segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 28.01.13

Saiba como ajudar as vítimas do incêndio em Santa Maria

Ajude as vítimas do incêndio na Boate Kiss doando sangue.
O endereço para doação é Avenida Presidente Vargas, 2291 - Santa Maria (RS).
Para ajudar com doações de água, luvas, papel higiênico, álcool gel, máscaras e medicamentos, basta ligar para o telefone (55) 3220 -7200.


Polícia informa a identificação de 232 vítimas de incêndio em boate no RS
 Até o momento, foram identificadas 232 pessoas vítimas do incêndio da Boate Kiss na última madrugada, segundo a Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Apenas o corpo de uma mulher ainda não foi identificado, que está no Centro Desportivo Municipal de Santa Maria (RS). O velório coletivo das vítimas vai durar toda a noite e um culto ecumênico é esperado para amanhã (28) pela manhã.

O enterro da maior parte das vítimas deverá ocorrer no cemitério municipal, onde o Exército já trabalha desde a manhã de hoje para abrir covas. Ainda não há previsão de horário para a despedida final aos universitários que morreram, em sua maioria, asfixiados com a fumaça do incêndio. Muitos corpos foram levados para outras cidades próximas a Santa Maria e para Porto Alegre (RS).
Ao longo de todo o dia, as famílias estiveram no centro desportivo aguardando para o reconhecimento dos corpos. Além dos momentos de choro e desespero, muitas mães e pais dos estudantes não suportaram a emoção e precisaram ser socorridos por equipes de enfermagem, medicina, psicologia e psiquiatria, que atuaram voluntariamente.
Segundo o coordenador dos voluntários de medicina, Rafael Machry, a maior parte dos atendimentos não foi de menor gravidade. Picos de hipertensão e ansiedade estiveram entre as ocorrências mais comuns. No entanto, alguns casos graves como duas suspeitas de infarto entre as 18h e as 20h30 foram encaminhadas para hospitais da cidade.
O médico acredita que na madrugada os atendimentos devem aumentar. “As pessoas ficam mais emotivas [durante o velório] e o atendimento com certeza vai aumentar durante a madrugada”, avaliou.
Até o momento, foram contabilizadas 233 mortes no incêndio e os feridos em estado grave estão nos hospitais de Porto Alegre e Santa Maria.
Fonte: ebc


Começa nesta segunda-feira (28) o Encontro de Prefeitos e Prefeitas 2013
Presidenta Dilma abre encontro de prefeitos nesta segunda-feira (28)

Durante os dias 28 e 30 de janeiro, o Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), sediará o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios Fortes, Brasil Sustentável. O evento tem o objetivo  de apresentar aos novos gestores municipais os programas do governo federal e de que maneira eles têm reflexo direto nas Prefeituras. A programação foi organizada com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania.
A presidenta da República, Dilma Rousseff, fará a abertura do evento, dia 28, às 18h. O Encontro terá cinco auditórios onde ocorrerão palestras das programações principal e paralela, além de oficinas de capacitação e mesas de boas práticas. Também estarão à disposição dos gestores municipais 26 estandes de ministérios e de órgãos com influência direta no cotidiano dos municípios, como por exemplo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
Dentro da programação principal, que ocupará os auditórios Master e Planalto, estarão contemplados aqueles ministérios que executam políticas mais descentralizadas e com contato maior com os executivos municipais. Serão discutidas e apresentadas as principais políticas em Educação, Saúde, Economia e Infraestrutura. No primeiro dia, o destaque será as Políticas voltadas para as Mulheres, bem como o Plano Brasil Maior e Desenvolvimento Local. No segundo dia, com programação mais extensa, serão abordados o Brasil Sem Miséria, o PAC 2, dentre outros. No último dia, a agenda será voltada para os programas de Prevenção a Desastres Naturais, a programas de Desenvolvimento Rural Sustentável, além do relacionamento entre União e Municípios.

Programação – Auditório Buritis
Segunda-feira (28)
14h às 15h30: Papel da Assistência Social no Brasil Sem Miséria
15h30 às 17h: Brasil Sem Miséria no Campo: PAA, Ater, Fomento, Pnae, Água para Todos
Terça-feira (29)
14h às 15h30: Busca Ativa e Garantia de Renda: Cadastro Único, Bolsa Família e Brasil Carinhoso
15h30 às 17h: Inclusão Produtiva no Brasil Sem Miséria: Pronatec BSM, Acessuas/Trabalho, Intermediação e Mapa de Oportunidades
17h às 18h30: Educação e Saúde no Brasil Sem Miséria: Brasil Carinhoso (Creches e Saúde) e Mais Educação
Quarta-feira (30)
9h30 às 10h30: Papel da Assistência Social no Brasil Sem Miséria
10h30 às 12h30: Brasil Sem Miséria no Campo: PAA, Ater, Fomento, Pnae, Água para Todos
14h às 15h30: Busca Ativa e Garantia de Renda: Cadastro Único, Bolsa Família e Brasil Carinhoso
15h30 às 17h: Inclusão Produtiva no Brasil Sem Miséria: Pronatec BSM, Acessuas/Trabalho, Intermediação e Mapa de Oportunidades
17h às 18h30: Educação e Saúde no Brasil Sem Miséria: Brasil Carinhoso (Creches e Saúde) e Mais Educação
 Fonte: Secretaria de Direitos Humanos/Ministério do Turismo/Ministério das Comunicações/Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR)/Ministério das Cidades

Proposta aumenta repasses da União para os estados

Aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/12, que aumenta os valores dos repasses da União para o FPE.
Do autoria de Aécio Neves (PSDB-MG), a PEC diz que a União repassará mais 1% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) como recursos para o fundo.
A Constituição destinou 21,5% desses impostos para o FPE e 22,5% para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Em 2007, diz o senador, a Emenda Constitucional 55 criou destinação adicional de 1% desses tributos para o FPM, montante que deve ser repassado em dezembro.
Aécio lembra que esse adicional foi criado para fortalecer as finanças municipais, dando suporte a despesas de fim de ano, principalmente o 13º ­salário dos servidores.
Na opinião do senador, os estados também passam pelos mesmos problemas de fim de ano.
Ao apresentar a PEC, o senador já previa que a criação de novos critérios de repartição dos recursos do FPE poderia ocasionar perda de receita para alguns estados. Para ele, esse acréscimo de 1% nos repasses poderia ser usado pela União para ­compensar parte dessas perdas.
Fonte: Jornal do Senado

Projeto levará tecnologia ao campo para combater desmatamento

As unidades de tecnologia fazem parte dos esforços do governo brasileiro para diminuir o desmatamento e a degradação ambiental

Unidades demonstrativas de tecnologias serão instaladas em municípios nos quais os índices de desmatamento são mais elevados. A iniciativa, embora destinada a todo o setor agrícola, tem foco na produção familiar. O projeto foi apresentado nessa quinta-feira (24), por videoconferência, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Participaram o diretor de Gestão Territorial da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Arnaldo Carneiro, e representantes da Embrapa e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
As unidades de tecnologia fazem parte dos esforços do governo brasileiro para diminuir o desmatamento e a degradação ambiental. De acordo com o diretor da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Arnaldo Carneiro, o objetivo é instalar as unidades demonstrativas nas propriedades rurais para apresentar as tecnologias existentes que dispensam o uso de fogo e a derrubada de árvores em novas áreas.
“A prioridade do projeto será atuar com produtores da agricultura familiar. Esses agricultores dispõem de poucos recursos tecnológicos, o que propicia o uso de técnicas que levam ao desmatamento”, explica.
O apoio do BNDES será por meio do Fundo Amazônia, que se destina à captação de recursos para as ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e para a promoção da conservação e do uso sustentável das florestas na Amazônia.

 Fonte: Secretaria de Assuntos Estratégicos/BNDES

Unicef lança apelo para arrecadar 1 bilhão de euros
O objetivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) é combater as crises humanitárias que afetam milhões de crianças em 45 países e regiões do mundo. O apelo financeiro é para diminuir o impacto das crises nesses países e melhorar a prevenção nas comunidades.
Fonte: ebc


 A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância

Sanitária informa que estará realizando na próxima quarta, 30 de janeiro, mais uma etapa do Curso Segurança Alimentar, destinado a todos os empreendedores que trabalham com manipulação de alimentos, visando orientar os empresários e/ou seus representantes sobre a legislação vigente no país e o perigo das
DTAs ( doenças transmissíveis por alimentos).
O curso acontecerá às 14:00 h no Sindicato dos Trabalhadores Rurais na rua 20 de setembro.
O certificado concedido neste curso será pré-requisito para  a renovação do Alvará Sanitário exercício 2013.
 O Curso , que faz parte do Projeto Segurança Alimentar Direito de todos,
Dever do Estado, lançado em maio pela Secretaria de Saúde, capacitou até agora mais de 600 empreendedores e deve continuar até que atinja sua totalidade.


Projeto “Tô em Férias!” oferece sessão de cinema
Até o dia 8 de fevereiro, dentro do período de recesso escolar, os estudantes, com idades entre 7 e 13 anos, participarão diariamente de atividades que visam proporcionar momentos de lazer e de aprendizado, como oficinas de dança, informática, artes circenses, recreação, hip-hop, artesanato e artes.
O “Tô em Férias!”, iniciado no dia 7 de janeiro, está sendo realizado nas dependências do Projeto Rodarte e da Escola São Pedro e envolverá cerca de 80 trabalhadores, entre servidores da SMED, professores e oficineiros do Projeto Rodarte, e os professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino.
Segundo o Secretário de Educação em exercício, Eduardo Ruiz, “é uma forma de garantirmos mais tranquilidade para os pais desses alunos, pois eles sabem que seus filhos estão ocupando seu tempo de forma sadia, divertindo-se e aprendendo ao mesmo tempo”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário