quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 06.12.12

Campanha do Laço branco
A Campanha Brasileira do Laço Branco tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a eqüidade de gênero , através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.
Como tudo começou?
No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Monteral, Canadá. Ele ordenou que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando: “você são todas feministas!?”, esse homem começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14 mulheres, à queima roupa. Em seguida, suicidou-se. O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a idéia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino. 
O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.
Lançaram, assim, a primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign): homens pelo fim da violência contra a mulher. Durante o primeiro ano da Campanha, foram distribuídos cerca de 100.000 laços entre os homens canadenses, principalmente entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro, semana que concentra um conjunto de ações e manifestações públicas em favor dos direitos das mulheres e pelo fim da violência. O dia 25 de novembro foi proclamado pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), órgão das Nações Unidas, como Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher. O dia 6 de dezembro foi escolhido para que a morte daquelas mulheres (e o machismo que a gerou) não fosse esquecida.
Trabalhando junto a diversos órgãos das Nações Unidas, particularmente o UNIFEM, e em parceria com organizações de mulheres, esta Campanha também foi implementada em diferentes países, ao longo das duas últimas décadas: na Ásia (Índia, Japão e Vietnã), Europa (Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Espanha, Bélgica, Alemanha, Inglaterra e Portugal), África (Namíbia, Quênia, África do Sul e Marrocos), Oriente Médio (Israel), Austrália e Estados Unidos. 
No Brasil, algumas iniciativas começaram a ser delineadas em 1999. Com objetivo de ampliar cada vez mais nossa rede, em 2001 realizamos o lançamento oficial da Campanha, promovendo diferentes atividades, entre elas: distribuição de laços brancos, camisetas e folhetos informativos, realização de eventos públicos, caminhadas, debates, oficinas temáticas, entrevistas para jornais e revistas, coleta de assinaturas e termos de adesão à campanha etc. Essas atividades foram desenvolvidas em parceria com diferentes instituições, particularmente organizações do Movimento de Mulheres.
Fonte: lacobranco.org.br

Unidade do Sine Móvel estará em Bagé nesta sexta-feira
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), está participando das atividades da Semana de Interiorização do Governo. Nesta sexta-feira (07), a partir das 9h, uma unidade do Sine Móvel estará em Bagé, na Avenida Sete de Setembro, em frente à Praça Silveira Martins, oferecendo à população os serviços de intermediação ao emprego, bem como encaminhamentos de seguro-desemprego.
Para o titular da STDS, secretário Luís Augusto Lara, a aquisição das unidades móveis serão fundamentais para aprimorar e agilizar os serviços ofertados à população, juntamente com a contratação dos novos servidores aprovados no concurso para a FGTAS, realizado em março deste ano. "O Sine Móvel será mais uma ferramenta para aproximarmos o Governo da sociedade", afirmou. O veículo comporta dois funcionários da FGTAS que podem atender, simultaneamente, duas pessoas, inclusive cadeirantes, pois estão equipados com rampa de acessibilidade. 
Identificados por adesivos com os logos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Governo do Estado, STDS e FGTAS, as unidades possuem equipamentos de informática (tecnologia sem fio), infraestrutura elétrica (110/220 Volts), aparelho de ar condicionado e ainda: uma mesa fixa de atendimento, quatro cadeiras giratórias, armário, plataforma elevatória para acesso de cadeirantes, toldo retrátil em estrutura metálica, bebedouro de água, luminárias adequadas ao atendimento e piso em material antiderrapante.
Fonte: stds.rs.gov.br

Mais de 1.500 detentos fazem a prova do Enem no Estado
Ivarlete de França acredita no incentivo à educação como grande transformador de conduta. Diretora do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, ela atribui a três fatores o aumento significativo de presos realizando a prova do Enem esta semana: ao incentivo do Ministério da Educação, à divulgação pelo órgão sobre a importância da educação e ao reconhecimento do próprio apenado de que através do certificado de conclusão do Ensino Médio, ele poderá ingressar em um curso profissionalizante, para formar uma nova história de vida lá fora. O número de presos que realiza a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Estado, este ano, aumentou em mais de seis vezes em comparação ao ano de 2010. São 1.512 detentos inscritos em todo o Rio Grande do Sul. Em 2010 foram 250, e em 2011, 934 presos. Também houve acréscimo no número de casas prisionais onde a prova está sendo realizada. Atualmente, são 60 unidades, contra 53, em 2011, e 13 em 2010. Para Ivarlete, o preso também tem uma vocação, ele também tem aspirações. E o que faz a diferença é trabalhar resgatando suas aptidões e valores.
Fonte: estado.rs


Dia Nacional da Extensão Rural é celebrado nesta quinta-feira
No dia 6 de dezembro é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Extensão Rural. Nesse mesmo dia, no ano de 1948, foi fundada a Emater de Minas Gerais, a primeira experiência brasileira direcionada para a introdução de novas técnicas de agricultura e economia doméstica, de incentivo à organização e de aproximação do conhecimento gerado nos centros de ensino e de pesquisa aos produtores rurais. Hoje, a Extensão Rural desenvolve ações imprescindíveis para o desenvolvimento rural, ajudando a democratizar espaços e validando os anseios das comunidades, além de levar a seus públicos prioritários - agricultores familiares, assentados da reforma agrária, descendentes de quilombos e pescadores artesanais - princípios de cidadania. 
No Rio Grande do Sul, os serviços de assistência técnica e extensão rural oficial do Estado são prestados pela Emater/RS-Ascar desde a década de 1950. Atualmente, a Instituição atende a cerca de 280 mil famílias em 492 dos 496 municípios gaúchos. Para dar conta de tanto trabalho, a Instituição conta com a dedicação de 2.299 empregados com as mais diversas formações. 
Hoje, a agricultura familiar é responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, e os extensionistas rurais atuam, principalmente, na promoção deste setor, enfrentando os desafios da produção através de ações voltadas à cadeia produtiva em sua totalidade, ampliando as oportunidades e promovendo a melhoria da renda familiar no meio rural, sem perder de vista a necessidade cada vez mais premente de produção de alimentos saudáveis e sem a utilização de agrotóxicos. 
Para o presidente da Emater/RS, Lino De David, o extensionista se soma, diariamente, com seus saberes e conhecimentos, à vida das famílias com quem trabalha e atua, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento e a melhoria das condições de vida das pessoas atendidas. “E neste momento, sem dúvida, há um resgate e a valorização do papel do extensionista, neste novo momento da Ater no Brasil. Isso porque o extensionista é um profissional que não mede esforços, nem dia e nem hora, na dedicação àqueles que são, não só seus assistidos, mas também amigos, parceiros e companheiros de lida no dia a dia”, destaca De David. 
Fonte:  Emater/RS-Ascar 

Ensino médio do RS estará em debate nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (6) no auditório da Famurs, em Porto Alegre, o ensino médio do Rio Grande do Sul estará em debate. Numa promoção do Conselho Estadual de Educação, será realizado o Seminário sobre o Ensino Médio. O Conselho é formado por 22 integrantes, dos quais sete do Governo do Estdo e quatro do Cpers/Sindicato, entre outras entidades participantes.
Fonte: estado.rs

Inscrições para escolas municipais terminam hoje
Inscrições para ingressar nas escolas municipais enceram-se hoje, 7 de dezembro e deve ser efetuada na própria escola.
Em seguida, no dia 17 de dezembro, acontecerá o sorteio de vagas par . Os sorteados devem comparecer à escola, a partir do dia 2 de janeiro de 2013, até o dia 11, para confirmar a vaga, efetuando a matrícula.
Para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos, é necessária a seguinte documentação: cópia da certidão de nascimento, cópia da carteira de vacinação (somente para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental), comprovante de residência (cópia da conta de água, luz ou telefone) e 2 fotos 3x4.
O evento de abertura do ano letivo 2013 será no dia 20 de fevereiro e suas atividades com os alunos iniciarão no dia 25.

Distribuição e comércio do implante facial Biossimetric estão suspensos
Relatório de inspeção detectou que a empresa responsável pela fabricação do implante não cumpria os requisitos exigidos pela Anvisa
 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu a distribuição, comércio e implante, em todo o País do produto Biossimetric, implante para plástica reparadora, em todas as suas apresentações. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (5). A decisão vale para todas as apresentações do produto e determina ainda o recolhimento dos lotes remanescentes no mercado.
Um relatório de inspeção investigativa detectou que a empresa MTC Medical, responsável pela fabricação do implante, não cumpria os requisitos exigidos pela Anvisa, o que remete para um elevado grau de risco à saúde dos usuários. A empresa deve recolher todos os lotes disponíveis no mercado.
Fonte: Agência Brasil

Pesquisadores apresentam novidades para pessoas com deficiência
Durante a 3ª Conferência Nacional das Pessoas com Deficiência os participantes são apresentados a aparelhos desenvolvidos para facilitar a vida de quem possui algum tipo de deficiência
 Várias novidades estão sendo apresentadas ao público na 3ª Conferência Nacional das Pessoas com Deficiência. No estande do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA), o visitante encontra uma bengala que identifica poças de água, mouses adaptados e de baixo custo para facilitar o manuseio de computadores, órteses mais leves e confortáveis e, ainda, programas voltados para a área de acessibilidade virtual e para a prevenção de doenças oculares.
O estande CNRTA reúne projetos e o resultado de pesquisas de núcleos que compõem a Rede Cooperativa de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia Assistiva. A Rede Cooperativa do CNRTA é composta por 29 núcleos, que são unidades de natureza multidisciplinar, formadas por grupos de pesquisa da mesma instituição ou de instituições diversas em torno de projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência.
 Bengala e acionadores
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Bento Gonçalves), que possui dois núcleos na área de acessibilidade e Tecnologia Assistiva, levou para o evento a bengala que identifica poças de água e alerta o usuário por meio de um sistema eletrônico de vibração instalado na ponteira.
Há também novidades como a central de automação residencial, um mouse de botão e diversos modelos de acionadores. Esses dispositivos adaptados ao mouse, construídos com materiais simples como bolas de borracha, CDs, papel alumínio e frutas, substituem funções como a do clique de maneira a aproveitar o movimento voluntário do usuário. “São acionadores de baixo custo que podem ser usados com dispositivos que já estão no mercado e podem ser produzidos por qualquer pessoa, mesmo sem o conhecimento de eletrônica”, explicou o técnico de informática Rodrigo Cainelli.
No espaço do núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade, Automação e Inclusão Interdisciplinar (TAAAI), da Universidade de Brasília (UnB), o visitante pode conhecer tecnologias como a palmilha sensível a pressão, um software que sinaliza a desocupação de leitos em hospitais e vídeos com legendas e audiodescrição para pessoas com deficiência auditiva e visual, respectivamente.
Diagnóstico na escola
Já o núcleo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresenta no estande dois projetos inovadores: uma órtese funcional com materiais leves para auxiliar no movimento das mãos e o Programa Bom Começo, que visa implantar em escolas públicas o diagnóstico da saúde visual e o posterior encaminhamento dos estudantes a especialistas.
A iniciativa é desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão, que resulta de uma parceria entre a universidade e o Hospital de Olhos Ricardo Guimarães. “É um projeto de detecção para atuar antes das crianças se tornarem deficientes. Alguns problemas oculares, se identificados precocemente, podem ser tratados”, justifica a coordenadora do programa, Clarissa Mendes.
Fonte:Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Frevo pernambucano é declarado Patrimônio da Humanidade
A relação do Patrimônio Cultural Imaterial se refere às tradições, práticas, aos rituais, conhecimentos e às obras que integram a identidade e coesão social dos povos e comunidades, transmitidos por várias gerações
 A 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (5), a inscrição do Frevo – Expressão Artística do Carnaval do Recife, em Pernambuco, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
O Frevo foi inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Livro de Registro das Formas de Expressão em fevereiro de 2007. Esse é o primeiro passo para todo o trâmite que se encerrou com a aprovação do Frevo como Patrimônio Imaterial da Humanidade no dia de hoje.
Trata-se de um gênero musical urbano que surgiu no final do século XIX, no carnaval, em um momento de transição e efervescência social como uma forma de expressão popular nessas cidades.
O Frevo é formado pela grande mescla de gêneros musicais, danças, capoeira e artesanato. É uma das mais ricas expressões da inventividade e capacidade de realização popular na cultura brasileira. Possui a capacidade de promover a criatividade humana e também o respeito à diversidade cultural.
As bandas militares e suas rivalidades, os escravos recém-libertos, os capoeiras, a nova classe operária e os novos espaços urbanos foram elementos definidores da configuração do frevo. Do repertório eclético das bandas de música, composto por variados estilos musicais, resultaram suas três modalidades, ainda vigentes: frevo de rua, frevo de bloco e frevo-canção. 
Desde suas origens, o frevo expressa protesto político e crítica social em forma de música, dança e poesia, constituindo-se em símbolo de resistência da cultura pernambucana e expressão significativa da diversidade cultural brasileira.
O Frevo se concentra nos bairros centrais do Recife, no Sítio Histórico de Olinda e bairros olindenses de Águas Compridas, Bairro Novo, Caixa D’água, Jardim Atlântico e Peixinhos. O frevo ocorre, também, em outras cidades brasileiras: Brasília (DF), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA).
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e a presidenta do Iphan, Jurema Machado, integram a delegação brasileira que participa da reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, que acontece na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris.
Marta comemorou o resultado: “É extremamente importante a escolha do frevo. Ele é uma força viva. Para nós, o frevo junta dança, música, artesanato. É um enorme orgulho, ter todas estas capacidades reconhecidas.”. A ministra ressaltou, também, que “ter essa possibilidade de reconhecimento em nível internacional, ajuda manter e preservar nossa riqueza.”
Entre os países membros do Comitê, além do Brasil, estão Albânia, Azerbaijão, Bélgica, Burkina Faso, China, República Checa, Egito, Espanha, Grécia, Granada, Indonésia, Japão, Quirguistão, Letônia, Madagascar, Marrocos, Namíbia, Nicarágua, Nigéria, Peru, Tunísia, Uganda e Uruguai.
Na pauta do evento está a análise dos relatórios dos países signatários da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, a avaliação dos bens inscritos, em 2012, na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial em Necessidade de Salvaguarda Urgente, e a seleção das Melhores Práticas de Salvaguarda desenvolvidas até novembro deste ano.
América Latina
A América Latina concorre com seis candidaturas à inclusão na lista de Patrimônio Cultural Imaterial, definida pela (Unesco). No total, serão escolhidas 36 candidaturas. O comitê de julgamento termina a avaliação na próxima sexta-feira (7).
A Bolívia também é um dos países concorrentes, com o Festival de San Ignacio de Moxos. A Venezuela participa com a Dança dos Diabos de Corpus Christi; o Equador com o toquilla, o chapéu de palha tradicional; Cuba com o repente, a poesia e a música improvisadas; e a Colômbia com o Festival de San Francisco. Há ainda candidaturas do Japão, da Índia, do Irã e de vários países.
A relação do Patrimônio Cultural Imaterial se refere às tradições, práticas, aos rituais, conhecimentos e às obras que integram a identidade e coesão social dos povos e comunidades, transmitidos por várias gerações. A lista é elaborada anualmente. O objetivo é proteger esse patrimônio, mantendo-o vivo e seguro, por intermédio da educação entre as comunidades.
Fonte:Iphan/
Agência Brasil/

Ministério da Cultura


Dilma diz que não recuará da decisão de reduzir preço da energia 
Presidente discursou para plateia de empresários em encontro da indústria.
Ela criticou 'falta de sensibilidade' dos que não aderiram à medida.
A presidente disse que diminuir o preço da energia é “tão importante quando a redução da taxa de juros, da taxa de câmbio”.
Ela afirmou que o corte das tarifas vai “onerar bastante o governo federal”, mas deu o recado:
“Quando perguntarem para onde vão os recursos do governo, orçamentários do governo, uma parte irá para suprir a indústria brasileira e a população brasileira, aquilo que outros não tiveram a sensibilidade de fazer. Nós somos a favor da redução dos custos de energia no país e faremos isso porque é importante para o país”, declarou.
Segundo a presidente, o objetivo do governo era alcançar uma diminuição média de 22% nas tarifas.
"Para isso, nós adotamos duas medidas, ou melhor, dois conjuntos de medidas. Um conjunto que era reduzir os encargos nas tarifas de energia, notadamente a RGR, a CSS e Conta de Desenvolvimento Energético. Essas três tarifas, junto com o fim das concessões de energia elétrica, antecipação em alguns casos e o fim em outros, permitiram que a gente reduzisse em 20,2% essas tarifas”, afirmou.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, disse que o corte nas tarifas de energia proposto pelo governo beneficia a indústria porque reduz os custos da produção.
“[Precisamos da] diminuição dos custos de produção para assegurar os necessários estímulos ao investimentos”, disse. Segundo ele, sozinha, a indústria responde por cerca de 43% do consumo de energia elétrica e diminuir a tarifa é necessário para estimular a economia.
A medida provisória que trata do pacote de energia – e que está em tramitação no Congresso -, é de “extrema importância para o setor”, disse Andrade. “Com essas medidas, vamos ter redução dos custos dos produtos”, declarou o presidente da confederação.
Presidenta Dilma Rousseff visita Carreta-Laboratório do Sistema S e da Rede Federal durante a cerimônia de abertura do 7º Encontro Nacional da Indústria (Enai) (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)A presidente Dilma Rousseff visita carreta-laboratório do Sistema S e da Rede Federal antes da cerimônia de abertura do 7º Encontro Nacional da Indústria (Enai), em Brasília (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Medidas para investimento
Durante o evento, Dilma afirmou também que o Plano de Sustentação da Indústria (PSI) para 2013 será anunciado na tarde desta quarta (5) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O programa compreende linhas de crédito para bens de capital (máquinas para produção), inovação e pré-embarque de exportações.
saiba mais
    Redução da conta de luz será menor que a prevista, diz ministério
    Cemig decide não renovar concessões de geração de energia
    Governo não consegue convencer Cesp a participar de plano de energia
    'Alguém tem que perder' para custo da energia cair no país, diz Aneel
“Hoje à tarde o ministro da Fazenda Guido Mantega irá anunciar o PSI para todo 2013. Nós iremos assegurar que o sistema atual do PSI através do BNDES seja um sistema muito efetivo. Ampliaremos os recursos para mais de R$ 80 bilhões. Ao mesmo tempo estamos tentando fazer um PSI direto, com o sistema privado financeiro nacional. E isso o ministro irá anunciar hoje à tarde no horizonte para 2013”, afirmou Dilma.
Segundo a presidente, o governo também pretende lançar, até o final de dezembro, um plano de investimentos para os aeroportos regionais, “além de novas concessões aeroportuárias para os aeroportos chamados centrais”, afirmou.
Fonte: G1


Correios recebem novos carros
Como parte das ações de revitalização da empresa, iniciada em 2011, os Correios estão recebendo 5,7 mil veículos novos para renovar e ampliar sua frota. São 3.988 motocicletas comuns, 1.323 motocicletas trail e 358 furgões, totalizando um investimento de R$ 40 milhões. A previsão é que a entrega em todos os Estados seja concluída até o final do ano. Os furgões são equipados com ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção assistida e porta lateral, com o objetivo de aprimorar a produtividade e a qualidade das entregas realizadas pela empresa. Os Correios, como empresa pública engajada na preservação do meio ambiente, vêm adquirindo somente veículos que atendem às exigências da legislação ambiental vigente. Mais de 14 mil veículos já foram adquiridos desde o ano passado até o momento. Os Correios ainda pretendem comprar outros 9,1 mil veículos no primeiro trimestre de 2013.
Fonte: conexaominicom

Nenhum comentário:

Postar um comentário