terça-feira, 29 de janeiro de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 29.01.13


Olá amigos!
Hoje, além de estarmos proporcionando informações e entretenimento a todos, estamos precisando da solidariedade de todos.
Ocorreu ontem a tardinha, um incêndio no bairro Camillo Gomes. 
A casa foi toda queimada, devastando tudo o que tinham. 
Com a benção de Deus, ninguém ficou ferido.
Na casa residiam um casal e seus 7 filhos (5 Meninos de 2,4, 10, 11 e 16 anos - 2 Meninas de 13 e 15 anos
Precisamos muito da ajuda de todos vocês: móveis, eletros, cobertas, roupas, alimentos, colchões, utensílios... tudo é muito bem vindo para ajudarmos à esta família. 
As doações podem ser deixadas na rua Pompílio Nunes, 650 - bairro Camillo Gomes ou na Sinttonia FM, das 9h às 12h.
Contamos com a colaboração de todos!


Hemocentro pede que apenas pessoas com RH negativo se desloquem para doação
O Hemocentro do Estado do RS (Hemorgs) agradece a imediata e numerosa resposta da sociedade gaúcha aos pedidos de doação de sangue. Todos os hemocentros públicos e bancos de sangue privados recebem na manhã desta segunda-feira (28) um grande fluxo de doadores, inclusive, além de suas capacidades de atendimento. Desse modo, a direção do Hemorgs pede que só pessoas com sangue fator RH Negativo se desloquem até os hemocentros. Outras doações devem ser agendadas previamente ao longo da semana pelo telefone (51) 3336.6755.
Devido a tragédia ocorrida em Santa Maria na madrugada de domingo (27), com um grande número de mortos e feridos, a Secretaria Estadual da Saúde mobilizou a comunidade para a doação sangue durante as próximas semanas. Apesar do estoque ter sido suficiente para atender até o momento os casos de pacientes internados em Santa Maria e em Porto Alegre, o Governo do Estado pediu o apoio da população para a reposição do material.
Fonte: estado.rs

Projeto que legaliza casamento gay está pronto para votação final
Pelo texto, união civil entre pessoas do mesmo sexo poderá ser convertida em casamento com requerimento ao Registro Civil

Proposta que altera o Código Civil para reconhecer união estável entre casais do mesmo sexo e possibilitar a conversão dessa união em casamento está pronta para votação final na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se for aprovada e não houver recurso para votação em Plenário, segue para a Câmara.
Atualmente, o Código Civil reconhece como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher. Com o projeto (PLS 612/11), a lei será alterada para estabelecer como família a união estável entre duas pessoas. A proposta, da senadora licenciada Marta Suplicy, determina ainda que a união estável poderá converter-se em casamento, mediante requerimento dos companheiros ao oficial do Registro Civil, no qual declarem que não têm impedimentos para casar e indiquem o regime de bens que passam a adotar.
Em seu voto favorável, o relator, Roberto Requião (PMDB-PR), lembra decisão de 2011 do Supremo Tribunal Federal (STF) reconhecendo o direito à formalização da união entre homossexuais. Ele observa que cabe ao Legislativo adequar a lei ao entendimento do Supremo, contribuindo para o aumento da segurança jurídica e disseminação da pacificação social.
O casamento entre pessoas do mesmo sexo já é reconhecido em países como Bélgica, Argentina e África do Sul, mas ainda provoca polêmica em outros. Na França, manifestações contra e a favor têm reunindo milhares de pessoas. No discurso de posse do segundo mandato, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se colocou a favor da legalização, também defendida pelo governo da Inglaterra.
Fonte: Jornal do Senado

Validade de exames pode ser reduzida para renovar habilitação

O prazo de validade de exames de aptidão física e mental poderá ser menor para motoristas com transtornos sensoriais, como deficiência visual e auditiva, ou mental.
A redução é sugerida em substitutivo de Luiz Henrique (PMDB-SC) a projeto (PLC 118/11) que defende a renovação anual desses testes para quem apresente doença que possa reduzir a atenção necessária.
O projeto já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), e o substitutivo de Luiz Henrique vai a votação final na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele considerou que a redação anterior engessa as normas sobre prazos de renovação, sem produzir benefícios à população ou à segurança do trânsito.
Luiz Henrique acredita que deve ser mantida a possibilidade, aberta pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de o perito examinador definir um prazo diferenciado — até um ano — se detectar anormalidade. Ele julgou oportuno incluir no CTB que a identificação de transtornos também poderá motivar a redução da validade dos exames.
Para os demais motoristas, deve ser mantida a renovação a cada cinco anos, ou três anos para quem tiver mais de 65 anos.
Fonte: Jornal do Senado


Resultado da segunda chamada do Sisu já está disponível
Os candidatos selecionados terão os dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para efetuar a matrícula na instituição de ensino

Está disponível o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. A divulgação, prevista para segunda-feira (28), foi antecipada para o último sábado (26). Os candidatos selecionados poderão fazer matrícula nas instituições de ensino nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro para providenciar a matrícula. Para saber o resultado ou participar da lista de espera, o inscrito deve consultar o site do Sistema.
O Sisu é um ambiente virtual que seleciona candidatos a vagas em instituições públicas com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na primeira edição deste ano, o Sisu teve 1.949.958 inscritos que disputaram 129.319 vagas em 3.752 cursos. De acordo com o MEC, este ano o número de vagas cresceu 18% e o número de inscritos 11% , em relação a 2012.
Neste primeiro semestre, 101 instituições públicas de educação superior promovem a seleção de estudantes por meio do sistema.
 Vagas remanescentes
De segunda (28) até o dia 8 de fevereiro, está aberto o prazo de adesão à lista de espera para concorrer às vagas remanescentes. Pode aderir à lista o candidato não selecionado em nenhuma de suas opções de curso nas chamadas regulares e o candidato selecionado em sua segunda opção de curso, independentemente de ter efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita para a primeira opção de vaga do candidato.
Para entrar na lista de espera, o estudante precisa acessar seu boletim do candidato na página do Sisu e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista. A convocação ocorrerá em 18 de fevereiro.

Fonte: Agência Brasil/Ministério da Educação

Mensalidade de faculdade pode ter desconto por disciplina não cursada
Universitários poderão, em breve, conseguir desconto na mensalidade de instituições privadas caso tenham aproveitado disciplinas já cursadas ou decidam adiar uma matéria específica. O projeto (PLS 314/12) está pronto para votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O texto, do ex-senador Cidinho Santos, acrescenta um inciso ao artigo 1º da Lei 9.870/99, que trata do valor total das anuidades escolares. O desconto deve ser proporcional à parcela referente à disciplina não cursada.
Cidinho explica que muitas instituições cobram valores fixos, não concedendo os devidos descontos àqueles alunos que não podem ou não querem cursar determinada disciplina. O mesmo se aplica aos alunos que tiveram aproveitamento de disciplinas anteriormente cursadas. Na prática, se um universitário já tiver cursado com aprovação três disciplinas de um montante de seis sugeridas para aquele semestre, terá de pagar integralmente por todas as disciplinas. Para Cidinho, essa cobrança pode ser considerada abusiva.
O ex-senador ressalta, na justificativa do projeto, que algumas instituições calculam o valor dos serviços adotando o critério de créditos, a partir do somatório das disciplinas a serem cursadas.
A relatora, Lúcia Vânia (PSDB-GO), deu parecer favorável. Depois de analisado pela CAE, o projeto segue para a Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE), para votação final.
Fonte: Jornal do Senado

Into realizará cirurgia em pacientes com problemas de mandíbula

Pacientes com problemas de desenvolvimento de mandíbula poderão fazer, a partir de hoje (29), novo tratamento cirúrgico no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jammil Haddad (Into). A cirurgia de alongamento ósseo beneficiará crianças e adolescentes, com idade de 5 a 15 anos, que têm deformidades congênitas ou adquiridas em traumatismos.
De acordo com o Into, a técnica de reparação tem como objetivo atenuar o crescimento deficiente da mandíbula, utilizando um aparelho feito com titânio que é afixado no maxilar do paciente para estimular o desenvolvimento de tecido ósseo no local. Com os movimentos diários do aparelho - que podem ser internos ou externos - ocorre o alongamento do osso, proporcionando melhorias funcionais e estéticas.
Segundo o chefe do Centro de Cirurgia Crâniomaxilofacial do instituto, Ricardo Cruz, o aparelho externo, apesar de parecer incômodo quando colocado no rosto, é um procedimento menos invasivo e que possibilita a alta do paciente em poucos dias. "Existem outras alternativas para tratar essas doenças, mas o alongamento mandibular ou distração óssea é o mais moderno hoje e consideramos a melhor opção em pacientes jovens com anomalias congênitas ou adquiridas”, disse Cruz.
A cirurgia é indicada ainda para casos de microssomia hemifacial, em que um lado do rosto nasce menor que o outro, síndromes de Pierre-Robin e Treacher-Collins, além de anomalias em trauma e sem causa específica, como a anquiose temporo-mandibular, em que uma ridigez na articulação impossibilita o crescimento da mandíbula.
Por meio do tratamento, o paciente apresenta melhora em suas atividades de mastigação e respiração, além de uma estética mais adequada. Para a completa recuperação, é necessário que os pacientes recebam acompanhamento médico e fonoaudiológico por cerca de quatro meses.
Desde 1989, o Into vem realizando o alongamento ósseo de pessoas com doenças no aparelho locomotor, permitindo a correção de deformidades nos membros superiores e inferiores, por meio da aplicação de aparelhos de fixação externa.
Fonte: ebc

Escola de samba mirim ensina técnicas de reciclagem de materiais em projeto de moda ecológica





Nenhum comentário:

Postar um comentário