sábado, 10 de novembro de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 10.11.12

10 de Novembro - Dia nacional de prevenção e combate à surdez.
Em seu terceiro ano consecutivo, a Campanha Nacional da Saúde Auditiva promove ações em todo país
A perda auditiva é uma das deficiências mais comuns na população brasileira. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia, de cada mil crianças nascidas no país, três a cinco já nascem com deficiência auditiva. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos.
Deficiência
A surdez pode se desenvolver de diversas maneiras. Quando genética, pode ser detectada nos primeiros dias de vida e tratada com sucesso. O teste da orelhinha – um exame rápido e indolor – pode resgatar a audição em quase 100% dos casos, se realizado nos primeiros seis meses de vida. 
Na terceira idade, mesmo com o envelhecimento natural dos órgãos, é possível conviver com a perda auditiva, buscando tratamentos para melhorar a qualidade de vida. O problema é mais perceptível após os 65 anos. “A surdez no idoso é um dos mais importantes fatores de desagregação social. De todas as privações sensoriais, a perda auditiva é a que produz efeito mais devastador no processo de comunicação do idoso”, orienta o otorrinolaringologista Oswaldo Laércio Cruz, coordenador da Campanha.
Prevenção
Atualmente, com os elevados níveis de poluição sonora, a cultura da prevenção e a redução de exposição do ouvido a riscos desnecessários são essenciais para manter a audição saudável. Entrando no seu terceiro ano, a Campanha Nacional da Saúde Auditiva (www.saudeauditiva.org.br), uma ação da Sociedade Brasileira de Otologia busca esclarecer a população sobre a perda auditiva, seu impacto na convivência social e novas alternativas para tratamentos. “Assim como há o envelhecimento da visão, com a idade, a pessoa também ouve menos. E, como é natural usarmos óculos para poder ampliar as imagens, também deveríamos usar os aparelhos de amplificação sonora [AAS], ou outros equipamentos para a audição, sem nenhum preconceito, como forma de minimizar os efeitos negativos da deficiência auditiva que tanto aflige as pessoas”, afirma o otorrinolaringologista Luiz Carlos Alves de Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Otologia.
Implante coclear
Dentre as técnicas utilizadas para reverter os problemas de surdez existe o implante coclear. Trata-se de um dispositivo eletrônico colocado através de cirurgia no ouvido interno do paciente, que tem suas fibras nervosas estimuladas. Um outro dispositivo, externo, capta os sons através de um microfone e, após a interpretação da informação no cérebro, o paciente consegue detectar e saber a direção dos sons, além de ouvir barulhos. 
Poluição Sonora
A poluição sonora é a terceira maior do planeta, só perde para água e o ar. Pode acarretar conseqüências severas à qualidade de vida da população, afetando a saúde do indivíduo e conturbando intensamente as relações sociais. Algumas pesquisas mostram que o ruído fora de controle constitui um dos agentes mais nocivos à saúde humana, causando perda da audição, zumbidos, distúrbios do labirinto, ansiedade, nervosismo, hipertensão arterial, gastrites, úlceras e impotência sexual. No Brasil, a poluição sonora já é considerada uma questão de saúde pública. 
Uma pessoa não pode permanecer em um ambiente com atividade sonora de 85 decibéis por mais de oito horas. Esse tempo cai para quatro horas em lugares com 90 decibéis, duas horas em locais com 95 decibéis, e uma hora quando a intensidade chega a 100 decibéis.
Tabela de Decibéis
FONTE SONORAINTENSIDADE SONORA EM DECIBÉIS (nível de pressão sonora)
Turbina do avião a jato140
Arma de fogo130-140
Serra elétrica110
Cortador de grama107
Shows de Rock, com distância de 1 a 2 metros da caixa de som105-120
Furadeira pneumática100-105
Piano tocando forte92-95
Walkman no volume 595
Pátio do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (medição fornecida pela Infraero)80-85
Avenida movimentada85
Tráfego pesado80
Automóvel (passando a 20 metros)70
Conversação a 1 metro60
Sala silenciosa50
Área residencial à noite40
Falar sussurrando20

Tempo de exposição máxima por dia, em horasNivel sonoro em decibéis
885
692
495
397
2100
1 1/2102
1105
1/2110
<1/4115
Fonte: www.saudeauditiva.org.br


Palácio Piratini abre espaço para população assistir a recitais eruditos
Com o objetivo de aproximar a população do Palácio Piratini, oportunizando a todos conhecer suas dependências e o conjunto patrimonial, histórico e cultural, foi criado o projeto Música no Palácio, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura. 
As apresentações, que começaram no dia 29 de outubro e são realizadas na última terça-feira de casa mês, às 19h, contemplam piano solo, duos e trios com piano, quartetos de cordas, conjuntos de música antiga e solista de canto lírico. A próxima apresentação ocorre no dia 27 de novembro e trará o Quarteto de Cordas da Ospa. 
A programação dos recitais eruditos é organizada a partir da curadoria dos músicos e especialistas desta linguagem artística, formados por indicações da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), do Instituto Estadual da Música (IEM), da Discoteca Pública Natho Henn e, também, de um integrante do Gabinete do Governador, que em conjunto definem os músicos para as apresentações. 
Sobre o Palácio 
O Palácio Piratini, construído para ser sede do governo e moradia do governador, abriga em suas dependências, desde a inauguração em 1921, um vasto acervo cultural e patrimonial. Suas edificações inicialmente denominadas de Palácio da Habitação, assim como grande parte de seus bens móveis, foram tombados em 1986 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (Iphae), e no ano de 2000, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 
Serviço 
O quê: Música no Palácio - Quarteto de Cordas da Ospa 
Quando: 27 de novembro (terça-feira), às 19h 
Onde: Palácio Piratini 
Entrada franca 
Mas, se você não tiver como ir até a capital para conferir os eventos, A NOSSA RÁDIO! traz até você, o melhor da Música Erudita, aos domingos, das 22h às 24h. 
Acesse: www.sinttoniafm.blogspot.com.br - www.portalsinttoniafmdebage.com.br
Fonte: www.estado.rs.gov.br

Campanha Papai Noel dos Correios será lançada na próxima semana
Realizada há mais de 20 anos, a campanha tem como objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel
O lançamento da Campanha Papai Noel dos Correios 2012 será na próxima quarta-feira (14), em cerimônia no Prédio Histórico dos Correios, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. A campanha, que é realizada há mais de 20 anos, tem como objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidas quase 4,5 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, quase 2,1 milhões atendiam aos critérios da campanha e 71% - mais de 1,4 milhão - das cartas, foram adotadas.
Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é que ações como desenvolver a habilidade da redação de carta, endereçar, usar o CEP e o selo postal sejam trabalhadas nas escolas por meio da carta ao Papai Noel.
Padrinhos e ajudantes
Para disseminar o encantamento natalino por meio da campanha, é necessária a ajuda dos mais de 120 mil empregados da empresa, além da sociedade brasileira, que podem participar atuando como ajudantes ou padrinhos.
Os ajudantes do são as pessoas interessadas em apoiar na leitura, cadastro de informações e separação das cartas. Já os padrinhos são aqueles que adotam as cartinhas, providenciando os presentes solicitados pelas crianças.
 Como funciona
O apadrinhamento é feito da mesma 
maneira em todo o País: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas pelos ajudantes. Em seguida, são disponibilizadas para adoção na casa do Papai Noel ou em outras unidades dos Correios.
Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos nos pontos divulgados para que, posteriormente, a entrega seja feita pela empresa. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.
As datas da campanha, que podem variar em cada estado, e as demais informações oficiais sobre o Papai Noel dos Correios podem ser obtidas na página especial da campanha (http://www.correios.com.br/papainoelcorreios2012) a partir do dia 14 de novembro ou pelos telefones 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades).
Também é possível acessar a página da campanha no Facebook (http://www.facebook.com/papainoeldoscorreios).
Fonte: 
Correios/Portal Brasil

Bancos de Leite do País recebem certificação de qualidade
O Brasil é o primeiro País a ter o programa. O objetivo é promover condições que permitam certificar a qualidade dos produtos e serviços
No lançamento do programa de certificação de qualidade de Bancos de Leite Humano do Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de 28 Centros de Referência foram certificados. 
A ação é uma parceria do Ministério da Saúde e da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), e faz parte do Rede Cegonha, que pretende  melhorar a assistência às mulheres e aos bebês no Sistema Único de Saúde.
O credenciamento corresponde ao primeiro estágio do programa. A segunda etapa prevê a certificação dos processos realizados em todos os Bancos de Leite Humano da rede brasileira. O objetivo é promover condições que permitam certificar a qualidade dos produtos e serviços sob a responsabilidade dos Bancos de Leite Humano em todo País.
O Brasil tem a maior e mais complexa rede de banco de leite humano no mundo, com 212 bancos e 110 postos de coleta pelo País. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH) exporta tecnologia e conhecimento para países iberoamericanos e africanos. Só neste ano, já foram coletados 112 mil litros de leite humano, que passam pelo processo de pasteurização e adquirem qualidade certificada para serem distribuídos a mais de 123 mil recém-nascidos, principalmente aos que ficam hospitalizados.
Fonte:Ministério da Saúde/Portal Brasil

Pequeno país asiático terá produção agrícola 100% "bio" até 2030
Até 2030, o pequeno país asiático pretende eliminar totalmente os agrotóxicos de seus alimentos
O reino himalaio de Butão, localizado entre a China e Índia, não é muito conhecido mundialmente. Mas esse pequeno país, que tem a maioria da sua população budista, protagonizou um grande feito na proteção ao meio ambiente.
Muito elogiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), Butão desenvolveu um modelo econômico que pretende suprimir completamente todos os tipos de agrotóxicos e químicos presentes em seus produtos agrícolas, com o objetivo de todos seus alimentos serem feitos 100% "bio" em 2030.
Com 700 mil habitantes, dois terços da população depende da agricultura para sobreviver pelas planícies e montanhas isoladas no sul do país, que possui apenas 3% de suas terras cultivadas, devido à grande quantidade de árvores e matas intocadas.
Grande parte dos camponeses e agricultores já utiliza folhas apodrecidas e adubos como fertilizantes naturais para as plantações, promovendo assim uma melhor relação com a natureza, sem deixar de seguir os princípios budistas.
Apenas os agricultores que têm acesso às estradas podem recorrer a produtos químicos para cultivar seus alimentos, mas, como prevê o plano, mesmo tais agricultores terão de diminuir progressivamente o uso de insumos.
Qualidade em vez de quantidade
A pequena ilha de Niue, localizada no Pacifico Sul, também é forte candidata a ser tornar "100% bio" e é a maior concorrente de Butão no setor. Com 1,3 mil habitantes, a ilha pretende alcançar seu objetivo entre 2015 e 2020.
Segundo o setor de Alimentação e Agricultura da ONU, o mercado de alimentos bio atrai principalmente pequenos países por seu preço elevado, pois essas nações não são competitivas em quantidade, mas pretendem ser em qualidade.
Em 2010, o mercado de alimentos bio foi estimado em € 44,5 bilhões, segundo o Instituto de Pesquisa sobre Agricultura Biológica da Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Biológica (IFOM).
A política de produção bio deixará Butão com reputação de um país com uma alimentação de grande qualidade biológica, o que lhe dará grande prestigio no mercado e possibilidade de cobrar altos preços por seus produtos no futuro.
Fonte: www.ecycle.com.br

"Esporte e Inclusão"
A ginasta Daiane dos Santos estará na Feira do Livro de Porto Alegre, na tarde deste sábado (10), em um debate sobre "Esporte e Inclusão", promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS).

A atividade ocorrerá às 18h, no estande conjunto entre o Conselhão e a Fundação Cultural Piratini, localizado em frente ao Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020).
Ícone da ginástica olímpica brasileira, Daiane é incentivadora da prática esportiva como meio de inclusão social. Conselheira do CDES-RS, desde 2011, a atleta tem se engajado em diversas ações e projetos voltados ao fomento do esporte no País. O bate-papo também contará com a participação do conselheiro Leonardo Silveira, estudante de Direito e diretor de Assistência Estudantil da União Estadual dos Estudantes (UEE-Livre).

Seguindo a temática "A cultura do diálogo muda a nossa vida", o Conselhão encerrará com este evento sua programação especial na 58ª edição da Feira do Livro da Capital. O evento é gratuito e aberto à participação do público.
Fonte: www.cdes.rs.gov.br


Senado aprova mudança processual que pode reduzir lotação de presídios
O Plenário do Senado Federal aprovou o PLC 93/12, de autoria do Poder Executivo, que altera o Código de Processo Penal (CPP) para permitir ao próprio juiz da causa considerar o tempo de cumprimento de prisão provisória ao fixar o regime inicial de prisão do condenado.
O relator da proposta, senador Romero Jucá (PMDB-RR), esclarece que a mudança aprovada no CPP facilitará o cumprimento da pena e a liberação de pessoas que estão cumprindo pena além do tempo previsto. Ressaltou que esse é um trabalho proposto pelo Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional e tem origem no Ministério da Justiça.
Na exposição de motivos que acompanhou o projeto - enviado ao Congresso pelo Poder Executivo - o Ministério da Justiça argumentou que o quadro atual vem gerando sofrimento desnecessário e injusto ao preso, obrigado a cumprir pena de prisão além do prazo estabelecido pela Justiça.
O projeto segue para sanção presidencial.
Fonte:amp-ce.jusbrasil.com.br

China planeja lançar voo tripulado para o espaço em junho de 2013 - Shenzhou-10
A China planeja lançar o próximo voo tripulado ao espaço em junho de 2013, de acordo com informações divulgadas hoje (10) pela rádio nacional chinesa CNR. O programa de voo tripulado permitiu à China, em 2003, ser o terceiro país no mundo a enviar um homem para o espaço. 
Neste momento se está realizando a segunda etapa, que prevê o aperfeiçoamento da acoplagem dos aparelhos em órbita. Na terceira etapa, deverá ser construída uma estação espacial orbital. Em 2011, a China colocou em órbita o módulo de laboratório espacial Tyangun-1. Será ele a receber a tripulação do Shenzhou-10.
A primeira tentativa da missão Shenzhou-X será em junho, declarou à CNR Niu Hongguang, vice-responsável pelo programa de voo tripulado, paralelamente ao Congresso do Partido Comunista Chinês. Niu Hongguang acrescentou que, na impossibilidade de lançar a nave em junho, outras duas tentativa estão programadas em julho e agosto. A missão Shenzhou-X terá três tripulantes a bordo da nave, entre os quais uma mulher, como no voo tripulado ao espaço anterior, Shenzhou-IX. A primeira chinesa no espaço, Liu Yang, participou em junho da missão Shenzhou-IX. Pequim pretende, em 2020, ter uma estação espacial orbital permanente. A China anunciou também que pretende enviar um homem à lua, mas não fixou o calendário para o projeto. O país asiático informou que ainda quer enviar, pela primeira vez, uma sonda para a superfície da lua durante a segunda metade de 2013.

Carros econômicos e menos poluentes terão vantagem com novo regime automotivo
A proposta entra em vigor a partir e 2013 e terá três anos de duração
Em outubro, a presidente Dilma Rousseff anunciou um novo regime automotivo que vai entrar em vigor em janeiro de 2013 e irá durar até dezembro 2017. A medida, formalizada com o Decreto nº 7.819/2012, estimula a pesquisa e produção de novos modelos de carros que consumam menos combustíveis e tenham menor emissão de carbono na atmosfera.
Os objetivos do novo regime são assegurar investimentos de inovação, aumentar o valor de gastos com engenharia e novas tecnologias, aumentar a eficiência energética dos automóveis, além de aumentar o conteúdo regional medido pelo volume de aquisições de peças e insumos estratégicos. Objetivos essenciais para fazer do setor automotivo um gerador de empregos e inovador na área industrial nacional.
As montadoras que se adequarem ao novo modelo terão redução no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), motivando desenvolvimento no setor, levando em conta as preocupações ambientais.
As regras do novo regime foram publicadas pelo governo na edição extra do “Diário Oficial da União”, no dia 3 de outubro, com o nome de Inovar-Auto. O regime prevê o aumento de 30 pontos percentuais no IPI para os modelos de carros importados de fora do Mercosul e do México e para automóveis nacionais que tenham mais 65% de seu conteúdo original produzido no exterior.
Regras e etapas
Para ter a redução do IPI as montadoras terão que seguir três regras básicas:
-Investir no mínimo 0,15% da receita operacional bruta em inovação em 2013, percentual que irá subir para 0,5% até 2017;
-Ter, no mínimo, 0,5% da receita operacional bruta em investimentos relacionados à engenharia. Esse percentual irá subir para 1% até 2017;
-Cumprir oito de 12 etapas fabris nos veículos leves e outras dez de 14 etapas para veículos pesados em 2013, subindo para dez de 12 etapas (leves) e 12 de 14 etapas (pesados) até 2017;
Para os veículos leves as etapas são: estampagem, soldagem de tratamento anticorrosivo e pintura, injeção de plástico; fabricação de motor; fabricação de caixa de câmbio e transmissão; montagem de sistemas de direção e suspensão; montagem de sistema elétrico; montagem de sistema de freio e eixos; produção de monobloco ou montagem de chassis; montagem, revisão final e ensaios compatíveis; e infraestrutura própria de laboratórios para desenvolvimento e teste de produtos; aderir ao processo de etiquetagem sobre o consumo de energia do veiculo em 25% dos modelos produzidos no ano de 2013, subindo para 100% em 2017.
O regime é feito pelo Inmetro de modo bem semelhante ao das etiquetas inseridas em eletrodomésticos que classificam o quanto consomem de energia. Atualmente, a adesão ao programa para as montadoras é voluntária.
A meta do governo é que os fabricantes cheguem a um consumo médio de energia em toda linha de 17,26 quilômetros por litro de gasolina consumida. No caso do etanol, até 2016, a meta é de 11,96 quilômetros por litro. Os fabricantes que superarem esta marca podem ter até dois pontos percentuais de desconto do IPI.
Nissan sai na frente
A empresa Nissan do Brasil Automóveis Ltda. se tornou a primeira montadora brasileira habilitada ao novo regime no fim de outubro. 
A companhia conseguiu o benefício graças à construção de uma planta industrial no Rio de Janeiro, com a capacidade de produção de 160 mil veículos, conforme informações do seu projeto de investimento.
Fonte: www.ecycle.com.br

Com recorde de participantes, Cuiabá recebe maior edição das Olimpíadas Escolares   


O futuro do esporte brasileiro se encontrará em Cuiabá, Mato Grosso, entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro, para a maior edição das Olimpíadas Escolares - etapa de 15 a 17 anos - de todos os tempos. 
Cerca de seis mil atletas, treinadores, árbitros e voluntários estarão envolvidos no evento. Ao todo, 1.217 escolas públicas e particulares de todo Brasil participam da competição. Somente entre atletas, quase quatro mil jovens dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de uma delegação da cidade anfitriã se reunirão para o evento que une esporte, educação e cultura. 

Além das disputas em 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez), os alunos/atletas terão uma intensa programação de atividades paralelas, com destaque para a presença de ídolos do esporte olímpico nacional, que atuarão como embaixadores, transmitindo suas experiências para a nova geração do esporte nacional.
Organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com apoio do Ministério do Esporte desde 2005, as Olimpíadas Escolares completam em 2012 seu segundo ciclo olímpico consolidadas como a mais importante competição escolar do Brasil. A cada edição, o evento abrange cerca de um milhão de estudantes de todo país, juntando as etapas municipais, estaduais e a nacional. 
“Vamos para Cuiabá satisfeitos com o evento que construímos. Desde que assumimos este projeto em 2005, as Olimpíadas Escolares cresceram de forma bastante consistente. O evento chega agora a região Centro-Oeste com um recorde de participantes e diversas ações educativas e culturais. Hoje, as Olimpíadas Escolares estão consolidadas como referência internacional e possuem a missão de inserir socialmente os jovens através do esporte. Devido ao sucesso e a abrangência do projeto, conseguimos ainda contribuir para a detecção de talentos para o esporte de alto rendimento do país”, comentou Edgar Hubner, gerente-geral de juventude e infraestrutura do COB.
A edição de Cuiabá das Olimpíadas Escolares marcará a estreia de uma das modalidades que mais trazem medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos: o vôlei de praia. “O vôlei de praia tem muita identificação com a juventude, por isso não poderia ficar de fora da maior competição escolar do país. Temos potencial para difundir ainda mais a modalidade entre os jovens e criar uma base de promissores talentos para brilharem em competições internacionais no futuro. As inscrições para a etapa nacional foram muito satisfatórias. Teremos 20 duplas no feminino e 24 no masculino”, destacou Edgar Hubner.
Além das competições, os jovens atletas terão a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva. 
Fonte: COB


Nenhum comentário:

Postar um comentário