terça-feira, 2 de abril de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 02.04.13

Dia do Autismo
Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:
* Inabilidade para interagir socialmente;
* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.
Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.
Sintomas
O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos. De acordo com o quadro clínico, eles podem ser divididos em 3 grupos:
1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;
3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.
Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e auto-suficiência.
Diagnóstico
O diagnóstico é essencialmente clínico. Leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente e norteia-se pelos critérios estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).
Tratamento
Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.
Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente quando existem co-morbidades associadas.
Recomendações
* Ter em casa uma pessoa com formas graves de autismo pode representar um fator de desequilíbrio para toda a família. Por isso, todos os envolvidos precisam de atendimento e orientação especializados;
* É fundamental descobrir um meio ou técnica, não importam quais, que possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com o autista;
* Autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por menores que sejam; por isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro da rotina;
* Apesar de a tendência atual ser a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares, as limitações que o distúrbio provoca devem ser respeitadas. Há casos em que o melhor é procurar uma instituição que ofereça atendimento mais individualizado;
* Autistas de bom rendimento podem apresentar desempenho em determinadas áreas do conhecimento com características de genialidade.


Inscrições abertas para que instituições de ensino superior participem do Projeto Rondon
O projeto reúne grupos de universitários para ações de atendimento e assistência em comunidades pobres do País
Instituições de ensino superior interessadas em participar do Projeto Rondon têm até o dia 22 deste mês para realizar inscrição para participarem das operações de julho de 2013. As instituições que querem que seus alunos participem das ações também podem se inscrever até 27 de maio para a operação de janeiro do ano que vem.
Antes da inscrição, as entidades devem fazer cadastro no Sistema de Informação, Gerenciamento e Avaliação (Siga) do projeto. Caso a entidade já seja cadastrada, é necessário atualizar os dados na ferramenta online. Ainda nessa etapa, é preciso anexar alguns documentos, como comprovante de credenciamento de instituição de ensino superior, relação dos projetos na área de extensão desenvolvidos pelo órgão e designação formal do representante da instituição junto ao Rondon.
Somente após esses passos é que os centros de ensino podem realizar a inscrição, informando o conjunto de atividades em que irão atuar e a prioridade a ser trabalhada nos municípios, além de enviar proposta de ação e cadastrar um professor coordenador, um adjunto e outro reserva.
Operações confirmadas
Entre os dias 6 e 22 de julho de 2013 acontece a operação “Forte do Presépio” em 30 municípios dos estados do Pará e Maranhão. Ainda no mês de julho, em data a ser definida, dois navios da Marinha realizarão ações cívico-sociais (as chamadas Acisos), e de assistência hospitalar em regiões ribeirinhas do Pará e Amazonas.
Já em janeiro de 2014 o Projeto Rondon realiza duas operações: “Velho Monge” e “Portal da Amazônia”. A primeira será desenvolvida entre 18 de janeiro e 3 de fevereiro em 20 municípios do Piauí e Maranhão. Já a segunda, acontece de 25 de janeiro a 10 de fevereiro em 17 cidades do Maranhão e de Tocantins.
Projeto Rondon
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades pobres e ampliem o bem-estar da população. O Projeto Rondon é realizado em parceria com diversos ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos governos estaduais, das prefeituras municipais e de empresas socialmente responsáveis.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetorondon@defesa.gov.br  ou pelos telefones (61) 2023-5270, 2023-5271 ou 2023-5282.
Saiba mais sobre o Projeto Rondon
Fonte: Ministério da Defesa

Gabinete da Primeira Dama e Prociba ultimam preparativos para a Campanha do Agasalho 2013
A Campanha do Agasalho 2013 será lançada no próximo dia 18 de abril. Para isso, o Gabinete da Primeira Dama e o Programa Cidadão Bajeenses (PROCIBA) finalizam todos os preparativos para o começo das arrecadações.
De acordo com a primeira dama de Bagé, Silvana Caetano, está quase tudo pronto para o lançamento da campanha deste ano. “Estamos e fase final nos preparativos para o lançamento campanha. Já estamos em contato com empresas parcerias e nos próximos dias começaremos a fazer um chamamento público da comunidade”, comentou.
A secretária executiva do Prociba, Fabiana Vaz, acrescentou que no último ano a campanha atendeu mais de sete mil pessoas e destacou a importância de que a comunidade doe itens em boas condições. “Esta é uma campanha onde toda doação é bem-vinda. Contudo, sempre reforçamos que as pessoas doem aquelas peças que estejam em boa situação, para que possamos repassar imediatamente para as comunidades”, disse Fabiana, ao contar que, quando as peças estão boas mas precisam de reparos, este trabalho é feito pelas equipes do Prociba, para que o máximo de doações sejam aproveitadas. “Quando é preciso nós costuramos, lavamos e até reciclamos as peças, como é o caso do Projeto Formiguinhas, que transforma peças em roupas infantis”, disse.
Maiores necessidades de doações
Silvana e Fabiana reafirmam a importância das doações da comunidade, mas ressaltam que há itens que anualmente estão entre as maiores necessidades da população. “Entre as peças que mais precisamos estão as roupas infantis e as masculinas, além de sapatos e cobertores”.
Mais informações podem ser adquiridas diretamente no Gabinete da Primeira Dama/PROCIBA, localizado na antiga Cobagelã, ou pelo telefone 3242 6133.

Inscrições para cursos do Pronatec Idiomas vão até a próxima sexta-feira
As pré-matrículas para os cursos de idiomas do Pronatec encerram-se na sexta-feira (05) e são feitas por ordem de chegada. O estudante deverá efetuar a pré-matrícula diretamente na sede da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que atende ao seu município.
O endereço das CREs esta disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em www.educacao.rs.gov.br, no link Coordenadorias Regionais. Podem participar estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos.
O Pronatec Idiomas oferece de cursos de Inglês, francês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras), com duração de 160 e 180 horas. As aulas acontecem no turno inverso ao de estudo regular e ocorrerão em dois ou três turnos semanais.
Em 2013 o Pronatec Idiomas ofertará 13.762 vagas em dois períodos de ingresso: no 1º e no 2º semestre. Os cursos são realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS) e Instituto Federal Farroupilha - (IF Farroupilha).
Fonte: estado.rs

Chamada Pública para a aquisição de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar
-  Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor Costábile Hipólito, Rua Conde de Porto Alegre, n.º 99 , Bairro Centro, fone : (53) 32412477
 Os gêneros alimentícios a serem adquiridos pelas escolas são : tomate, cebola, abóbora, pimentão, batata, beterraba, cenoura, repolho, couve, alho.
 A documentação de habilitação e o projeto de venda deverão ser entregues nos endereços citados acima até às 17 h do dia 09/04/2013.
 - Escola Estadual de Ensino Fundamental São Judas Tadeu, Rua Padre Abílio Sponchiado, s/n , Vila Florença, fone : (53) 32415486
 Os gêneros alimentícios a serem adquiridos pelas escolas são : batata, cenoura, cebola, pimentão, abóbora, beterraba).
 A documentação de habilitação e o projeto de venda deverão ser entregues nos endereços citados acima até às 15 h do dia 12/04/2013.
-  Escola Estadual de Ensino Fundamental Mestre Porto, Rua Antenor Gonçalves Pereira, n.º 1057, Bairro Centro, fone : (53) 32423056
 Os gêneros alimentícios a serem adquiridos pelas escolas são : tomate, cebola, abóbora, pimentão, batata, beterraba, cenoura, couve, alho).
 A documentação de habilitação e o projeto de venda deverão ser entregues nos endereços citados acima até às 16 h do dia 08/04/2013.
Fonte: EMATER/RS-ASCAR de Bagé

Programa de capacitação em economia criativa seleciona propostas até 12 de abril
Podem enviar proposta de trabalho as instituições de ensino nacionais, sem fins lucrativos, e incumbidas da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional
Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o País têm até 12 de abril para enviar propostas para a chamada pública do Ministério da Cultura (MinC) que selecionará para a execução do segundo ciclo do Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos. O programa de capacitação é uma correalização das secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) e da Economia Criativa (SEC), ambas do MinC.
A primeira edição do curso, que se chamava Programa de Capacitação em Projetos Culturais, teve como foco a qualificação de profissionais em políticas públicas de cultura, elaboração e gestão de projetos culturais. Nesta nova edição, foram inseridos conceitos relativos à economia criativa e conteúdos sobre gestão de empreendimentos criativos, ampliando o programa original do curso.
Em seu novo formato, denominado Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos, o escopo do curso será a formação empreendedora do profissional da cultura, voltada para o conhecimento das políticas culturais desenvolvidas pelos órgãos públicos e privados de cultura, a elaboração e gerenciamento de projetos, gestão de carreiras e formatos de negócios do campo cultural, além da gestão de redes, coletivos e equipamentos culturais.
Podem enviar proposta de trabalho as instituições de ensino nacionais, sem fins lucrativos, e incumbidas, regimental ou estatutariamente, da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, desde que detenha de inquestionável reputação ético-profissional.
Os representantes das instituições interessadas devem construir suas propostas de acordo com os requisitos do Projeto Básico, que detalha os elementos para a contratação da prestação dos serviços.
A análise das propostas e seleção serão feitas por uma comissão integrada por representantes da Sefic, da Secretaria da Economia Criativa, da Diretoria de Direitos Intelectuais da Secretaria Executiva do MinC e do Instituto Itaú Cultural.
A instituição selecionada prestará serviços técnicos especializados na modalidade de ensino à distância e presencial para capacitação de profissionais e empreendedores criativos, entre gestores públicos e privados, produtores, artistas e demais profissionais.
Para mais informações basta encaminhar e-mail para a Coordenação do Programa de Capacitação (Sefic/MinC)  programadecapacitacao@cultura.gov.br ou contactar a coordenação pelos telefones (61) 2024-2132 e 2024-2087.
Confira a publicação no DOU.
Entre aqui para ler o Projeto Básico.
Leia as instruções sobre o envio das propostas.
Fonte: Fundação Cultural Palmares




Nenhum comentário:

Postar um comentário