Programa de voluntariado incentiva brasileiros a participarem de eventos esportivos
A expectativa é de que mais de 50 mil pessoas integrem o Programa, que tem como foco a realização da Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014
O Programa Brasil Voluntário será lançado nesta terça-feira (22), em São Paulo, e tem como objetivo reunir brasileiros para a organização e realização dos eventos esportivos que serão realizados no País. Os interessados em participar do Programa devem preencher o formulário de inscrição até às 23h59 do dia 16 de fevereiro. O Brasil Voluntário selecionará sete mil voluntários que atuarão durante a Copa das Confederações, de forma coordenada com os selecionados pela Fifa. No segundo semestre, o programa será ampliado para a Copa do Mundo.
Na cerimônia de lançamento, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, receberá os jornalistas para uma coletiva de imprensa no auditório do subsolo do Ministério do Esporte (Esplanada dos Ministérios, Bloco A). Estarão presentes também o secretário executivo do Ministério, Luis Fernandes, o chefe de Gabinete e coordenador do Brasil Voluntário, Vicente Neto, e o CEO do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, Ricardo Trade.
Também nesta terça-feira, entrará no ar o site do Brasil Voluntário, que poderá ser acessado pelo Portal da Copa. Com o objetivo de estimular a interação entre os participantes, foi criada uma nova rede social, canal oficial para troca de informações atualizadas.
Inscrições
As inscrições para o voluntariado na Copa das Confederações estarão abertas a partir da 0h do dia 22 de janeiro de 2013 até as 23h59 do dia 16 de fevereiro. Para participar, deve-se preencher o formulário de inscrição disponível no site www.brasilvoluntario.gov.br, tendo em mãos dados pessoais, a carteira de identidade e a carteira de motorista, caso possua. O candidato deve ficar atento ao preenchimento das informações sobre a trajetória profissional, disponibilidade para atuar nos eventos e principais interesses. Caso tenha alguma dúvida, basta consultar a seção de perguntas frequentes ou a cartilha do voluntário, disponível no portal Brasil Voluntário, ou enviar um e-mail para brasilvoluntario@esporte.gov.br.
Serviço:
Lançamento do programa Brasil Voluntário
Data: terça-feira (22)
Horário: 11h
Local: Auditório do Ministério do Esporte (subsolo) – Esplanada dos Ministérios, Bloco A – Brasília-DF
Fonte: Ministério do Esporte/Portal da Copa
Serviço telefônico antecipou exigências da Lei de Acesso à Informação
Em relação à Lei de Acesso à Informação (Lei 2.527/11), que assegura o direito de solicitar informações públicas com resposta em até 30 dias, o Senado está adiantado.
Desde 1997, oferece o Alô Senado, que também permite participação em debates, audiências e programas da TV Senado.
Ano passado, a Casa lançou o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), com um balcão de atendimento próximo ao Plenário. As solicitações são convertidas em processo formal e respondidas em até 30 dias e os pedidos de informação também podem ser feitos no Portal da Transparência.
O cidadão pode ainda se manifestar pela Ouvidoria, implantada em junho de 2011 para receber sugestões, críticas, reclamações, denúncias e elogios. A coordenadora, Regina Fontes, explica que todas as demandas são respondidas no prazo máximo de 30 dias.
Há também o DataSenado, serviço da Secretaria de Pesquisa e Opinião (Sepop) que faz pesquisas e enquetes por telefone ou internet.
Fonte: Jornal do Senado
Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional aprova Regimento Interno
Nesta segunda-feira (21), aconteceu a reunião da Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), que é presidida pelo secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara.
Durante o encontro, realizado no Palácio Piratini e que contou com a presença do Governador do Estado, Tarso Genro, houve a aprovação do Regimento Interno da CAISAN.
Instalada em 2012, a Câmara tem o objetivo de promover a articulação e a integração entre a sociedade civil, órgãos ligados à area da segurança alimentar e nutricional sustentável e o governo do Estado. De acordo com o secretário Lara, a próxima atuação estará voltada para a elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar. “Teremos até o mês de outubro para fazermos a apresentação, pois, conforme a diretriz nacional, o Estado que não estiver com o seu Plano não terá como acessar recursos na área da segurança alimentar”, ressaltou.
Lara anunciou, ainda, que neste semestre serão realizados 14 seminários regionais com o intuito de sensibilizar e mobilizar os municípios para a implantação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). O Governador Tarso Genro destacou que estará presente na próxima reunião da Câmara com o intuito de enfatizar aos representantes de cada secretaria a importância do trabalho da CAISAN, que é composta pelos seguintes órgãos:
a) um representante da Casa Civil
b) Secretário de Estado da Justiça e dos Direitos Humanos
c) Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio
d) Secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social
e) Secretário de Estado da Saúde
f) Secretário de Estado da Educação
g) Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística
h) Secretário de Estado da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico
i) Secretário de Estado do Meio Ambiente
j) Secretário de Estado de Habitação e Saneamento
k) Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.
Fonte: .stds.rs.gov.br
Livro digital chega às escolas públicas em 2015
Estudantes de escolas públicas do ensino médio vão receber a versão do livro digital juntamente com o livro impresso
Estudantes do ensino médio vão usar livros digitais a partir de 2015.
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) abre nesta segunda-feira (21) o período para inscrições de obras destinadas a alunos e professores da rede pública. A partir de agora, as editoras também poderão inscrever livros digitais – cujo acesso pode ser feito em computadores ou em tablets.

Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo Ministério da Educação que elabora o Guia do Livro Didático com resenhas de cada obra aprovada. Esse guia é disponibilizado às escolas que aderiram ao PNLD do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Cada escola escolhe, então, os livros que deseja utilizar.
De acordo com o Ministério da Educação, a previsão inicial de aquisição para 2015 é de aproximadamente 80 milhões de exemplares para atender mais de 7 milhões de alunos.
A versão digital deve vir acompanhada do livro impresso, ter o mesmo conteúdo e incluir conteúdos educacionais digitais como vídeos, animações, simuladores, imagens e jogos para auxiliar na aprendizagem. Também continua permitida a apresentação de obras somente na versão impressa para viabilizar a participação das editoras que ainda não dominam as novas tecnologias.
Inscrições
O período de inscrição de obras pelo Programa Nacional do Livro Didático vai até 21 de maio. De 3 a 7 de junho, estará aberto o período de entrega de livros impressos e da documentação. De 5 a 9 de agosto, o de entrega de obras digitais e respectivos documentos.
PNLD
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.
O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio. À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes.
O PNLD também atende aos alunos que são público-alvo da educação especial. São distribuídas obras didáticas em Braille de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e dicionários.
Fonte: Agência Brasil/Ministério da Educação
RS é o primeiro estado brasileiro a ter Comitê de Diversidade Religiosa
O Rio Grande do Sul se tornou na tarde desta segunda-feira (21) o primeiro estado brasileiro a ter um Comitê de Diversidade Religiosa. O órgão foi instituído pelo governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, no dia que marca o Combate à Intolerância Religiosa. Coordenado pelo Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), o comitê tem por objetivo favorecer a promoção do direito à diversidade religiosa, o combate à intolerância e a proteção contra violações de direitos humanos por motivação religiosa no Estado.
Tarso disse se sentir honrado em ser o primeiro governador a firmar um decreto instituindo um comitê estadual desse gênero. "A intolerância religiosa provavelmente seja a mais difícil de ser combatida, pois usa métodos de persuasão nacional. Ela é capaz de originar a intolerância política e ideológica e gerar conflitos estruturais. Desconstituir a intolerância religiosa é proporcionar a capacidade de comunicação, de reconhecer na sua especificidade que outros irmãos podem ter outra fé", disse o governador, no ato de assinatura do decreto sob uma plateia de representantes de diversas religiões. De acordo com Tarso, o Estado vai trabalhar para combater essa intolerância e já prevê um conjunto de ações para que as religiões sejam respeitadas.
Responsável pelo comitê nacional e presente ao ato, a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, agradeceu ao RS por ser o primeiro Estado a assumir a responsabilidade de lutar pelo respeito em todas as religiões. De acordo com ela, nesta terça-feira (22) ocorrerá uma reunião em Brasília onde será definida a formação do órgão. A ministra explicou que as religiões são quem irão definir os integrantes e trabalhar na construção de políticas públicas para esse tema. "O respeito está na convivência com as diversidades religiosas. O Brasil é um país com fé, um país que não pode falar só em tolerância, mas em diversidade religiosa", afirmou Maria do Rosário.
Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira lembrou o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e o trabalho que vem sendo realizado, desde o ano passado, por representantes de diversas religiões para a criação do comitê desde o ano passado no Estado. "Aprendi que devemos semear o amor em todas as relações. Esse comitê é um canal para que diferentes religiões tenham voz e um espaço de diálogos em que a liberdade impere", destacou Fabiano.
Além da SJDH, integram o comitê as secretarias da Educação, da Cultura, do Trabalho e Desenvolvimento Social e de Políticas para Mulheres, representando o Governo do Estado. Também serão convidados para participarem representantes de religiões em atividade no Estado.
Fonte: estado.rs
Viagra pode ajudar a combater obesidade
Pesquisa realizada por cientistas da universidade alemã de Bonn descobriu que o medicamento transforma células de gordura e aumenta o gasto calórico
O medicamento Viagra é indicado para disfunção sexual masculina, mas também pode servir para ajudar a perder peso. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Bonn, na Alemanha, as pílulas azuis contêm substâncias capazes de transformar as células de gordura branca, considerada como a gordura 'ruim', em células de gordura marrom, a gordura 'boa', e acelerar o gasto calórico. O estudo foi publicado no periódico The Journal of the Federation of American Societies for Experimental Biology.
O tecido adiposo de uma pessoa é constituído por dois tipos de gordura: a branca e a marrom — esta última, por liberar energia excedente do corpo, e não acumulá-la, é considerada uma possível aliada contra obesidade e outras doenças relacionadas ao problema. A equipe do professor Alexander Pfeifer, responsável pela pesquisa, constatou o efeito emagrecedor ao perceber que ratos tratados com Viagra ficaram imunes à obesidade, apesar de serem alimentados com uma dieta hipercalórica. A transformação das células também reduz o risco de doenças cardíacas pois ajuda a frear processos inflamatórios que podem desencadeá-las.
Segundo Pfeifer, os resultados do estudo foram "muito surpreendentes", embora ele não indique o uso do Viagra por pessoas que querem emagrecer. "O estudo está em um estágio muito inicial e foram realizados testes apenas em ratos. Outras pesquisas devem ser feitas para aprofundar os resultados."
Conheça a pesquisa
TÍTULO ORIGINAL: Increased cGMP promotes healthy expansion and browning of white adipose tissue
ONDE FOI DIVULGADA: The Journal of the Federation of American Societies for Experimental Biology
QUEM FEZ: Michaela M. Mitschke, Linda S. Hoffmann, Thorsten Gnad, Daniela Scholz, Katja Kruithoff*, Peter Mayer, Bodo Haas, Antonia Sassmann, Alexander Pfeifer e Ana Kilić
INSTITUIÇÃO: Universidade de Bonn, na Alemanha
RESULTADO: Ratos alimentados com uma dieta hipercalórica que tomaram Viagra não se tornaram obesos. O remédio parece ser capaz de transformar células de gordura 'ruim' em células de gordura 'boa' e promover um maior gasto calórico.
Fonte: Veja - Online
Sugestões populares são recebidas por meio do Portal e-Cidadania
Lançado em maio, o Portal e-Cidadania já recebeu mais de 200 propostas de lei e cerca de 140 sugestões de debates. Para apresentar uma ideia, basta preencher formulário on-line.
Não é preciso conhecimento de técnica legislativa nem se identificar. A proposta passa por avaliação técnica sobre constitucionalidade e possível duplicidade. O cidadão pode também comentar projetos e participar de audiências por telefone, Facebook ou Twitter, quando a reunião é interativa. Para isso, foram incluídos os ícones “Opine” e “Participe”.
O presidente do Senado, José Sarney, disse que o e-Cidadania colabora para a transparência pública.
— O portal é uma forma de permitir que a sociedade conheça melhor o processo legislativo e fiscalizatório, além de viabilizar a participação do cidadão com sugestões — afirmou.
O presidente da CDH, Paulo Paim (PT-RS), disse que o Senado mostra que está à frente do seu tempo.
— Para mim, é a chamada democracia direta, que tanto defendi que fosse colocada em prática na Casa.
Fonte: Jornal do Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário