segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 18.02.13

Convocados na segunda chamada do ProUni devem efetivar a matrícula até esta terça (19)
O Programa oferece bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior
Os estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta terça-feira (19), para apresentarem os documentos e providenciar a matrícula na instituição de ensino. 
Os candidatos não selecionados nesta segunda chamada podem integrar a lista de espera do Programa. A adesão deve ser feita nos dias 24 ou 25 deste mês. A primeira convocação da lista de espera será divulgada no dia 28.
Para garantir a bolsa, os estudantes devem entregar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. No site do programa estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudos. Além de documentos pessoais, o candidato deve apresentar comprovantes de residência, de rendimentos, de conclusão do ensino médio, entre outros.
Tem direito à bolsa integral o candidato com renda familiar per capita até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.
Fonte: Ministério da Educação/EBC

Paim preocupa-se com evasão escolar
O problema da evasão escolar ainda está longe de ser resolvido, disse Paulo Paim (PT-RS), mesmo considerando positivos os avanços da educação nas últimas décadas
O senador elogiou o esforço do governo por meio de ações como o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) e o Bolsa Família.
— Mas a verdade é que se trata de um fenômeno difícil de ser extirpado da educação — disse.
Entre os motivos que levam ao abandono de estudos, estão, segundo Paim, a falta de vagas em escolas perto de casa, a deficiência de transporte escolar e a necessidade de trabalhar. O senador avalia que o problema poderia ser parcialmente solucionado com metodologias e ações que criem um modelo de escola mais dinâmico e criativo.
— Segundo estudo da Fundação Getulio Vargas, o mero desinteresse pela escola contribui com cerca de 40% do abandono, demonstrando que a escola que aí está não oferece alternativas consideradas interessantes, motivadoras e atraentes — observou.
Combater a evasão, na avaliação de Paim, também passa por mais investimentos, como a destinação de 10% do PIB para a educação.
Fonte: Jornal do Senado

Serviço online promete envio gratuito de arquivos com até 1 terabyte de tamanho
Engenheiros do grupo BitTorrent desenvolveram um novo serviço de envio de arquivos, o SoShare, lançado na última sexta-feira (15)
Pela ferramenta online, qualquer internauta pode enviar arquivos de grande porte para outra pessoa de forma rápida e diária.
Segundo o grupo, profissionais de diferentes áreas da comunicação e outros criadores de conteúdo não possuiam um serviço rotineiro de entrega de mídias de grande porte como vídeos, áudios e outros formatos. Por isso, os desenvolvedores utilizaram no SoShare o próprio protocolo BitTorrent. Criado por Bram Cohen em 2001, o BitTorrent permite o compartilhamento de arquivos em que os mesmos dados podem ser baixados e distribuídos por inúmeros usuários. 
Como um "anexo"
O SoShare promete funcionar mais fácil do que o anexo de um e-mail e com a vantagem do tamanho. Enquanto muitos serviços de mensagem limitam o envio de arquivos até 25 mb (a exemplo do Gmail), o SoShare promete enviar arquivos individuais de até 1 terabyte - o que equivale a aproximadamente 350 mil músicas em mp3 com tamanho de 3 Megabytes. 
Contudo, para enviar os arquivos pelo sistema, é preciso fazer um cadastro prévio no site e instalar um plugin no computador (disponível apenas para sistemas operacionais Windows e MAC).O serviço ainda está em versão beta (ou seja, em fase final de testes, mas disponível ao público) e pode ser acessado aqui.
Atualmente, já existem outros serviços de distribuição de arquivos como o Dropbox ou o Google Drive, mas que não usam o mesmo protocolo de compartilhamento. 
Fonte: ebc

Abertas inscrições para cursos gratuitos de formação profissional
Os cursos são ministrados pelos institutos federais de educação, centros federais de educação tecnológica e entidades do Sistema S 
 Estão abertas a partir desta segunda-feira (18), as inscrições para cursos gratuitos de formação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos são ministrados pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica e entidades do Sistema S (serviços nacionais de aprendizagem). 
A inscrição pode ser feita no site do programa.
Ao confirmar a inscrição, o estudante terá dois dias úteis para comparecer à unidade de ensino e confirmar a matrícula. Os interessados podem conferir a lista dos cursos ofertados, por cada município, e, caso não encontrem a vaga pretendida no momento da inscrição, poderão indicar até três cursos de interesse.
Assim que houver vaga disponível em algum deles, o candidato será notificado, via e-mail, para fazer a inscrição, também pela internet.
Podem se inscrever no programa os trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; os povos indígenas; as comunidades quilombolas; os adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; os que estão desempregados; pessoas com deficiência; pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico; os praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou atiradores; e os estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Por meio de acordo firmado entre os ministérios da Educação (MEC) e da Justiça, serão destinados, ainda neste ano, cerca de 35 mil vagas - com a possibilidade de chegar a 42 mil - à pessoas que cumprem pena de privação de liberdade. A prioridade será para aqueles que cumprem regime semiaberto, que serão integrados a turmas formadas também por quem não cumpre pena de restrição de liberdade.
Fonte:
Ministério da Educação
Com Agência Brasil

TST decide que gravidez ocorrida durante aviso prévio garante estabilidade provisória no emprego
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu, no início deste mês, que a gravidez ocorrida no período de aviso prévio, ainda que indenizado, garante à trabalhadora a estabilidade provisória no emprego. A decisão unânime da Terceira Turma do TST dá à gestante o direito ao pagamento dos salários e da indenização.
Em processo analisado na Corte, uma trabalhadora que ficou grávida no período do aviso prévio conseguiu o direito de receber os salários e demais direitos correspondentes ao período da garantia provisória de emprego assegurada à gestante. A Terceira Turma deu provimento ao seu recurso e reformou as decisões das instâncias anteriores.
De acordo com a Constituição Federal, o período de garantia provisória de emprego assegurada às mulheres grávidas é cinco meses após o parto.
Após duas decisões negativas na Justiça, a trabalhadora recorreu ao TST. O relator do processo, ministro Maurício Godinho Delgado, destacou que a data de saída a ser anotada na Carteira de Trabalho deve corresponder à do término do prazo do aviso prévio, ainda que indenizado e entendeu que a estabilidade estava configurada. Entretanto, apesar da decisão favorável à gestante, não foi assegurada a reintegração ao trabalho.
O voto do ministro relator foi acompanhado pelos demais ministros da Terceira Turma. A empresa ainda pode recorrer da decisão do TST.
Fonte: ebc

Aberto edital para concessão de bolsas de estudo em energia nuclear
Os critérios de avaliação levarão em conta o projeto desenvolvido pelo candidato e os currículos, tanto do orientador quanto do aluno
Está aberto o edital de 2013 para concessão de bolsas de mestrado e doutorado da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Para se candidatar, o aluno deve estar matriculado em um curso de pós-graduação e o programa ao qual estiver filiado é que deve fazer sua inscrição na seleção, até o dia 1º de março.
Os critérios de avaliação para a concessão das bolsas levarão em conta a aderência dos projetos às áreas de interesse da Cnen, o projeto desenvolvido pelo candidato e os currículos tanto do orientador quanto do aluno, levando em conta experiência acadêmica e em pesquisa e suas publicações. 
Os interessados podem acessar o edital completo no site da Comissão e consultar as normas para concessão de bolsas da instituição. Também estão disponíveis dois telefones, que atendem no horário comercial: (31) 3069-3279 e 3069-3435.
Os resultados serão divulgados no dia 23 de abril e, para os selecionados, as bolsas serão concedidas a partir de maio de 2013.
 Fonte:
Comissão Nacional de Energia Nuclear












Nenhum comentário:

Postar um comentário