segunda-feira, 30 de julho de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 30.07.12


INSS deposita hoje, 30 de julho, benefícios do piso terminados em 4
O INSS paga nesta segunda-feira (30) os benefícios até o piso previdenciário que têm numeração terminada em 4, desconsiderando-se o dígito. Na quarta-feira (1º) serão iniciados os depósitos para os benefícos acima do piso.
O calendário de pagamento referente ao mês de julho vai até o dia 7 de agosto. Qualquer dúvida em relação às datas pode ser esclarecida por meio da Central 135.
Pagamento- O calendário de pagamento mensal do INSS tem início nos últimos cinco dias úteis do mês e continua nos cinco primeiros dias úteis do mês seguinte. Os depósitos começam a ser liberados para os segurados que recebem até o piso (um salário mínimo). Para quem recebe acima do mínimo, os depósitos começam no início do mês seguinte ao da competência. 
Fonte: http://blog.previdencia.gov.br

Seis mil computadores serão doados pelo Banrisul para rede estadual de ensino
A doação faz parte do programa RS Mais Digital e foi formalizada na manhã desta sexta-feira (27) em convênio assinado entre a secretaria de Comunicação e Inclusão digital, Banrisul, Procergs e secretaria estadual da Educação, no estande do governo do Estado no Fórum Internacional Software Livre, que acontece na PUC, em Porto Alegre.
Fonte: estdo.rs.gov.br

Anvisa libera venda de medicamentos fora do balcão
Com a nova resolução, mais de dois mil produtos isentos de prescrição voltam às prateleiras
Desde sexta-feira (27), 2,3 mil produtos isentos de prescrição médica, como analgésicos e antitérmicos, voltaram a ser expostos nas prateleiras das farmácias e drogarias brasileiras. 
A medida foi tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que alterou a Resolução nº 44 de 2009, sobre a proibição da venda desses medicamentos fora do balcão.
A Anvisa realizou consultas públicas e estudos para medir o impacto da medida junto ao consumidor final, e concluiu que a resolução não atingiu o objetivo de reduzir o número de intoxicações por esses tipos de medicamentos no país. O levantamento apontou também uma maior concentração de mercado, o que prejudica o direito de escolha do consumidor no momento da compra desses produtos. Nos últimos meses, 11 estados tentaram reverter a decisão da Anvisa por liminares judiciais.
A partir de agora, as farmácias deverão expor na área destinada aos medicamentos cartazes com a orientação: “medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico”, além de expor, no mesmo local, os remédios de mesmo princípio ativo, para facilitar a identificação dos produtos pelo usuário. A portaria estabelece ainda que os medicamentos isentos de prescrição médica devam ficar isolados da área destinada aos produtos correlatos, como cosméticos e dietéticos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esses medicamentos são os que tiveram aprovação das autoridades sanitárias para tratar sintomas e males menores, disponíveis sem prescrição ou receita médica, devido à sua segurança e eficácia, desde que utilizados conforme as orientações disponíveis nas bulas e rotulagens.
Esses medicamentos normalmente são indicados para dores de cabeça, acidez estomacal, azia, febre, tosse, prisão de ventre, aftas, dores de garganta, assaduras, hemorróidas e congestão nasal. Os medicamentos isentos de prescrição médica correspondem a 30% do volume de vendas nas farmácias.
Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário