quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DIA MUNDIAL DO TURISMO

"Em busca da sustentabilidade energética"

"Turismo e Energia Sustentável". A escolha do tema para as comemorações do Dia Mundial do Turismo, neste 27 de setembro, não poderia ser mais pertinente. No momento em que o mundo vive uma de suas piores crises energéticas, estamos observando um crescimento exponencial das atividades turísticas. 
Estima-se que este ano pelo menos um bilhão de pessoas terá viajado para alguma parte do Globo. Absorver essa movimentação de turistas de forma sustentável é um desafio forjado na experimentação. Ainda não há dados científicos suficientes que definam um passo definitivo na solução dessa problemática. 
O que se espera é exatamente a exploração máxima da criatividade na proposição de medidas que possam contribuir para a diminuição do impacto que esse deslocamento global representará. 
O secretário geral das Nações Unidas, Ban Kin-Moon, fez um apelo a todos os que trabalham no setor do turismo e aos que desfrutam dele, para que participem na construção de um futuro mais sustentável para todos. Para ele, todos temos um papel a desempenhar no turismo sustentável. A atividade turística responsável deve ser compreendida e respeitada tanto por parte de quem oferece os atrativos como dos turistas que os procuram. 
Logo, os governos, a sociedade civil e o empresariado deverão ser copartícipes nesse processo de desenvolvimento de uma nova consciência, a começar pela discussão de soluções que contribuam para a sustentabilidade da atividade turística. 
O que um hotel pode fazer para contribuir com a questão da sustentabilidade energética? E um restaurante? E o próprio turista? Segundo dados da Embratur, a indústria do turismo em nosso País movimenta mais de R$ 30 bilhões ao ano, o que representa algo em torno de 3,5% do PIB nacional. Com a proximidade da Copa de 2014 e as Olimpíadas em 2016, observaremos um crescimento ainda maior no trânsito de turistas. Medidas terão que ser tomadas para preservar a sustentabilidade e minimizar o impacto dessa movimentação de visitantes ao meio ambiente.

Seminário de Turismo
Data: 27 de setembro
Local: Prefeitura de Bagé - Av. Gen. Osório, 998 (Salão Camilo Moreira)

Programação:
13:30h - Credenciamento
14:00h - Abertura - Relatório de atividades (Sandra Telles - pres. APATUR)
14:30h - Palestra - Projeto "Luzes do Pampa" (Clori Peruzzo/Rubem Oliveira)
15:00h - Apresentação do site da APATUR (Mariane Fernandes - dir. comunicação)
15:30h - Intervalo
16:00h - Palestra - "Obras de Henrique Tobal" (Heloisa Beckman - pres. Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda)
16:30h - Palestra - "A importância do patrimônio histórico para o turismo" (Guilherme Rodrigues Bruno - pres. Compreb - Conselho municipal da preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental de Bagé)
17:00h - Atividade artística
17:30h - Encerramento



Nenhum comentário:

Postar um comentário