quinta-feira, 4 de outubro de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 03.10.12

Abertas inscrições para suplentes do Curso de Soldador do Pronatec

A Secretaria do Municipal do Trabalho e Assistência Social de Bagé (SMTAS) informa que estão abertas as inscrições para suplentes para o curso de Soldador, turmas manhã e tarde, oferecido pelo Senai através do  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
 As inscrições estão abertas de 1º à 11 de outubro e devem ser realizadas na SMTAS, rua João Telles, 862 (antigo prédio da Cobagelã). O curso é gratuito e os interessados devem levar xerox dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (no mesmo deve constar o CEP), histórico escolar ou atestado de frequência, cartão do Bolsa Família ou número de inscrição do NIS (CADúnico).

PEC estabelece voto facultativo para deficientes físicos
A proposta que estabelece o voto facultativo para as pessoas com deficiência, que tenham dificuldade de locomoção, foi apresentada em 2009, e está atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Ao justificar a medida, o senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, lembrou que o voto facultativo já é assegurado aos eleitores acima de 70 anos e também àqueles maiores de 16 e menores de 18 anos de idade. 
Segundo Mozarildo, é importante garantir essa opção de votar ou não, também, às pessoas com deficiências físicas em razão dos obstáculos que elas têm de enfrentar para acessar os locais de votação. A ideia é nessa questão dos deficientes físicos, é que dê a eles a oportunidade, pela dificuldade que eles têm de locomoção, de acessibilidade dos locais de votação, que dê o direito de eles votarem de maneira facultativa, quer dizer, se quiserem terão todo o direito de votar com a acessibilidade em torno das urnas, porém se não quiserem possam ser dispensados em razão das suas limitações. 
Fonte: http://www.senado.gov.br/

CAS vai analisar projeto que pune discriminação no trabalho
Dois projetos prevendo punições para a discriminação contra as mulheres estavam sendo examinados ao mesmo tempo pelo Senado. Um apresentado pelo deputado Marçal Filho e outro do senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará. O relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, apresentou um substitutivo aos dois textos, incorporando emendas apresentadas por três senadores. A proposta define vários tipos de discriminação contra a mulher, e prevê multa para a empresa que, entre outras coisas, pagar salários diferentes para homens e mulheres quando eles desenvolverem as mesmas funções. O senador Jucá lembrou que essa é uma maneira de combater a discriminação profissional contra as mulheres. 
O Censo de 2010 revelou que, mesmo com maior escolaridade, as mulheres recebiam cerca de setenta por cento do rendimento médio dos homens. Os números revelam ainda que, quanto maior a escolarização, maiores as diferenças: mulheres com doze anos ou mais de estudo recebem em média 58 por cento do rendimento dos homens com esse mesmo grau de instrução. Se aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos, o projeto será analisado ainda pelo Plenário do Senado.
Fonte: http://www.senado.gov.br/

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância
Sanitária informa que estará realizando noamanhã (04)  mais uma  edição
do curso sobre Segurança Alimentar, destinado a todos os empreendedores que
trabalham, com manipulação de alimentos.
O Curso acontecerá as 14:00hs  no IMBA e visa orientar os empresários e/ou seus representantes sobre a legislação vigente no país e o perigo das DTAs ( doenças transmissíveis por alimentos).  
O certificado concedido neste curso será pré requisito para a renovação do Alvará Sanitário exercício 2013.
Nesta edição se faz um chamamento especial àqueles ambulantes que trabalham com alimentos no centro da cidade e que ainda não fizeram o curso, principalmente os expositores da feira livre.
A Vigilância Sanitária está entregando convocação  em toda a cidade mas teme que com a proximidade do fim do ano a equipe não tenha tempo hábil para atender a todos, por isso pede que as pessoas não esperem a convocação, que compareçam todos que ainda não fizeram. O objetivo é não atrasar a entrega de Alvarás, já que os mesmos não serão liberados sem a apresentação do Certificado.
Dúvida e  esclarecimentos  pelos telefones 32405257 ou 99472090


UNIPAMPA é selecionada em primeiro lugar no edital do LIFE/Capes
A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) foi selecionada no bloco de primeiro lugar do ranking geral de classificação para receber apoio do programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ao todo no País foram contempladas 70 propostas que objetivam a criação de laboratórios interdisciplinares de formação de educadores. 
Conforme a Capes, os laboratórios constituem espaços de uso comum das licenciaturas nas dependências de Instituições Públicas de Ensino Superior, destinados a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas; a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a articulação entre os programas da Capes relacionados à educação básica. E são com estes objetivos que os laboratórios LIFE-UNIPAMPA serão implantados. 
A proposta apresentada pela Universidade envolve quatro campi onde serão desenvolvidos subprojetos, pelo menos 1.277 acadêmicos, 43 professores e dez cursos de licenciatura: Matemática, Física, Química, Letras e Música, no Campus Bagé; Ciências Exatas: Física e Química e Matemática, no Campus Caçapava do Sul; Biologia, no Campus São Gabriel; Ciências da Natureza e Educação Física, no Campus Uruguaiana. O projeto é coordenado institucionalmente pelo professor do Campus Caçapava do Sul, Márcio Martins, e os subprojetos coordenados ainda pelos professores Guilherme Marranghello, Franciéli Brizolla e Fabiane Ferreira da Silva. 
O apoio capital a ser repassado pela Capes irá permitir a implantação dos LIFE nos quatro campi envolvidos, os quais desenvolverão propostas teórico-metodológicas orientadas pelo pensamento sistêmico e contextualizado. Conforme o projeto enviado à seleção, “essas propostas visam à construção de conhecimentos interdisciplinares sobre processos educacionais e conteúdos técnico-científicos, contribuindo para ampliar o diálogo entre as licenciaturas, desafiadas a criar metodologias inovadoras, que incorporem o uso de TICs, e a promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. 
Dessa forma, a elaboração e a implementação deste projeto será uma importante maneira de articulação e cooperação entre os cursos de licenciatura da Instituição, articulação esta promovida para além dos limites do campus, com a cooperação das diferentes unidades na proposta mais ampla. O LIFE-UNIPAMPA prevê ainda a promoção da interação escola-Universidade e sinaliza “possibilidades de que licenciandos e professores universitários e da Educação Básica descubram e construam novos modos de aprender-ensinar e de transformar aspectos da realidade local e regional”. 
O cronograma das 121 ações previstas inicia em dezembro de 2012 e se estende até o final de 2014, consolidando uma complexa atividade que pretende potencializar a formação docente na perspectiva interdisciplinar, dinamizando abordagens e práticas pedagógicas transformadoras da realidade educacional. 
Após organizar equipes de trabalho para construção, planejamento e implementação do LIFE-UNPAMPA em seus quatro subprojetos com um plano integrado de trabalho, o projeto objetiva construir e experimentar novas metodologias que propiciem a construção de conhecimento interdisciplinar. Também serão produzidos e avaliados recursos didático-pedagógicos, numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar, e problematizados e incentivados o uso das TIC, na interface com os modos de conhecer, aprender e ensinar na escola de educação básica e nos cursos de licenciatura. A experiência adquirida será socializada entre as licenciaturas participantes deste projeto institucional, bem como com a experiência de criação, organização e funcionamento de LIFEs de outras universidades. 
Fonte: www.unipampa.edu.br


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