terça-feira, 15 de janeiro de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 15.01.13

Texto permite deduzir do Imposto de Renda gasto com academia de ginástica

As despesas com nutricionista, profissional de educação física e com academias de ginástica poderão passar a ser deduzidas do Imposto de Renda.
É o que pretende projeto de lei de Eduardo Lopes (PRB-RJ, foto) que está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
O projeto (PLS 112/12) será relatado por João Vicente Claudino (PTB-PI).  Por enquanto, a proposta aguarda aprovação em Plenário de requerimento para tramitação conjunta com outros projetos que também tratam de isenção de Imposto de Renda. Após análise da CAS, a proposta ainda será examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), antes de ser encaminhada à Câmara dos Deputados.
Segundo o projeto de Lopes, o abatimento será concedido mediante a apresentação, pelo contribuinte, da prescrição médica com o código de Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como da nota fiscal em nome do beneficiário.
Para o autor, os problemas relacionados à nutrição, desde a desnutrição até a obesidade mórbida, têm se tornado questão de saúde pública.
Fonte: Jornal do Senado

Rainha do Carnaval em Bagé

O evento Rainha do Carnaval de Bagé será realizado no dia 02 de fevereiro, a partir das 21h, no Largo do Centro Administrativo.
A nova corte será formada por: Rainhas e Princesas (Adulta, Infantil e Mirim), além de escolha de Rei Momo.

Árvore pós morte

A Bio Urna substitui a lápide dos cemitério e ainda faz bem ao meio ambiente
Os cemitérios estão cada vez mais lotados, ao mesmo tempo em que a ocupação urbana está cada vez maior. E pouco se escuta falar em opções para substituir o túmulo tradicional. Realmente não há muitas pessoas trabalhando para o desenvolvimento de produtos funerários que possam solucionar esse problema e muito menos que sejam ecologicamente corretos.
O designer catalão Gerard Moliné desenvolveu a Bio Urna, que visa ser uma alternativa ecológica e prática para homenagear os mortos. A urna é feita de fibra de casca de coco e com uma porção de turfa compactada e sementes no seu interior. As cinzas da cremação são depositadas nela e funcionam como um adubo orgânico para a planta. Há a possibilidade dos familiares escolherem a semente que será plantada conforme o espaço disponível ou a preferência.
As cinzas de qualquer material orgânico contém potássio, nutriente importante para o crescimento da planta e por isso podem ser utilizadas como adubo. A Bio Urna  pode ser uma opção entre as lápides e a cremação tradicional, além de ser uma maneira de simbolizar a ideia romântica da vida após a morte.
Fonte: ecycle


Rendimento de depósito judicial poderá ser aplicado na melhoria de serviços de órgãos federais

Sem lei para regular a destinação dos rendimentos dos depósitos em juízo em processos que correm na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho, até hoje parte da receita líquida dos valores aplicados acaba engordando os lucros dos bancos. Mas projeto de Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) pode mudar essa situação, atrelando o dinheiro a investimentos para aparelhar e fortalecer os órgãos federais envolvidos na prestação dos serviços de Justiça e treinar os servidores.
É vedada a utilização do dinheiro no pagamento de despesa de pessoal, como salários, gratificações e verbas indenizatórias. A proposta está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Pelo PLS 471/12, a previsão é de que a receita líquida gerada pelas aplicações seja distri­buída do seguinte modo: uma idêntica parcela de 12,5% para a Justiça Federal, a Justiça do Trabalho, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho. Já a Defensoria Pública da União e a Advocacia-Geral da União seriam atendidas, cada uma, com 25%. A receita a ser repartida entre os órgãos corresponde ao valor líquido acima da correção da poupança devida obrigatoriamente àqueles que ao fim ganham as ações, excluídas ainda as taxas de administração bancárias.
Fonte: Jornal do Senado

Sistema de telefonia do STJ passará por manutenção nesta terça-feira

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) informa que será realizada manutenção preventiva no Sistema de Telecomunicações do Tribunal, nesta terça-feira (15), a partir das 19h.
Nesse período, as ligações externas feitas para o STJ poderão sofrer alguma instabilidade. Os serviços voltarão à normalidade assim que os procedimentos forem concluídos.
Fonte: stj.jus.br

Temporada 2013 da Ospa está repleta de grandes atrações

Depois de assistir, em 2012, ao início das obras de sua Sala Sinfônica e à instituição de um plano de cargos e carreiras que a expande e qualifica, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), prepara uma programação de alta qualidade musical para 2013. Além de receber excelentes maestros e solistas, brasileiros e estrangeiros, a orquestra apresentará um repertório que contempla grandes obras do cânone da música de concerto, visita peças que há muito não apresenta, dialoga com a tradição da música popular e promove quatro estreias.
Serão 23 concertos oficiais, mais as apresentações de abertura e encerramento da temporada, dois concertos populares, três noites de ópera, cinco concertos didáticos, o já tradicional circuito pelo interior do Rio Grande do Sul e os concertos especiais.
A temporada abre no dia 12 de março, com cortina lírica homenageando os 200 anos do nascimento de Giuseppe Verdi (1813-1901) e Richard Wagner (1813-1883), em concerto no Teatro do Sesi. A regência será de Luiz Fernando Malheiro, reconhecido pela crítica como o principal nome da ópera no Brasil, diretor artístico e regente titular da Orquestra Amazonas Filarmônica e do Festival Amazonas de Ópera.
Até o final do ano, sobem ao palco com a Ospa nomes como Viktor Uzur, famoso violoncelista russo radicado nos Estados Unidos; Radovan Vlatkovi, trompista croata, professor do Mozarteum, em Salzburg; a pianista Galina Petrova e o violinista e regente Maxim Fedotov, professores do tradicional Conservatório Tchaikovsky de Moscou; Milan Rericha, premiado clarinetista tcheco radicado na Suíça; Rachel Barton Pine, prestigiada violinista norte-americana; e Nicolás Pasquet, maestro uruguaio, diretor artístico da Orquestra Estadual do Teatro de Coburg, na Alemanha, e professor da Faculdade Superior de Música Franz Liszt, em Weimar.
Regentes que se destacaram nas últimas temporadas da orquestra, como Ira Levin, Karl Martin, Cláudio Cruz, Roberto Tibiriçá, Nobuaki Nakata e Nicolas Rauss, retornam em 2013. O espanhol Enrique Ricci, que esteve à frente da bem-sucedida montagem da ópera Cavalleria Rusticana no ano passado, regerá dois concertos, bem como o coreano radicado nos Estados Unidos Shinik Hahm. O japonês Kiyotaka Teraoka dirige a orquestra em quatro apresentações.
Entre os solistas convidados brasileiros, estão Fernando Dissenha, trompete-solo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp); Daniella Carvalho, soprano carioca radicada nos Estados Unidos; Alexandre Dossin, porto-alegrense, professor da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos; Laura de Souza, soprano gaúcha radicada em São Paulo; Martin Muehle, tenor gaúcho também radicado em São Paulo; Catarina Domenici, pianista paulista, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Cristina Capparelli, pianista mineira, também professora da UFRGS, e Inge Volkmann, ex-spalla dos violoncelos da Ospa. No âmbito da música popular brasileira, os convidados da Ospa este ano são a Banda Mantiqueira, os grupos Nenhum de Nós e Os Fagundes e o acordeonista Renato Borghetti.
Nos programas da temporada 2013, a produção contemporânea brasileira ganha atenção especial. Terão sua primeira audição três obras de jovens compositores premiados no concurso da Ospa no ano passado: Lume, de Gabriel Penido (MG); Enigmática, de Renato Segati (PR), e Samba nº II para Orquestra, de Ricardo Castro (DF). Além disso, será feita a estreia mundial do Concerto para trompete e orquestra, obra de Arthur Barbosa, encomendada pelo trompetista da Osesp Flávio Gabriel, e também será apresentado o Concerto para violino e cordas, composto por Dimitri Cervo em 2012, sob encomenda do violinista Emmanuele Baldini, spalla da Osesp.
Outros destaques do repertório são a centenária A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, que escandalizou o público parisiense em 1913; a Sinfonia n° 3, do compositor polonês Witold Lutoslawski (1913-1994), que completaria 100 anos em 2013; Longe, de György Ligeti (1923-2006), que comemoraria seus 90 anos e nunca teve uma obra executada pela Ospa; O Mandarim Miraculoso, de Béla Bartok, e a Sinfonia nº 10, de Dmitri Shostakovich, que terão suas segundas execuções na história da orquestra; Noite Transfigurada, do austríaco Arnold Schoenberg, cuja obra foi pouco visitada pela Ospa até hoje; e ainda a Sinfonia nº 5, de Gustav Mahler.
O público cativo da música lírica terá novamente oportunidade de assistir a uma ópera em forma de concerto executada pela Ospa. Depois do sucesso da Cavalleria Rusticana em 2012, a orquestra agora levará ao palco Fidélio, de Ludwig van Beethoven, sob regência do maestro sueco radicado na Alemanha Carlos Spierer, 45 anos depois da última montagem na íntegra que fez desta obra.
Para os amantes da música coral, o Coro Sinfônico da Ospa terá quatro participações importantes na temporada da orquestra, sob a batuta do maestro Manfredo Schmiedt, apresentando o Te Deum, de Anton Bruckner; a Missa de Réquiem, de Giuseppe Verdi; o Choros nº 10, de Heitor Villa-Lobos, e o Oratório Liverpool, de Paul McCartney.
Outras informações sobre a Temporada 2013 da Ospa no site ou pelo telefone (51) 3222-7387.
Fonte: estado.rs





Nenhum comentário:

Postar um comentário