terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 05.02.13

Prefeitura de Bagé cancela carnaval 2013
O prefeito Dudu Colombo, informou através de decreto que o carnaval 2013 foi cancelado.
De acordo com Dudu, a medida se deve à tragédia de Santa Maria ocorrida no último final de semana que vitimou mais de duzentos universitários. “Tomamos uma decisão muito importante. Desde o início do ano estamos trabalhando para garantir um carnaval pleno na cidade. As Secretarias já trabalhavam integradas para proporcionar infraestrutura e segurança aos bageenses. Contudo, o Rio Grande do Sul está de luto pelo acontecimento. A tragédia ainda não encerrou. Há continuidade nos óbitos e a previsão é de que mais vidas sejam perdidas”, argumentou.
Segundo o prefeito, não há como realizar uma festa popular com essa realidade de aflição, tristeza e dor. “Já fizemos uma reunião com as entidades carnavalescas para anunciar o cancelamento. Mais de 20 países mostraram solidariedade ao acontecido”, salientou.
Dudu salientou que todas as atividades ligadas ao carnaval foram canceladas, como a escolha da Rainha do Carnaval, Mesa de Bar e Santa Thereza. “As entidades carnavalescas serão indenizadas. Elas deverão apresentar as despesas através de nota fiscal. O ressarcimento será uma antecipação do carnaval de 2014. Vamos cumprir com o nosso compromisso”, declarou.
Rio Grande do Sul enlutado
Mais de 20 cidades do Rio Grande do Sul já cancelaram as festas de carnaval. A maioria delas estão localizadas na região central do Estado. Em Santa Maria, todas as atividades festivas e atos oficiais ficaram suspensos no mesmo dia da tragédia.
Além de Santa Maria cancelaram o Carnaval as cidades de Jaguari, Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, São João do Polesine, Nova Palma, Ivorá, Formigueiro, Santiago, São Martinho da Serra, São Sepé, Silveira Martins, Santa Margarida do Sul e Toropi, Pinhal Grande, Restinga Seca, Cerro Largo, Santa Bárbara do Sul, Tupanciretã, Pejuçara e Cachoeira do Sul.
Na região, recentemente cancelou as festividades Lavras do Sul.
Fonte: Prefeitura de Bagé

Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária começa a atuar na região de Bagé
O Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite (Dissemina), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, iniciou a distribuição das primeiras doses de sêmen para os municípios que assinaram convênio com o Estado.
A primeira região contemplada foi a de Bagé, que inclui os municípios de Lavras do Sul e Sant'Ana do Livramento, onde foram entregues 4,2 mil doses para inseminação de bovinos de corte e de leite.
O programa, operacionalizado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em parceria com municípios, busca o melhoramento genético dos rebanhos de propriedades da pecuária familiar. Nos próximos dias, recebem as doses os municípios de Unistalda, Iatacurubi, Bossoroca e Capão do Cipó. E, a partir do dia 18 de fevereiro, serão atendidos os municípios do polo de Jaquirana, incluindo Bom Jesus e São Francisco de Paula.
De acordo com o coordenador do Dissemina, Mário Antônio Oliveira, nesta primeira etapa, que envolve 30 municípios, além do sêmen, serão transferidos um botijão para o transporte do produto e caminhonete utilitária.
Também está sendo elaborado um calendário de distribuição, a fim de abastecer periodicamente todos os botijões. "A ação prevê o melhoramento genético com a prática da inseminação artificial. As doses serão fornecidas a custo zero", informou.
Treinamento
Ainda como parte do programa, nos próximos dias 6 e 7 de fevereiro a Secretaria da Agricultura, juntamente com a Fepagro, realiza curso preparatório para os responsáveis técnicos que farão parte da segunda fase do Dissemina. Participam os polos de Santa Maria, Lagoão, Santa Rosa e o de Constantina,  englobando 50 municípios que ingressaram no programa nos moldes dos 30 primeiros. O treinamento acontecerá na sede da Fepagro.
Programa Dissemina
O programa tem como meta a adesão de 150 municípios até o final de 2014, com distribuição de 300 mil doses.
Fonte: estado.rs

Termina nesta terça-feira (5) o prazo para matrícula dos estudantes selecionados pelo Sisu
Estudantes selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até às 23h:59 desta terça-feira (5) para efetivarem a matrícula nas universidades públicas de ensino
Os candidatos que não foram convocados nas duas chamadas podem integrar a lista de espera do Sistema. O prazo de adesão vai até sexta-feira (8). As instituições de ensino participantes do Sisu usam a lista para convocar candidatos para vagas remanescentes. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que a tenha disponível. Por isso, a participação na lista de espera somente pode ocorrer na primeira opção do candidato.
A convocação para os estudantes da lista de espera ocorrerá no dia 18 de fevereiro. Na primeira edição deste ano, o Sisu ofereceu 129.319 vagas — 18% a mais em relação a 2012 — em 3.752 cursos. Neste primeiro semestre, 101 instituições públicas de educação superior promovem a seleção de estudantes por meio do sistema. O Sisu seleciona candidatos a vagas em instituições públicas com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Fonte: Ministério da Educação

STDS reúne-se com representantes do Movimento dos Trabalhadores Desempregados
A Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), que tem como titular o secretário Luís Augusto Lara, recebeu, na última sexta-feira (01), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD). No encontro, foram debatidas questões referentes ao levantamento social das famílias organizadas no Movimento, que estão presentes em 17 municípios, bem como a apresentação de um projeto inclusão produtiva para este público.
De acordo com as diretoras do Departamento do Trabalho da STDS, Eliane Martins, e do Departamento de Assistência Social da pasta, Carla Capitanio, o balanço social prevê o levantamento dos seguintes aspectos: famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; famílias que acessam o Programa Bolsa Família; famílias que tenham pessoas com deficiência; ações de geração de trabalho e renda e suas condições de atuação. “Após o término desses levantamentos, a STDS irá sistematizar as informações com o intuito de nortear ações e intervenções junto a este público”, explicou a diretora Eliane.
A proposta de projeto de inclusão produtiva apresentada pelo MTD na reunião tem o objetivo de sensibilizar e organizar grupos de pessoas desempregadas, em situação de vulnerabilidade social, para que desenvolvam capacidades e conhecimentos, por meio de ações educativas e de mobilização social. A proposta foi acolhida e encaminhada ao setor jurídico da Secretaria para que analise e oriente sobre as próximas providências.
O Movimento dos Trabalhadores Desempregados possui organização nas seguintes cidades: Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Eldorado do Sul, Sapiranga, Lajeado, Campo Bom, Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Pelotas, Carazinho, Rio Grande, Sagrada Família e Bagé. Também ficou definido que a STDS irá reunir os gestores da Assistência Social desses municípios, durante a realização do VIII Fórum Estadual de Assistência Social e do Trabalho, no dia 26 de fevereiro, para tratar das dificuldades junto a este setor.
Fonte: Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS)

Receitas médicas do setor privado também são aceitas
Medicamentos gratuitos ou com desconto podem ser retirados com prescrição de médicos particulares ou do Sistema Único de Saúde
O programa Farmácia Popular garante medicamento gratuito ou com desconto para todo cidadão brasileiro. Basta apresentar o documento de identidade, CPF e receita médica - com validade indicada para cada tipo de medicamento. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto por um por médico que atende em hospitais ou clínicas privadas. De acordo com levantamento feito em agosto, 53% das receitas apresentadas para a retirada de medicamentos nas farmácias vêm do serviço de saúde privado e 47% do público. Em 2012, 13,8 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo programa. Desse total, 80% dos pacientes tiveram acesso gratuito aos medicamentos para hipertensão, diabetes e asma.
Pela Portaria 2928/2011, que regulamenta a dispensação de medicamentos no SUS, documentos do serviço privado também são aceitos. Porém, todo tipo de prescrição já era aceita no Programa Farmácia Popular desde sua criação em 2004, permitindo maior interação entre os serviços de saúde. No entanto, é muito importante que o médico prescreva o medicamento pelo princípio ativo e não pelo nome comercial. Pois os estabelecimentos não são obrigados a disponibilizar todas as marcas de um medicamento.
Desde 2011, com a criação da ação Saúde Não Tem Preço, a população tem acesso a 11 medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes. A partir de junho de 2012, mais três medicamentos para asma passaram a ser ofertados de graça. Em sete meses, a iniciativa já beneficiou 401 mil brasileiros.
Medicamentos para colesterol, glaucoma, rinite, osteoporose, doença de Parkinson, dislipidemia, anticoncepção e fraldas geriátricas também são vendidos com até 90% de desconto nas farmácias populares e unidades credenciadas ao programa em todo o País -identificadas com o cartaz Aqui tem Farmácia Popular.  São 113 itens nas farmácias próprias e 25 itens nas drogarias conveniadas.
Aumento - No último ano, o programa registrou um crescimento de 34% com relação a 2011, quando 10,3 milhões de pessoas foram beneficiadas. O número de farmácias credenciadas também aumentou de 20 mil para 25 mil unidades. Atualmente, o programa está presente em 3.730 municípios brasileiros, dos quais 1.278 são considerados de extrema pobreza.
Fonte: portalsaude

Capes seleciona bolsistas para doutorado na Alemanha
Há oportunidades para todas as áreas do conhecimento
Começou na sexta-feira (1º) o prazo para se candidatar a bolsas de doutorado na Alemanha, concedidas no âmbito do Programa Conjunto de Bolsas de Estudos Capes/CNPq/DAAD. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou o edital nº 6/2013, que trata da seleção dos bolsistas nas modalidades de doutorado pleno, doutorado sanduíche e duplo doutorado. O objetivo é formar docentes e pesquisadores de alto nível e consolidar a cooperação científica entre Brasil e Alemanha, em todas as áreas do conhecimento.
Para se candidatar, é preciso cumprir os requisitos descritos no edital e realizar inscrição, por meio da Plataforma Carlos Chagas, de 1º de fevereiro a 18 de março. Ao formulário online, devem ser anexados documentos descritos no edital, que também devem ser enviados pelo correio e anexados ao formulário do DAAD.
O resultado final está previsto para junho/julho deste ano. O programa prevê bolsas para realização de doutorado sanduíche, doutorado pleno no exterior e duplo doutorado no exterior; passagem aérea de ida e volta ou auxílio deslocamento; auxílio instalação; auxílio para aquisição de seguro saúde; e curso de alemão.
Acesse o edital clicando aqui.
Mais informações pelos e-mails doutorado@daad.org.br , doutora_alemanha@capes.gov.br e cocbi@cnpq.br
Fonte: brasilalemanhanews

Prefeituras podem se inscrever para receber Centros de Iniciação ao Esporte
As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de abril no site do Ministério do Esporte
Prefeituras de todo o Brasil terão a oportunidade de construir os Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs), instalações nas quais crianças e jovens poderão iniciar a prática de diversas modalidades esportivas. O objetivo é descobrir novos talentos e, assim, proporcionar o crescimento da base do esporte de alto rendimento, transformando o Brasil numa potência esportiva a partir dos jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos 2016, no Rio de Janeiro.
Os CIEs integram as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e priorizam modalidades olímpicas e paraolímpicas integrantes do Plano Brasil Medalhas. As prefeituras interessadas podem se inscrever no portal do Ministério do Esporte, até o dia 5 de abril.
São elegíveis os municípios integrantes das regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Curitiba, Porto Alegre, Distrito Federal e Região Integrada do Entorno do Distrito Federal.
Cidades com mais de 70 mil habitantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e aquelas com mais de 100 mil habitantes no Sul e Sudeste também poderão se inscrever para receber os centros. 
A seleção será feita por meio de carta-consulta.
Tipos de centros
Há três opções de módulo para o projeto do centro, e em todos eles as instalações serão erguidas com parâmetros oficiais.
No primeiro, com área mínima de 2,5 mil m², as instalações previstas comportam as seguintes modalidades olímpicas: Badminton, Basquetebol, Boxe, Esgrima, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Levantamento de Peso, Lutas, Taekwondô, Tênis de Mesa e Voleibol. As modalidades paraolímpicas são: Esgrima em cadeira de rodas, Goalball, Halterofilismo, Judô, Tênis de Mesa e Voleibol Sentado. E uma não olímpica, o Futebol de Salão. O custo estimado é de R$ 2,4 milhões.
O segundo modelo, com área de 3,5 mil m², mantém as estruturas para as mesmas modalidades e acrescenta quadra poliesportiva externa. O custo deste módulo é de R$ 2,6 milhões.
Já o terceiro modelo, em área de 7 mil m², mantém as instalações do primeiro e acrescenta estrutura para atletismo. Aqui, o custo é de R$ 3,2 milhões. A prefeitura deverá escolher o que melhor se enquadra nas características do município.
Processo de seleção
O processo de seleção das propostas dará prioridade àquelas que contemplem regiões de vulnerabilidade social e com maior deficit de equipamento esportivo. A quantidade de propostas que cada município poderá apresentar é definida de acordo com a população de cada região: municípios com até 300 mil habitantes podem apresentar uma proposta; de 300 a 500 mil, duas; de 500 a 800 mil, três; de 800 mil a 2 milhões, quatro; e com mais de 2 milhões de habitantes, até cinco propostas.
O PAC prevê a contratação de 300 instalações ainda neste ano, com investimento de R$ 800 milhões. O prazo para inscrição segue até o dia 5 de abril, e a divulgação das propostas pré-selecionadas está prevista para 17 de maio. O governo federal recomenda que os municípios façam as licitações pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC).
Confira a Portaria nº 14, de 1º de fevereiro de 2013, que abre o processo de seleção.
 Fonte: Ministério do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário