sexta-feira, 5 de outubro de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 05.10.12

MiniCom vai selecionar novos centros de formação para jovens de baixa renda
O Ministério das Comunicações iniciou a seleção de projetos para a criação de novos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). 
O aviso de chamamento público está disponível na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. O programa tem como objetivo estabelecer parcerias para ajudar na formação de jovens de baixa renda por meio de oficinas, cursos e treinamentos na manutenção de equipamentos de informática usados.
Podem participar da seleção entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos. Os interessados devem enviar os projetos por meio do Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) até o dia 1º de novembro.
A escolha dos projetos pela Secretaria de Inclusão Digital do MiniCom será feita a partir da análise da qualidade das propostas, adequação dos espaços indicados, capacidade técnica e estimativa de orçamento.
Atualmente estão em funcionamento seis Centros de Recondicionamento em todo o Brasil: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Lauro de Freitas (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE). Os equipamentos doados por governos, empresas e pela população aos CRCs podem ser transformados em máquinas prontas para uso em telecentros e escolas, reciclados em formatos criativos ou descartados de forma ambientalmente correta.
Fonte:http://www.mc.gov.br

Telebrás Copa vai implantar rede de telecom para eventos    
O Conselho de Administração da Telebrás aprovou nesta semana a criação da Telebrás Copa, empresa que vai prestar serviços de telecomunicações à FIFA durante a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. Uma resolução do Gecopa (Grupo Executivo da Copa do Mundo FIFA 2014) de abril deste ano tornou a Telebrás responsável pela implantação da estrutura necessária para conexão por fibra ótica nas cidades-sede, além de links satelitais e ligação via rádio nos campos-base das seleções que participarão dos eventos.
Após a Copa, as redes serão utilizadas pela Telebrás no Programa Nacional de Banda Larga. A aprovação definitiva da Telebrás Copa depende do Ministério das Comunicações e do Ministério do Planejamento.
Fonte: http://www.conexaominicom.mc.gov.br


Seleção para rádios comunitárias vai beneficiar 71 municípios
O Ministério das Comunicações vai autorizar novas rádios comunitárias em 71 municípios de 19 estados. Todas as regiões do país foram contempladas. O aviso de habilitação, que é a ferramenta do ministério para selecionar as entidades que vão operar as rádios, foi lançado nesta sexta-feira, 5 de outubro. O prazo para se inscrever vai até 5 de dezembro. É preciso ficar atento à documentação necessária, já que muitas inscrições não são concluídas por falta de alguns documentos. Portanto, não deixe de ler na íntegra o aviso de habilitação. Para ver o texto do aviso e a lista das cidades contempladas, basta entrar no site do ministério, no endereço www.mc.gov.br.
Participe! As rádios comunitárias são um importante canal para a cidadania.

Pacientes com dor crônica terão novo medicamento ofertado pelo SUS
Gabapentina é utilizado no tratamento da dor neuropática e que não responde aos antidepressivos e antiepilépticos
Pacientes que fazem tratamento para dor crônica passam a contar com mais um tipo de medicamento, o gabapentina, no Sistema Único de Saúde (SUS), depois de atualização do Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas da Dor Crônica, cuja primeira versão é de em 2002.
Uso do novo medicamento possibilitará ao paciente melhor qualidade de vida
A Portaria n° 1.083 traz a inclusão do medicamento, além de orientações aos profissionais quanto ao seu uso, critérios de diagnósticos, tratamento, controle e avaliação. As diretrizes são de caráter nacional e devem ser seguidas pelos profissionais de saúde para garantir o acesso e qualidade no atendimento aos pacientes.
Gabapentina
O medicamento Gabapentina é utilizado no tratamento da dor neuropática (localizada em qualquer ponto de uma via nervosa por lesão ou disfunção de estruturas do sistema nervoso periférico ou central) e que não responde aos antidepressivos e antiepilépticos. Os benefícios esperados são o alívio da dor, garantindo qualidade de vida aos pacientes.
O tratamento é iniciado na atenção básica, e o tempo varia de acordo com a necessidade de cada paciente.  A ausência de efeitos do analgésico ou a presença de efeitos colaterais são critérios para sua interrupção ou substituição do tratamento.
Dor Crônica
Entende-se por dor crônica a dor persistente por mais de três a seis meses, independentemente de qual seja a sua causa. De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor (Iasp, em inlgês), a dor é uma sensação ou experiência emocional desagradável, associada a danos para a saúde. A dor pode ser classificada como nociceptiva (visceral e medula espinhal), tendo como sintomas náuseas e vômitos; dor neuropática (sistema nervoso) e dor mista.
Fonte: http://www.brasil.gov.br

Oficina - Cinema para Crianças 
Oficina - Cinema para Crianças com Virginia Simone e Mathes Walter terá início  terça-feira dia 9 de outubro se estendendo até o dia 14 de outubro. 
As inscrições são gratuitas e estarão abertas até a próxima segunda-feira na Secretaria Municipal de Cultura de Bagé, no Palacete Pedro Osório das 8 às 18h


A 100ª Expofeira contará com  a Vitrine da Carne Gaúcha e Oficinas de Alimentos

•         As Oficinas de Alimentos, que acontecem de 09 a 12 de outubro, em diferentes horários, serão ministradas pela instrutora Joelma de Fátima Rodrigues Silva, do SENAR, que fará receitas a base de arroz, soja e trigo. Já a Vitrine da Carne Gaúcha, estande mais visitado na 35ª Expointer, com a presença de mais de 4 mil visitantes, apresentará a desossa de carcaças bovinas, demonstração que será feita pelo técnico em desossa Marcelo Bolinha.

•         Vitrine da Carne Gaúcha acontece nos dias 13 e 14 de outubro, e assim como as Oficinas de Alimentos, as demonstrações serão abertas ao público, sem número limite de participações, e vão acontecer num estande adaptado, instalado na avenida principal do Parque, próximo ao Salão Nobre.



Lançada campanha para aumentar em mais de 20% doação de leite materno
São coletados cerca de 150 mil litros de leite materno anualmente, cerca de 60% da real demanda do Brasil
A doação de leite materno é essencial para  recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão internados. Para mobilizar e incentivar essa atitude entre as mulheres, foi lançada a campanha de doação de leite humano 2012.
Com a campanha, pretende-se coletar mais de 200 mil litros este ano - aumento de mais de 20% em relação ao ano anterior. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a mobilização valoriza as doadoras e as crianças que sobreviveram graças a este ato de solidariedade de mães brasileiras.
Com a campanha, pretende-se coletar mais de 200 mil litros este ano - aumento de mais de 20% em relação ao ano anterior
Mais de 115 mil mães doam leite materno anualmente. O volume de leite humano coletado, cerca de 150 mil, representa de 55% a 60% da real demanda no Brasil. O leite recolhido passa pelo processo de pasteurização e adquire qualidade certificada para ser distribuído a mais de 135 mil recém-nascidos, principalmente prematuros, com baixo peso ou hospitalizados.
O Brasil tem a maior e mais complexa rede de banco de leite humano no mundo, com 212 bancos e 110 postos de coleta espalhados por todo o País. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano exporta tecnologia e conhecimento para os países da Iberoamérica e África.
Rede Cegonha
A campanha está inserida na estratégia Rede Cegonha, que qualifica e amplia a assistência às mulheres e aos bebês no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de R$ 3,3 bilhões já foram investidos na ação, que conta com a adesão de 4.759 municípios brasileiros.
Também foram criados 348 leitos neonatais, e mais 86 foram requalificados em 2011. A previsão é habilitar mais 350 leitos ainda este ano. Atualmente, o Brasil conta com 3.973 de UTI Neonatal e 2.249 leitos de UTI Pediátrico.
Campanha
A campanha deste ano tem como slogan “Doar leite materno é multiplicar vida com esperança: é somar saúde com solidariedade; é dividir o alimento mais completo que existe; é diminuir a mortalidade infantil; é igual ao amor – quanto mais a gente doa, mais a gente tem”. Foram produzidos 70.370 cartazes e 1.634.300 folders, que foram enviados diretamente para todos os bancos de leite humano do País. 
A atriz Maria Paula é a madrinha, pelo fato de ter doado seu leite materno enquanto amamentava seu filho Felipe, que hoje tem quatro anos. “Muitas mulheres nem sabem que podem salvar a vida de tantos bebês ao doar seu leite. Acho que esse tipo de informação é fundamental. Quando a mulher sabe que pode ajudar, ela ajuda. E é para isso que eu estou aqui. Espero que essa campanha conscientize as mulheres da importância que de ser generoso e solidário,” afirma a atriz.
Fonte: http://www.brasil.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário