domingo, 25 de novembro de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 25.11.12

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue 
Além de representar cidadania, doar sangue é uma atitude solidária e altruísta
No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, 
data instituída em 1964 pelo Presidente Castello Branco
 e tem como meta valorizar a doação voluntária, um ato simples que salva muitas vidas. É uma data que visa estimular a ida de voluntários aos hemocentros para compartilhar a vida. O ato pode salvar muitas pessoas e o doador é peça fundamental para que várias vidas possam ser salvas. 
O sangue doado pode ser utilizado em pessoas que sofreram hemorragia e precisam fazer a reposição, como no caso de cirurgias muito longas onde é preciso manter a qualidade do sangue do paciente e para tratamento de outras doenças como a hemofilia.

O brasileiro é um povo muito solidário. No entanto, nós não temos mais doadores por uma questão cultural. Pelo fato de o Brasil não ter passado por guerras e tragédias, como furacões e terremotos, não criamos o hábito de doar sangue´. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, não chegando a 2%.
Vamos mudar esta realidade! 
Seja um doador você também!

Requisitos básicos para doação de sangue
* Estar em boas condições de saúde;
*Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
*Pesar no mínimo 50 quilos;
*Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas);
* Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);
* Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).


Franceses visitam Estado para conhecer projetos gaúchos
Duas iniciativas do executivo gaúcho atraíram uma missão francesa ao Estado. O governador Tarso Genro recebeu, nesta quinta-feira (22), o representante ministerial francês Eric Roty e membros do consulado geral e da Aliança Francesa. A delegação veio conhecer a Rede Escola de Governo, promovida pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), ligada à secretária da Administração Pública. A Escola de Governo é um programa que busca a organização de redes coletivas e transversais de cooperação para multiplicar práticas inovadoras e inclusivas na gestão pública. E o Comitê de Diálogo Permanente, o Codipe, é um instrumento de interlocução do Governo com os servidores públicos para a formulação de políticas de valorização.
Fonte:estado.rs

Abertura Oficial do Natal Luzes do Pampa acontece neste domingo
A Prefeitura de Bagé, em parceria com o Projeto Luzes do Pampa, organizado por entidades locais com a coordenação da ACIBA, convida toda a comunidade a prestigiar, no próximo domingo (25.11), a abertura oficial do Natal Luzes do Pampa em Bagé.
O evento acontece a partir das 21h, em frente a Casa de Cultura, e contará com diversas atrações, como: acendimento das luzes de natal, chegada do Papai Noel, Concerto do Coral do Auxiliadora, Orquestra de cordas do IMBA, show pirotécnico e uma serenata de encerramento.




Mais de 20 entidades assinam documento final dos seminários de Agroflorestas e de Frutas Nativas
Na sexta-feira (23), último dia do I Seminário de Agroflorestas do RS e do II Seminário de Frutas Nativas do RS, mais de 20 instituições participaram da assinatura, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, do documento com as principais demandas identificadas e discutidas durante os três dias de programação dos eventos. Entre elas, qualificar o diálogo entre agricultores, técnicos e órgãos ambientais, buscar a simplificação dos processos autorizatórios para o manejo agroflorestal, conforme previsto em lei, e tornar acessível a legalização das atividades de manejo e produção agroflorestal. Os eventos foram promovidos pela Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e ONG Ingá Estudos Ambientais. 
Projeto Agroflorestas 
O Projeto Agroflorestas, desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, identificou 149 experiências agroflorestais manejadas por agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais nas diferentes regiões fitoecológicas, em 75 municípios do Rio Grande do Sul. 
Sistemas agroflorestais são sistemas produtivos que visam à manutenção e conservação dos recursos da biodiversidade e o equilíbrio ambiental, congregando a produção de alimentos (grãos, tubérculos, frutas, etc) e de produtos das florestas nativas. Isto inclui produtos madeireiros, como lenha e madeira sólida para construção civil ou fabricação de móveis, e também não-madeireiros, tais como plantas bioativas, frutas nativas, sementes e casca de árvores. "É um sistema que busca não apenas o aproveitamento econômico dos recursos naturais, mas principalmente a sinergia entre todas as espécies envolvidas", explica o engenheiro florestal e coordenador dos seminários pela Emater/RS-Ascar, Antônio Borba. 
Fonte: estado.rs



Pagamento do funcionalismo do Estado começa na quarta-feira
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) informa que o pagamento dos servidores do Executivo, referente ao mês de novembro, começará na próxima quarta-feira (28), conforme o cronograma abaixo:
- 28/11 (quarta-feira):
Magistério e Quadro de Escola, Quadro Geral, Inativos Ferroviários e Fundo Estadual de Previdência do Parlamentar (Feppa);
- 29/11 (quinta-feira):
Cargos de Nível Médio da Segurança Pública e da Saúde e Cargos em Comissão vinculados ao Quadro Geral;
- 30/11 (sexta-feira):
Demais servidores do Executivo;
- 04/12 (terça-feira):
Inativos e pensionistas com pendência superior a 60 dias no recadastramento (demais inativos e pensionistas recebem normalmente).
A Sefaz também lembra que o recadastramento deve ser feito todo o ano nas agências do Banrisul, no mês de aniversário, pois caso a pendência da atualização seja superior a 60 dias, o pagamento poderá ser suspenso. 
Fonte: estado.rs

Governo institui Comitê Estadual de Educação do Campo
O Diário Oficial do Estado de sexta-feira (23) traz publicado o Decreto no 49.861, de 22 de novembro de 2012, que institui o Comitê Estadual de Educação do Campo. Para o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, a formação do Comitê representa um avanço nas políticas e ações para o setor. "É um passo importante para a construção de uma política pedagógica que leve em consideração as peculiaridades culturais e as necessidades educativas concretas da juventude campesina. Certamente isso será possível, pois o comitê é constituído por todos os setores que compõem a diversidade da população que vive no campo", disse. 
  Com caráter colaborativo na formulação, implementação e acompanhamento das políticas de Educação no Campo, estão entre as atribuições do Comitê: propor, acompanhar e assessorar a educação no campo de ensino formal, desenvolvido junto às escolas da rede pública do Estado; apoiar e divulgar práticas e experiências de educação do campo desenvolvidas nas escolas estaduais, municipais, federais, particulares e nos movimentos sociais; e participar da construção de propostas de elaboração de metodologia, conteúdos e matérias didático-pedagógicos que contemplem a diversidade das demandas para as escolas do campo. 
De acordo com o decreto, compõem o Comitê 27 representantes, titulares e suplentes, de Órgãos e Entidades da Administração Pública e convidados dos movimentos sociais, sindicatos e entidades com notória atuação e reflexão nas questões relativas à educação do campo. A presidência ficará a cargo do  representante da Secretaria da Educação (Seduc). As funções de membro do Comitê serão consideradas de relevante interesse público e não remuneradas. 
Fazem parte do Comitê Estadual de Educação do Campo do Estado do Rio Grande do Sul as seguintes instituições:
1 - Secretaria da Educação - Seduc; 
2 - Secretaria do Meio Ambiente - Sema; 
3 - Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo - SDR; 
4 - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS ; 
5 - Conselho Estadual de Educação - CEEd; 
6 - Conselho Estadual dos Povos Indígenas - CEPI; 
7 - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra; 
8 - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural / Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural / Emater/RS - Ascar; 
9 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; 
10 - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; 
11 - Universidade Federal de Pelotas - UFPEL/ Observatório de Educação do Campo; 
12 - Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS; 
13 - Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil - FEAB; 
14 - Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS - Fetag/RS; 
15 - Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul - Fetraf/Sul; 
16 - Federação dos Pescadores do Rio Grande do Sul; 
17 - Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul - Sindicato dos Trabalhadores em Educação/ Cpers/Sindicato; 
18 - Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas - Agefa; 
19 - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação -Undime; 
20 - Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil - Arcafar/Sul; 
21 - Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos - Coptec; 
22 - Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA; 
23 - Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST; 
24 - Movimento dos Quilombolas - SEPPIR; 
25 - Movimento de Mulheres Camponesas - MMC; 
26 - Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB; e 
27 - Pastoral da Juventude Rural. 
Fonte: Estado.rs

Evento define prioridades para o edital do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde
Após dois dias de debates entre gestores e pesquisadores de diversas áreas da Saúde, na Oficina de Prioridades para o Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS), foram definidas, na tarde desta sexta-feira (23), em Porto Alegre, asque serão contempladas no edital da edição 2013/2015 do Programa. Dividida nas categorias vigilância em saúde, atenção em saúde e gestão e educação em saúde, a lista das linhas de pesquisa prioritárias será divulgada na próxima semana. O evento, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS (SCIT), Secretaria Estadual da Saúde, por intermédio da Escola de Saúde Pública/RS e Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), teve como parceiros o Instituto de Cardiologia e o Sindicato Médico do RS (Simers). 
Fonte: estado.rs

Inscrições para ingressar nas escolas municipais inicia nesta segunda
Inicia, na segunda-feira, 26 de novembro, o período de inscrições na Educação Infantil e na Educação Profissional das Escolas Municipais de Bagé. 
Esta primeira etapa vai até o dia 7 de dezembro e deve ser efetuada na própria escola.
Em seguida, no dia 17 de dezembro, acontecerá o sorteio de vagas para esses dois níveis de ensino. Os sorteados devem comparecer à escola, a partir do dia 2 de janeiro de 2013, até o dia 11, para confirmar a vaga, efetuando a matrícula.
Para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos, é necessária a seguinte documentação: cópia da certidão de nascimento, cópia da carteira de vacinação (somente para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental), comprovante de residência (cópia da conta de água, luz ou telefone) e 2 fotos 3x4.
O evento de abertura do ano letivo 2013 será no dia 20 de fevereiro e suas atividades com os alunos iniciarão no dia 25.


SMTC realiza aferição de taxímetros
A Secretário Municipal de Transportes e Circulação de Bagé (SMTC),informa aos proprietários de táxi do município, que estão sendo realizadas as aferições dos taxímetros até o dia 29 de novembro. 
O serviço está sendo feito na avenida General Mallet, nº 251.
Os taxistas deverão comparecer ao Setor de Transportes da SMTC para retirar as Guias de Recolhimento da União (GRU's), as quais deverão ser apresentadas no momento da verificação.
Os documentos necessários para verificação são: documento do veículo, certificado verificação do Inmetro (2011), GRU – Guia de Recolhimento da União (Quitada/2012) e Guia do Mecânico (Quando houver reparo e/ou substituição do taxímetro). Os proprietários, deverão comparecer nas datas e horários conforme tabela a seguir:
Data – Hora – Prefixos
Dia 26/11 – 13h30min às 16h45min – 106 a 135
Dia 27/11 – 08h15min às 11h45min – 13h30min às 16h45min – 136 a 165
Dia 28/11 – 08h15min às 11h45min – 13h30min às 16h45min – 166 a 195
Dia 29/11 – 08h15min às 11h45min – 13h30min às 16h45min – 196 a 210

Brasil investe mais de R$ R$ 4 bilhões em Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Governo, comunidade científica e setor empresarial aprovaram o plano de investimento de 2013
Foram definidas  as diretrizes para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em 2013. Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da comunidade científica e do setor empresarial aprovaram o plano de investimento do próximo ano. As definições orientam os comitês gestores dos fundos setoriais, que se reúnem ao longo da primeira quinzena de dezembro.
“O FNDCT não é o nosso único fundo, mas é fundamental, porque seus projetos contemplam essencialmente a ampliação e a qualificação da base em ciência e tecnologia, além da subvenção econômica”, disse o titular do MCTI e presidente do fundo nacional, Marco Antonio Raupp. “A perspectiva é que 2013 seja um ano bom para o desenvolvimento de nossas atividades, porque temos a decisão da presidenta [Dilma Rousseff] de utilizar plenamente o fundo.”
Raupp destacou a recuperação do FNDCT, após restrições orçamentárias em 2011 e 2012. “Toda a nossa ação neste ano foi na linha de estancar esses cortes, e eu diria que eles foram atenuados por uma política agressiva, que começou em 2011”, avaliou. “Uma coisa muito importante foram os recursos financeiros que nós conseguimos quando houve manifestação das comunidades científica e empresarial. Isso sensibilizou e conscientizou o governo, puxado pela política do Plano Brasil Maior, na qual ciência, tecnologia e inovação aparece como um eixo estruturante ao desenvolvimento do País.”
“Esse volume de preocupações com a inovação, vindo de todos os lados, levou o governo, especialmente a presidenta da República, a aprovar o pleno uso do FNDCT”, completou Raupp. “Uma única vez na história desse país o FNDCT foi usado sem restrições – em 2010, último ano do governo Lula, após um ciclo preparatório de quatro anos, quando a execução subiu gradativamente.”
Diretrizes
O secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, apresentou o plano de investimento para 2013. “A ideia central é construir a estrutura, a espinha dorsal desses projetos, para que os comitês gestores decidam em dezembro”, disse. “Certamente, devemos garantir a interlocução entre o Plano Brasil Maior e a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.”
 Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário