terça-feira, 18 de setembro de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 18.09.12

Tatu-bola, mascote da Copa de 2014, é apresentado ao mundo
Nome do mascote será escolhido pelo público em votação na internet a partir de três opções: Amijubi, Fuleco e Zuzeco
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Comitê Organizador Local (COL) anunciaram no domingo (16) o mascote oficial da Copa de 2014: o Tolypeutes tricinctus, o famoso tatu-bola , uma criatura nativa do Brasil. O mascote foi apresentada oficialmente pelo ex-jogador Ronaldo, membro do Conselho de Administração do COL.
O desenho final foi escolhido  após a análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. O mascote oficial também tem a sua própria canção: Tatu Bom de Bola, cantada pelo sambista Arlindo Cruz.
Votação
A população brasileira agora terá a oportunidade de batizar o mascote oficial por meio de uma eleição aberta até novembro. As três opções são: Amijubi — uma representação de simpatia e alegria - e dois nomes com uma mensagem ecológica: Fuleco e Zuzeco. 
Vote aqui: http://mascot.fifa.com/


PROGRAMAÇÃO DOS FESTEJOS FARROUPILHAS 2012 DO PARQUE DO 
GAÚCHO


18/09 (Terça-feira) 
Tarde: 
Tarde Cultural – Visita de Escolas (previamente agendadas)
14h – Espetáculo “Tiago Correa”
Noite: 
20h – Jantar Campeiro 
Show com “Tiago Cesarino” 

19/09 (Quarta-feira) 
Tarde: 
Tarde Cultural – Visita de Escolas (previamente agendadas)
14h – Espetáculo “Tiago Correa”
Noite: 
20h – Jantar Campeiro 
Show com “Tarciane Tebaldi” 


Greve dos bancários
A partir de hoje (18), bancários de todo o país entram em greve por tempo indeterminado. A paralisação inclui tanto bancos públicos quanto privados. 
Desde a primeira semana do mês, quando a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) apresentou proposta de reajuste salarial muito distinta da reivindicação dos bancários, os trabalhadores ameaçavam cruzar os braços.
 A categoria reivindica reajuste salarial, valorização do piso salarial, maior participação nos lucros e resultados, melhores condições de trabalho e mais segurança nas agências.
Os banqueiros apresentaram proposta de reajuste linear para salários, pisos e benefícios de 6,0%. A proposta passa longe da reivindicação dos trabalhadores, que pedem 10,25%, sendo 5,0% de aumento real. Além do reajuste salarial, os trabalhadores pleiteiam mudanças na participação nos lucros e resultados (PLR) e em outras questões econômicas.
A proposta da Fenaban foi de PLR de 90% do salário acrescido de valor fixo de R$ 1.484, podendo chegar a 2,2 salários de cada empregado. A reivindicação dos bancários à Fenaban é de PLR de três salários mais R$ 4.961,25 de parcela fixa.
A paralisação foi aprovada nas assembleias realizadas na última quarta-feira (12) pelos mais de 130 sindicatos representados pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro). 
Clientes de bancos que forem a uma agência bancária poderão encontrar funcionando apenas os caixas eletrônicos. Porém, o sindicato afirma que, em geral, no primeiro dia de greve, a adesão dos trabalhadores pode não ser muito grande.
Serviço ao consumidor
Em nota, o Procon-SP alertou que o consumidor deve saber que a greve não tira sua obrigação de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, mas, para isso, a empresa credora deve oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados pelo consumidor. Assim, a recomendação é entrar em contato com a empresa e solicitar outra opção de local para efetuar o pagamento.
A Federação Brasileira dos Bancos lembra que, além das agências bancárias, os consumidores podem realizar suas operações em caixas eletrônicos e em correspondentes não bancários, como casas lotéricas, agências dos correios e redes de supermercados. Outra opção é fazer as transações por meio de internet, telefone fixo ou celular.
Segundo o Procon, caso o fornecedor não indique outro local de pagamento, o consumidor deve documentar a tentativa de quitar o débito e pode registrar uma reclamação junto ao órgão.
Fonte: economia.uol.com.br - estadao.br.msn.com - radioagencianacional.ebc.com.br

Proposta estabelece laudo pericial único para pessoa com deficiência
PROJETO DO SENADOR GIM ARGELLO, DO PTB DO DISTRITO FEDERAL, PRETENDE EVITAR RETORNO CONSTANTE À PERÍCIA DAQUELES QUE TÊM DEFICIÊNCIA IRREVERSÍVEL.
De acordo com o projeto, o laudo que atestar deficiência permanente, emitido pela perícia médica da Previdência Social, terá validade indeterminada junto à administração pública federal, estadual e municipal. A deficiência será considerada permanente quando estiver estabilizada a ponto de não ser possível a recuperação ou reversão, apesar de novos tratamentos. O objetivo é liberar o paciente da renovação periódica de exames médico-periciais exigidos para manutenção de benefícios previdenciários ou sociais concedidos a pessoas com deficiência permanente. A dispensa deve ocorrer quando a perícia feita por médico da Previdência Social constatar irreversibilidade de ordem motora, auditiva, visual ou mental. Segundo o autor do projeto, senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, cerca de 15% da população brasileira têm alguma deficiência, o equivalente a quase 30 milhões de pessoas. Para ele, cabe ao Congresso ajudar a melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população 
Se a deficiência é permanente, o laudo também deve ser permanente, porque não é justo que a cada ano aquele que tem uma deficiência permanente tenha que voltar ao médico para novamente comprovar sua deficiência. O projeto foi encaminhado à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, onde terá como relator o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. Depois, será examinado pela Comissão de Assuntos Sociais e, caso aprovado, deve seguir para a Câmara dos Deputados.
Fonte: http://www.senado.gov.br/

Projeto prevê instalação de pelo menos uma biblioteca pública em cada município
Pelo menos um livro para cada habitante, em todos os municípios do Brasil. Essa é a ideia de um projeto de lei (PL 3727/2012) que está sendo analisado na Câmara. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinando a instalação de pelo menos uma biblioteca pública em cada município brasileiro.
De autoria do deputado José Stédile, do PSB gaúcho, o projeto estabelece também que os acervos contenham, no mínimo, um título para cada habitante. O deputado, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Bibliotecas Públicas, defende que as bibliotecas sejam equipadas não apenas com livros, mas também com profissionais capacitados.
"A primeira luta é a exigência que cada município tenha uma biblioteca pública na sua sede principal, e que essas bibliotecas públicas também tenham um bibliotecário, porque nós estamos vendo que muitas vezes a prefeitura tem a biblioteca pública mas não coloca a pessoa preparada, adequada, que estimule a leitura."
O Conselho Federal de Biblioteconomia participou da elaboração da proposta. A presidente da entidade, Nemora Arlindo Rodrigues, menciona o Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, que em 2009 apontou que 21% dos municípios brasileiros não tinham nenhuma biblioteca.
"E isso é extremamente preocupante e grave em um país que se pretende desenvolvido, pretende crescer e tornar-se uma cidadania plena. Portanto, a nossa preocupação é que esse projeto seja aprovado e a lei devidamente cumprida.
O Censo Nacional das Bibliotecas pesquisou todos os 5.565 municípios. A região Sul foi a que apresentou mais bibliotecas por 100 mil habitantes, mas a região Sudeste apresentou mais municípios com bibliotecas abertas. 92% dos municípios do Sudeste têm bibliotecas, enquanto no Nordeste, são 64% e no Norte, 66% dos municípios com ao menos uma biblioteca.
O projeto de lei que determina a abertura de bibliotecas públicas em todos os municípíos brasileiros agora será analisado pelas comissões da Câmara.
Fonte:http://www2.camara.gov.br

Informatização dos processos de rádio e TV ganha pontapé inicial
O Ministério das Comunicações começa a trabalhar para que os processos de radiodifusão tramitem numa plataforma virtual, substituindo as pilhas de papel que circulam pelo ministério todos os dias. 
A ideia é facilitar a vida do cidadão e acelerar a análise dos processos, já que alguns chegam a levar anos até serem concluídos. Com a nova ferramenta, o radiodifusor poderá acompanhar um pedido de outorga ou a situação da emissora direto pelo site do ministério. Segundo o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do MiniCom, Genildo Lins, o novo sistema deve começar a ser utilizado em 2014, ainda junto com os processos em papel. A partir de 2015, todos os processos que entrarem no ministério vão circular somente na plataforma virtual.
Genildo Lins, secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do MiniCom: A ideia é acabar com qualquer tipo de processo em papel. Tudo eletrônico: mais fácil de achar, de mais fácil de analisar, mais fácil de concluir. O beneficiário maior é o radiodifusor, que terá uma resposta ágil do poder público. É a nossa obrigação: responder no tempo que o radiodifusor precisa.
A primeira etapa, que será iniciada ainda neste mês, é mapear todos os processos existentes hoje no ministério e ver os caminhos que eles percorrem na tramitação. A ideia é que a ferramenta virtual possa simular esse fluxo. O projeto vai ser desenvolvido em parceria com a Câmara de Gestão da Presidência da República e o Movimento Brasil Competitivo.
Fonte: http://www.conexaominicom.mc.gov.br

Comissão poderá votar PEC dos empregados domésticos na quarta-feira
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/10, que amplia direitos dos empregados domésticos, poderá ser votada na quarta-feira (19) pela comissão especial que analisa o tema. A relatora, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), leu seu parecer em julho.
A proposta inclui na Constituição 16 direitos trabalhistas para os empregados domésticos.
Se for aprovada na comissão especial, a PEC precisará ser votada em turnos no Plenário, antes de seguir para o Senado.
O texto garante aos empregados domésticos o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), adicional por trabalho noturno, jornada de 44 horas semanais, hora extra e salário família, entre outros benefícios.
A reunião será realizada no Plenário 11, às 14h30.
Fonte: http://www2.camara.gov.br





Produtos da agricultura familiar vão abastecer restaurantes de hotéis

Para levar os produtos da agricultura familiar para o ramo de alimentação do setor hoteleiro brasileiro, será lançado hoje (18), em Salvador (BA), o Projeto Sustentabilidade à Mesa, que vai ser implementado também em Belém (PA), na quinta-feira (20), e em Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB), em outubro.
A parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Serviço Social da Indústria Sesi e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), vai chegar a todos os estados brasileiros, estimular o crescimento da agricultura familiar e do setor hoteleiro, por meio do contato direto dos hotéis com os fornecedores da agricultura familiar.
O Sustentabilidade à Mesa tem como base três programas já existentes: o Rede Brasil Rural (RBR), do MDA, e Cozinha Brasil e ViraVida, do Sesi.O projeto tem o objetivo de preservar os recursos naturais e contribuir para o desenvolvimento turístico sustentável, econômico e social do País.
Rede Brasil Rural
A Rede Brasil Rural facilita a compra e venda de produtos da agricultura familiar por meio da internet. O site criado pelo MDS foi desenvolvido para fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar e beneficiar os participantes. Em julho deste ano, cerca de 570 associações e cooperativas rurais estavam cadastradas na rede, o que corresponde a 200 mil pequenos produtores beneficiados.
Por meio da ferramenta, agricultores podem vender sua produção para todo o País, incluindo restaurantes e supermercados. Os produtores podem também comprar produtos que os beneficiem, como embalagens, máquinas e insumos agrícolas agroecológicos. As compras em grande quantidade e a comparação de preços de produtos e fretes entre fornecedores devem baratear o custo dos agricultores, tornando seus produtos mais competitivos.
O principal comprador da Rede Brasil Rural é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As cooperativas e associações recebem uma notificação automática sempre que houver chamada pública para comprar os produtos e alimentos, que serão entregue a escolas em todo o País.
Cozinha Brasil
O programa Cozinha Brasil, do Sesi, tem foco na educação alimentar e no aproveitamento integral dos alimentos. Ele combina alguns grandes eixos: nutrição, manuseio adequado, economia doméstica, redução de desperdícios e aproveitamento de produtos regionais ou sazonais. São oferecidos cursos a centenas de municípios. 
ViraVida 
O programa ViraVida promove a elevação da escolaridade dos adolescentes e jovens, para que desvendem o próprio potencial e assim conquistem autonomia. O processo socioeducativo está baseado em cursos profissionalizantes construídos a partir do alinhamento entre a demanda de cada mercado, o perfil e as expectativas desses jovens.
Os cursos também asseguram aos alunos atendimento psicossocial, voltado ao resgate de valores e fortalecimento de vínculos familiares. Desde abril, o ViraVida realizou 2.4 mil matriculas, com 832 alunos em sala de aula e 1.3 mil formados. Ao todo, 749 participantes entraram no mercado de trabalho.
Fonte: http://www.brasil.gov.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário