sexta-feira, 24 de agosto de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 24.08.12


Spam: golpistas enviam e-mail falso do TSE com arquivo malicioso
Com a chegada das eleições e início do horário eleitoral gratuito, um novo golpe está circulando na internet. A tentativa de phishing (se você não sabe o que é phishing, veja o último parágrafo desta matéria) usa o nome do Tribunal Superior Eleitoral para distribuir arquivos maliciosos e roubar senhas dos usuários.
No e-mail falso, há um aviso de que o título eleitoral do usuário está suspenso. Para normalizar o documento, seria preciso baixar um documento em PDF para descobrir as informações sobre como agir. É justamente no anexo que está o segredo do golpe. Como é possível ver na imagem abaixo, o link onde estaria o suposto arquivo direciona o usuário para o site “5puntos.co”.

De acordo com um alerta escrito pelo próprio TSE, a instituição afirmou que não envia mensagens diretas aos usuários (com exceção do TRE-RS, que envia apenas a pessoas que autorizaram o recebimento de e-mails) e nem autoriza empresas a fazer o envio. Dessa forma, o usuário deve apagar imediatamente a mensagem ao recebê-la e nunca clicar nos anexos.
Se você recebeu um e-mail do TSE, saiba que ele é falso.
Entenda o que é phishing
O phishing é um termo que vem do inglês fishing (que quer dizer pescar). A prática é um tipo de fraude eletrônica que visa “pescar” dados de usuários. O roubo de senhas se dá, normalmente, por meio de e-mails falsos em nome de grandes instituições como bancos e órgãos públicos.
Fonte: ebc


Baile de lançamento dos festejos farroupilhas acontece sábado
No sábado (25.08), acontece o baile de lançamento dos festejos farroupilhas. 
O evento acontece a partir das 22h30min, no CTG Prenda Minha. 
Na ocasião, será realizada a posse da comissão organizadora da atividade e a apresentação do patrono. 
A animação fica por conta do grupo Os Bertussi.
Mais informações pelo telefone 3242 1265.

Equipes de Saúde da Família Fluviais realizam mutirão de cirurgias
As equipes do programa Saúde da Família Fluviais e expedicionários da saúde realizam jornada cirúrgica em comunidades da Amazônia Legal. No total serão realizadas 170 cirurgias, desde oftalmológicas a cirurgias pequenas de hérnia e de retirada de cisto. Para atender os moradores da região, os profissionais dessas equipes precisam se deslocar de barco. A jornada vai ocorrer em um pequeno hospital montado na comunidade de Mentai, que fica próxima ao rio arapiuns, em Santarém no Pará. A unidade é a primeira do tipo no país que recebe recursos doMinistério da Saúde. 
Fonte: www.blog.saude.gov.br

Parlamentares podem ter de renunciar ao mandato para assumir cargo no Executivo
A Câmara analisa proposta que obriga a renunciar ao mandato o parlamentar que assumir o cargo de ministro, governador de território, secretário estadual, prefeito de capital ou chefe de missão diplomática temporária. A medida, que vale para senadores e deputados federais, distritais ou estaduais, está prevista na Proposta de Emenda à Constituição 198/12, do deputado Izalci (PR-DF).
Hoje, de acordo com a Constituição, o parlamentar que assumir qualquer um desses cargos mantém seu mandato e pode retornar ao cargo de origem. Pela proposta, os parlamentares continuam a poder assumir cargos no Executivo – para retornar ao Legislativo, contudo, deverão ser eleitos novamente para uma nova legislatura.
“Essa alteração legislativa fortalecerá o Poder Legislativo e a carreira parlamentar exclusivamente comprometida com a análise, discussão e produção de proposições legislativas, contribuindo para a especialização e a qualificação do trabalho parlamentar”, argumentou Izalci.
Tramitação
A admissibilidade da PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta será, então, analisada por uma comissão especial específica e depois seguirá para o Plenário, quando será votada em dois turnos. 
Fonte: http://www2.camara.gov.br


Você sabe por que o nome "paraolimpíadas" mudou para "paralimpíadas"?
Você já percebeu que agora o nome “Paralimpíadas” ou a expressão “atletas paralímpicos” aparecem sem a letra “o”? A mudança foi feita para igualar ao uso de todos os outros países de Língua Portuguesa.
Desde que os jogos para pessoas com deficiência começaram, os outros sete países que têm o Português como língua oficial (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) já usavam a forma atual. Para que o Brasil não ficasse diferente dos outros países, o Comitê Paralímpico Internacional pediu que fosse feita a alteração.
A mudança foi anunciada em novembro do ano passado, durante o lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos de 2016.
Uma curiosidade: O termo vem do inglês: paralympic, criado com base no cruzamento de para(plegic) + (o)lympics.Atleta paralímpico
A Paraolimpíada começa dia 29 de agosto, em Londres
Fonte: http://www.ebc.com.br

Comissão aprova Lei que permite escolha de oficina por segurado 
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou na quarta-feira (22) emenda do Senado ao Projeto de Lei 2607/07, que permite ao consumidor escolher a prestadora de serviços no caso de acidente com veículos segurados. Segundo a emenda aprovada, o orçamento da empresa de preferência do interessado deverá corresponder aos valores de mercado.
O relator da proposta, deputado Augusto Coutinho (DEM- PE), afirmou que, atualmente, o segurado torna-se "refém" das seguradoras, que impõem a contratação de serviços executados apenas por oficinas por elas credenciadas.
Coutinho afirmou que o projeto vai beneficiar o segurado. Além disso, ressaltou que a proposta não vai causar prejuízo para as empresas de seguro, pois, com a emenda do Senado, os valores orçados devem ter como referência os preços de mercado.
O Projeto de Lei 2607/07 é de autoria do deputado licenciado Pepe Vargas (PT-RS), atual ministro do Desenvolvimento Agrário. O projeto foi aprovado na Câmara em dezembro de 2010. Como sofreu alteração no Senado, voltou à Câmara para análise das mudanças.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Brasil

I Encontro Nacional de Libras no RS
Data: 24/08/2012 e 25/08/2012
Local: Auditório do Prédio 9 - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Endereço: Avenida Ipiranga, 6.681 - Prédio 41 - Partenon
Promotor/organizador: PUCRS
Site: www.pucrs.br/encontrolibras
E-mail: encontro.libras@pucrs.br
Telefone: (51) 3220.3680

Fonte: http://www.portoalegre.travel

Presidente deve sancionar cota em universidade para aluno de escola pública
A cota de 50% será distribuída prioritariamente para negros, pardos e índios, de acordo com a proporção dessas raças em cada estado.
Mercadante defende uso do Enem como parâmetro para seleção de alunos.
A presidente Dilma Rousseff tem até o dia 29 de agosto para sancionar o projeto de lei que reserva metade das vagas das universidades federais para os alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. 
O governo federal já sinalizou que irá vetar apenas um dispositivo da proposta, o que estabelece como critério para a escolha dos alunos a média das notas no ensino médio, sem vestibular ou exame parecido. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a ideia é manter o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parâmetro de seleção dos estudantes.
“A regra republicana do Brasil é o Enem. Neste ano temos 5,7 milhões de estudantes inscritos. É o 2º maior exame do planeta", afirmou Mercadante em entrevista coletiva ontem.
A proposta das cotas (PLC 180/08 no Senado e PL 73/99 na Câmara) foi aprovada no último dia 7 de agosto pelo Senado. O texto já havia sido aprovado em novembro de 2008 pela Câmara. Se for sancionado, metade das vagas de todas as universidades federais do País passa a seguir o novo critério de seleção.
Negros, pardos e índios
Pela proposta, todas as vagas reservadas serão distribuídas prioritariamente para negros, pardos e índios, de acordo com a proporção dessas raças em cada estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se esses candidatos não preencherem todas as vagas disponíveis, as restantes serão ocupadas pelos demais alunos das escolas públicas.
O critério racial de distribuição de vagas divide opiniões na Câmara.
Metade da cota, ou seja, 25% do total de vagas das federais serão destinados apenas aos alunos com renda familiar de até um salário mínimo e meio (hoje R$ 933) por pessoa. O restante poderá ser ocupado por estudantes com renda maior. O critério racial, porém, deverá ser observado por ambos os grupos.
Escolas técnicas
O projeto estabelece o mesmo critério de cotas para as escolas técnicas federais. Nesse caso, os estudantes que quiserem conquistar uma das vagas reservadas deverão ter cursado todo o ensino fundamental em escola pública.
De acordo com o texto aprovado, a política de cotas poderá ser revista após dez anos. A ideia é que o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), avaliem os resultados do modelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário