sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 14.12.12

Baterias de carros elétricos podem se tornar geradores de energia para uso doméstico
General Motors apresentou a ideia. Aparelho com cinco baterias pode ser utilizado em situações de emergência por até duas horas
Pelo que parece, a energia elétrica vai ser uma das substitutas dos combustíveis fosseis utilizados pelos carros. Mas o que fazer com a bateria que movimenta esse novo tipo de veículo quando ela não servir mais seu propósito? Parece que a General Motors encontrou uma possível resposta.
Segundo a empresa, as baterias podem não apresentar um desempenho suficiente para abastecer um automóvel. Mas, no caso das encontradas no seu modelo elétrico Chevrolet Volt, podem ser utilizadas para prover energia para residências em situações de falta de energia.
A GM ainda afirma que um aparelho feito com cinco baterias de íon de lítio conectadas pode prover duas horas de energia elétrica para cinco residências.
De acordo com Alexandra Goodson, gerente de desenvolvimento de módulos de estoque de energia da ABB, parceira da General Motors nesse projeto, “em um carro, você precisa de muita potência em um instante”. Quando analisamos o uso doméstico das baterias, “a energia é liberada durante duas horas ao invés de instantaneamente. A demanda sobre o sistema é muito menor”.
Outra vantagem é que o equipamento pode ser recarregado por fontes de energia renováveis como a luz solar.
Tudo isso mostra que a ideia é uma excelente alternativa para situações de risco, como apagões e catástrofes naturais. É a reutilização, mais uma vez, mostrando sua importância.
Fonte: ecycle.com.br


Rio Grande do Sul receberá 72,9 mil bafômetros descartáveis
As ações de educação para o trânsito realizadas pelo Detran/RS em 2013 terão o incremento de 72,9 mil etilômetros descartáveis. O montante integra um lote de um milhão, entregues pelo Governo Federal nesta quinta-feira (13), em Brasília, aos 27 Estados da Federação, em solenidade de lançamento da Operação Integrada Parada-Rodovida 2012/2013. O presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, que esteve presente ao evento, ressalta que os etilômetros descartáveis reforçarão principalmente as ações da Operação Balada Segura, programadas para o próximo verão. 
A conscientização dos motoristas será o foco das duas campanhas publicitárias que serão veiculadas pelos ministérios das Cidades e Transportes durante o Natal e Ano Novo. A ideia é alertar os motoristas sobre o elevado número de mortes no trânsito que ocorre durante este período. No Rio Grande do Sul, o Detran/RS, juntamente com o Comitê de Mobilização pelo Segurança no Trânsito e demais órgãos de fiscalização, prepara a Operação Viagem Segura de Natal e Ano Novo, com intensificação da fiscalização e campanhas em rádio, televisão e praças de pedágios. 
Os bafômetros descartáveis foram doados ao Governo Federal pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros e Federação Nacional das Empresas de Seguros. Sua distribuição respeitou o critério de volume da frota de cada Estado, pelo qual o Rio Grande do Sul é o quarto colocado, logo após São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Fonte: estado.rs

Pepe Vargas recebe presidente da Embrapa para estabelecer parcerias em 2013
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, recebeu, nesta quinta-feira (13), o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, para definir uma agenda de interesses comuns e de ações para o próximo ano.
Pepe Vargas apontou três áreas importantes para o trabalho conjunto entre MDA e Embrapa: aproximação da pesquisa à assistência técnica e extensão rural; pesquisa em insumos, principalmente de sementes; e produção orgânica e agroecológica. “A identificação dessas áreas prioritárias permite que se defina uma agenda de trabalho para o próximo ano”, antecipou o ministro.
Além disso, Pepe assinalou que dois públicos da agricultura familiar são potencialmente os mais beneficiados por essa parceria da Empresa com o ministério – os extremamente pobres e os agricultores familiares em processo de desenvolvimento.
Maurício Antônio Lopes frisou que um dos desafios da Embrapa é "fazer chegar as tecnologias desenvolvidas pela empresa aos produtores do Brasil que ainda estão à margem do mercado". Ele apontou a cooperação da Embrapa com o ministério como fundamental para atingir esse objetivo. "É o momento de pensar no futuro, de intensificar o diálogo e construir estratégias conjuntas para que o contingente de produtores se beneficie dos avanços tecnológicos."
Na reunião, o secretário da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Valter Bianchini, lembrou que o trabalho de pesquisa pode contribuir para o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, por meio da consolidação de tecnologias e de sementes para o mercado orgânico. O diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf, também participou do encontro.
SAF/MDA e Embrapa já desenvolvem parcerias
Em 2012, o secretário Valter Bianchini visitou 12 unidades da Embrapa em todo o Brasil. Ao lado dos pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp), Sônia Bergamasso e Ricardo Borsato, o secretário esteve nas unidades para saber como as tecnologias geradas pelos institutos de pesquisa são informatizadas e disponibilizadas para outros pesquisadores e para a extensão rural e produtores. A ação foi uma parceria da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
No início de 2013, os resultados das visitas serão apresentados em nova reunião do MDA com a Embrapa. "Para nós, uma articulação de pesquisa em extensão vai ser um portfólio de tecnologias e de compartilhamento de resultados de pesquisa que poderão ser usados no campo", observou Bianchini. 
Fonte: mda.gov

Programa Em Dia 2012, para regularização de dívidas com o Estado, encerra-se dia 21
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) informa aos contribuintes que têm dívidas com o Estado que o programa Em Dia 2012, que permite a regularização dos débitos com descontos de multas e juros e com parcelamento, encerra-se no dia 21 de dezembro. Para facilitar, está disponível no site da Sefaz um simulador do Em Dia para quitação (parcela única) ou parcelamento, não sendo necessário comparecer fisicamente às repartições. 
No Em Dia 2012, o contribuinte que optar pela quitação total da dívida terá desconto de 75% para multas e de 40% nos juros. As dívidas também poderão ser parceladas em até 60 meses, com descontos decrescentes nas multas, sendo de 50% para até 12 parcelas, 30% para até 36 vezes, 20% para até 48, e 10% para até 60 meses, ficando mantida a redução de 40% nos juros. Destaque, também, à redução dos honorários advocatícios da PGE para 5% (quitação e parcelamento). 
No parcelamento, pelo menos 10% do valor do débito deverá ser saldado no início, incidindo sobre essa parcela inicial o desconto máximo dos encargos (75% na multa e 40% nos juros). 
Após o dia 21, a Sefaz retomará a adoção de medidas rigorosas, como, por exemplo, a inclusão dos devedores contumazes no Serasa e exclusão do Simples Nacional, envio para execução fiscal, com a intensificação dessas ações pela Procuradoria Geral do Estado. 
Levantamento parcial da Sefaz aponta que até o dia 7 de dezembro, foram negociados mais de 53 mil débitos, com montante superior a R$ 800 milhões. Desse valor, mais de R$ 250 milhões foram pagos à vista - confira em anexo a tabela com as informações gerais e por Delegacias Regionais da Receita Estadual.
Banrisul 
O Banrisul criou uma linha de crédito para as empresas que aderirem ao programa de regularização de dívidas. A modalidade está disponível para empresas instaladas no Rio Grande do Sul, e o prazo de financiamento é de até 36 meses com pagamentos mensais, conforme garantias apresentadas.
Fonte: estado.rs

Assistência Social vai reforçar cumprimento de condicionalidades do Bolsa Família
Os gestores de assistência social vão reforçar ainda mais o acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família, para detectar as causas de eventuais descumprimentos das condicionalidades do programa. Com esse diagnóstico, a área vai ampliar sua contribuição para fazer com que essas famílias cumpram as contrapartidas de saúde e educação. A ação visa evitar o cancelamento do benefício antes que haja uma intervenção dos profissionais do setor. Isso é o que prevê a Portaria nº 251, publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na edição desta quinta-feira (13) do Diário Oficial da União. 
As alterações têm o objetivo de promover a redução do impacto da aplicação dos efeitos nas famílias em descumprimento com as contrapartidas, evitando, assim, que o benefício seja cancelado antes da realização de uma intervenção pela área de assistência social nos municípios. “Nenhuma mãe deixa de mandar os filhos para a escola porque quer. Quando isso ocorre, é porque há alguma coisa e é necessário que haja uma intervenção do governo federal, em parceria com os municípios”, enfatizou o coordenador-geral de Acompanhamento das Condicionalidades do MDS, Marcos Maia.
Uma das alterações reduzirá o tempo dos efeitos de descumprimento das exigências do programa. Com isso, o tempo em que as famílias ficarão expostas a advertências, bloqueios, suspensões e cancelamentos passa de 18 para seis meses.
Também serão padronizadas e simplificadas as penalidades que os beneficiários sofrem quando não atendem as condicionalidades. A fase de suspensão do benefício, por exemplo, será apenas uma – até então, havia duas fases. “Com as mudanças, o MDS reconhece que as famílias que não cumpriam as condicionalidades eram justamente aquelas que apresentavam maior vulnerabilidade. Portanto, necessitavam de maior intervenção dos gestores de assistência social”, reforça o secretário nacional de Renda de Cidadania do ministério, Luís Henrique Paiva.
As novas orientações foram apresentadas pelo MDS durante teleconferência realizada na última segunda-feira (10), exibida pela TV NBR. O programa será reprisado pela emissora nesta sexta-feira (14), às 17h, e no domingo (16), às 13h. Também pode ser assistido a qualquer momento na TV MDS, no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=wj1wz56WfxM).
Fonte: mds.gov

Avanços em genômica revolucionam o tratamento do câncer 

Há muito tempo os pesquisadores sabem que o câncer é uma doença genética, ou seja, resultado de um acúmulo de alterações no genoma causadas ao longo da vida pelo envelhecimento, por fatores hereditários ou por agentes externos como radiação e tabaco.
Somente nos últimos anos, porém, graças à evolução e ao barateamento das metodologias de sequenciamento e de análise do perfil de expressão dos genes, os cientistas estão conseguindo desvendar as alterações específicas por trás de cada tumor.
De posse dessas informações, os médicos podem prever, por exemplo, o grau de agressividade do tumor, sua capacidade de se disseminar para outros órgãos e sua sensibilidade a determinados tipos de drogas – o que permite planejar novas estratégicas terapêuticas de forma personalizada.
O tema foi abordado por Rogelio González-Sarmiento, do Centro de Pesquisa em Câncer da Universidade de Salamanca (Usal), no dia 11 de dezembro, durante o evento “Fronteras de la Ciencia – Brasil y España en los 50 años de la FAPESP.
O simpósio integra as comemorações dos 50 anos da FAPESP e reúne, nas cidades de Salamanca (10 a 12/12) e Madri (13 e 14/12), pesquisadores do Estado de São Paulo e de diferentes instituições de ensino e pesquisa do país ibérico, em uma programação intensa, diversificada e aberta ao público.
“As técnicas de sequenciamento de nova geração têm permitido aos pesquisadores, em laboratórios, redefinir as classificações dos tumores com base em critérios moleculares. Essa mudança de paradigma está modificando a estratégia terapêutica dos oncologistas”, disse Sarmiento.
Além das alterações genéticas propriamente ditas – que são aquelas em que ocorre modificação na sequência do DNA, como as mutações pontuais, deleções, inserções e os rearranjos cromossômicos –, as alterações epigenéticas também podem ser causa de câncer, de acordo com Manel Esteller, diretor do Programa de Epigenética do Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge, em Barcelona.
“Podemos imaginar que o genoma é o hardware de nosso computador e a epigenética é o software que faz esse hardware funcionar”, disse Esteller.
Por essa razão, acrescentou o pesquisador, gêmeos idênticos podem desenvolver doenças diferentes, apesar de compartilharem o mesmo DNA. “Eles têm o mesmo hardware, mas diferentes softwares. São alterações químicas que regulam a expressão dos genes”, disse.
Entre as alterações químicas conhecidas, a mais importante é a metilação do DNA, reação que envolve a adição de um grupo metil (CH3) a determinadas partes do DNA e muda o padrão de expressão dos genes.
“É um processo fisiológico de regulação dos genes. Por exemplo, as células do nosso cérebro têm o mesmo DNA que as células do nosso coração, mas têm diferentes funções. Em boa medida, isso ocorre graças à metilação do DNA. O que acontece no câncer é que existe uma mudança global na metilação do DNA e isso cria um software corrompido”, explicou Esteller.
As causas das alterações epigenéticas são, segundo o pesquisador, muito parecidas com aquelas responsáveis pelas modificações na sequência do DNA. Entre elas uma das mais importantes é o envelhecimento.
“É possível medir a idade biológica de uma pessoa ao analisar o perfil de metilação de DNA. Ao longo da vida passamos por experiências que mudam nossas células. O processo de metilação do DNA diminui e isso deixa os cromossomos mais frágeis e mais fáceis de serem corrompidos”, disse Esteller.
Apenas alguns poucos genes – e justamente aqueles responsáveis por nos proteger contra o câncer – passam a sofrer mais metilação devido ao envelhecimento e têm sua expressão bloqueada. “Nos países desenvolvidos, a idade é hoje o maior fator de risco para o câncer”, disse.  
Fonte: Jb Online

Lula recebe 24º Prêmio Internacional Catalunha
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu(13), em Barcelona, na Espanha, o 24º Prêmio Internacional Catalunha, que, segundo o Instituto Lula, é entregue a personalidades que tenham contribuído com o desenvolvimento de valores culturais, científicos ou humanos.
A escolha de Lula foi motivada pelos resultados conquistados em seu governo (2003-2010) no combate à pobreza e à desigualdade. Por unanimidade, Lula venceu 177 candidatos de 57 países.
No discurso de agradecimento, o ex-presidente destacou a retomada do crescimento e da geração de empregos no Brasil nos últimos anos, além da inclusão social. “O Brasil é reconhecido principalmente porque é hoje uma nação mais justa. Porque tirou da extrema pobreza 28 milhões de brasileiros e promoveu a ascensão de quase 40 milhões de pobres à classe média."
Personalidades como o ex-presidente dos Estados Unidos  Jimmy Carter (1977-1981) e os intelectuais franceses Edgar Morin e Claude Lévi-Strauss já foram agraciados com o Prêmio Internacional Catalunha. Em 2006, outro brasileiro foi vencedor: o ex-bispo de Conceição do Araguaia, dom Pedro Casaldáliga.
Fonte: ebc

Finanças aprova criação de centros de pesquisa no Nordeste e no Pantanal
A Comissão de Finanças e Tributação aprovou na quarta-feira (12) o Projeto de Lei 7437/10, do Poder Executivo, que cria três órgãos na estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal e o Instituto Nacional de Água.
A proposta também vincula ao ministério o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, hoje ligado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O museu, sediado em Santa Teresa (ES), terá sua denominação alterada para Instituto Nacional da Mata Atlântica.
O projeto cria ainda 83 cargos de direção e assessoramento superior (DAS) para o MCTI, para atender, além das unidades de pesquisa criadas pelo texto, o Instituto Nacional do Semiárido, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal.
O relator, deputado Manato (PDT-ES), apresentou parecer pela adequação financeira e orçamentária da proposta. “A proposição não define programas ou ações, buscando apenas promover as instituições no âmbito de programas já incluídos no PPA, respeitando, assim, seu âmbito normativo”, afirmou.
Objetivos
O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste deverá realizar ações em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social da região. A ideia é que o centro atue como facilitador da formação de redes temáticas de pesquisa a partir da identificação de oportunidades e necessidades locais, regionais e nacionais.
Já o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal dará suporte a pesquisas no biossistema. A unidade deverá integrar e articular as ações em andamento na região, além de propiciar o desenvolvimento de modelos e bancos de dados para integrar a transferência de conhecimento.
No caso do Instituto Nacional de Águas, a finalidade será implementar ações inovadoras na área de meio ambiente, com foco na preservação, geração de conhecimento e de novas tecnologias na utilização racional dos recursos hídricos.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovada pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Trabalho, Administração e Serviço Público. Ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: camara.leg.br

Dragagem no Estaleiro Rio Grande é autorizada pelo Ibama
 O Ibama emitiu licença de instalação autorizando a dragagem de aprofundamento do estaleiro Rio Grande 2 (ERG 2) para a profundidade de 14 metros. Serão removidos cerca de 115 mil metros cúbicos de sedimentos em área contígua ao berço de atracação do estaleiro.

A dragagem será realizada por draga autotransportadora com disposição de sedimentos no mar territorial, em local de profundidade aproximada de 20 metros, dentro de polígono com coordenadas geográficas estabelecidas na licença.
 Fonte: 
Ascom/Ibama

Comissão aprova destinação dos recursos de multas para educação ambiental
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou, na quarta-feira (12), o Projeto de Lei 4361/12, que destina 20% dos recursos arrecadados com multas aplicadas por órgãos integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) para políticas públicas e ações de educação ambiental.
A proposta – apresentada em conjunto pelos deputados Sarney Filho (PV-MA), Izalci (PSDB-DF) e pela ex-deputada Telma Pinheiro – altera a Lei 9.795/99, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental. Também foi aprovado o PL 4.472/12, de Sarney Filho, que tem o mesmo objetivo.
O relator na comissão, deputado Antônio Roberto (PV-MG), defendeu a aprovação da proposta lembrando que “a consciência de que o planeta Terra vem sendo submetido a um processo de degradação que pode comprometer o futuro da humanidade, é o desafio do Século XXI”.
Segundo o parlamentar, esse desafio “só será vencido se a humanidade experimentar um profundo processo de revisão dos seus valores, que redunde em uma radical revisão dos processos de produção e consumo. A educação, no caso a educação ambiental, desempenhará um papel crucial nesse processo”.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e também será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: camara.leg.br

São Paulo amplia projeto e ganha mais oito táxis elétricos

Projeto que visa testar a circulação de táxis elétricos na cidade de São Paulo é ampliado. 



Desde quinta-feira  (13) as ruas da cidade terão mais oito carros em circulação. 


Depois de seis meses de testes, o projeto para viabilizar o uso desse tipo de veículo movido a energia elétrica entra em sua segunda fase e conta agora com dez veículos.

O prefeito Gilberto Kassab, que participou da cerimônia de entrega dos novos veículos, afirmou que o uso dessa tecnologia é o caminho não só para São Paulo, mas também para o Brasil. Disse que, depois da primeira fase de testes, a cidade tem de ter como objetivo um plano diretor que aumente de maneira expressiva a quantidade de táxis elétricos. "É algo que não está na rotina das pessoas, mas quando a sociedade vê que está sendo implantada apoia totalmente."

Kassab sugeriu ainda às organizações que participam do projeto que procurem o novo prefeito, Fernando Haddad, e proponham uma ampliação "para que, em quatro anos, a cidade tenha 300 táxis elétricos". A iniciativa está sendo realizada por meio de uma parceria entre Prefeitura, AES Eletropaulo, Renault-Nissan e a Associação das Empresas de Táxi do Município de São Paulo (Adetex).


Outra novidade da nova fase do projeto diz respeito à recarga, que antes era feita somente em pontos instalados nas garagens das empresas de táxi. Nesta segunda fase, foram instalados cinco postos de carga rápida em diferentes regiões. Os novos postos fazem a recarga em 30 minutos - os antigos, que continuam existindo, levam cerca de 8 horas. Segundo o vice-presidente de Operações e Comercial da AES Eletropaulo, Sidney Simonaggio, para a instalação dos novos postos a empresa investiu R$ 1 milhão.


Segundo a SPTrans, o setor de transportes é responsável por cerca de 90% das emissões de São Paulo. O táxi elétrico, o Nissan Leaf, não emite gases de efeito estufa e, segundo os motoristas, funciona bem durante a fase de testes. "Por enquanto, dá para fazer corridas na capital e na Grande São Paulo. É ótimo para rodar em centros urbanos e ainda estamos ajudando o meio ambiente", afirma Alberto Ribeiro, que há 20 anos é motorista de táxi e há seis meses vem testando o novo veículo. Segundo Ribeiro, os passageiros aprovaram. "Já teve até briga para ver quem ia andar no meu carro."


Além das vantagens ambientais, os gastos com o combustível também são menores. Segundo Simonaggio, cada recarga custa cerca de R$ 8,50 e possibilita uma autonomia média de 160 quilômetros. Simonaggio ressalta que a energia elétrica como combustível tem um custo cinco vezes menor na comparação com a gasolina e descarta a possibilidade de uma crise energética caso o projeto ganhe escala nacional. "Se toda a frota de táxis do País fosse elétrica, a carga necessária iria aumentar muito pouco, de 5% a 10%." O NIssan Lef é vendido no exterior ao preço de US$ 35 mil.


Fonte: 
invertia.terra.com.br




Brasil não precisa de novas escolas de medicina, mas de mais vagas de residência médica, diz CFM 

 O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto d'Ávila, defendeu que o governo passe a investir na abertura de mais vagas em residência médica e não na ampliação de escolas e cursos de medicina. “Há uma falsa polêmica entre quantidade e qualidade. A preocupação, mais que o número, é a qualidade do ensino”, avaliou.


Em junho deste ano, o Ministério da Educação anunciou o Plano de Expansão da Educação em Saúde, voltado para regiões consideradas prioritárias, que prevê o aumento em 10% do número de vagas existentes em cursos de medicina.

Atualmente, o país conta com uma média de 1,9 médico para cada mil habitantes. O governo defende que o índice ideal seria 2,5. Durante coletiva de imprensa, o presidente do CFM lembrou que algumas localidades como o Distrito Federal chegam a registrar médias superiores a 6 médicos para cada mil habitantes, mas não oferecem boa assistência à população.


“Há uma percepção popular de que falta médico no país. Não é verdade. Faltam médicos no serviço público, onde não há carreira, estímulos, progressão. Os médicos trabalham em condições adversas, sem material”, disse. “Ninguém quer trabalhar nessas condições em lugar nenhum no mundo”, completou.


Sobre a abertura de instituições para o ensino da medicina, d'Ávila destacou que a maioria das novas escolas não tem corpo docente ou estrutura para aulas práticas, como cadáveres e hospitais. “É uma falácia e uma irresponsabilidade. O que precisamos é de médicos bons e bem formados”, avaliou.


Dados do CFM indicam que o Brasil conta com 197 escolas médicas, algumas com dois ou três cursos distintos. Em todo o país há 208 cursos de medicina. Ainda segundo o conselho, nos Estados Unidos, há 137 escolas de medicina, mesmo com uma população superior à brasileira.


“Temos médicos suficientes. Eles estão mal distribuídos, concentrados no Sul e no Sudeste. A ideia de abrir escolas no interior não é de todo ruim, mas tem que ter qualidade. Precisamos da abertura de vagas de residência médica, que é o que prepara os especialistas. O que fixa o médico é a residência. A escola não fixa”, destacou.


Atualmente, cerca de 14 mil médicos se formam todos os anos no Brasil, mas o país registra apenas 7 mil vagas de residência médica.


Fonte: Agência Brasil


Produtores de arroz podem renegociar as dívidas

O Conselho Monetário Nacional aprovou a renegociação das dívidas para o setor

Produtores de arroz que contrataram crédito até 30 de junho vão poder renegociar suas dívidas. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a renegociação e, agora, os débitos poderão ser renegociados a juros de 5,5% ao ano e com prazo de pagamento de até dez anos em parcelas anuais. A primeira deverá ser quitada até maio de 2014. O refinanciamento dos débitos era uma reivindicação antiga dos rizicultores.
Entre os débitos que poderão ser renegociados estão as operações de Empréstimos do Governo Federal (EGF) da safra 2009/2010 e as dívidas da linha de crédito FAT Giro Rural. Para refinanciar os débitos nessas duas modalidades, os interessados devem procurar o banco credor e amortizar, no mínimo, 10% do saldo devedor.

Para 2013, a Federarroz prevê a venda das sacas do grão a um preço aproximado de R$ 30 para o primeiro semestre do ano e R$ 35 para o segundo, considerados bons. A produção brasileira de arroz atende principalmente ao mercado interno. O Brasil importa parte do que consome do grão de países como Argentina, Uruguai e Paraguai. De março a novembro deste ano, o País importou 800 mil toneladas de arroz e exportou 1,250 milhão.








Outras vantagens

Foi aprovado ainda o refinanciamento dos débitos das operações de custeio da safra 2011/2012, com cobertura parcial do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) ou outro tipo de seguro agropecuário. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a medida específica atenderá produtores prejudicados pela estiagem.


Além das medidas relativas ao arroz, o CMN decidiu prorrogar até 28 de março de 2013 a vigência do preço mínimo de R$ 10,10 por caixa de laranja da safra 2012. De acordo com o Ministério da Agricultura, a decisão atende demanda dos produtores de laranja que, em função de questões climáticas e logísticas, tiveram a safra estendida mais que o previsto.

Fonte: 
Agência Brasil/
Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária/
Portal Brasil











Nenhum comentário:

Postar um comentário