sábado, 16 de fevereiro de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 16.02.13


Novos procedimentos do Detran/RS buscam impedir fraudes de CNHs
O Detran/RS está implementando novos procedimentos, a partir desta sexta-feira (15), para os Centros de Formação de Condutores (CFCs) em relação ao recolhimento, inutilização, guarda e envio dos documentos  para aumentar o controle sobre os documentos de habilitação emitidos no Estado e impedir fraudes com os espelhos de documentos já vencidos. Os CFCs deverão inutilizar as CNHs, em todos os serviços que resultarem na expedição de um novo documento, exceto segundas vias. Mesmo as CNHs vencidas serão perfuradas na presença do condutor ou de seu representante legal, recolhidas pelo CFC e, posteriormente, encaminhadas ao Detran/RS. 
Após a inutilização, o procedimento segue os trâmites normais. Quando em posse do CFC, os documentos recolhidos são acondicionados em cofres ou armários chaveados, em lugar reservado e sem acesso ao público, sob a responsabilidade dos diretores do Centro. A documentação é encaminhada à autarquia acompanhada da listagem de documentos (que deverá também ser cadastrada no sistema do Departamento). Essa lista contém o nome do condutor e o número do documento de habilitação e é endossada por um dos diretores do Centro. O Detran/RS providencia o descarte final desses documentos. 
Fonte: estado.rs

Herpes: entenda a infecção e proteja-se 
O vírus que causa as bolhinhas nos lábios pode sim ser o mesmo que afeta os genitais. Saiba mais sobre a doença
As incômodas bolhas e feridas na região dos lábios são a manifestação mais comum da infecção causada por um vírus que já atinge 80% da população mundial: o vírus do herpes.
A infecção do herpes pode ser causada pelos vírus herpes simples do tipo 1 e 2 (HSV-1 e HSV-2). Uma vez infectado, o organismo conviverá com esses micro-organismos para o resto da vida. Isso porque o vírus não é eliminado pelo corpo. Ele se integra ao material genético das células do corpo e permanece latente, podendo se manifestar periodicamente ou jamais se manifestar.
Na maioria dos infectados, infelizmente, o vírus do herpes se manifesta sob a forma de uma infecção bem típica, com pequenas bolhas na superfície da pele – as chamadas vesículas – que se rompem gerando dor e dando origem a incômodas feridinhas.
Essa manifestação, que os médicos chamam de surto ou crise de herpes, se dá, em geral, quando o sistema imunológico está fragilizado e as defesas do corpo não conseguem conter de forma natural a ação do vírus.
Uma dúvida bem comum em quem é surpreendido por uma crise de herpes é se a infecção que aparece no rosto, em especial na região da boca, é a mesma que pode acometer os genitais e a pele da região. O infectologista Artur Timerman esclarece:
“O tipo 1 do vírus acomete mais os lábios e a face, e o tipo 2 é mais comum na região genital. Hoje, no entanto, já é possível que os dois tipos do vírus afetem as duas áreas, devido à disseminação do sexo oral sem proteção”, explica o infectologista Artur Timerman.
Para evitar a contaminação por qualquer um dos dois tipos de vírus causadores do herpes, é preciso usar preservativo em todas as relações sexuais, inclusive no sexo oral, e evitar o contato direto com as bolhas ou mesmo com as feridas da boca e da região do rosto.
“A transmissão bucal é muito disseminada hoje em dia, por isso é mais difícil prevenir. Mas, se a pessoa estiver com a lesão ativa, não deve manter contato direto com outras pessoas e não deve compartilhar objetos pessoais como talheres, toalhas, escova de dentes e maquiagens”, orienta o infectologista Luiggi Miguez, do Hospital Balbino (RJ).
Como o vírus do herpes não é eliminado pelo corpo, o tratamento da infecção é feito se e quando as lesões começam a aparecer – as crises duram de três a sete dias. Em geral, explica Timerman, o tratamento é feito com remédios antivirais orais, e apenas em pessoas que têm infecções muito frequentes.
“O remédio só tem efetividade se é usado nas 24 horas iniciais da crise. Se for administrado em tempo, pode até abortar a crise, mas isso vai depender da imunidade de cada um”, diz Timerman.
Herpes zoster
Outra infecção com características bem parecidas com as do herpes causa muita apreensão em quem a tem. É o herpes zoster, popularmente conhecido como “cobreiro”. Ele gera as mesmas bolhas e feridas, mas é causado por um outro vírus, o varicela zoster (VZV) – o mesmo que causa a catapora (ou varicela).
Todas as pessoas que já tiveram catapora têm o herpes zoster no organismo e também conviverão com ele até o fim de suas vidas. Essa infecção latente e localizada nos nervos não causa problema algum na maioria dos infectados. Em até 15% dos casos, entretanto, a infecção se manifesta eventualmente, em geral quando o sistema de defesa do corpo está enfraquecido, causando dores intensas nos nervos afetados pelo vírus.
“A diferença entre a infecção causada pelo herpes zoster é que ela acompanha o caminho dos nervos, seja na perna, nas costas ou na face. A doença é chamada de ‘cobreiro’ por causa disso. As lesões fazem o caminho do nervo, que é longilíneo feito uma cobra”, explica Miguez.
 Fonte: O Dia Online 

Produtos químicos podem causar obesidade
Os “obesogênicos” engordam, mas não são comida
E você achando que só engordava por conta da comida. 
Os obesogênicos, termo criado pelo pesquisador Bruce Blumberg da Universidade da Califórnia, são produtos químicos encontrados em embalagens de alimentos, no teflon das panelas antiaderentes, em produtos de beleza e sabonetes, dentre outros, que podem colaborar com a obesidade de adultos e crianças.
Estudos realizados em animais apontam que a exposição de fetos e filhotes a alguns desses compostos pode causar problemas durante o desenvolvimento do sistema endócrino, favorecendo o desenvolvimento das células do tecido adiposo.
Em outro estudo publicado na revista Environmental Health Perspectives, pesquisadores descrevem a presença de obesogênicos nos corpos de gestantes, que podem passar essas substâncias químicas aos seus filhos. Isso favoreceria o desenvolvimento de obesidade. Saiba mais sobre outros riscos a que as grávidas estão expostas em nossa matéria especial sobre o assunto.
A exposição de adultos aos obesogênicos causa o mesmo problema, mas em menor escala. Crianças pequenas e fetos estão ainda em estágios de desenvolvimento do corpo, o que faz com que qualquer problema durante esse processo os acometa por toda sua vida. Os adultos, com seus corpos já desenvolvidos, mesmo não estando livres, estão menos suscetíveis a essas mudanças.
Abaixo, os principais suspeitos de serem possíveis obesogênicos:
-Pesticidas: estudos já demonstram uma relação direta entre a obesidade infantil, e pesticidas organoclorados, e organofosforados. Além do problema com o peso, os organofosforados estão ligados à leucemia em crianças;
-Bisfenol A: esse composto é utilizado em plásticos rígidos como tábuas de corte, CDs, DVDs, escovas de dentes, mamadeiras e até mesmo em papéis termossensíveis como os de fax e até mesmo os comprovantes de cartão de crédito. Ele favorece o desenvolvimento das células de gordura e resistência à insulina;
-Ftalatos: são utilizados de duas maneiras. A primeira é para deixar produtos plásticos como brinquedos, garrafas plásticas, vinil e pisos mais maleáveis. A segunda é como solvente e conservante de odor em produtos cosméticos como perfume. Estudos relacionam o composto ao desenvolvimento de obesidade e diabetes;
-Teflon: o material utilizado para garantir a antiaderência de panelas é, segundo pesquisadores, não só responsável pelo desenvolvimento de obesidade em bebês, mas também por infeções e asma;
-Bifenil policlorado: além de ser um poluente orgânico persistente - POP, o PCB, utilizado como retardante de chamas, pode estar presente em alimentos contaminados como carne, peixes e derivados de leite e, segundo pesquisadores, também é associado à obesidade. Eles contaminam os animais através do processo de bioacumulação. O PCB que não é descartado corretamente chega à rios e lagos, onde contaminam peixes e microorganismos. Ao se alimentar desses animais, ou beber a água desses rios e lagos, animais maiores, a exemplo do próprio humano, também se contaminam. Estudiosos acreditam que a os alimentos são a principal forma de exposição do homem a esse poluente;
-Soja: esse é um exemplo curioso, já que a soja e seus produtos derivados têm pouca gordura e fazem bem a saúde. Mas estudos mostram que isoflavonas, como daidzeína e a genisteína, presentes no grão e normalmente utilizadas em repositores hormonais, estão ligadas ao desenvolvimento de obesidade em crianças e bebês.
