terça-feira, 26 de março de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 26.03.13

Campanha de trânsito visa diminuir número de acidentes na Páscoa.
As peças da campanha abordarão a imprudência no trânsito, com temas como, ultrapassagens perigosas, excesso de velocidade, bebida e direção e o perigo de dirigir falando ao celular

Com o objetivo de diminuir o número de acidentes e mortes no período de Páscoa, o Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), lançou em todo o País, nesse domingo (24), a campanha de trânsito da Semana Santa.
A campanha de conscientização tem foco especial nos condutores de veículos. 
Com uma linguagem direta e de grande impacto visual, as peças publicitárias chamam a atenção do público para o risco da imprudência no transito. Baseadas no conceito No Trânsito, a Escolha é Sua. Faça um Pacto Pela Vida, elas são divididas em temas como ultrapassagens perigosas, excesso de velocidade, bebida e direção, e o perigo de dirigir falando ao celular. Cada uma incentiva a reflexão sobre como se perde o espírito da Páscoa quando somos imprudentes no trânsito.
Durante o feriado da Páscoa, que neste ano será entre os dias 29 e 31 de março, muitas famílias se deslocam para visitar parentes em regiões litorâneas e serranas, bem como, para participar de festas religiosas, que acontecem em todo o Brasil.
No mesmo período do ano passado, dados da Polícia Rodoviária Federal apontaram que as principais causas de mortes no trânsito durante a Semana Santa foram o excesso de velocidade e as colisões frontais, ocasionadas por ultrapassagens imprudentes.
 Parada – Um Pacto pela Vida

A campanha faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Parada pela Vida, criado em 2011 como resposta do Brasil à Assembleia-Geral das Nações Unidas, que instituiu o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. A meta é reduzir em até 50% o índice de mortalidade nas ruas e estradas dos países durante esse período. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram cerca de 1,3 milhões de mortes no trânsito em 178 países, em 2009.
A campanha brasileira visa articular a ação conjunta de órgãos e entidades de trânsito federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, do setor privado e da população brasileira.
O Parada: Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito é uma parceria entre o Ministério das Cidades, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Ministério da Saúde.
 Fonte: Ministério das Cidades



Brasil é líder em reciclagem de embalagens de agrotóxicos 

Em comparação a 2011, houve crescimento de 9% no percentual de reciclagem em 2012
Nos últimos 13 anos o País reciclou mais de 246 mil toneladas de embalagens. Atualmente, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), ONG responsável pela destinação final do material, recolhe 94% do total descartado. Somente em 2012, foram encaminhadas 37.379 toneladas. 
A expectativa para 2013 é destinar 40 mil toneladas de embalagens vazias.
De acordo com o coordenador de Agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Eduardo Rangel, o principal objetivo é dar a destinação correta para as embalagens vazias dos agrotóxicos e diminuir o risco para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente.
 “A fiscalização é rígida pelas leis de agrotóxicos e de crimes ambientais. As multas podem chegar a R$ 20 mil no caso de não cumprimento da legislação”, alerta.
Os estados líderes na devolução de recipientes de agrotóxicos, segundo o Inpev, são Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Goiás. De janeiro a dezembro de 2012, os produtores rurais do Mato Grosso devolveram 8,6 mil toneladas (t) de embalagens vazias de agrotóxicos. No Paraná, no mesmo período, foram recolhidas 4,8 mil t, em São Paulo 3,7 mil t e em Goiás foram 3,5 mil t. Os países que mais encaminharam para destinação final, neste mesmo período, foram Alemanha (76%) Canadá (73%) França (66%) Japão (50%) Polônia (45%) Espanha (40%) Austrália (30%) e Estados Unidos (30%).

Legislação
As embalagens de agrotóxicos são recolhidas desde 2002. A nova legislação federal determina a responsabilidade da destinação final de embalagens vazias para o agricultor, o fabricante e o revendedor. Antes da legislação, as embalagens eram enterradas ou queimadas, de acordo com a nova regra, o produtor deve lavá-las e perfurá-las para evitar a reutilização. Esse recipiente pode ficar armazenado na propriedade por no máximo um ano. O revendedor tem a obrigação de indicar os postos de recolhimento na nota fiscal e o fabricante de recolher e dar a destinação final ao material.

Meio ambiente
O estudo feito pelo Inpev mostra que desde a criação do Sistema Campo Limpo, 250 mil toneladas de dióxido de carbono deixaram de ser emitidas no meio ambiente.
As unidades responsáveis pelo reaproveitamento do material produzem outros 20 tipos de produtos, como tubos para fiação, para cabos subterrâneos e tubos para irrigação. 
Com a reutilização, a maior parte das embalagens destinadas à reciclagem é transformada em novas embalagens utilizadas pelos próprios fabricantes de agrotóxicos e defensivos.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Fratura de fumante demora mais a curar

Um estudo da Universidade da Filadélfia dá prova à constatação de que fumantes levam mais tempo para se recuperar de fraturas e têm mais chances de complicações em pós-operatório de traumas. 
Os resultados mostram que, entre todos os tipos de lesões, ossos fraturados de fumantes levam seis semanas a mais para se recuperarem, em comparação com os não fumantes - 30,2 semanas, contra 24,1. 
Outro resultado indica que fraturas de quem fuma tem 12.3 mais chances de não calcificarem direito e ficarem sem curar.
 - O tabagismo é amplamente reconhecido como uma das principais causas de doenças evitáveis nos EUA, mas tem havido uma falta de evidência de outros efeitos colaterais de fumo, por exemplo, como ele muda a forma como os nossos ossos curarem - disse Samir Mehta, chefe do Serviço de Ortopedia e Trauma Fratura na Penn Medicine. - Nosso estudo adiciona suporte substancial para as evidências que mostram que fumar leva a um risco significativo para a fratura de pacientes. Estes riscos precisam ser abordados com o paciente no momento da lesão e quando se prescreve o tratamento cirúrgico.
 Os estudos incluíram análises de fraturas na tíbia, fêmur e bacia, tornozelo, úmero e múltiplos ossos longos. No total, 6.480 casos de fratura, com ou sem indicação cirúrgica, foram avaliados.
Fonte: O Globo - Online 

Brasil estará presente em Fórum Social Mundial 2013, na Tunísia

O Fórum Social Mundial 2013, que será realizado em Túnis, capital da Tunísia, entre os dias 26 e 30 de março, contará com a participação do governo federal brasileiro, como acontece em todos os anos desde que o evento foi criado, em 2001.
Além da Secretaria-Geral da Presidência da República, estarão presentes no evento representantes dos ministérios da Saúde, das Relações Exteriores, da Justiça, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e da Cultura, bem como, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Fundação Banco do Brasil.

Pela sociedade civil, estarão presentes representantes de mais de 190 organizações sociais do Brasil, além de 150 membros do Grupo de Reflexão e Apoio ao Processo Fórum Social Mundial (Grap), que reúne ativistas e representantes da sociedade civil identificados com o fórum desde a sua criação, que têm como tarefa articular seminários e atividades de reflexão vinculadas ao tema.
A Casa Brasil é uma tenda que será instalada no campus de El Manar e funcionará como ponto de referência e integração de representantes governamentais brasileiros, e movimentos e organizações sociais latino-americanas e africanas. A tenda contará com salas de reuniões e conferências, uma lan house e um lounge para uso do público em geral, onde será disposto material de divulgação dos órgãos do governo federal e das organizações sociais brasileiras.

Confira abaixo a programação oficial do evento:
 1º dia (26/3) - Marcha de Abertura
 2º dia (27/3) - Dia da Primavera Árabe
 3º dia (28/3) - Atividades autogestionadas (realizadas por iniciativa dos participantes)
 4º dia (29/3) - Atividades autogestionadas/Assembleias temáticas
 5º dia (30/3) - Assembleias Temáticas/Assembleia geral
 No encerramento, dia 30 de março, está prevista uma marcha dos povos, com um protesto internacional em solidariedade ao povo palestino para comemorar o Dia da Terra.
 Fonte: Secretaria-Geral da Presidência da República



Audiência discute situação de militares reformados
Debate na Comissão de Direitos Humanos foi requerido por Paulo Paim. Senador diz que servidores das Forças Armadas são os mais mal remunerados

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) vai debater hoje, às 9h, a situação de militares reformados e pensionistas. Paulo Paim (PT-RS), autor do requerimento, afirmou que “o tema é urgente, pois os militares são os servidores mais mal remunerados do país”.
— Os militares sempre tiveram uma remuneração modesta, mas depois de 2001 a situação começou a piorar gradativamente — afirmou.
O senador leu documento enviado a seu gabinete em que são relatadas as dificuldades dos integrantes das Forças Armadas relacionadas à ­estrutura e à remuneração dos integrantes. O texto afirma que a organização militar exige a superação de todo o tipo de limite, sendo inconcebível uma má remuneração para a categoria. O texto ressalta que atualmente “a atividade do militar federal resulta em uma retribuição salarial mínima, que, em alguns postos ou ­graduações, não permite sequer o atendimento às ­necessidades de alimentação, habitação, saúde e lazer”.
Participarão o representante da Associação de Praças das Forças Armadas (Aprafa), Antonio Vicente da Silva; o presidente da Federação da Família Militar do DF, Cantidio Rosa Dantas; o presidente da Comissão Nacional QESA Brasil, Eduardo Souza Silva; o presidente da Associação dos Militares da Reserva Remunerada, Reformados e Pensionistas das Forças Armadas no DF, Genivaldo da Silva; a presidente da União Nacional de Esposas de Militares das Forças Armadas, Ivone Luzardo; a presidente da Federação da Família Militar — Mulher-DF, Rita Deinstmann, e o presidente da Confederação Nacional da Família Militar, Waldemar da Mouta.
Fonte: Jornal do Senado

Espanha oferece bolsas para curso de desenvolvimento de projetos audiovisuais

Prazo para inscrições vai até o dia 7 de abril. Postulantes devem ter graduação e experiência comprovada na atividade cinematográfica
A Fundação Carolina, que promove relações educativas e científicas entre a Espanha e América Latina, em parceria com o Programa Ibermedia e com instituições espanholas de cultura e gestão de direitos de produção audiovisual, convoca para o XI Curso de Desenvolvimento de Projetos Cinematográficos Ibero-americanos 2013. O curso acontecerá na cidade de Madri, Espanha, entre os dias 30 de setembro e 8 de novembro. A Fundação oferece cinco bolsas para roteiristas, diretores e produtores ibero-americanos. Interessados têm até o dia 7 de abril para se candidatar.
O programa do curso envolve masterclasses, assessorias de roteiro e uma oficina de produção, onde os projetos inscritos serão analisados do ponto de vista dos apoiadores, distribuidores e exibidores. Também serão promovidos encontros com produtores espanhóis interessados em coprodução e debates sobre novas estratégias de marketing, festivais, mercados e vendas internacionais. Para concorrer a uma das bolsas, que compreendem o valor integral do curso, alojamento em regime de pensão completa, passagens aéreas de ida e volta para a Espanha e seguro médico, o proponente deve ter diploma de graduação, preferencialmente (mas não imperativo) em áreas correlatas à área audiovisual, e deve poder comprovar experiência no meio.
Para se inscrever, é necessário ter a sinopse e o primeiro tratamento do roteiro do projeto a ser desenvolvido no curso. O formulário de inscrição, questionário sobre o estágio de desenvolvimento do projeto, lista de documentos necessários e e-mail para envio do material encontram-se no site da Fundação Carolina.

 Fundação Carolina

A Fundação Carolina foi criada em outubro de 2000 como uma instituição para a promoção das relações culturais e cooperação em educação e ciência entre a Espanha e os países da Comunidade Latino-Americana de Nações, bem como outros países com vínculo histórico especial, cultural ou geográfico.
O Curso de Desenvolvimento de Projetos Cinematográficos Ibero-americanos objetiva melhorar a qualidade dos projetos audiovisuais de cineastas ibero-americanos, no intuito de aumentar seu potencial de realização.

Fontes: Ancine/Fundação Carolina


UNIPAMPA divulga edital de concurso para técnico-administrativos
Foi publicado o edital 39/2013, que diz respeito a concurso público para provimento de vagas em cargos de técnico-administrativos em educação de nível superior e de nível intermediário da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Ao todo, são 97 vagas distribuídas em 35 cargos, com oportunidades em todas as dez cidades onde há unidades da Instituição.
O Edital 39/2013 está publicado no site da Unipampa em http://www.unipampa.edu.br/portal/concursos/446 e no site da banca realizadora do concurso, o Cespe/UNB. As inscrições vão de 27 de março a 14 de abril  de 2013 no endereço http://www.cespe.unb.br/concursos/UNIPAMPA_13/
As remunerações iniciais são de R$ 1912,90 para nível médio; R$ 3.138,70 para nível superior e R$ 6.277,41 para o cargo de Médio Veterinário. As provas estão previstas para o dia 26 de maio de 2013.


Portal do Governo transmite ao vivo o lançamento do Plano Estadual de Qualificação Profissional
A Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) lançará, nesta terça-feira (26), às 16h30, no Palácio Piratini, o Plano Estadual de Qualificação Profissional 2013. 
O evento contará com a participação do governador Tarso Genro e do secretário Luís Augusto Lara. 
A solenidade será transmitida ao vivo pelo portal do Governo do Estado - www.rs.gov.br . Durante o ato, serão apresentadas a prestação de contas na área da qualificação profissional em 2012 no RS e a oferta de cursos gratuitos para este ano. 
Serviço
Lançamento do Plano Estadual de Qualificação Profissional 2013 
Data: Terça-feira, 25 de março 
Hora: 16h30 
Local: Salão Negrinho do Pastoreio, Palácio Piratini 
Transmissão ao vivo pelo www.rs.gov.br .
Fonte: estado.rs


SMS realiza mais um curso de Segurança Alimentar
A Secretaria de Saúde (SMS), através da Coordenadoria de Vigilância Sanitária realiza hoje (26.03), mais uma etapa do Curso Segurança Alimentar. A ação é destinada a todos os empreendedores que trabalham com manipulação de alimentos, visando orientar os empresários e/ou seus representantes sobre a legislação vigente no país e o perigo das DTAs ( Doenças Transmissíveis por Alimentos).
O curso acontece às 14h, no Salão Nobre. De acordo com Coordenadoria de Vigilância Sanitária, oo certificado concedido neste curso é pré -requisito para  a renovação do Alvará Sanitário exercício 2013.
A iniciativa, que faz parte do Projeto Segurança Alimentar Direito de todos, Dever do Estado, lançado em maio, já capacitou cerca de 980 empreendedores e deve continuar até que atinja sua totalidade.
A Coordenadoria de Vigilância Sanitária ainda alerta os bageenses que estão em processo de Plano Diretor para que já se adiantem e façam o curso, evitando assim, o risco de ficarem com seus processos trancados até que saia nova turma.















Nenhum comentário:

Postar um comentário