terça-feira, 20 de novembro de 2012

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A luta pela liberdade dos negros brasileiros jamais cessou. Em 1971, um significativo capítulo de nossa história vinha à tona pela ação de homens e mulheres do Grupo Palmares. 
Do Rio Grande do Sul era revelada a data do assassinato de Zumbi, um dos ícones da República de Palmares. Passados sete anos, ativistas negros reunidos em congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial cunharam o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. 
Em 1978, era dado o passo que tornaria Zumbi dos Palmares um herói nacional, vinculado diretamente à resistência do povo negro.
O guerrilheiro negro Zumbi do Palmares é lembrado até os dias de hoje pelos seus feitos e por polêmicas que rondam sua biografia.
O dia 20 de novembro no Brasil representa um importante momento da história  para grande parte da população, que é representada por negros e pardo, lembrando a morte do líder Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados durante o período colonial no País.
É difícil falar sobre a história de Zumbi sem falar sobre o quilombo que rendeu o nome pelo qual é conhecido por todos os brasileiros.
História
Localizado onde era o interior da Bahia e hoje conhecido como estado de Alagoas, o Quilombo dos Palmares era praticamente considerado um reino formado por escravos negros que fugiam das fazendas, senzalas e prisões do Brasil, com uma população de quase 30 mil fugitivos. E neste quilombo no ano de 1655 nascia Francisco, nome de batismo de Zumbi, que seis anos após seu nascimento foi capturado por um missionário português e por intermédio deste aprendeu a falar latim e português e também o auxiliava nas missas.
Liderança
Aos 15 anos Zumbi dos Palmares fugiu retornando ás suas raízes e demostrando cada vez mais suas capacidades ágeis e estratégicas, se tornando referência no quilombo com um pouco mais de 20 anos de idade. Em 1678 o governador da Capitania de Pernambuco chamou o até então líder do quilombo Ganga Zumba para lhe apresentar uma oferta de paz onde se oferecia a liberdade para os escravos que haviam fugido em troca de suas devoções á Coroa de Portugal. O líder aprovou, mas Zumbi desafiou a Liderança de Ganga Zumba para continuar sua luta contra a tirania portuguesa, se tornando assim o novo líder do quilombo.
Invasão
Em 1693 o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou uma invasão ao quilombo, sendo efetuada no ano seguinte causando a destruição de Palmares e ferindo Zumbi. Sobreviveu, mas foi traído por um de seus companheiros de luta que se juntou ao capitão Furtado de Mendonça que o apunhalou. Zumbi resistiu, mas foi morto em 1695 sendo decapitado e tendo sua cabeça exposta em uma praça pública de Recife.
Sem outra liderança, Palmares sobreviveu até 1710, quando se desfez.
Hoje os quilombolas, nome dado atualmente aos descendentes dos moradores dos antigos quilombos, são reconhecidos e suas áreas são demarcadas. Assim, ajudam manter a tradição e a cultura negra.

O Brasil tem aproximadamente 1.209 comunidades quilombolas em 143 áreas já tituladas, segundo levantamento da Fundação Cultural Palmares, órgão do Ministério da Cultura. Elas estão em todos os estados, exceto no Acre, Roraima e Distrito Federal. As maiores populações de quilombolas estão na Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Pará.
A adesão ao feriado ou instituição de ponto facultativo é decisão legal de cada estado ou município. Mais de 700 cidades já adotaram o feriado, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra. Saiba quais cidades decretaram o feriado.

A NOSSA RÁDIO! deseja que o dia da Consciência Negra não seja lembrado somente neste 20 de novembro, mas todos os dias. 
E que o PREconceito seja banido da nossa sociedade, não somente com o racismo, mas com a intolerância de credos, status sociais, padrões de beleza. 
Respeito...é o que devemos ter uns com os outros. 
Sinttonia FM -  A NOSSA RÁDIO!




Nenhum comentário:

Postar um comentário