Evitando os riscos
A ideia é evitar ao máximo possível os produtos que contêm esses tipos de compostos químicos. Para evitar os pesticidas, sempre prefira comer frutas, legumes e verduras orgânicas.
Você também não precisa jogar fora suas coleções de CDs e DVDs. Comece a investir em mídias digitais para substituir as mídias físicas. Troque aos poucos itens plásticos que possuam equivalentes produzidos com outro tipo de material. Um bom começo é trocar sua tábua de corte de plástico por uma de madeira, além de evitar ao máximo o contato com os diversos tipos de papel termossensível, como recibos e extratos bancários, papéis de fax e comprovantes de cartão de crédito.
A informação é muito importante. Leia as embalagens dos brinquedos das crianças e compre apenas produtos certificados pelo Inmetro. Informe-se se piso aplicado na sua residência leva ftalatos em sua composição. Para saber quais cosméticos possuem ftalatos ou qualquer outro composto químico tóxico, leia sobre sua composição e caso inexista, tente encontrá-lo o site do grupo Skin Deep.
Não se desespere se suas panelas são revestidas com teflon. Mas quando perceber que a superfície antiaderente está arranhada ou se soltando a substitua o quanto antes e a substitua optando por produtos isentos deste tipo de substância.
Para evitar a contaminação por PCB eventualmente presente em carnes, peixes e derivados de leite, inclua mais frutas, legumes e verduras orgânicas em sua dieta.
Como as isoflavonas presentes na soja parecem afetar mais as crianças, evite os produtos derivados do grão tanto durante a gestação, quanto durante a alimentação dos bebês e consulte um nutricionista ou um pediatra sobre alternativas.
Então, lembre-se: antes de reclamar do seu médico, nutricionista ou dizer que não consegue emagrecer de maneira nenhuma, pense nos obesogênicos e nos problemas causados por eles. Claro, também não exagere e coloque toda a culpa nessas substâncias, mas saiba que elas podem estar em seu organismo e serem uma barreira a mais para quem deseja perder peso
Fonte: Ecycle

Novas regras de qualidade da telefonia fixa valem em 4 meses 
Pesquisa de satisfação e mínimo de chamadas completadas são obrigações.
Medida atinge concessionárias e operadoras com mais de 50 mil clientes.
As operadoras de telefonia fixa vão ter de cumprir novos critérios de qualidade nas chamadas e no atendimento a partir de junho deste ano, segundo resolução publicada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial da União.
Pelas novas regras, as empresas de telefonia terão de fazer pesquisas de satisfação dos clientes, enviar relatórios periódicos à Anatel e cumprir percentuais mínimos de chamadas completadas.
O regulamento que define novos critérios de qualidade para a prestação do serviço de telefonia fixa no país foi aprovado em dezembro do ano passado e nesta quinta a resolução com as regras foi publicada.
A resolução prevê que as novas regras entrem em vigor em 120 dias e valem tanto para o serviço fixo local quanto para longa distância.
A telefonia fixa foi o terceiro serviço mais reclamado no Procon-SP em 2012, segundo balanço da fundação.
Já a telefonia móvel foi o segundo maior alvo de reclamação. As vendas de chip da TIM, Claro e Oi chegou a ser suspensa durante o ano por conta do alto número de reclamações recebidas pela Anatel.
Como era e como ficam as metas de qualidade das empresas
ATUALMENTEA PARTIR DE JUNHO
Tentativas de chamadas que têm de ser completadas70% locais e de longa distância*93% das chamadas locais e
92% dos interurbanos
Máximo de faturas com erro2 por mil2,5 por mil
Máximo de solicitações de reparo1,5 para cada 100 assinantes2,5 para cada 100 assinantes.
Número máximo de reclamaçõesNão havia menção a limite4%. E deve cair para 2% até 2015
*(das 9h às 11h e entre 20h e 22h)

Novas regras
Pelo regulamento, 93% das chamadas locais e 92% dos interurbanos feitos pelos clientes precisam ser completados. O documento também estabelece o limite de 2,5 erros em contas emitidas para cada mil usuários. Quanto aos pedidos de reparo, serão tolerados dois para cada grupo de 100 assinantes.
O novo regulamento também impõe limite para o número de reclamações, que, a partir de junho, não deve ultrapassar 4% dos clientes para as concessionárias que oferecem o serviço local, somando todos os canais de atendimento da empresa. Esse índice vai cair nos próximos anos até chegar em 2% em janeiro de 2015. Nos regulamentos anteriores, não havia menção a limite mínimo de reclamações.
As regras valem para as concessionárias de telefonia fixa (Oi, Telefônica, Sercomtel e CTBC, na modalidade local, e Embratel, na longa distância), além das empresas com mais de 50 mil clientes e que prestam o serviço sob autorização - como GVT e NET.
O descumprimento das novas metas pode levar a Anatel a abrir processo administrativo contra a empresa e aplicar multa contra ela.
O consumidor que quiser fazer reclamações sobre o serviço das empresas pode entrar em contato com a Anatel pelo número 1331, das 8h às 20h, de segunda a sexta.
Pela internet, o contato pode ser feito por meio do serviço de atendimento da agência e, nas capitais, é ir pessoalmente à Sala do Cidadão (veja os endereços aqui).
Regras antigas
O novo regulamento substitui dois outros textos, de 2003 e 2005, que estabeleciam as metas de qualidade a serem cumpridas pelas empresas que prestam serviço de telefonia fixa no país e a metodologia para coleta desses dados. A mudança torna as regras do setor mais rígidas.
Atualmente, a meta das empresas de telefonia é garantir um serviço que complete 70% das tentativas de chamadas, tanto para ligações locais quanto de longa distância, nos períodos considerados de maior movimento (das 9h às 11h e entre 20h e 22h). A partir de junho, ela passa a ser de 93% nas chamadas locais e 92% nos interurbanos.
Em pelo menos dois indicadores, a Anatel ampliou a meta a ser cumprida pelas empresas. Em relação ao número de faturas de cobrança com erro, o limite sobe dos atuais 2 por mil para 2,5 por mil documentos emitidos. Já a meta de solicitação de reparos vai passar de 1,5 para 2,5 solicitações para cada grupo de 100 assinantes.
A Anatel nega que as medidas tenham deixado mais branda a cobrança sobre as operadoras.  Segundo a agência, foram feitas mudanças na forma de aferição desses indicadores que os tornam mais rígidos, apesar do aumento da margem para descumprimento da obrigação.
Fonte: G1

Término do horário de verão 
À meia-noite de hoje, os relógios devem ser atrasados em uma hora.
Após 119 dias em vigor, o horário de verão termina em 11 Estados e no Distrito Federal. 
A medida provocou a redução de 4,5% no consumo de energia no horário de pico em todo o País, segundo o governo federal. 
Quem pretende utilizar aviões ou o serviço de transporte público entre hoje e amanhã deve ficar atento à mudança no horário.
A diminuição na demanda por eletricidade no horário de pico foi de cerca de 2.477 megawatts (MW), ou 4,5% do consumo do País, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Voos serão alterados 
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas – ABEAR alerta os passageiros de suas empresas associadas para o término do horário brasileiro de verão 2012/2013, a partir de 00h00 (zero hora) do dia 17 de fevereiro de 2013 (domingo), que impactará a malha aérea de alguns destinos, prioritariamente as cidades que não sofreram mudanças com o horário brasileiro de verão, em vigor desde o dia 21 de outubro de 2012.
Os voos operados pelas empresas aéreas terão seus horários de chegada e/ou partida atrasados em uma hora em relação ao horário em vigor nos aeroportos dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe.
A recomendação é que os usuários verifiquem junto às companhias aéreas se seus voos serão alterados. As empresas disponibilizam seus canais de comunicação (site, redes sociais, e-mail marketing, call centers etc.) para dar orientações, prestar esclarecimentos e disponibilizar os novos horários de voos.
Fonte: Jb Online/ebc

Paim destaca Campanha da Fraternidade 2013, sobre juventude
A Campanha da Fraternidade de 2013, com o tema “Fraternidade e juventude”, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi destacada por Paulo Paim (PT-RS)
— Esse tema vem em um momento adequado, pois neste ano vamos aprovar o Estatuto da Juventude — afirmou o senador, relator na Comissão de Assuntos Sociais  do projeto que estabelece diretrizes de políticas para pessoas de 15 a 29 anos (PLC 98/11).
Paim também registrou a criação do Parque Canoas de Inovação (PCI), em Canoas (RS), que terá um programa de atração de empresas. Segundo ele, no parque, “o verde vai conviver com o desenvolvimento de pesquisas, com mão de obra qualificada e foco no desenvolvimento sustentável”.
O senador ainda defendeu o PLC 130/11, que impõe multa a empresas que discriminem mulheres oferecendo a elas remuneração menor que aos homens pelo mesmo trabalho.
Fonte: Jornal do Senado

Projeto reduz Imposto de Renda de empresa que contrata deficientes
Proposta que baixa em 2% alíquota do imposto cobrado de empresário que destine ao menos 10% das vagas a pessoas com deficiência está pronta para ser votada pela Comissão de Direitos Humanos
Couto explica que o projeto facilita o cumprimento da reserva legal de cargos estabelecida pela Lei 8.213/91, que obriga as empresas com pelo menos cem empregados a preencher de 2% a 5% das vagas com profissionais reabilitados ou com deficiência. Cabe ao Ministério do Trabalho fiscalizar o cumprimento.A legislação do Imposto de Renda (IR) poderá ser alterada para incentivar a contratação de trabalhadores com deficiência. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) está pronta para votar o substitutivo ao projeto PLS 391/12, do senador Mário Couto (PSDB-PA), que reduz a alíquota do IR para as empresas que destinarem ao menos 10% das vagas a pessoas com deficiência — quem aplicar essa porcentagem mínima terá a alíquota do IR reduzida em 2%.
— As empresas enfrentam dificuldades quase intransponíveis para seguir tal comando, ao passo que, caso a exigência legal fosse transformada em incentivos fiscais, o efeito de integração social seria obtido sem dar lugar aos diversos problemas que as empresas têm de enfrentar para cumprir as exigências da Lei de Cotas — afirmou Mário Couto.
O relator do projeto, senador Paulo Paim (PT-RS), também reconheceu as dificuldades enfrentadas para a contratação de empregados com deficiência. Ele considera mais produtivo criar incentivos econômicos do que simplesmente punir as empresas que não sigam a política de cotas — a intenção é fazer o empresário ver a contratação desses profissionais como algo lucrativo.
Depois da CDH, o PLS 391/12 será votado em decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Econômicos.
Fonte: Jornal do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário