quarta-feira, 24 de outubro de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 24.10.12

Aplicativo brasileiro traduz voz humana em Libras
É brasileiro o primeiro aplicativo do mundo que funciona como um tradutor funcional de Libras para celulares e tablets. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, o Prodeaf reconhece a voz humana, traduz a fala e mostra ao surdo o que foi dito por meio da animação de um avatar 3D. O contrário também poderá ser feito em breve, com o surdo fazendo os sinais com uma luva especial cujo movimento é captado pela câmera do celular e traduzido para o ouvinte.
A repercussão do app, que busca facilitar a comunicação de deficientes auditivos, tem sido muito positiva. Além de despertar interesse de grandes instituições financeiras para uma possível implementação em bancos e prestadoras de serviços públicos, já foi aprovado em edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fonte: www.conexaominicom.mc.gov.br


11° Prêmio Gestão Pública
O Prêmio Gestor Público – PGP, objetiva reconhecer, publicamente, ações desenvolvidas pela Administração Pública Municipal do RGS que atinjam resultados positivos para as comunidades onde se efetivam, incentivando assim, a melhoria da gestão pública e seus gestores municipais em iniciativas inovadoras, criativas e que atendam à metodologia de projetos.
PGP divulga municípios vencedores
A comissão julgadora da edição 2012 do Prêmio Gestor Público (PGP) divulgou  a lista com os nomes dos municípios vencedores deste ano. 
Ao todo, 172 projetos foram inscritos.
O PGP é uma iniciativa do Sindifisco-RS e da Afisvec.
Confira a lista dos municípios vencedores:
Alegrete
Bagé
Bom Princípio
Cachoeira do Sul
Campo Bom
Candiota
Canoas
Caxias do Sul
Encantado
Erechim
Farroupilha
Feliz
Flores da Cunha
Getúlio Vargas
Giruá
Guaporé
Jaguari
Júlio de Castilhos
Mato Queimado
Não Me Toque
Nova Santa Rita
Panambi
Pareci Novo
Pelotas
Porto Alegre
Rio Grande
Santa Maria
Santo Antônio da Patrulha
Santo Augusto
São Vendelino
Tapejara
Tapera
Teutônia
Tupanciretã
Unistalda
A comissão julgadora foi formada por representantes de doze entidades gaúchas:
Deputado Pedro Westphalen – Poder Legislativo RS
Katia Fauth – Banrisul
Alberto Delgado Neto – Escola Superior da Magistratura (Ajuris)
Ildebrando Pierry – PQGP
Renata Becher – Famurs
Nelson Lídio – Fecomercio
Ercy Torma – ARI
André Paiva – Secretaria da Fazenda do RS
Maria Beatriz – UFRGS
Edison Helbert – Serpro
Luiz Antônio Bins – Sindifisco
Abel Ferreira – Afisvec
Os projetos vencedores serão divulgados publicamente durante a cerimônia de premiação do Prêmio Gestor Público 2012, que será realizada no dia 13 de novembro, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.
Fonte: http://www.sindifisco-rs.org.br

Pesquisadores brasileiros testam terapia para a fase aguda da anemia falciforme
Remédio usado no tratamento crônico da doença também pode ajudar a aliviar sintomas na fase aguda, hoje sem tratamento
Pesquisadores do Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgaram, em artigo publicado na revista Blood, que a hidroxiureia – droga usada no tratamento crônico da anemia falciforme – pode também ajudar a aliviar sintomas da fase aguda da doença, atualmente, sem opção terapêutica.
“O paciente que chega hoje ao hospital com uma crise de dor típica da fase aguda recebe apenas analgésicos e hidratação. A ideia de usar a hidroxiureia – já aprovada para tratar de forma crônica esses pacientes – também na etapa aguda é muito atraente para os clínicos. Até agora, isso não havia sido cogitado”, comentou Nicola Amanda Conran Zorzetto, orientadora da pesquisa de doutorado de Camila Bononi Almeida.
A anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada por uma alteração genética na hemoglobina, proteína que dá a coloração avermelhada ao sangue e ajuda no transporte do oxigênio pelo sistema circulatório.
Essa alteração faz com que os glóbulos vermelhos do sangue assumam a forma de foice ou meia lua depois que o oxigênio é liberado. As células deformadas se tornam rígidas e propensas a se polimerizar, ou seja, a formar grupos que aderem ao endotélio e dificultam a circulação do sangue.
Além das intensas crises de dor, que muitas vezes requerem a internação do paciente, a vaso-oclusão pode causar infartos em qualquer parte do corpo e lesionar diversos órgãos. 
A droga aumenta a produção de outro tipo de hemoglobina, conhecida como hemoglobina fetal. Ela tem esse nome porque, normalmente, é produzida no período de vida uterina e é capaz de diminuir a polimerização da hemoglobina geneticamente alterada, reduzindo o risco de vaso-oclusão. 
o Ministério da Saúde incluiu, em março, o exame de “eletroforese de hemoglobina” – procedimento que serve para detectar a anemia falciforme – na lista de procedimentos pré-natais realizados no Sistema Único de Saúde (SUS) já que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde apontam que a anemia falciforme atinge a parcela mais vulnerável da população, que é representada por pobres e em sua maioria negros.
Para conscientizar e estimular a prevenção de toda a população, o ministério disponibiliza na internet uma página que tira dúvidas e explica aos internautas como tratar a doença. O site pode ser acessado pelo link: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1692
Fonte: www.brasil.gov.br


Primeiro selante biológico produzido no País começa a ser distribuído
A cola de fibrina será usada em cirurgias cardiovasculares, hepáticas, ortopédicas e neurocirurgias
A cola fibrina - um selante biológico elaborado com o plasma humano que reduz ou detém hemorragias em cirurgias cardiovasculares, hepáticas, ortopédicas e neurocirurgias – chegará, em um ano, em quatro hospitais públicos do estado de Pernambuco. A distribuição do primeiro hemoderivado produzido pela Empresa Brasileira de Hemoderivados (Hemobrás) será realizada pela própria estatal. 
Os hospitais da Restauração (HR), do Câncer de Pernambuco (HCP) e Oswaldo Cruz (HUOC), e o Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) irão receber 3,4 litros de cola de fibrina, quantidade suficiente para a realização de 680 cirurgias, com consumo médio de cinco mililitros (ml) por procedimento.
A fabricação no Laboratório de Cola de Fibrina da Hemobrás será financiada pelo Ministério da Saúde e, com isso, além de oferecer qualidade internacional, proporcionará economia aos cofres públicos e ampliação do acesso da população à saúde.
Atualmente, o País utiliza cerca de cinco litros de cola de fibrina por ano. Até então, a cola de fibrina era obtida exclusivamente por importação e utilizada pela rede privada hospitalar, pois havia dificuldades na aquisição devido ao seu alto custo no exterior - que chega a R$ 1 mil cada ml - e à baixa oferta diante da demanda mundial.
A fibrina não possui contraindicação ou risco de rejeição.
A cola começou a ser enviada aos hospitais na segunda-feira (22), sem nenhum custo direto. Para o HR, está previsto um litro de cola de fibrina por ano para neurocirurgias; para o HUOC, serão 800 ml para cirurgias hepáticas e transplantes de fígado no mesmo período; o Procape, receberá 800 ml para cirurgias cardiovasculares ao longo dos próximos 12 meses; já o HCP, terá 800 ml para cirurgias de cabeça e pescoço.
A expectativa da empresa é, posteriormente, distribuir o selante biológico para outros hospitais públicos de Pernambuco e de outros estados, seguindo os mesmos pré-requisitos do Ministério da Saúde: possuírem demanda dos procedimentos para o qual o hemocomponente é recomendado, contarem com estrutura para seu correto armazenamento, e disporem de profissionais com experiência em seu manuseio.
Fonte: Ministério da Saúde/Portal Brasil



Rio Grande do Sul lança curso de capacitação gastronômica para Copa 2014

Serão beneficiados cerca de 10 mil profissionais e três mil empreendimentos

Para os profissionais do ramo de alimentação e bebidas, e interessados em ingressar no setor, o Grupo de Trabalho em Gastronomia Regional do Rio Grande do Sul lançou o programa de capacitação profissional em gastronomia e serviços para a Copa do Mundo 2014. Estão previstas 10 mil oportunidades, utilizando parte das vagas do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para o estado, em cerca de 40 municípios gaúchos. O primeiro curso está previsto para fevereiro de 2013. As inscrições serão abertas a cada três meses no ano que vem.

Também haverá uma qualificação para empreendimentos, resultado de parceira entre o Grupo de Trabalho e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Serão três mil vagas para restaurantes, bares, lanchonetes e similares. Essa capacitação terá início no primeiro semestre de 2013.

Uma terceira qualificação será voltada especificamente para vendedores ambulantes. O número de vagas ainda será definido.
Os cursos incluirão, além dos conteúdos técnicos específicos, temas como a História da Gastronomia do Rio Grande do Sul, a tradição oral e estudos de gênero, a produção e o uso de produtos regionais, a agricultura orgânica e o turismo gastronômico no estado.
O programa também prevê a profissionalização para adolescentes internos na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), para as detentas das maiores penitenciárias femininas do RS, para as comunidades pertencentes aos Centros de Tradições Gaúchas e para outros grupos sociais definidos em parceria com as prefeituras e demais instituições municipais.
Fonte: www.brasil.gov.br

290 mil devem regularizar Bolsa Família
Regularização já possibilitou que 55% dos atendidos voltassem a receber a transferência de renda do governo federal
Cerca de 293 mil famílias atendidas pelo Bolsa Família estão com o benefício bloqueado e devem procurar a prefeitura até o fim do ano para informar a escola em que estudam os beneficiários menores de 17 anos.
De março a setembro deste ano, 366 mil famílias que estavam sem a identificação da escola de crianças e adolescentes no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal tiveram sua situação regularizada. Esse total representa 55% das famílias que não tinham informação da unidade de ensino no início de 2012.
O coordenador de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcos Maia, considera que o ritmo está bom. “Devemos chegar a 70% no próximo bimestre de monitoramento”, avalia. Os técnicos de educação nos municípios devem registrar o acompanhamento da frequência de agosto e setembro até 29 de outubro. A inconsistência cadastral acaba impedindo o acompanhamento da presença em sala de aula das crianças e jovens que participam do programa.
Quando a falta de informação ou a identificação incorreta da escola se refere a adolescentes de 16 e 17 anos, é bloqueada apenas a parcela do benefício vinculada a eles, de R$ 38 ou R$ 76. Está suspenso o pagamento de 81.327 jovens. A família que possui crianças de até 15 anos, gestantes ou nutrizes ou se encontra em extrema pobreza, continua recebendo os demais valores, que variam conforme cada caso.Assim que incluir no cadastro o nome e o código da instituição de ensino (código do Inep) e informar a área de educação, o gestor municipal deverá desbloquear o valor do programa no Sistema de Benefícios ao Cidadão. Caso esse procedimento não ocorra, o MDS fará o desbloqueio após o resultado do monitoramento da frequência ou da inclusão da família no acompanhamento familiar do Sistema de Condicionalidades.
O MDS alerta que tanto os gestores do Bolsa Família quanto os técnicos de educação, além dos beneficiários, precisam estar atentos à correta identificação da escola.
Os estados com maiores percentuais de cadastros regularizados são Rio Grande do Sul, Roraima e Rondônia. Bahia, Pernambuco e Pará têm as maiores quantidades de famílias com a escola por identificar.
Fonte: 
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/
Brasil Sem Miséria


Diagnóstico mais rápido de tuberculose
Novo teste identifica se o paciente está doente em até duas horas e a expectativa é de que o exame esteja disponível na rede pública de saúde até o segundo semestre de 2013. A primeira fase de implementação do teste foi concluída em Manaus e no Rio de Janeiro 
Um teste inovador para a identificação rápida da tuberculose será oferecido no Sistema Único de Saúde até o segundo semestre do próximo ano. O GeneXpert – testado experimentalmente em Manaus (AM) e no Rio de Janeiro (RJ) – é capaz de diagnosticar a doença em duas horas e com risco mínimo de contaminação, uma vez que a análise é totalmente automatizada, sem a necessidade de manuseio das amostras pelo profissional de saúde responsável pelo exame.
Além disso, o teste identifica – também de forma mais rápida e com mais precisão – resistência ou não à rifampicina, que é o antibiótico usado no tratamento da tuberculose, o que facilita a prescrição também mais ágil e correta do tratamento da doença.
Dos exames feitos em Manaus e no Rio, 14,2% deram positivos. A avaliação preliminar dos testes revelou que, além do diagnóstico mais rápido da doença, foram identificados – também mais rapidamente – casos de resistência à rifampicina e uma grande aceitabilidade do método pelos profissionais de saúde.
No exame tradicional (a baciloscopia do escarro), o resultado leva 24 horas e outros 60 dias para a análise da cultura de identificação de micobactérias. “O GeneXpert é totalmente automatizado. É uma máquina que identifica fragmentos do DNA da micobactéria no escarro. Por isso, ele é bem mais seguro para o profissional de saúde”, destaca o ministro.
No exame tradicional, são necessários 60 dias para realizar o cultivo da micobactéria e outros 42 dias para se obter o diagnóstico de especificidade e sensibilidade (à rifampicina), que não ultrapassam 60% de precisão. Com o novo teste, os índices de sensibilidade e especificidade chegam a 92,5% e 99%, respectivamente. “O que diminui radicalmente a possibilidade de um resultado falso positivo”, observa Alexandre Padilha.
Com o novo teste rápido de tuberculose, espera-se, portanto, o aumento dos percentuais de detecção segura da doença para o tratamento precoce, maior agilidade no diagnóstico da chamada “tuberculose resistente” e, consequentemente, a redução da morbidade e mortalidade pela doença.
Fonte: www.brasil.gov.br

Cidades paraenses já contam com a banda larga popular
Ação faz parte do plano de acesso à internet de melhor qualidade e alta velocidade, a um baixo custo, em toda região Norte
Os moradores das cidades de Belém e Marabá, no estado do Pará, já podem contar com a internet de alta velocidade (1 mega) a preços que variam de R$ 29,90 a R$ 35, instituídos pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). A ativação do link da rede nacional de fibra óptica de telecomunicações que passa pela região foi feita pela Telecomunicações Brasileiras - S.A (Telebras).
A ação faz parte do projeto de ampliação da banda larga no Norte do País, que visa implementar o PNBL, contribuindo para a massificação do acesso à internet de melhor qualidade e alta velocidade a um baixo custo em toda região, além de integrar as redes de telecomunicações federal e estadual. 
Para alcançar as metas do programa, ações como a assinatura de termos de cooperação técnica com a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), em março deste ano; com o Governo do Estado do Amapá, em junho; e com o Governo do Estado de Rondônia, em agosto, foram realizadas pela Telebras.
Também foi assinado pela estatal, no último dia 10, um memorando de entendimento para utilizar um par de fibras ópticas de 2.200 km da empresa de telefonia Tim - no trecho entre Tucuruí e Macapá, no Amapá; e Manaus, no Amazonas -, o que irá possibilitar que a capital do Amazonas tenha infraestrutura de telecomunicações necessária para a realização da Copa do Mundo de 2014.
Banda larga popular
O programa de Banda Larga Popular faz parte do conjunto de ações do PNBL. Entre as medidas, o plano inclui também redução de impostos, incentivos para construção de infraestrutura de Telecom, modernização da legislação e construção de um satélite geoestacionário, entre outras.
Uma das ações do PNBL é a reativação da Telebras – empresa estatal que vende capacidade a pequenos e médios provedores. Com isso, o Ministério das Comunicações terá mais chances de levar internet aos lugares mais distantes do País.
Com a expansão da cobertura do serviço, é possível aumentar a velocidade da internet e ter redução do preço no serviço ofertado. O plano visa, ainda, criar oportunidades, acelerar o desenvolvimento econômico e social, promover a inclusão digital, reduzir as desigualdades social e regional, promover a geração de emprego e renda, ampliar os serviços de governo eletrônico e facilitar aos cidadãos o uso dos serviços do Estado, promover a capacitação da população para o uso das tecnologias de informação e aumentar a autonomia tecnológica e a competitividade brasileiras.
Fonte: www.brasil.gov.br   

Pode ficar mais fácil apresentação de projeto de iniciativa popular
PODE FICAR MAIS FÁCIL PARA A POPULAÇÃO SUGERIR PROPOSTAS, COMO A QUE RESULTOU NA LEI DA FICHA LIMPA. 
O SENADO VAI ANALISAR PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE DIMINUI DRASTICAMENTE AS EXIGÊNCIAS PARA A APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE INICIATIVA POPULAR.
Hoje, para que a população possa exercer seu direito constitucional de apresentar projetos de iniciativa popular, a proposta precisa do apoio de um por cento do eleitorado nacional – o equivalente a cerca de um milhão e quatrocentas mil assinaturas – distribuídas em pelo menos cinco estados. E em cada um deles, deve haver o mínimo de 3 décimos por cento dos eleitores. O senador Tomás Correia, do PMDB de Rondônia, considera que esse processo acaba dificultando a participação popular, por isso apresentou Proposta de Emenda à Constituição para reduzir drasticamente essas exigências: o requisito será um por cento do eleitorado de apenas um estado. 
Segundo Tomás Correia
, O objetivo é facilitar a iniciativa popular, porque hoje com um por cento do eleitorado nacional, torna praticamente impossível você apresentar. Toda vez que se apresentou uma medida popular aqui no Congresso, foi uma dificuldade muito grande, foi uma enorme luta. E termina que a iniciativa popular fica altamente comprometida. Então com essa iniciativa você vai facilitar, vai desburocratizar e vai também permitir que em vez de sair catando assinatura e apoio em outros estados, ela seja estadualizada. 
O senador garante que essa mudança não vai influenciar o equilíbrio de poder entre os estados, porque todos os projetos ainda vão passar pelo Congresso Nacional, que representa todas as unidades da Federação.
Tomás Correia diz ainda que ela vai tramitar aqui como medida autônoma. O outro estado poderá fazer aqui o trabalho de cabalar apoio, votos para contraditar, para debater contra. Como também faria se fosse mesmo nacional, porque o nacional você não precisa pegar um por cento em cada estado, você pode pegar cinco estados já está resolvido, desde que seja um por cento do eleitorado nacional. 
Até hoje, apenas a lei da Ficha Limpa, de 2010, foi fruto de projeto de iniciativa popular. Outras propostas tiveram que ser adotadas por parlamentares para serem analisadas pelo Congresso, como a lei de 1994 que tipificou homicídio qualificado e outros como crimes hediondos; a de 99, que previu a cassação de políticos por compra de votos; e a que criou, em 2005, o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.  
Fonte: www.senado.gov.br

Empresas fabricantes de TVs de plasma são multadas por propaganda enganosa
O valor total da multa aplicada às sete empresas condenadas por ocultarem informações sobre televisores ao consumidor é de R$ 5 milhões

Sete empresas que fabricam televisores de plasma foram multadas por publicidade enganosa. A multa foi aplicada nesta segunda-feira (22), pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça (MJ), porque as empresas não prestaram informações - de forma clara aos consumidores -, sobre a qualidade de imagem anunciada na oferta, não informando que o produto poderia apresentar manchas na tela caso fosse utilizado de forma ininterrupta durante um longo período, efeito conhecido como burn in.
O processo de investigação teve início em 2006 e é resultado de uma denúncia feita pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. O valor total da multa aplicada às empresas é de R$ 5 milhões.
Para incentivar a venda do produto, alguns televisores eram testados em aparelhos de DVD a fim de garantir qualidade digital na transmissão das imagens.
“O mercado de consumo maduro pressupõe que as relações de consumo sejam pautadas pela boa-fé, transparência, lealdade e respeito ao consumidor. É dever do fornecedor garantir a informação clara e ostensiva sobre dos produtos e serviços que comercializa”, ressalta Amaury Oliva, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.
A aplicação da multa levou em consideração os critérios do Código de Defesa do Consumidor e a quantidade de televisores comercializados por cada empresa. O valor das multas deve ser depositado em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e será aplicado em projetos voltados à proteção do meio ambiente, patrimônio público e defesa dos consumidores.
As empresas multadas foram a Gradiente Eletrônica S.A, em R$ 240 mil; a LG Eletronics da Amazônia Ltda, em R$ 1,850 milhão; a Panasonic do Brasil Ltda, em R$ 790 mil; a Philips da Amazônia Indústria Eletrônica Ltda, em R$ 290 mil; a Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda, em R$ 910 mil; a Semp Toshiba S.A (R$ 25 mil); e a Sony do Brasil Ltda, em R$ 900 mil.
Fonte: www.brasil.gov.br

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Palmares 2012
Podem participar projetos de pesquisa sobre Cultura Afro Brasileira e trabalhos que apresentem aspectos da tradição histórica, social, cultural, geográfica e jurídica da população afrodescendente no País
Estão abertas até o dia 1º de novembro as inscrições para o 2º Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira – Prêmio Palmares 2012. O concurso é promovido pelo Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra e tem o objetivo de estimular a produção científica e dar visibilidade aos trabalhos acadêmicos que versem sobre a Cultura Afro-Brasileira. 
A participação no concurso é gratuita e aberta a qualquer pessoa com defesa comprovada de monografia, dissertação ou tese em universidade pública ou privada cadastrada no Ministério da Educação, em qualquer área de conhecimento, especialmente das Ciências Sociais e Humanas, e que atendam aos critérios do edital.
Serão considerados como Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira os trabalhos que apresentem aspectos da tradição histórica, social, cultural, geográfica ou jurídica da população afrodescendente no Brasil (incluindo comunidades remanescentes de quilombos e comunidades religiosas de matriz africana), bem como sobre patrimônio material (bens imóveis, coleções, acervos) e imaterial afro-brasileiro, compreendendo: saberes (conhecimentos e modos de fazer); celebrações (rituais e festas tradicionais); formas de expressão (manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas); lugares (espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais coletivas).
Ao todo serão premiadas 13 pesquisas, sendo que, nas categorias Monografia e Dissertação, a concorrência será regionalizada, ou seja, serão premiados os melhores trabalhos em cada região (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste). Na categoria Tese serão premiados os 3 melhores trabalhos (1º, 2º e 3º lugares, no geral).
Os vencedores das categorias Monografia e Dissertação receberão também uma premiação em dinheiro: R$ 4 mil para cada monografia e R$ 8 mil para cada Dissertação. Para os primeiros colocados na categoria Tese, a premiação se dará na forma da publicação de um livro, com tiragem mínima de 1.000 (mil) exemplares contendo na íntegra o conteúdo da pesquisa premiada.
Os candidatos que desejarem se inscrever no concurso deverão realizar sua inscrição prévia encaminhando a Ficha de Inscrição para o e-mail premiopalmares2012@palmares.gov.br. A inscrição definitiva só será efetivada após o recebimento, via postal, dos trabalhos e documentos solicitados no edital. Para visualizar ou imprimir a Ficha de Inscrição, clique http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2012/09/Anexo-I-Ficha-de-Inscri%C3%A7%C3%A3o.doc
As dúvidas serão respondidas somente pelo e-mail premiopalmares2012@palmares.gov.br. Para visualizar ou imprimir a versão em PDF do Edital, clique 
Fonte: 
Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional/
Fundação Palmares









Nenhum comentário:

Postar um comentário