técnológica do Uruguai com a Uergs e a Rede Escola de Governo do Rio Grande do Sul. Por fim, também foi discutida a instalação de uma fábrica uruguaia de vidros em solo gaúcho. O objetivo é atender à demanda de agroindústrias familiares. O projeto está em análise para receber financiamento do BNDES. 
Também participaram do encontro a secretária de turismo Abgail Pereira, o chefe de Gabinete do Governador, Ricardo Zamora, e o coordenador de Relações Internacionais do governo gaúcho, Tarson Núñez. 
A comitiva gaúcha chegou ao Uruguai no voo inaugural Porto Alegre-Montevidéu, realizado pela empresa argentina e uruguaia de transportes Buquebus (BQB). 
"A retomada desse voo tem um significado decisivo para nosso turismo e dinamiza outros setores da economia, facilitando as relações comerciais e os negócios em nosso Estado", ressaltou a secretária de Turismo Abgail Pereira. 
De acordo com a empresa, serão dois voos diários (um de ida e outro de volta), com horários de segunda a sábado (POA 9h25min/Montevidéu11h10min) e aos domingos (POA 23h-Montevidéu 0h45min). Já as partidas e chegadas da capital uruguaia para Porto Alegre serão de segunda a sábado (Montevidéu 7h - POA 8h45min) e aos domingos (Montevidéu 20h45min - POA 22h30min). 
Fonte: estado.rs

Recursos genéticos destinados à produção de alimentos poderão ter regras próprias
Os recursos genéticos destinados à produção de alimentos poderão ser regidos por regras diferentes daquelas estabelecidas para o uso industrial.
Esse é o objetivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 15/2013, de autoria da senadora Kátia Abreu (PSD-TO), que será analisado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A proposição, apresentada no início desse mês, aguarda abertura de prazo para recebimento de emendas e indicação de relator.
O projeto será depois examinado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e, em decisão terminativa, pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
A proposta modifica o artigo 3º da Medida Provisória 2186-16, que regulamenta desde 2001 o acesso a recursos genéticos. Segundo o texto em vigor, a medida provisória não se aplica ao patrimônio genético humano. O projeto de Kátia Abreu abre outra exceção, ao estabelecer que a medida provisória não se aplica “aos recursos genéticos objeto do Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura (TIRFAA)”, promulgado em 2008.
Na justificação de seu projeto, a senadora observa que a biotecnologia – que classificou como “conjunto de técnicas que utilizam ou transformam o material de organismos vivos para desenvolver novos processos e produtos em benefício dos seres humanos” – tem como principal fonte de matéria prima a biodiversidade. Por isso, diz ainda, o acesso ao patrimônio genético “ganha destaque no universo da bioeconomia e traz com ele as questões relacionadas à repartição de benefícios”. A seu ver, porém, é necessário que recursos genéticos destinados à produção de alimentos tenham tratamento diferenciado daqueles destinados ao uso industrial.
A autora do projeto recorda que o Brasil já ratificou o TIRFAA, que trata apenas de alimentação e agricultura, e assinou, em 2011, o Protocolo de Acesso e Repartição de Benefícios Advindos da Biodiversidade, conhecido como Protocolo de Nagoia. Se o TIRFAA já possui uma regra conhecida de repartição de benefícios, argumenta a senadora, ainda existem dúvidas sobre como será feita a cobrança de benefícios pelo Protocolo de Nagoia e quem serão os beneficiários. O texto desse protocolo foi submetido ao Congresso Nacional para ratificação e está em tramitação na Câmara dos Deputados (MSC 245/2012).
Como o Brasil é um grande produtor rural e utilizador de recursos genéticos provenientes de outros países, na agricultura e na pecuária, observa a autora, seria preocupante a indefinição de como será aplicado o Protocolo de Nagoia. Ela propõe que, no âmbito doméstico, exista uma convivência harmônica entre o protocolo e o TIRFAA.
- É fundamental que o Poder Público defina a forma como disciplinará o tema no âmbito doméstico. Uma definição prévia seguramente tornará menos polêmica a tramitação do Protocolo de Nagoia no Congresso Nacional e contribuirá para viabilizar um entendimento a respeito da revisão da estrutura normativa doméstica que atualmente regulamenta o acesso ao patrimônio genético, ao conhecimento tradicional associado e a repartição de benefícios – afirma Kátia Abreu.
Fonte: Agência Senado

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do programa Bolsa-Atleta
Processo vai contemplar esportistas das modalidades que não compõem os programas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 
 Já está aberta a segunda etapa de inscrições para o programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Agora, é a vez dos esportistas das modalidades que não compõem os programas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos garantirem o benefício. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de março na página do programa.
Esta é a segunda etapa do processo de inscrição do programa referente ao exercício 2012. Após o cadastro, os atletas terão 30 dias para enviar a documentação exigida ao ministério. A lista de documentos necessários está disponível no site do órgão e no artigo 5º da Portaria 164/2011.
Fonte: Ministério do Esporte/Portal Brasil

Comissão aprova MP de pacto pela alfabetização
Governo deve liberar mais de R$ 2,5 bilhões até 2020 para formar professores e alfabetizar crianças até os 8 anos de idade nas escolas públicas
A comissão mista que analisa a Medida Provisória do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aprovou ontem o relatório de Eduardo Amorim (PSC-SE), favorável à MP. O relator acolheu 6 das 60 emendas apresentadas.
De acordo com a MP 586/12, a União dará apoio financeiro a estados, municípios e ao Distrito Federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para investir na formação continuada de professores alfabetizadores.
O objetivo é promover a alfabetização, aferida por avaliações periódicas, de estudantes até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental da educação básica pública. O fundo também deve apoiar a premiação por resultados alcançados no âmbito do pacto. O governo deve liberar mais de R$ 2,5 bilhões para erradicar o analfabetismo nessa faixa etária até 2020, sendo R$ 1,1 bilhão liberado já em 2013.
Entre as emendas acolhidas, estão duas do deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ) sobre a educação especial.
Outra emenda, de Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), apoia a formação continuada em cursos de pós-graduação para professores. Amorim sugeriu que os cursos apoiados sejam relacionados à alfabetização e oferecidos por instituições públicas participantes do pacto.
A emenda da deputada Professora Dorinha (DEM-TO) que determina a inclusão de disciplinas específicas sobre alfabetização no currículo dos cursos de formação de professores foi acolhida após discussão da comissão mista. O relator acrescentou alínea permitindo que o FNDE preste assistência estudantil no ensino superior, por meio de bolsas de estudo e permanência e ressarcimento de despesas dos estudantes.
Fonte: Jornal do Senado






Nenhum comentário:

Postar um comentário