quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 31.01.13


Fifa divulga cartaz oficial da Copa 2014
Peça foi divulgada nesta quarta-feira (30) no Rio de Janeiro pelos novos embaixadores da Copa do Mundo da Fifa 2014
Em primeira missão oficial, os embaixadores da Copa do Mundo da Fifa 2014 apresentaram nesta quarta-feira (30) o cartaz oficial do torneio. Quatro campeões mundiais – Amarildo, Carlos Alberto Torres, Bebeto e Ronaldo –, e a craque do futebol feminino Marta, foram convidados pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke para encerrar o suspense e ajudar a revelar a arte vencedora. O cartaz oficial é o último símbolo visual do principal evento da Fifa que faltava ser apresentado.
"O cartaz é um ótimo exemplo da grande capacidade criativa do Brasil. A proposta ganhadora sem dúvida servirá como um esplêndido cartão de visita para a Copa do Mundo da Fifa 2014, que começará em 498 dias. Com muita emotividade, o cartaz destaca a importância e o brilho do torneio, assim como o fascínio gerado pelo futebol", explicou Valcke, que escolheu a peça vencedora como integrante de uma comissão julgadora de alto nível, formada também pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, pelo presidente do COL, José Maria Marin, pelo artista plástico Romero Britto, e por Ronaldo e Bebeto, integrantes do conselho do COL.
"É diferente, brasileiro, criativo e ousado. Tem a nossa imensidão, capta nosso ritmo e nossas cores.
À vitória!” falou a ministra  da Cultura, Marta Suplicy.
"O cartaz oficial é um passo importante para apresentar o Brasil e a Copa do Mundo da Fifa tanto no próprio país-sede quanto no exterior. É importante passar a imagem de uma nação que é moderna, inovadora, sustentável, feliz, unida e, é claro, apaixonada pelo futebol", explicou o ex-craque Ronaldo.
"Tenho certeza de que o povo brasileiro se sentirá bem representado assim que conhecer o cartaz. Estamos orgulhosos deste símbolo tão importante da Copa do Mundo da Fifa, que também mostra a paixão pelo futebol que existe em nosso País", afirmou Bebeto.
O conceito criativo por trás do cartaz – "Todo um País a serviço do futebol – Brasil e futebol, uma identidade compartilhada" – foi o que inspirou a agência Crama, responsável pela criação da peça,  a pensar no desenho vencedor. Isso fica evidente no desenho das pernas dos jogadores disputando a bola e revelando, ao mesmo tempo, o mapa do Brasil.
O desenho também é composto por plantas nativas, animais, entre eles, tatu bola, camaleão, tucano, e outras ilustrações ligadas ao País, como um dançarino de frevo, um chimarrão, praias, uma baiana, todos nas cores verde, amarelo e azul.
 Fonte: Portal da Copa/Portal Brasil


Prefeitura de Bagé cancela eventos do fim de semana em respeito à tragédia ocorrida em Santa Maria
Em respeito ao trágico acontecimento ocorrido em Santa Maria neste final de semana, a Prefeitura de Bagé através da Secretaria de Cultura comunica a todos os bajeenses que estão suspensas todas as celebrações festivas, previstas para o próximo final de semana, sob a responsabilidade da municipalidade ou por ela apoiada, nelas incluídos o Projeto Mesa de Bar, o Concurso da Rainha do Carnaval do Município, a Mostra de Sambas de Enredo e o Baile de Santa Thereza “No Tempo das Marchinhas”.
A partir da próxima segunda-feira (04.01), a Secretaria promoverá reuniões com os dirigentes das entidades carnavalescas e instituições para avaliar e decidir a continuidade dos festejos, bem como, se for o caso, a elaboração de um novo calendário.
“O acontecimento entristece e enluta a comunidade”, declarou o Secretário de Cultura Sapiran Brito. Mais informações pelos telefones 3242-9012 ou 9963-1059.

Cientistas iniciam testes em humanos de vacina anti-HIV 
 Testes serão realizados em 48 pacientes soropositivos.
Primeiros resultados devem sair em 5 meses, dizem cientistas.
 Professor Erwann Loret manuseia vacina contra HIV em Marselha. (Foto: Anne-Christine Poujoulart/AFP)
 Cientistas vão iniciar nas próximas semanas testes clínicos de uma vacina contra a Aids, em Marselha, no sul da França, com 48 voluntários soropositivos, dando uma nova esperança na luta contra o vírus. A iniciativa foi anunciada nesta terça-feira (29) pelo professor Erwann Loret.
 "Não é o fim da Aids", ponderou Loret, embora a expectativa dos pesquisadores seja a de conseguir substituir os coquetéis de antirretrovirais, cujos efeitos colaterais costumam ser bastante incômodos, pela vacina.
"O alvo é uma proteína denominada Tat (transativador de transcrição viral)", acrescentou o professor, que apresentou em um hospital de Marselha o teste clínico autorizado em 24 de janeiro pela Agência Nacional de Segurança do Medicamento (ANSM).
 Nos soropositivos, esta proteína desempenha o papel de "guarda-costas das células infectadas", explicou. Logo, o organismo não consegue nem reconhecê-la, nem neutralizá-la, aspecto que a vacina quer reverter.
Quarenta e oito pacientes soropositivos e em tratamento com coquetéis vão participar do estudo. Os testes começarão em algumas semanas, prazo para selecionar os voluntários, explicar-lhes os riscos da experiência e obter o consentimento deles .
Os primeiros esboços de resultados são aguardados para daqui a cinco meses.
Os pacientes serão vacinados três vezes, com um mês de intervalo entre cada dose. Em seguida, eles deverão suspender o tratamento com coquetéis durante dois meses.
"Se, após estes dois meses, a viremia (taxa de vírus no sangue) for indetectável", então o estudo terá cumprido os critérios estabelecidos pela OnuAids (órgão das Nações Unidas focado no combae à Aids), explicou o professor Loret.
Em caso de sucesso, 80 pessoas participarão de testes, a metade delas tomando a vacina e a outra, um placebo. Os cientistas alertam, porém, que serão necessários vários anos para saber se a vacina constitui ou não um avanço.
"De 25 a 26 testes com vacinas anti-HIV são realizados no mundo atualmente", estimou o professor Jean-François Delfraissy, diretor da Agência Nacional de Pesquisas sobre a Aids (ANRS) da França.
 Apesar de animador, o anúncio também exige cautela disse o professor. "É preciso ser prudente com as mensagens que transmitimos aos pacientes e ao grande público", declarou durante uma coletiva por telefone.
A opinião dele é compartilhada por Marie Suzan, presidente regional da AIDES, associação francesa de combate à Aids. Segundo ela, é sábio "aguardar para ver no que vai dar" a pesquisa.
Em 2011, 34 milhões de pessoas viviam no mundo com HIV e 2,5 milhões foram contaminadas. Desde que foi descoberto, o vírus causou mais de 30 milhões de mortes e estima-se que, a cada ano, 1,8 milhão de pessoas morra de HIV/Aids, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fonte: G1 

Agripino propõe isenção fiscal para empresas startups


Empresa startup é um grupo de pessoas empenhadas num modelo de negócio sob extrema incerteza. Poderá ter isenção fiscal desde que se dedique a desenvolvimento de sites, blogs, redes sociais, criação de software ou outros dispositivos eletrônicos e tenha receita trimestral inferior a R$ 30 mil. É o que prevê o PLS 321/12, de José Agripino (DEM-RN).
O projeto cria o Sistema de Tratamento Especial a Novas Empresas de Tecnologia e prevê que uma startup poderá aderir ao inscrever-se na Receita Federal. Assim, terá isenção total e temporária do pagamento de todos os impostos federais, estaduais e municipais.
O texto aguarda votação nas Comissões de Ciência e Tecnologia (CCT) e de Assuntos Econômicos (CAE), antes de seguir para a Câmara.
Fonte: Jornal do Senado


Encontro aponta superação da extrema pobreza como dever de cada município
Em 90 dias após o evento, municípios devem começar a adotar medidas e ações para combater a pobreza no País, avalia secretário do MDS
Após o Encontro de Prefeitos e Prefeitas, a intenção do governo federal é de que os mandatários voltem aos seus municípios em condições de deslanchar uma série de ações de combate à pobreza ainda nos primeiros 90 dias de suas gestões, destacou o secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tiago Falcão.
Para estimular as ações, o secretário falou sobre o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas Trabalho. O programa que tem como objetivo a integração dos usuários da assistência social ao mercado por meio de ações articuladas, como a intermediação de mão de obra entre potenciais trabalhadores e empregadores, e o incentivo ao empreendedorismo individual ou coletivo de economia solidária (criação de cooperativas, por exemplo).
Uma das ações que também fazem parte da inclusão produtiva urbana é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), informou Tiago Falcão. O programa já tem mais 266,7 mil inscritos.
O Pronatec Brasil Sem Miséria, já possui mais de 266,7 mil inscritos. De acordo com  Falcão, o Programa pode ser instituído por meio de convênios com os institutos técnicos federais, redes estaduais de educação profissional e Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar). “São cursos que têm entre 160 e 190 horas de duração e oferecidos por instituições reconhecidas”, disse o secretário, durante a oficina.
A oficina inclusão produtiva, faz parte de um dos eixos do Brasil Sem Miséria, plano lançado pela presidenta Dilma Rousseff em 2011, com objetivo de superar a extrema pobreza.
 Qualificação profissional
Além de intermediar a disponibilização de vagas de emprego, Tiago Falcão destacou que é importante que os gestores estejam atentos às necessidades e carências de mão de obra dos municípios para direcionar a qualificação da população. Isso é importante para garantir que o mercado de trabalho consiga absorver esses profissionais. Por isso, o secretário sugeriu o diálogo permanente entre poder público municipal e o empresariado local.
Dificuldades
Os secretários municipais aproveitaram para compartilhar as dificuldades em implantar os programas nacionais em seus municípios. De acordo com eles, os entraves vão desde a falta de conhecimento das ações que podem ser implantadas até as questões específicas de cada cidade.
Para a nova secretária municipal de Assistência Social de Porto Velho (RO), Josélia Silva, a principal dificuldade, neste início de gestão, é estabelecer parcerias para implantar os programas. Mesmo assim, ela se mostrou confiante, depois de participar da oficina. “A proposta do governo federal de combate à extrema pobreza é séria”.
Também participaram da oficina o diretor de Inclusão Produtiva do MDS, Luiz Müller; a diretora de Proteção Social Básica do MDS, Léia Braga; a coordenadora-geral de Apoio à Execução de Projetos e Serviços, Lídia Barbosa; e o diretor da Rede Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Feres.
 Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social


Manutenção da CEEE pode ocasionar falta d’água
Devido à manutenção da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) em Bagé, poderá haver interrupção no abastecimento de água nesta quinta-feira (31/01) na região abastecida pela caixa do Passo das Tropas.
O serviço será realizado das 13h15 às 18h15.
Os bairros atingidos serão: Menino Deus, Mingote Paiva, Alcides Almeida, Vila Brasil, Santa Cecília, Ibajé, Floresta e arredores. Mais informações podem ser obtidas na Central de Serviços do Daeb, pelo telefone 08005102219 ou 115.



Transexuais e travestis poderão usar nome social em cartão do SUS
Inclusão do nome social de travestis e transexuais no cartão do Sistema Único de Saúde tem como objetivo reconhecer a legitimidade da identidade desses grupos e promover o maior acesso à rede pública
 Em apoio ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado nesta terça-feira (29), o Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, lançou uma campanha de combate à violência contra travestis e transexuais. O ministério também anunciou que esses cidadãos poderão usar o nome social no Cartão SUS.
O lançamento reuniu lideranças transexuais e travestis do movimento social. A campanha conta com vídeo e cartaz de divulgação com a frase “Travesti que se cuida, denuncia”, ambos com participação da travesti Ivana Spears. A ação pretende estimular o uso do Disque 100, serviço de proteção contra a violência de forma geral.
A inclusão do nome social de travestis e transexuais no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) tem como objetivo reconhecer a legitimidade da identidade desses grupos e promover o maior acesso à rede pública. “Um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde, atualmente, é combinar as políticas universais, que atendem a toda a população, com as políticas que precisam quebrar barreiras sociais, culturais, de preconceito”, explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
A ideia é promover o direito de ser respeitado e ter acesso digno nos serviços de saúde. “O nome social é uma questão de saúde pública. Quando uma travesti deixa de procurar o serviço de saúde, normalmente, é porque já antecipa a frustração de ser tratada pelo seu nome de registro” declarou Fernanda Benvenutty, travesti, líder social e membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
 Nome social no cartão do SUS
A inclusão do nome social no cartão do SUS é defendida pelo Ministério da Saúde como uma forma de reconhecer a identidade de gênero. “Se os serviços de saúde não têm estratégias que permitam o adequado acolhimento de travestis e transexuais, esses grupos se tornarão cada vez mais vulneráveis. Essa é uma questão de saúde pública, e a primeira barreira a ser transposta, é a de permitir que essas pessoas sejam atendidas, nas unidades de saúde, pelo nome que desejam”, declarou Barbosa.
Para a presidente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBT, Keila Simpson, a saúde é o setor que mais tem atendido às demandas da população de travestis e transexuais. Segundo ela, a substituição do nome de registro pelo nome social é um avanço importante em prol da defesa da identidade e da saúde da população de travestis e transexuais.
 Fonte: Ministério da Saúde/Agência Brasil


e-Tec divulga editais para seleção de tutores e reingresso em curso
Está aberto o edital de seleção de tutores a distância e presenciais para atuarem no curso técnico em Automação Industrial na modalidade a distância do polo Bagé da Escola Técnica Aberta do Brasil, e-Tec, que funciona nas dependências da Escola Municipal Dr. Antenor Gonçalves Pereira. São oferecidas 4 vagas para tutores a distância e 10 vagas para tutores presenciais. Para os tutores presenciais, são 2 vagas em cada um dos polos de Bagé, São Borja, Alegrete, Cruz Alta e Santa Maria.
As inscrições ocorrem até o dia 4 de fevereiro e a seleção para tutoria será feita em duas etapas: primeiro, a análise da documentação, que deverá ser enviada via correio e, após, uma entrevista individual.
Os interessados poderão encontrar informações sobre as vagas, os requisitos mínimos para o cargo, os valores de bolsa e a carga-horária, através do site w3.ufsm.br/eadctism.
Além disso, os alunos não-concluintes, desistentes ou que tenham sido reprovados no curso técnico em Automação Industrial EaD, poderão encontrar no mesmo endereço eletrônico o edital e o formulário de reingresso, cujas inscrições permanecem abertas até o dia 8 de fevereiro.
Atualmente, em caráter provisório, as atividades do e-Tec Pólo Bagé estão acontecendo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart, das 18h às 22h.

SEAPA/FEPAGRO entrega as primeiras doses de sêmen para a Prefeitura de Bagé
Produtores da Abaleite serão os maiores beneficiados com o programa Estadual Dissemina
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (SEAPA/FEPAGRO), entregou na tarde de ontem (30.01), as primeiras doses de sêmen para a Prefeitura de Bagé. A ação faz parte do programa Estadual “Dissemina” que contribui para o melhoramento das cadeias produtivas da pecuária de corte e leite, em especial ao sistema de agricultura e pecuária familiar.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Alencar Dal Molin, os contemplados serão os produtores familiares da cidade que estão localizados em 10 regiões do município. “Na primeira etapa do programa, os maiores beneficiados pelos programas serão os produtores da Abaleite que atualmente conta com 123 associados”, completou.
Conforme o coordenador do programa Dissemina, Mário Antônio Oliveira primeiramente serão fornecidas duas mil doses, um botijão de sêmen e uma caminhonete utilitária. “A ação prevê o melhoramento genético com a prática da inseminação artificial. As doses serão fornecidas à custo zero”, completou.
Segundo Oliveira, haverá uma segunda etapa do programa. “Inicialmente o projeto-piloto contempla 30 cidades e Bagé é uma delas”, completou. Dal Molin ainda salientou que na próxima semana a Secretaria fará os contatos para a distribuição do material.
Programa Dissemina
O programa tem como meta a adesão de 150 municípios até o final de 2014. Serão disponibilizadas 300 mil doses de sêmen e nitrogênio a preço subsidiado e treinamento dos responsáveis técnicos pelo “Dissemina” nos municípios conveniados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário