sábado, 5 de janeiro de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 05.01.13

Prestação de contas de entidades será via online
Para dar maior transparência ao trabalho das entidades sociais e simplificar o processo de manutenção dos títulos das mesmas, as prestação de contas ao Ministério da Justiça serão feitas, a partir de agora, apenas por meio virtual.
Antes, além de apresentar os relatórios de atividades por meio eletrônico era necessário enviá-los também via correio.
A nova determinação é dada pela Portaria nº 252, publicada no dia 31 de dezembro de 2012, pela Secretaria Nacional de Justiça. A mudança valerá para entidades de utilidade pública federal (UPF), organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP) e organizações estrangeiras (OES) e também para entidades não credenciadas pelo MJ que, espontaneamente, optem por dar publicidade a suas ações.
Prestação de contas aumentou 50%
No ano de 2012  houve um acréscimo de 50% nas prestações de contas das entidades em relação ao ano anterior, o quantitativo de certidões de regularidade passou de 8.166 para 12.465.
“A nova norma vai otimizar o trabalho, conferir mais transparência ao acesso à informação, além de favorecer o controle social”, diz o diretor adjunto do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação (DEJUS) Davi Pires.
A partir da publicação da portaria, as entidades poderão inserir sua prestação de contas no Cadastro Nacional de Entidades Sociais, após se cadastrarem no sistema. A prestação de contas anual contém dados como: fontes de recursos públicos e privados, linhas de ação e atividades desenvolvidas, modo de utilização de seus recursos, nomes e qualificação de seus dirigentes e representantes. A entidade receberá a certidão de regularidade após a conferência dos requisitos legais.
Fonte: blog.justica

Tecidos e plásticos com células fotovoltaicas podem se tornar realidade, demonstra pesquisa
Nova fibra ótica flexível cria energia a partir de luz solar
Graças a uma pesquisa realizada por um time de químicos, físicos e engenheiros liderados pelo professor John Badding, da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, tecidos com células solares podem se tornar realidade em breve. Pela primeira vez, foi criada uma fibra ótica baseada em silício que tem a capacidade de ser usada como uma espécie de célula fotovoltaica (absorvendo a luz solar e transformando-a em energia), podendo ser expandida até um tamanho utilizável por seres humanos. Sem contar que elas também podem ser flexíveis e irregulares, como um tecido de pano.
A fibra ótica utilizada na nova pesquisa é mais fina do que a largura de um cabelo (ver imagem acima) e possui um componente eletrônico acoplado a ela, dispensando assim a necessidade de integração entre fibra ótica e chips.
Para elaborar o novo tipo de fibra, os pesquisadores usaram técnicas de alta pressão da química para depositar materiais semicondutores diretamente em orifícios localizados na fibra ótica. E aproveitaram para usar essas mesmas técnicas para criar uma fibra semicondutora de silício cristalino capaz de trabalhar como uma célula fotovoltaica, o que significa uma fibra que cria eletricidade a partir da luz solar.
Mais longo
Depois de criada essa fibra, o objetivo dos pesquisadores se focou em as estender para comprimentos mais longos e com formas mais flexíveis. Criar fibras de células solares de silício com mais de 10 metros de comprimento e que sejam dobráveis é a nova meta. E essas fibras dão a possibilidade de realizar algo que antes não podia ser feito. Como, por exemplo, produzir um tecido com uma ampla diversidade de aplicações, tais como geração de energia, carregamento de baterias e auxílio em dispositivos biomédicos.
Geralmente uma célula fotovoltaica é criada a partir de um substrato de vidro ou plástico. Agora, para criar essa célula solar se utiliza um equipamento caro chamado reator PECVD, cujo resultado final é algo plano e com pouca flexibilidade. Mas, se impresso em uma plataforma à base de fibras óticas (confira no vídeo abaixo) ganha mais leveza, é mais flexível, portátil, dobrável e ainda pode ser usado como vestimenta.
Fonte: ecycle

Perdas de receita devem ser informadas até o dia 31 
Os municípios devem informar e comprovar junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) até o dia 31 de janeiro as eventuais perdas de receitas causadas pela redução de transferências constitucionais.
A área responsável pela execução financeira do município deve encaminhar as informações detalhadas sobre a receita prevista e aquela efetivamente arrecadada, além das perdas de recursos com impacto negativo no alcance do equilíbrio financeiro e orçamentário do exercício por meio do Sistema de Informações para Auditoria e Prestação de Contas (SIAPC). 
As informações encaminhadas serão analisadas e utilizadas pelos auditores na elaboração das instruções técnicas e dos relatórios e votos, bases para a emissão da decisão final sobre as contas do gestor. O exame será efetivado considerando a adequação da previsão orçamentária às normas técnicas e legais vigentes. 
Fonte: tce.rs

Meninas de 11 a 13 do Distrito Federal serão imunizadas contra o HPV
A imunização deve começar em março e será feita no próprio colégio, desde que a criança ou adolescente tenha autorização dos pais para receber a dose
Meninas de 11 a 13 anos que estudam em escolas públicas e privadas do Distrito Federal vão receber em 2013 a vacina contra o papilomavírus humano (HPV). A imunização deve começar em março e será feita no próprio colégio, desde que a criança ou adolescente tenha autorização dos pais para receber a dose, aplicada em três etapas, uma a cada mês. A informação é da subsecretária de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, Marília Coelho.
Em setembro, o Senado Federal aprovou um projeto de lei que prevê que meninas de 9 a 13 anos tenham o direito de receber gratuitamente na rede pública de saúde a vacina contra o HPV. O texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados.
Marília explicou que a Secretaria de Saúde do DF, em parceria com a Secretaria de Educação, decidiu imunizar, em um primeiro momento, apenas meninas de 11 a 13 anos em razão do preço elevado da vacina. Ela garantiu que, nos próximos anos, toda a faixa etária prevista no projeto aprovado pelo Senado vai receber a dose.
“A ideia de vacinar nas escolas é buscar novas didáticas de vacinação. No caso do H1N1, a gente colocou a vacina em todos os postos, mas a vacinação foi baixa. Agora, a ideia é não correr o risco de ter um número baixo de vacinação. Crianças de 11 a 13 anos não estão mais em creches. Quando se trata de bebês, a mãe está de licença-maternidade e tem disponibilidade para levar. Imagina levar uma menina de 13 anos para vacinar. A gente avalia que isso seria meio inviável.”
A subsecretária ressaltou que a dose contra o HPV é nova no calendário de vacinação da rede pública, mas tem a eficácia garantida. Reações adversas como febre, segundo ela, podem ser registradas como em qualquer outro processo de imunização. Para Marília, o alerta maior é que a vacina protege apenas contra o HPV e não contra as demais doenças sexualmente transmissíveis (DST).
“Vamos ter que trabalhar muito a ideia de que você não está protegida contra qualquer doença sexualmente transmissível. Existem outros fatores que levam ao câncer de colo do útero, como a sífilis e a endometriose.Uma das preocupações é que as pessoas não deixem de se cuidar.”
Fonte: Agência Brasil/Portal Brasil


Eventos esportivos: Confira a agenda esportiva deste fim de semana 
Os primeiros dias do ano já trazem eventos esportivos importantes para os atletas do handebol, ciclismo, atletismo, tênis e vela.
No domingo (06.01), o Rio de Janeiro recebe a 13ª edição da Copa América de Ciclismo, competição que dá início ao calendário nacional deste ano para a modalidade.
A prova contará pontos para o ranking internacional. No mesmo dia, o estado do Mato Grosso realiza a tradicional Corrida de Reis, a maior de rua do Centro-Oeste do país.
O fim de semana contará ainda com a Semana Internacional de Vela, a primeira partida do ano da Superliga de Vôlei e uma oficina de rúgbi ministrada pelo atleta Fernando Portugal.
Confira os eventos nacionais e internacionais:
Handebol
A seleção brasileira masculina de handebol está na Espanha onde disputa, a partir desta sexta-feira (04.01), o torneio quadrangular Memorial Domingo Bárcenas, competição amistosa que contará com a equipe da casa, o Chile e o Japão.
O torneio faz parte da aclimatação e preparação da equipe nacional para o Campeonato Mundial, que tem início no dia 11, em Madrid. O grupo convocado mescla atletas experientes e jovens talentos, que vêm tendo um bom aproveitamento nos treinos.  A temporada de competições na Espanha também tem como objetivo oferecer experiência internacional aos atletas com foco nos Jogos Olímpicos de 2016.
Ciclismo
A 13ª edição da Copa América, no próximo domingo (06.01), abre o calendário nacional para os atletas do ciclismo. A prova será realizada no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e reunirá os melhores ciclistas brasileiros e atletas estrangeiros convidados. Além disso, a disputa conta pontos para o ranking das Américas da União Ciclística Internacional (UCI) e também para a classificação da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Nas provas por equipes, o Brasil será representado pelas 12 seleções mais bem colocadas no 9º Tour do Brasil/Volta Ciclística de São Paulo, realizado em outubro. Também  podem participar da categoria até sete equipes estrangeiras. No feminino, a prova contará com as 15 primeiras colocadas no ranking brasileiro da modalidade.
Rúgbi
O atleta do rúgbi Fernando Portugal ministra em Osasco uma clínica de apresentação da modalidade, que retorna ao calendário olímpico nos Jogos do Rio 2016. Os participantes poderão conhecer as regras principais do rúgbi de sete e vivenciar a modalidade junto com o atleta e sua equipe.
A atividade é gratuita e será realizada no Sesc Osasco no sábado e no domingo (05 e 06.01), das 15h30 às 17h30. Fernando Portugal lidera a equipe nacional de rúgbi de sete há seis anos e foi o capitão durante os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em 2011.
Atletismo
O calendário de competições do atletismo também tem início neste domingo (06.01) com a 29ª Corrida de Reis. Considerada a maior corrida de rua do Centro-Oeste do país, a prova reunirá milhares de atletas profissionais e amadores. Entre as atrações da prova está o mineiro Giovani dos Santos, o brasileiro mais bem colocado na última edição da São Silvestre (4º lugar) e na competição mato-grossense do ano passado (3ª colocação). No feminino, o destaque é a goiana Sueli Pereira da Silva, 7ª na São Silvestre e 3ª na Corrida de Reis de 2012.
A prova de 10 km será disputada a partir das 7h45, com a largada dos atletas especiais, próximo à Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, e chegada em frente à Praça das Bandeiras, em Cuiabá.
Vela
Desde sexta-feira (04.01) os amantes da vela têm encontro marcado no Rio de Janeiro. A cidade recebe a Semana Internacional da modalidade, evento que contará com a presença do medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres Bruno Prada. Após a separação da dupla com Robert Scheidt, o atleta retorna às competições na classe Finn.
A disputa será realizada no Iate Clube da cidade e termina no domingo (06.01). Além da Finn, as classes Star, J/24, HPE 25, Ranger 22, Velamar 22, Veleiros 23, 470, 420, Snipe, Laser Standard, Laser Radial, Laser 4.7, Dingue, RS:X e 49er estarão na competição. Estão programadas seis regatas – duas por dia.
Tênis
O tênis abre o ano com duas competições. Na Austrália, o brasileiro Marcelo Melo disputa as semifinais da chave de duplas do ATP 250 de Brisbane. O torneio é um dos preparatórios para o Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada.
A batalha por uma vaga na final do primeiro torneio do ano será nesta sexta-feira (04.01) contra a dupla formada pelo búlgaro Grigor Dimitrov, um dos destaques do torneio na chave de simples, e o japonês Kei Nishikori. Na Austrália, Marcelo joga ao lado do espanhol Tommy Robredo.
Em território nacional, o tenista número dois do país e 126° colocado no ranking da ATP, Rogerinho, encara as quartas de final do Aberto de São Paulo. A atleta conseguiu a classifcaçao após derrotar o americano Devin Britton por 2 sets a 0 na última quinta-feira. Na briga por uma vaga na semifinal, Rogerinho enfrentará o equatoriano Julio Cesar Campozano nesta sexta-feira (04.01).
Vôlei
Após a pausa de fim de ano, a Superliga masculina de Vôlei retorna neste fim de semana para a primeira partida de 2013. A equipe paulista do São Bernardo Vôlei e o Volta Redonda, do Rio de Janeiro, se enfrentam neste domingo (06.01), às 19h, no ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP).
O jogo de estreia do ano é válido pela décima rodada do turno.
Fonte: Ministério do Esporte

Projeto muda cálculo de dívidas de estados e municípios
Chegou ao Congresso projeto do Executivo que altera o indexador das dívidas de estados e municípios com a União. A mudança é uma antiga reivindicação de governadores e prefeitos.
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 238/13 começará a tramitar na Câmara e depois vai ao Senado.

O texto, de acordo com o governo, corrige distorções causadas por mudanças na economia. Os critérios atuais podem elevar a dívida em mais de 20% ao ano. Hoje, o saldo devedor de estados e municípios é atualizado pelo Índice Geral de Preços — Disponibilidade Interna  (IGP-DI) mais juros que vão de 6% a 9% ao ano. Com a mudança, os juros deverão ser de 4% ao ano, e a atualização monetária será calculada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais estável que o IGP-DI. Caso a soma ultrapasse a variação da taxa básica de juros (Selic) do mês, esta será usada para a atualização.
A adoção do IPCA como indexador da dívida já é tema de alguns projetos que tramitam no Senado, como os PLSs 334/11, de Eduardo Braga (PMDB-AM), e 86/12, de Francisco Dornelles (PP-RJ).
O projeto de Dornelles foi apresentado em abril, após proposta do governo que adotava apenas a Selic como indexador, e recebeu o apoio dos secretários estaduais de Fazenda. O senador argumentou que a taxa de juros é um instrumento de política monetária, não adequado à indexação da dívida.
— Você nunca pode permitir que a dívida do devedor seja corrigida por um índice estabelecido pelo credor.
Relator do PLS 86/12 na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e autor de projeto sobre o tema (PLS 618/11), Lindbergh Farias (PT-RJ) defende a diminuição do comprometimento da receita corrente líquida para pagar  dívidas em pelo menos dois pontos percentuais.
— É fundamental mexer no indexador, mas temos que abrir espaço para os estados aumentarem investimentos, diminuindo o percentual de comprometimento da receita corrente líquida.
Fonte: Jornal do Senado



Especialistas alertam para aumento global de diabetes infantil 
Diabetes tipo 1 é uma das doenças endócrinas e metabólicas mais comuns entre crianças

O número de casos de diabetes tipo 1 está crescendo rapidamente, especialmente entre as crianças, enquanto muitas não são diagnosticadas devidamente, afirmam especialistas.
Segundo um estudo da Federação Internacional de Diabetes, a diabetes tipo 1 é uma das doenças endócrinas e metabólicas mais comuns na infância e os casos entre crianças estão aumentando em todo o mundo.
Atualmente, 371 milhões de pessoas sofrem de diabetes no mundo, principalmente diabetes tipo 2, provocada, principalmente, pela obesidade e por um estilo de vida precário.
Diabetes: você sabe se tem essa doença?
Para especialistas, o desenvolvimento de diabetes tipo 1 pode ter causas genéticas, mas eles ainda não sabem dizer a que se deve o incremento nos casos da doença.
Além disso, em um número considerável de países, cada vez mais as crianças também estão sendo diagnosticadas com diabetes tipo 2.
Diagnóstico adequado
A diabetes se manifesta quando o organismo não pode produzir ou utilizar eficientemente a insulina, um hormônio que regula o nível de açúcar no sangue.
Caso não seja tratada adequadamente, a doença pode produzir complicações severas.
Uma pessoa com diabetes tipo 2 pode permanecer sem ser diagnosticada durante muito tempo.
Mas no caso da diabetes tipo 1, se o paciente não recebe injeções de insulina diariamente para controlar seus nível de glicose, corre risco de morte.
Apesar de a doença aparecer em qualquer idade, o mais comum é que ela ocorra em crianças e adolescentes menores de 14 anos.
Falta informação sobre diabetes tipo 1, especialmente nas escolas, alerta especialista
Segundo o informe da Federação Internacional de Diabetes, nos últimos anos, houve um crescimento anual de 3% dos casos de diabetes tipo 1 no mundo, principalmente em menores de 14 anos.
O principal aumento ocorreu na Europa central e do leste.
Embora não haja estudos sobre a incidência em outras partes do mundo, acredita-se que as tendências sejam similares globalmente.
Conhecendo os sintomas
Estima-se que, em média, cerca de 78 mil menores com até 15 anos desenvolvam a doença todo ano.
Com isso, a diabetes tipo 1 pode ser um enorme desafio para muitas crianças e adolescentes. Além do impacto físico, a doença pode dificultar ou limitar as relações sociais, além de afetar o desempenho escolar.
O estudo indica que cerca de 25% das crianças que desenvolvem a diabetes tipo 1 são diagnosticadas quando já se encontram em estado grave.
Segundo Barbara Young, presidente-executiva da Diabetes UK, 'é particularmente importante que os pais conheçam os sintomas da doença'.
'Atualmente, o desconhecimento dos sintomas da diabetes tipo 1 é uma das principais razões para que um número assombroso de crianças estejam gravemente doentes quando recebem um diagnóstico'.
Entre os principais sintomas, explica a especialista, estão: necessidade frequente de urinar, sede abundante, cansaço extremo e uma perda inexplicável de peso.
'Os padres e as babás também precisam entender que se uma criança apresentar algum desses sintomas têm de levá-la ao médico o mais rápido possível, para que se faça o teste da diabetes tipo 1', acrescentou Young.
Fonte: R7




Nenhum comentário:

Postar um comentário