domingo, 9 de dezembro de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 09.12.12


Empresa cria sistema que extrai água do ar
Produto pode ser saída para obter água potável em situações adversas
A empresa norte-americana NBD Nano criou um sistema com nanotecnologia capaz de extrair água do ar. A inspiração veio de um besouro natural do deserto da Namíbia, na África, que tem em suas costas uma zona hidrófila que armazena a água extraída do ar através de um sofisticado processo de condensação.
A ideia é fazer uma garrafa capaz de se encher sozinha, para ser usada em situações adversas. Outra aplicação da tecnologia pode ser a criação de sistemas de desumidificação. O protótipo da garrafa está em produção.
Veja mais sobre a empresa aqui: http://www.nbdnano.com/
Fonte:atitudesustentavel.uol.com.br



Prorrogado prazo de seleção de consultoria para ampliação de serviços do Ligue 180
Contratação visa iniciar processo para transformação do Ligue 180 em disque-denúncia
Foi prorrogado, até o dia 15 de dezembro, o prazo para apresentação de propostas de consultoria especializada para elaboração de editais relacionados à transformação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), em disque-denúncia.
Será contratada somente uma pessoa, que prestará serviços até o mês de maio de 2013, na modalidade produto. Dentre as atividades a serem realizadas estão a análise do modelo atual de atendimento realizado no Ligue 180, visando identificar quais procedimentos devem ser implementados para transformá-lo em um disque-denúncia, bem como propostas para potencializá-lo, por meio de sistema de dados, em uma central de informações e encaminhamentos da rede de atendimento às mulheres em situação de violência e de tráfico de pessoas; e a elaboração de modelos de editais e relatórios de gestão e acompanhamento de contratos de teleatendimento receptivo e ativo, telefonia e análise e desenvolvimento de sistemas, visando apoiar e fortalecer a fiscalização dos serviços contratados.A seleção destina-se a pessoas com graduação em qualquer área de formação, experiência mínima de três anos com a administração pública, preferencialmente nas áreas de licitações e contratos, com conhecimento técnico comprovado nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas e de telefonia e serviços de solução global de teleatendimento, entre outras qualificações profissionais.
O processo seletivo está sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), vinculada ao Ministério da Justiça.
Os currículos devem ser encaminhados, em formato PDF ou compatível com o Word, para o endereço eletrônico etp.prodoc@mj.gov.br com o assunto Edital 028/2012 - código DISQUE DENÚNCIA. Serão desconsiderados os currículos remetidos após a data limite, dia 15 de dezembro.Inscrições
O arquivo deverá ser nomeado com o primeiro e o último nome do candidato (nomesobrenome.extensãodoarquivo). E-mails que não atenderem tais requisitos serão desconsiderados.
Ligue 180
A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 é um serviço que tem como objetivo receber denúncias ou relatos de violência, reclamações sobre os serviços da rede e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para os serviços quando necessário.
Além da importância de um serviço nacional e gratuito, que pode constituir uma importante porta de entrada na rede de atendimento para as mulheres em situação de violência, a central tem se revelado bastante útil para o levantamento de informações que subsidiam o desenho da política de enfrentamento da violência e para o monitoramento dos serviços que integram a rede em todo o País.
Fonte: Observatório de Gênero/Secretaria de Políticas para as Mulheres

Sefaz promove oficina sobre gastos públicos na segunda-feira
A Oficina do Gasto Público e Sustentabilidade, promovida pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), será realizada na segunda-feira (10), a partir das 14h. O evento, destinado a servidores públicos da administração direta e indireta, ocorrerá na Rua dos Andradas 1234, em Porto Alegre.
Serão abordados temas como Copa do Mundo 2014 e os 10 anos do Sistema de Finanças Públicas do Estado (FPE/Procergs). Também serão apresentados casos e experiências de sucesso, abordando tópicos como o Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD), a Reestruturação Organizacional de Processos (ROP), orientações sobre a execução orçamentária e captação de recursos - convênios e operações de crédito.
Na primeira parte da programação, a chefe de gabinete da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Iria Salton, irá falar sobre experiências nas secretarias de Segurança, Saúde e Educação e Gerenciamento Matricial da Receita.
Na sequência, o coordenador do Comitê de Articulação de Recursos Federais do RS, Francisco Jorge Vicente, da Secretaria Geral de Governo (SGG), vai abordar a captação de recursos e fazer uma avaliação do biênio 2011 e 2012, além de apresentar o módulo de Monitoramento de Convênios. As unidades que mais captaram recursos no ano de 2012 foram as Secretarias de Segurança, das Mulheres, Agricultura, Cultura e a Uergs.
Após, será mostrada uma apresentação dos dez anos do sistema de Finanças Públicas do Estado (FPE/Procergs), que trouxe uma mudança de cultura na administração, introduzindo no setor público a informatização via Internet. No final da tarde será feita apresentação sobre a Copa 2014, pela coordenação do CG Copa, com foco nos principais eventos pré-Copa (shows, mídia), segurança e informações entre outros.
Fonte: estado.rs

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) informa que o prazo de inscrições para o edital de Fundo de Apoio à Cultura (FAC) dos Museus foi ampliado para o dia 19 de fevereiro de 2013.
Além do prazo para a inscrição no edital, também foi estendido o prazo de cadastramento como Produtor Cultural, até o dia 05 de fevereiro. Oficinas de qualificação serão anunciadas em breve, com intuito de esclarecer dúvidas.
Veja o que pode ser apoiado: ações e estudos estratégicos para modernização da Instituição; manutenção das ações e/ou programações culturais regulares; ampliação do acesso às instituições, educação e formação de público; serviços para preservação e conservação de acervos; serviços de atividade editorial e curatorial; capacitação de funcionários; serviços para adaptação, reaparelhamento e modernização de museus; serviços para adaptação de espaços e serviços para acessibilidade; além de serviços para ações de difusão.
Fonte: cultura.rs.gov.br

Países do Mercosul querem ampliar uso de energia renovável
O presidente da Galvão Energia, Otávio Silveira, disse que o Brasil ainda tem um potencial de aproximadamente três vezes a produção nacional de energia eólica
Ampliar o uso de energias renováveis é o objetivo dos países do Mercosul, segundo os representantes de setores públicos e privados de produção de energia que participaram do 1º Fórum Empresarial do Mercosul. De acordo com empresários e dirigentes públicos, os países do bloco têm potenciais inexplorados e capacidade de abastecimento para assegurar o desenvolvimento do continente, garantir a soberania e diversificar as fontes energéticas.
O presidente da Galvão Energia, Otávio Silveira, disse que o Brasil ainda tem um potencial de aproximadamente três vezes a produção nacional de energia eólica. Segundo ele, de 2002 a 2009, foram instalados no país geradores eólicos capazes de produzir 8 mil megawatts de potência. A energia térmica teve um aumento de 7 gigawatts de 2010 a 2012.
“Precisamos ter fontes sustentáveis e integrar as matrizes energéticas, avançando no caminho de uma matriz mais sustentável e independente de combustível fóssil”, disse Galvão. “A diversidade garante uma base de segurança, se uma falhar, temos mais opções”.
Na Argentina, há um plano para ampliação do uso de matrizes energéticas mais sustentáveis. De acordo com secretário de Energia do Ministério do Planejamento argentino, Daniel Cameron, o país pretende sair de 2% de energia proveniente de matrizes renováveis no país para 10% até 2030.
Os combustíveis fósseis, no entanto, ainda têm grande destaque na região. Com o ingresso da Venezuela, cuja adesão ao bloco foi promulgada hoje (7), o Mercosul consolida-se como uma das principais potências energéticas mundiais, com 19,6% das reservas mundiais provadas de petróleo do mundo, 3,1% das reservas de gás natural e 16% das reservas de gás recuperáveis de xisto.
Com a Venezuela, o Mercosul torna-se o detentor da maior reserva de petróleo do mundo, com mais de 310 bilhões de barris de petróleo em reservas certificadas pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Das reservas, 92,7% estão na Venezuela.
O Brasil tenderá a ampliar sua participação nas reservas de petróleo do bloco à medida que os trabalhos de certificação das reservas do pré-sal brasileiro progridam.
O Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai - que está suspenso do bloco até abril de 2013. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia estão no grupo como países associados. Há, ainda, como membros observadores, México e Nova Zelândia.
Fonte: exame.abril.com.br


Mercosul terá incentivo à concessão de bolsas de estudo e ao empreendedorismo
A presidenta Dilma Rousseff anunciou que serão criados dois programas de incentivo à educação, ciência, tecnologia e inovação nos países que integram o Mercosul: o Sistema Integrado do Mercosul (SIM), cujo objetivo é a concessão de bolsas de estudo, e o Ciência e Tecnologia do Mercosul, que se destina às empresas de pequeno porte.
Na abertura da Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, no Palácio do Itamaraty, Dilma disse que o SIM pretende ampliar a concessão de bolsas de estudo na região e que o programa destinado às empresas de pequeno porte quer estimular a participação dos pequenos empreendedores com “vocação” de investimentos no mercado regional.
Os negociadores brasileiros, que participam das reuniões, disseram que ambos os temas estão sendo tratados pelas áreas específicas. No caso do Brasil, os ministérios da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Indústria e Comércio. Os detalhes de ambos os programas estão em fase final de definição.
Dilma está reunida com os presidentes Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai), Rafael Correa (Equador) e Evo Morales (Bolívia), além de Donald Ramotar (Guiana) e Desi Bouterse (Suriname), da vice-presidenta do Peru, Marisol Cruz, e dos vice-chanceleres Alfonso Silva (Chile) e Monica Lanzetta (Colômbia), assim como o ministro de Minas e Energia da Venezuela, Rafael Ramírez.
O Mercosul é formado pelo Brasil, pela Argentina, pelo Uruguai, pela Venezuela e pelo Paraguai - que está suspenso do bloco até abril de 2013. O Chile, o Equador, a Colômbia, o Peru e a Bolívia estão no grupo como países associados.Com a entrada dos venezuelanos, o Mercosul passa a ter um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,32 trilhões e uma população de 275 milhões.
Fonte: ebc

Anistia Internacional aponta relação entre desenvolvimento e desrespeito aos direitos humanos
 Iniciativas de desenvolvimento nas Américas são quase sempre acompanhadas de situações de violência. A informação está no relatório inéditoTransformando Dor em Esperança - Defensoras e Defensores dos Direitos Humanos nas Américas, divulgado pela organização não governamental (ONG) Anistia Internacional.
O documento analisa 300 casos acompanhados pela organização entre janeiro de 2010 e setembro de 2012, em 13 países: Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Peru, República Dominicana e Venezuela. Entre eles, são detalhados 57 casos de pessoas mortas ou ameaçadas, sendo que cinco foram registrados no Brasil.
Os casos brasileiros citados no relatório são o do presidente da Associação Homens e Mulheres do Mar (Ahomar), Alexandre Anderson, que defende a pesca artesanal e luta contra o impacto ambiental e social causado pela instalação de um complexo petroquímico na região da Baía de Guanabara; o da juíza Patrícia Acioli, responsável por julgar casos de violência policial em São Gonçalo, assassinada em 2011; o da professora Laísa Santos Sampaio, integrante do Grupo de Trabalhadoras Artesanais Extrativistas, que já teve 20 pessoas assassinadas, todas envolvidas na luta contra a extração ilegal de madeira; o de Josimar Macário dos Santos, ameaçado por investigar a morte do irmão, supostamente morto com um tiro na nuca por policiais em 2009; e o das comunidades quilombolas e da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Maranhão, que lutam pelo reconhecimento oficial e pela obtenção do direito sobre terras tradicionais.
De acordo com o diretor executivo da Anistia Internacional no Brasil, Atila Roque, na maioria dos casos analisados, a violência contra os ativistas está relacionada a grandes iniciativas de desenvolvimento.
“É impressionante você verificar que, na região, várias iniciativas de desenvolvimento, projetos, programas de expansão da área agrícola ou de infraestrutura, vêm acompanhados, em quase todos os casos, de forte componente de violência e de violação de direitos de defensores dos direitos humanos.”
O relatório aponta que a maioria dos casos envolve disputa de terra ou outro recurso natural, inclusive com a ocorrência de luta armada. Ativistas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), migrantes, jornalistas, blogueiros, sindicalistas e pessoas que lutam contra a impunidade são as principais vítimas de ameaça e perseguição.
Ameaças de morte, assassinatos, sequestros e desaparecimentos forçados são as principais formas de violência sofrida pelos defensores dos direitos humanos. Mulheres representam um terço dos casos analisados, sendo que são frequentes também estupros e ameaças sexuais. Entre os 300 casos acompanhados pela Anistia Internacional, em apenas quatro o culpado foi punido.
“É muito chocante você perceber como, na região, muitas vezes o que há de mais moderno pode combinar com o que há de mais atrasado. Você pode ter empreendimentos usando tecnologia de ponta, usando marcos tecnológicos do século 21 com métodos de controle e repressão social do século 19”, critica Roque.
O diretor destaca, entretanto, que os ativistas conquistaram vitórias em áreas como a defesa da legislação indígena e quilombola e das florestas. “Se não fossem as lutas, não teríamos o que temos hoje, mas não significa que os defensores não estejam ameaçados.”
Segundo o relatório, “o aparato do Estado segue incapaz de incorporar em seus mecanismos o que é recomendado pela legislação internacional que trata do tema dos defensores dos direitos humanos”. Para a Anistia Internacional, há um despreparo dos Estados no sentido de garantir a atuação dessas pessoas e quando elas são vítimas de violência dos mais diferentes graus.
Para Roque, a sociedade e o Estado precisam assumir a responsabilidade da preservação da integridade e das condições de trabalho dessas pessoas, que estão exercendo uma função pública de defesa dos direitos universais.
A ONG sugere que os governos reconheçam publicamente a legitimidade dos defensores dos direitos humanos, invistam em formas de acabar com a violência contra eles e investiguem as denúncias de ameaças. Também propõe que as autoridades reconheçam e criem espaços para manifestações pacíficas e ações públicas, impeçam acusações criminais contra os defensores que sejam motivadas por seu trabalho e incluam nas ações a questão de gênero, levando em conta as necessidades específicas das mulheres.
Junto com o relatório, a Anistia Internacional lança a campanha Escreva por Direitos, que vai até 16 de dezembro, para o envio de cartas a autoridades pedindo providências para a proteção de defensores de direitos humanos que correm risco e vivem sob ameaças.
A iniciativa é promovida todos os anos, com a escolha de casos específicos. Em 2012, dos seis casos escolhidos para a mobilização mundial, dois são de brasileiros: o de Alexandre Anderson e o de Nilcilene Miguel de Lima, presidente de uma associação de extrativistas do Amazonas que foi espancada e teve a casa incendiada, sendo forçada a fugir de sua terra.
A ONG lembra que no início de dezembro são celebrados o Dia Internacional dos Defensores de Direitos Humanos (9) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10). O relatório Transformando Dor em Esperança - Defensoras e Defensores dos Direitos Humanos nas Américas está disponível no site http://anistia.org.br/.

Uso de 3G no transporte público deve reduzir emissões de carbono
Quando alguém tem um carro, o que leva essa pessoa a deixá-lo em casa e ir para o trabalho de transporte público? A qualidade do transporte. Traduzindo, um ponto de ônibus ou estação de metrô ou trem próxima de casa, tempo curto de espera pelo veículo, além de limpeza e conforto. Se não puder contar com isso, é “batata”: ele vai preferir o carro. Dessa forma, não só vai gastar mais dinheiro, como vai emitir mais gases de efeito estufa também.
Os pesquisadores das grandes empresas de tecnologia vêm gastando energia para criar soluções tecnológicas que ajudem a mudar esse quadro. Um estudo apresentado neste semana pela Ericsson em Doha, no Catar, durante a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, traça um cenário de como a banda larga móvel 3G pode ajudar a estimular os cidadãos a usar o transporte público e, assim, diminuir as emissões de carbono da cidade.
O estudo está atrelado a um projeto piloto colocado em prática pela empresa junto com a prefeitura de Curitiba, no Paraná. Há dois anos, os cerca de 2 mil ônibus que circulam na cidade foram munidos de equipamentos como computadores de bordo e consoles, conectados a mais de 300 estações de ônibus (lembre que em Curitiba, além dos pontos de ônibus comuns, existem as “estações tubo”, em forma de tubo mesmo, onde o usuário entra e espera o veículo dentro da estrutura coberta) e aos semáforos da cidade.
Por meio desse sistema, a prefeitura pode acompanhar a localização exata dos veículos.Estes, por sua vez, também podem enviar e receber dados dos semáforos, o que torna a circulação dos ônibus pela cidade mais eficiente. Mas o potencial da tecnologia vai muito além desses usos. Ter 3G dentro dos ônibus permite que eles tenham câmeras de vídeo no seu interior, e que essas imagens sejam transmitidas para uma central de dados, por exemplo, o que inibiria furtos e assaltos e aumentaria a segurança dos passageiros.
Outro serviço que pode se tornar viável pela disponibilidade do 3G nos veículos é o uso de telas dentro do ônibus que recebam informações do trânsito, do tempo ou de eventos inesperados no trajeto da linha de ônibus. Sem contar a disponibilidade da banda larga móvel, e gratuita, para os passageiros que quiserem acessar a internet em seus celulares. Curitiba é a única no mundo com ônibus conectados a uma rede de banda larga móvel 3G.
Se tudo isso for atraente o suficiente para que motoristas deixem seu carro em casa e passem a usar o transporte público – e é nisso que a Ericsson aposta – as emissões de CO2 das cidades devem cair. Se apenas 1% dos 850 mil carros que circulam diariamente por Curitiba hoje deixassem de circular e seus motoristas e passageiros optassem pelo transporte público, as emissões de CO2 anuais da cidade diminuiriam em 15 mil toneladas. O estudo considerou que isso é possível hoje, sem aumentar a frota de ônibus da cidade (o que implicaria em aumento de emissões).
Estes 850 mil veículos emitem hoje 1,5 milhão de toneladas por ano. Para se ter ideia de como o transporte público emite muito menos carbono, considere que os 1928 ônibus que operam em Curitiba emitem 200 mil toneladas por ano. Tirar os carros das ruas, portanto, é crucial para diminuir as emissões nas cidades.
Segundo Carla Belitardo, diretora de Sustentabilidade da Ericsson América Latina e Caribe, a URBS (órgão de urbanismo de Curitiba) não fez ainda um levantamento para avaliar a percepção dos passageiros de ônibus da cidade sobra o 3G nos veículos ou uma possível migração dos motoristas de carros para o transporte público. Essas informações devem ser levantadas no próximo ano, pela própria empresa. “Se o governo divulgasse que os ônibus têm banda larga de graça, será que isso não atrairia mais gente para o transporte público?”, diz Carla.
No projeto piloto em Curitiba, a empresa forneceu os equipamentos para conexão 3G e a Vivo entrou com os serviços de conexão. Ainda de acordo com a diretora da Ericsson, existem conversas com outras cidades da América Latina para implementar o projeto piloto, como Cartagena e Barranquilla, na Colômbia, Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, além de Rio de Janeiro e São Paulo.
Fonte: colunas.revistaepocanegocios

Brasil é o campeão da 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares
Ao todo, o País conquistou 86 medalhas
O Brasil foi o campeão dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2012, subindo ao pódio em todas as modalidades. Foram 86 medalhas no total: 47 de ouro, 23 de prata e 16 de bronze. O grande destaque ficou por conta das equipes de natação, com 16 medalhas de ouro, e de judô, com 13.
Para o chefe da delegação brasileira, Marco Antonio Santos Maia, o evento correspondeu às expectativas. Para ele, o mais bonito foi ver a união das delegações e a integração dos jovens. “Esses fatores são mais importantes que qualquer conquista. Por essa integração, vale a pena qualquer esforço”, afirmou Marco.
A interação se fez presente em todos os momentos dos Jogos, principalmente durante a premiação final. Demonstrada por muitos gritos, a alegria tomou conta das torcidas, que se emocionaram com os hinos nacionais. Segundo Marco Antônio, as equipes se abraçavam para comemorar aquele momento, mostrando que não se celebram apenas as vitórias, já que as perdas  contribuem para o crescimento e aproximação das nações.
F0nte: Ministério do Esporte

Pagamento da expansão do Brasil Carinhoso começa na  segunda-feira (10)
No total, complementação alcançará  16,4 milhões de brasileiros
 
A partir de segunda-feira (10), começa o pagamento mensal do recurso da expansão do Brasil Carinhoso. Com a ampliação da ação, anunciada no final de novembro pela presidenta Dilma Rousseff, serão beneficiadas crianças de 7 até 15 anos. 
O Brasil Carinhoso, que faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, já beneficiava, desde junho, famílias extremamente pobres com filhos de 0 a 6 anos. A ação complementa a renda de famílias em extrema pobreza incluídas no Programa Bolsa Família, garantindo que todos os seus membros superem o patamar de R$ 70 por mês e, assim, deixem essa situação.A expansão vai beneficiar 8,1 milhões de crianças e a complementação alcançará, no total, 16,4 milhões de brasileiros. “Daqui pra frente todas as famílias que têm crianças entre 0 e 15 anos, que se encontrem em extrema pobreza e estejam no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, têm direito a receber uma renda para sair da extrema pobreza", afirmou a ministra Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
 
Cadastro
O Cadastro Único deve ser atualizado sempre que houver alguma mudança na composição familiar, tais como renda, endereço, morte, nascimento, entre outras. E, mesmo não havendo alteração, a cada dois anos é preciso que elas confirmem os dados junto ao gestor do programa de transferência de renda nas prefeituras.
Tereza Campello lembrou que as famílias têm até o dia 28 de dezembro para regularizar a situação. A informação vem impressa no extrato do benefício, emitido no momento do saque dos recursos. Quem perder o prazo poderá ter o benefício bloqueado ou até mesmo cancelado.
 
Brasil Carinhoso
Além de incrementar a transferência de renda, a Ação Brasil Carinhoso fortalece a educação, com estímulo ao aumento de vagas nas creches, e amplia cuidados na área da saúde, incluindo suplementação de vitamina A, sulfato ferroso e medicação gratuita contra asma. Tudo isso numa fase crucial para que as crianças desenvolvam todas as suas potencialidades físicas e intelectuais: a primeira infância.O objetivo do Brasil Carinhoso é erradicar a extrema pobreza entre as famílias com filhos pequenos. Com as ações de ampliação, em novembro deste ano, a expectativa é que mais 7,3 milhões de pessoas superem a miséria, sendo 2,9 milhões da faixa etária de sete a 15 anos. Dessa forma, o benefício médio pago pelo Bolsa Família aos beneficiários do Brasil Carinhoso poderá chegar a R$ 235 mensais. A expansão do Brasil Carinhoso representa um custo adicional de R$ 1,74 bilhão ao Bolsa Família, que tem orçamento de R$ 23 bilhões previsto para 2013.
O Brasil Carinhos é construído sobre três pilares: Renda (Benefício de Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância), Educação (Ampliação da oferta de vagas em creches) e Saúde (Medidas para enfrentar alguns dos principais problemas de saúde na infância).
 
Fonte: 
Brasil Sem Miséria/
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/
Portal Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário