quarta-feira, 26 de setembro de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 26.09.12


Oficina gratuita de edição de imagens na Casa de Cultura Mario Quintana está com inscrições abertas
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) oferece oficina gratuita de edição de imagens aos sábados, a partir de 29 de setembro, ministrada por Tiele Bertol. As aulas ocorrerão das 9h30 às 12h30, com duração de três meses. 
O objetivo é auxiliar o profissional para trabalhar com a edição de imagens e de fotografia utilizando como ferramenta o software gráfico Adobe Photoshop. As inscrições podem ser feitas pelo email arte.tiele@gmail.com 
Serviço: 
O que: Oficina de edição de imagens 
Quando: A partir de 29 de setembro, aos sábados, das 9h30 às 12h30 
Onde: CCMQ (Rua dos Andradas, 736) 
Entrada franca 
Fonte: http://www.estado.rs.gov.br

Comitiva chinesa realiza visita ao Porto de Rio Grande para instalação de fábrica no RS
A Superintendência do Porto do Rio Grande recebe, nesta quarta-feira (26), às 10h30, uma comitiva chinesa, acompanhada de assessores do gabinete do vice-governador. Em pauta, a instalação de uma fábrica de caminhões da Shyian Yunlihong Motors no Brasil em Camaquã. 
Na ocasião, a direção da SUPRG fará uma apresentação do porto gaúcho. À tarde, o grupo chinês realizará uma visita técnica ao Porto Novo.
Fonte: www.estado.rs.gov.br

SSP inicia curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária
Com o objetivo de ampliar e compartilhar conhecimentos sobre o projeto de polícia comunitária que é implantado no Estado, a Secretaria da Segurança Pública iniciou a preparação de servidores para atuarem como multiplicadores. O curso começou nesta segunda-feira (24) e prossegue até 5 de outubro, na SSP, promovido pelo Departamento de Ensino e Treinamento (DET), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A capacitação é direcionada a oficiais da Brigada Militar e delegados de polícia. 
Ao abrir o curso, o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, destacou que a polícia comunitária deve trabalhar para que a criminalidade não se alastre. Ele salientou também que o Brasil tem índices incivilizados de segurança pública e que é necessário utilizar outros métodos para reverter esse quadro. Conforme o diretor do DET, coronel Júlio César Marobin, a polícia comunitária "é uma polícia de proximidade, que vai ao encontro da comunidade no sentido de identificar os problemas de segurança e construir políticas de melhorias naquele espaço". 
Outros dois treinamentos sobre o tema também têm início hoje, e vão até o dia 28 de setembro. O primeiro é o curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária no município de Esteio. Os alunos (policiais dos municípios de Esteio, Sapucaia e Campo Bom) receberão ensinamentos teóricos e práticos. Esses municípios integrarão o projeto de policiamento comunitário a ser implantado em parceria com o Estado. 
E, em parceria com o Governo Federal, ocorre a capacitação "Abordagem Policial a Pessoas em Situação de Risco". Esse evento faz parte do ciclo de cursos que integram o programa federal "Crack é possível vencer". É destinado à preparação dos servidores da Segurança de outros servidores dessas Instituições que Pública para ações qualificadas de prevenção e repressão ao crack e outras. 
Policiamento Comunitário 
Trata-se de uma filosofia/atividade em que o policial interage de forma contínua com a comunidade, com o objetivo de identificar problemas locais de segurança e implementar ações para promover a redução e prevenção dos índices de criminalidade. A Polícia Comunitária já foi implantada nos Territórios da Paz em Passo Fundo, Vacaria e Canoas, além de um projeto pioneiro em Caxias do Sul.
Fonte: http://www.ssp.rs.gov.br

TSE: 14,6 mil presos provisórios e jovens em conflito com a lei podem votar
Nas eleições municipais do próximo dia 7 de outubro, 14.671 presos provisórios e jovens em conflito com a lei poderão votar para prefeito e vereador em 22 estados. São Paulo, o Amazonas e a Bahia têm os maiores números desses eleitores. No total, serão 207 locais de votação em presídios e centros socioeducativos de todo o país, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A votação de detentos é organizada pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) em parceria com as secretarias estaduais de Segurança Pública. O direito dos presos provisórios e dos jovens de votar está garantido na Constituição Federal, no Artigo 15.
Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, que estão em idade de votar e têm o título de eleitor, poderão escolher seu candidato. A medida vale para quem é maior de 16 anos e menor de 18. Porém, para esses eleitores será organizada uma estrutura diferenciada.
No caso dos menores, as medidas envolvem questões de segurança, a formação de mesas eleitorais em presídios e em entidades de internação de adolescentes, além da convocação de mesários preparados para esse tipo de atendimento.
Para essas votações envolvendo jovens em conflito com a lei os mesários serão indicados pelos juízes eleitorais. As pessoas serão escolhidas nos departamentos penitenciários, entre os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Defensoria pública, vinculados ao atendimento dessas necessidades.
Fonte: http://www.ebc.com.br

Reitor quer consolidar expansão na Universidade Federal do RS
“A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma referência para o país quando se fala de expansão”, disse o ministro da Educação em exercício, José Henrique Paim Fernandes, ao reconduzir na tarde desta terça-feira, 25, Carlos Alexandre Netto ao cargo de reitor. À frente da UFRGS desde 2008, Netto assume o segundo mandato, que vai até 2016.
De acordo com o reitor, os objetivos para os próximos quatro anos são consolidar a expansão da universidade, a internacionalização e as políticas afirmativas. “Queremos entregar em 2016 uma universidade maior, com mais qualidade e mais inclusiva”, afirmou Netto.
Carlos Alexandre Netto é graduado em medicina pela própria UFRGS, com mestrado e doutorado pela mesma instituição. Fez pós-doutorado em neurociências na Universidade de Londres. Atua ainda como pesquisador na área de neurobiologia da memória e isquemia cerebral.
Na gestão acadêmica, foi chefe de departamento e diretor do Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Foi pró-reitor de pesquisa da UFRGS na gestão 2000-2004 e pró-reitor de graduação no período 2004-2008. 
Fonte: http://portal.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário