sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DIA INTERNACIONAL CONTRA O CÂNCER DE MAMA


Hoje, 19 de outubro, é comemorado o Dia Internacional contra o Câncer de Mama. Durante todo o mês de outubro está acontecendo o movimento mundial conhecido como "Outubro Rosa". O nome remete à cor do laço que representa a luta contra o câncer de mama. 
O objetivo do evento é dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra a doença, além de sensibilizar o poder público sobre a importância do tema. 
Lei Garante a Mamografia a Mulher a partir de 40 anos
Desde 29 de abril de 2009, está em vigor em todo o território nacional a Lei Federal 11.664/2008, que garante às mulheres a partir de 40 anos a realização do exame de mamografia na rede SUS - Sistema Único de Saúde.  
A Lei dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo uterino e de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.
É fundamental que você fique ciente desta informação, pois além do direito ao exame, o dever de prescrição por parte do médico deve ser cobrado, no caso do mesmo ignorar um direito garantido por lei.
Mundialmente, ainda é a mamografia o melhor método de detecção precoce do câncer de mama, podendo ou não ser complementada pela ultrassonografia mamária, a critério médico.
   Não deixe de realizar o seu exame.
   Você tem o DEVER de cuidar da sua Saúde!
   Você tem o DIREITO de fazer a Mamografia!
   Perder TEMPO é perder VIDA!


Diagnóstico Precoce
   As principais ações na prevenção do câncer ainda são os cuidados com a saúde e a informação sobre o assunto.
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. 

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.


Geralmente, o câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.


Desde o início do século até o momento, a postura da sociedade em geral é de acreditar que o câncer é sempre sinônimo de morte, e que seu tratamento raras vezes leva à cura. Atualmente, muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais, demonstrando-se a importância do diagnóstico precoce.Mais da metade dos casos de câncer já tem cura.


Contudo, para obter sucesso na cura da doença o tratamento requer uma estrutura médico-hospitalar e recursos humanos qualificados, integrando equipes multiprofissionais. Ele pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia e ou quimioterapia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário