quinta-feira, 1 de novembro de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 01.11.12

Provas práticas do Detran/RS terão filmagem, biometria e monitoramento em tempo real
O Detran/RS prepara licitação para compra de equipamentos que irão qualificar os exames práticos de direção no Estado.
As provas terão identificação biométrica do candidato, câmeras com capacidade para filmar dentro e fora do veículo, registrando todas as etapas da prova, além de tablets onde serão registradas as faltas e resultados, eliminando os formulários em papel. As imagens serão monitoradas pelo Detran/RS, por meio de uma central, e arquivadas como prova da legitimidade do resultado. 
A iniciativa pioneira do Rio Grande do Sul tem como objetivo dar transparência total ao processo. Além de padronizar os procedimentos dos examinadores e evitar fraudes, possibilitará ao candidato que entre com recurso em caso de discordância com o resultado. 
O novo processo começará com a identificação biométrica do candidato, por intermédio de sua impressão digital. Seus dados serão registrados em um tablet pelo examinador diretamente no sistema. Durante a prova, o examinador preencherá o check list com as faltas e acertos executados pelo candidato. O percurso e a velocidade do veículo também serão monitorados através do equipamento e o Detran/RS poderá acompanhar as provas em tempo real. 
O prazo para implantação do novo processo depende da licitação, que está em fase de finalização do edital. "Essa tecnologia vai qualificar o processo de exames de forma inédita. Iniciará de forma piloto em Porto Alegre e, após os ajustes necessários, se estenderá para todo o Estado", destaca o presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos. 
Fonte: www.estado.rs.gov.br

Segunda versão de avião movido a energia solar fará voos em 2014
O Solar Impulse sofrerá alterações para dar a volta ao mundo
Em 2009, decolou para o seu primeiro voo o Solar Impulse, avião movido apenas por energia solar, e com sucesso. Desde então, a aeronave, criada na Suíça por Bertrand Piccard e André Borschberg, fez uma série de voos de teste para demonstrar a possibilidade de o avião sustentável percorrer distâncias longas e de viajar à noite (pois acumula energia solar durante o dia). O novo desafio é ainda mais ousado: dar a volta ao mundo.
Para alcançar o objetivo de rodar o mundo sem um pingo de combustível, será necessário construir a segunda versão do modelo. O Solar Impulse B será mais leve e maior. Pesando 1,6 toneladas, o avião terá 63,4 metros de envergadura de asa e sua dimensão será semelhante à do Airbus A340. Nas asas, 12 mil células solares geradoras de energia irão sustentar os quatro motores elétricos e recarregar as baterias de lítio que fazem com que o Solar Impulse possa realizar voos noturnos.
As alterações feitas na segunda versão do avião darão mais conforto ao piloto, que terá uma cabine maior. Também será implantado um sistema isolante térmico de alto desempenho, capaz de manter a temperatura estável dentro da aeronave.
Todas essas melhorias serão proporcionadas por empresas que se interessaram no projeto após os sucessos iniciais. O Solar Impulse B está previsto para ser lançado no final de 2013, com voos programados para o início de 2014.
Recordes
A primeira versão do avião já bateu recordes mundiais por ter realizado viagens movidas apenas por energia solar durante longos períodos. Os recordes de altitude e durabilidade do voo (que teve 26 horas, 10 minutos e 19 segundos) para esse tipo de avião também são do Solar Impulse.
Fonte: www.ecycle.com.br

Inscrições para seminário de orçamento público terminam hoje
Terminam hoje (quinta-feira,1/11) as inscrições para participar do 3º Seminário Nacional de Orçamento Público, promovido pela Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento (SOF/MP). O seminário será realizado no Teatro Pedro Calmon, localizado no Setor Militar Urbano (SMU), no final do mês de novembro, dias 28 e 29.
Podem se inscrever autoridades e dirigentes das esferas federais, estaduais e municipais, ligados ao tema do evento, analistas e técnicos das áreas de planejamento, orçamento e administração financeira dos órgãos setoriais e federais e gestores ligados à formulação, financiamento e execução de políticas públicas.
O seminário promoverá a troca de informações entre autoridades, especialistas, técnicos e interessados na área orçamentária e dará continuidade ao desenvolvimento de soluções conjuntas que ampliem a discussão sobre conceitos, técnicas e práticas na aplicação dos recursos públicos, iniciadas no 1º Seminário Nacional de Orçamento Público, realizado em outubro de 2007.
As inscrições podem ser feitas acessando www.orcamentofederal.gov.br/seminario. 
As vagas são limitadas a 1 mil participantes.
Programação
Os temas a serem discutidos durante os dois dias são: I - Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação da Programação Orçamentária; II - Plurianualidade Orçamentária; III - Acesso à Informação e a Participação Social no Orçamento Público. Cada tema será dividido em dois painéis, com a participação de expositores nacionais e internacionais.
Fonte: www.planejamento.gov.br

Mamografia será realizada em unidades móveis
Cada unidade deverá ter um técnico em radiologia e pelo menos um mamógrafo
As unidades móveis poderão ser terrestres (carretas) ou fluviais (barcos) e percorrerão locais estratégicos definidos pelas secretarias municipais de saúde. Cada unidade deverá ter obrigatoriamente um técnico em radiologia e ser equipada com pelo menos um mamógrafo entre as opções: mamógrafo com comando simples, mamógrafo com estereotaxia e mamógrafo computadorizado. Dependendo da estrutura do serviço, também poderá ter um médico radiologista, mastologista ou ginecologista obstetra.Unidades oncológicas móveis de Sistema Único da Saúde (SUS) vão realizar exames de mamografia em locais com menor acesso ao serviço, de acordo com a portaria 1.228 publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (31). O objetivo é aumentar o número de mamografias realizadas principalmente entre mulheres entre 50 e 69 anos que moram nas periferias das grandes cidades e no interior dos estados.
As mulheres que precisam do exame serão deverão ser encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os hospitais de responsabilidade das prefeituras deverão estar preparados para atender as mulheres que apresentarem alterações mamárias, prestando atendimento de atenção básica, com encaminhamento aos serviços especializados de diagnóstico e tratamento.
Os exames feitos nas unidades poderão ser entregues no dia do exame ou por agendamento. Dependendo do tipo de unidade móvel, o resultado também poderá ser enviado via satélite para um estabelecimento de saúde de referência, para que um médico especialista avalie o exame e apresente o resultado em até 24 horas. A estimativa é que as unidades móveis tenham capacidade de fazer 800 mamografias por mês.
A contratação e execução do programa serão de responsabilidade dos estados e municípios, cabendo ao Ministério da Saúde o repasse financeiro referente aos procedimentos realizados aos gestores estaduais e municipais.
A portaria publicada nesta quinta-feira regulamenta o Programa de Mamografia Móvel no SUS, lançado pelo governo no início do mês durante a III Reunião do Comitê de Mobilização Social do Programa de Prevenção e Tratamento do Câncer do Colo de Útero e de Mama, em Brasília. Também foi divulgado edital de cadastramento de estabelecimentos de saúde na área de diagnóstico por imagem interessados em participar do programa.
As empresas terão que preencher formulário eletrônico que estará disponível no endereço informado no edital. A análise das informações será feita pelo Ministério da Saúde, que, após um prazo, divulgará o resultado no Diário Oficial.
Fonte: Ministério da Saúde/Agência Brasil


Projeto do Funttel recebe Prêmio ARede 2012
Um projeto desenvolvido com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), que tem o objetivo de  facilitar o uso de dispositivos móveis por pessoas com deficiências visuais, acaba de conquistar o Prêmio ARede 2012, concedido anualmente a iniciativas relevantes de inclusão social na área da Tecnologia da Informação e Comunicação. O projeto VozMóvel, que vem sendo desenvolvido pelo CPqD, foi premiado na categoria Acessibilidade.
Iniciado em julho de 2010, o VozMóvel consiste no desenvolvimento de uma solução que usa a tecnologia de síntese de voz como base de um novo modelo de interação do usuário com smartphones dotados de tela sensível ao toque (touchscreen). A primeira versão foi concebida para o sistema operacional Android, que hoje lidera as vendas de smartphones no mercado mundial.
No modelo de interação desenvolvido pelo CPqD, a tela do aparelho é dividida em seis áreas, correspondentes às principais funções de um celular: realização de chamadas, histórico de ligações, contatos, mensagens de texto (SMS), nível de sinal e de bateria e data/hora. Na medida em que a pessoa toca ou desliza o dedo sobre a tela touchscreen do aparelho, uma voz sintetizada informa a função correspondente àquela área. Com mais um toque, ela tem acesso à função. E, se essa função envolver uma informação, como o nível da bateria do aparelho ou uma mensagem de texto recebida, ela também é transmitida por meio do recurso de síntese de voz - que utiliza a tecnologia CPqD Texto Fala.
O foco principal do projeto VozMóvel são as mais de 6,5 milhões de pessoas cegas ou com grande dificuldade permanente de enxergar existentes no Brasil, de acordo com o Censo 2010 do IBGE. No entanto, a tecnologia também poderá beneficiar idosos, analfabetos e até crianças que ainda não aprenderam a ler.
Fonte: www.conexaominicom.mc.gov.br


Desafio do RS é ser o centro do Mercosul, afirma Tarso no 21º Congresso da ADVB/RS
Marca, Reputação e Resultados: o Marketing como Agente Transformador de Marcas e Organizações. Esse é o tema do 21º Congresso de Marketing da Associação dos Dirigentes de Vendas do Rio Grande do Sul (ADVB/RS). Estão em debate, os melhores conceitos e práticas mercadológicas, as perspectivas de negócios e os desafios dos empresários e gestores diante das mutações constantes da economia. O governador Tarso Genro, que nesta quinta-feira (1) lidera missão de empresários e secretários a Cuba, foi convidado para abrir o encontro.
 Fonte: www.estado.rs.gov.br

Carroceiro legal - Bagé
Os carroceiros participantes do Projeto deverão efetuar seu recadastramento a partir de 1º de novembro na Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SMTAS) portando cópia do CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e foto 3x4. 
O Projeto Carroceiro Legal visa auxiliar famílias de baixa renda ou em vulnerabilidade social e os participantes recebem auxílio como cesta básica, de acordo com a necessidade da família, reformas e pinturas nas carroças, vermífugo e ferraduras, além de cursos profissionalizantes para os titulares e seus familiares e conta hoje conta hoje com 90 participantes e o recadastramento é necessário para  atualização dos dados e todos eles tenham sua carroça padronizada.

Projeto Copa Inteligente é apresentado a representante britânico
Com o objetivo de buscar parceria para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, principalmente com o foco na Copa de 2014 que será realizada no Estado, o secretário estadual do Esporte e do Lazer (SEL) e coordenador do Comitê Gestor da Copa 2014 RS (CGCopa), Kalil Sehbe, recebeu, no final da tarde de terça-feira (30), o especialista em tecnologia do UK Trade & Investment, Nitin Dahad. Na reunião, realizada na SEL, com a presença de representantes da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) e PUCRS, foi apresentado o projeto Copa Inteligente.
"Temos que aproveitar o conhecimento que eles tiveram com a realização dos Jogos Olímpicos . Lá eles realizaram uma Olimpíada, nós queremos realizar a Copa Inteligente" enfatizou Kalil. 
O projeto, desenvolvido pela Procergs em parceria com a PUCRS e apoio da SEL, consiste em um aplicativo de serviços móveis e ligação com redes sociais que auxiliaria a visita do turista que vier ao Estado durante a Copa de 2014. Seria formado um ambiente de integração, disponibilizado pelo Governo do Estado, que facilitaria o acesso aos serviços como georreferenciamento (identificação de hotéis, bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos desejados pelo visitante com base na sua localização), bem como a contribuição dos internautas por meio das redes sociais.
O Copa Inteligente já foi apresentado para o Ministério do Esporte com a intenção de ser utilizado durante o megaevento da Fifa em todo o Brasil. Essa integração dos sistemas seria um dos legados promovidos pela Copa 2014. 
Dahad fez algumas sugestões para o aprimoramento do aplicativo. O encontro marcou a aproximação entre o Reino Unido e o Rio Grande do Sul para futuras parcerias e trocas de conhecimento. 
British Week no RS 
Nitin Dahad está em Porto Alegre integrando a comitiva britânica que cumpre agenda no RS devido à British Week, que ocorre de 25 de outubro a 1º de novembro. A British Week é organizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Britcham, UK Trade & Investment, Consulado Britânico de Porto Alegre, Sistema FIERGS e universidades.
Fonte: www.estado.rs.gov.br

CCMQ sedia lançamento da 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social
A 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social será lançada oficialmente nesta quinta-feira (1º), às 17h, no Jardim Lutzenberger (5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana). O projeto será um espaço de discussão e proposição de estratégias, políticas públicas e diretrizes de acesso e uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), com o objetivo de aproximar as pessoas que trabalham diretamente com os temas da Inclusão Digital e Participação Social. 

O evento contará com a presença do secretário da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, e da secretária de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro. As representantes das organizações da sociedade civil Silvana Lemos de Almeida, da ONG Programando o Futuro (RJ), e Beatriz Tibiriçá, do Coletivo Digital (SP), também estarão presentes; além dos representantes das ONGs locais Rede Marista de Solidariedade, Cidadania Digital e Associação Software Livre.Org. 
Sobre o Jardim Lutzenberger 
O jardim conta com uma coleção de pequenos ambientes botânicos representativos de diversos biomas brasileiros, e é uma homenagem a José Lutzenberger, agrônomo e ativista ambiental que foi um dos pioneiros na defesa da ecologia no Brasil, ainda nos anos 60. Ele acreditava que a jardinagem era uma ferramenta de estímulo à sensibilidade de cada indivíduo para a preservação ambiental. O Jardim também conta com mobiliário feito com "não-madeira" que, proveniente da reciclagem de plástico, não sofre deterioração com a exposição ao clima. 

Saiba mais em http://softwarelivre.org/oid  


Serviço

O que: Lançamento oficial da 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social 
Quando: 1º de novembro (quinta-feira), às 17h 
Onde: Jardim Lutzenberger - 5º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736) 
Entrada franca 
Fonte: www.estado.rs.gov.br

Banco Central lança versão da Calculadora do Cidadão para aparelhos móveis

O Banco Central do Brasil lançou na terça-feira, 30/10, no IV Fórum Banco Central de Inclusão Financeira, em Porto Alegre, o aplicativo da  Calculadora do Cidadão.  A ferramenta, disponível no site da instituição desde 2006, ganhou uma versão para aparelhos móveis, onde é possível calcular quanto um investimento renderá no futuro ou quantas parcelas serão necessárias para se quitar uma dívida, descobrir qual será o valor gasto com juros no pagamento parcelado de um crédito ou ainda estimar a correção de um montante pela poupança com base em diversos indicadores econômicos. A Calculadora do Cidadão está disponível para download gratuito pela App Store e pelo Google Play para os aparelhos que utilizam os sistemas IOS e Android.


São quatro as opções de cálculos que podem ser realizados com a calculadora:


Aplicação com depósitos regulares

A opção referente a aplicações com depósitos regulares permite simular um investimento, ou aplicação financeira, conhecendo-se sua taxa de juros e estipulando-se o período pelo qual serão mantidos os depósitos regulares (mensais), bem como o valor a ser regularmente depositado. Ex.: que valor eu vou conseguir economizar se mensalmente depositar 100 reais, por 24 meses, em uma aplicação cuja taxa de juros é de 0,5% ao mês?

Financiamento com prestações fixas

O cálculo de financiamentos com prestações fixas possibilita a simulação de financiamentos nos quais as prestações são constantes. Em um empréstimo ou financiamento, são quatro as informações relevantes: o valor financiado (ou emprestado), a taxa de juros, o prazo e o valor da prestação. A Calculadora do Cidadão permite obter qualquer uma dessas quatro informações, desde que sejam informadas as outras três.

Dessa forma, além de saber qual o valor da prestação de um bem financiado, conhecido o seu preço, a sua taxa de juros e o prazo do financiamento, pode-se, por exemplo, calcular o número de meses (prazo) necessário para o financiamento de um automóvel de 20 mil reais, com taxa de juros de 1,5%, de modo que a prestação seja de 1000 reais.

Valor futuro de um capital

O cálculo do valor futuro de um capital permite obter o valor a ser alcançado por um capital aplicado por um determinado período, a uma taxa de juros previamente conhecida. Ex.: qual o valor a ser obtido após 12 meses da aplicação de 1000 reais a uma taxa de juros de 1% ao mês?

Correção de valores

A correção de valores permite comparar valores monetários referidos em períodos diferentes, a partir da utilização de índices de preços ou de taxas de juros de referência, tais como a Selic, a TR e o CDI. Ex.: qual é o valor atualizado (pelo IPCA), em janeiro de 2012, de 1000 reais que eu recebi em 1995?  Se alguém houvesse depositado na poupança os 100 mil reais obtidos pela venda de um apartamento, que quantia teria em abril de 2010?

Para acessar a Calculadora do Cidadão no site do Banco Central, basta acessar www.bcb.gov.br, clicar no “Perfil Cidadão” e escolher a opção “Taxas de juros, cálculos, índices e cotações”.

Fonte: www.bcb.gov.br

Empresas anunciam recolhimento voluntário de produtos por identificar teor de Carmustina abaixo do especificado 

A Agência Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (25/10), o recolhimento voluntário da empresa Bristrol Myers Squibb Farmacêutica. A empresa anunciou o recolhimento de alguns lotes do produto Becenum, por detectar resultados insatisfatórios na apresentação do pó liófilo para solução injetável e por identificar teor de Carmustina abaixo do especificado.


Confira os lotes recolhidos:


Lote 0J63041, fabricado em maio de 2010 com data de validade maio 2013; 0L61449, fabricado em setembro 2010 com data de validade setembro 2013; 1C00811, fabicado em janeiro 2013; 1C00811, fabricado em janeiro de 2011 com data de validade janeiro 2014; 1G00501, fabricado em abril de 2011 com data de validade março 2014; e 1J00051, fabricado em abril de 2011 com data de validade abril 2014.


Outros produtos


O Laboratório Boehringer Ingelheim do Brasil também fará o recolhimento voluntário do lote 107560 (fabricado em 10/2011 e com validade 10/2014) do produto Berotec aerosol 100mg/dose 10 ml. O lote, destinado exclusivamente para distribuição de amostras grátis, foi misturado com o produto original e encaminhado para distribuidores por falha no controle interno da expedição.


A empresa Gezyme Do Brasil Ltda também comunica o recolhimento voluntário do lote C0072 do produto Thymoglobuline 25 mg pó Liófilo para solução injetável. O recolhimento é necessário em razão de desvio de qualidade em relação ao perfil de polímeros/agregados e fragmentos (PAF).


Fonte: ANVISA


Pesquisadores realizam estudos para o primeiro VLT elétrico do País
Um modelo em escala real do Veículo já está em Foz do Iguaçu para a implementação de um inédito sistema de tração elétrica
Pesquisadores da usina hidrelétrica Itaipu Binacional estão realizando testes para acomodação do sistema de tração elétrica para a conversão do veículo. O objetivo é desenvolver o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) elétrico do Brasil.

O mock-up, como o protótipo também é conhecido, foi conduzido por mais de 3 mil quilômetros, partindo de Barbalha (CE) até o Oeste paranaense, onde se localiza a usina Itaipu.

O engenheiro Celso Novais, coordenador brasileiro do Projeto Veículo Elétrico (VE), explicou que a primeira fase do projeto será promover um estudo de acomodação do sistema de tração elétrica no protótipo. “Ou seja, será transformar esse VLT, que é a diesel, numa versão puramente elétrica”, adiantou. Essa fase deve durar um ano e meio.
A segunda fase do estudo, que deverá levar mais um ano e meio para conclusão, será para desenvolver uma versão elétrica do VLT sem as catenárias, como são chamados os cabos de alimentação externos, instalados sobre os trens, muito comuns nas versões europeias.

“A remoção das catenárias vai representar uma grande evolução. Queremos usar um sistema com baterias de sódio, que provavelmente terá ou uma carga rápida, ou um sistema sem fio de recarga, ou um sistema de recarga nas paradas. Todas as possibilidades serão estudadas”, antecipou.

Outra vantagem do trem sem catenárias, segundo Novais, está no preço final do produto. A supressão dos cabos de alimentação poderá reduzir para um terço o valor gasto na instalação de um projeto de VLT numa cidade.

Fonte: 
Itaipu/
Agência Brasil







Nenhum comentário:

Postar um comentário