domingo, 2 de setembro de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 02.09.12


Ótimo domingo! Curta a nossa programação e fique bem informado, na Sinttonia FM - A NOSSA RÁDIO!


Desligamentos Programados
A CEEE Distribuição está realizando melhorias nas redes elétricas e irá suspender temporariamente o fornecimento de energia para realizar as obras programadas para hoje, domingo, 02/09/2012 em Bagé, das 13:00  às 17:30, na zona rural.
Ruas Atingidas: COR ABRINDO FRONTEIRAS 3, nº 11 ao 161, COR ABRINDO FRONTEIRAS 1, nº 11 ao 360, EST BR 153 BAGE P. ALEGRE, nº 1610.
Motivo: SUBSTITUIÇÃO DE POSTE(S)
Local dos serviços: COR. ABRINDO FRONTEIRA
Consumidores atingidos: 47
Os serviços serão realizados somente com tempo bom. Em caso de condições meteorológicas desfavoráveis, o desligamento para melhorias no sistema será reprogramado.
Fonte: http://www.ceee.com.br

Comissão realiza audiência no RS para debater o Código Florestal
A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DEBATEU NA SEXTA-FEIRA, NA CIDADE DE ESTEIO, O NOVO CÓDIGO FLORESTAL E SUA APLICABILIDADE. 
O SEMINÁRIO FEZ PARTE DO CICLO DE PALESTRAS E DEBATES PROMOVIDO PELO COLEGIADO.
A audiência pública marcou as comemorações dos 85 anos da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul. 
Ao abrir a reunião, a senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, falou sobre a importância do tema discutido, que é um debate extremamente relevante para toda a produção agropecuária brasileira, que é a aplicabilidade do código florestal. 
Um dos participantes do seminário foi o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. Segundo ele, o novo código florestal é fruto de muitas negociações, voltadas a conseguir um equilíbrio entre produção rural e preservação do meio ambiente, exaltando que como ministro da Agricultura sempre teve uma fala: - não queiram que esse código seja o dos ambientalistas, não desejem e não interpretem ser esse código dos ruralistas. Mas não deixem de aceitar esse código como aquele possível, aquele fruto do bom senso, aquele que não é nada mais nada menos da capacidade do diálogo. 
O gerente de projeto do Departamento de Desenvolvimento Rural e Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Moisés Savian, também ressaltou a necessidade desse equilíbrio, dizendo que a produção agropecuária só se sustenta no longo prazo se existir de fato um verdadeiro e adequado manejo dos recursos naturais, da fertilidade do solo, das águas, da biodiversidade, tudo isso é o que vai nutrir então a produção aí para garantir a sustentabilidade econômica. 
Também participaram da audiência pública representantes do Ministério Público e da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil. 

Saiba o que é o Enem e prepare-se para as provas
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade.
A partir de 2009, passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.
Respeitando a autonomia das universidades, a utilização dos resultados do Enem para acesso ao ensino superior pode ocorrer como fase única de seleção ou combinado com seus processos seletivos próprios.
 Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, tais como o Programa Universidade para Todos – ProUni.
Acesse o site oficial do Enem: http://enem.inep.gov.br/
Avaliações
O conteúdo das provas do Enem é definido a partir de matrizes de referência em quatro áreas do conhecimento:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e - Tecnologias da Informação.
- Matemática e suas tecnologias.
- Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia.
- Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.
Fonte: Inep/Ministério da Educação

Cidadãos podem participar de Consulta Pública do Conselho Estadual de Comunicação Social
O órgão que vai contribuir para a democratização da comunicação no Estado começa a tomar forma. 
Na quinta-feira (30),a Secretaria Estadual de Comunicação Social e Inclusão Digital responsável pela organização da Consulta Pública via internet teve a primeira reunião com 16 representantes da sociedade civil. Eles deverão indicar as entidades para compor o Conselho Estadual de Comunicação Social do Rio Grande do Sul. O objetivo do encontro foi incentivar a participação dos diferentes segmentos no processo de Consulta Popular que está disponível no site Gabinete Digital desde o dia 10 de agosto. Além da sociedade civil, a Secom também vai se reunir com representantes do poder público com a mesma finalidade. Até o dia 10 de setembro, qualquer cidadão pode entrar no site do Gabinete Digital e participar da consulta pública, sugerindo entidades, empresas e instituições que devem compor o órgão.

Fonte: http://www.estado.rs.gov.br/

Advogados ganham novo serviço de visualização de peças de processos judiciais
Os advogados que transitam pela sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, têm à sua disposição um novo serviço na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC): a visualização de peças de processos judiciais. A aplicação permite visualizar as peças processuais indicadas no índice do processo escolhido, clicando em ícone específico existente na tela dos terminais de autoatendimento. 
Todos os advogados têm direito de acesso a qualquer processo, conforme disposto no artigo 7, XIII, do Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94). Daí a criação do novo serviço, que beneficiará inclusive os profissionais que não dispõem de certificado digital. A visualização dos autos nos terminais de autoatendimento evitará que o advogado tenha de peregrinar pelas coordenadorias dos órgãos julgadores em que estejam os processos de seu interesse.
Para utilizá-la, o advogado deve previamente cadastrar-se, preenchendo formulário eletrônico oferecido no próprio terminal (em “Cadastro de Usuários.”). Nessa oportunidade, deverá ser gerada senha de seis dígitos. 
A seguir, o advogado deverá dirigir-se à recepção da CAC, para liberar a senha criada. Feito isso, a nova funcionalidade dos terminais estará pronta para ser usada. Todos os terminais de autoatendimento existentes no STJ dispõem dessas funções, de cadastro e visualização. A validação do cadastro, no entanto, somente é feita na CAC. 
A CAC foi inaugurada em junho de 2012, no térreo do Edifício dos Plenários, área nobre e de fácil acesso. No local são prestados todos os serviços de atendimento aos advogados e cidadãos em geral, o que antes era feito em diversas localidades do Tribunal. Estão na CAC a Ouvidoria, o protocolo de petições e informações processuais, a Defensoria Pública, a sala dos advogados e terminais bancários. 
Fonte: http://www.stj.jus.br

Centro Cultural da CEEE promove lançamento de livros para professore​s do ensino
O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo realiza, na terça-feira (4), o evento de lançamento dos livros da coleção Entre Nós, em parceria com a Edelbra Editora. As obras, norteadas pela questão "Educação para a vida: o que a escola tem a ver com isso", aliam teoria e práticas pedagógicas na busca de aprendizagens significativas. Destinados aos professores do ensino fundamental, os livros têm uma linguagem não acadêmica e trazem para a escola questões teórico-metodológicas que estão sendo discutidas na academia, de modo que possam ser utilizadas como ferramentas no dia a dia da sala de aula, aliando teoria e prática. 
A coleção é ilustrada por Eloar Guazzelli e apresenta aos professores um material visualmente instigante e qualificado, com textos e imagens pertinentes aos temas abordados. Nessa perspectiva, os "nós" da educação são trazidos para perto da realidade escolar, sendo problematizados e confrontados com práticas construídas a partir desse contexto. 
Especializada em literatura infanto-juvenil e pedagógica, a Edelbra produziu mais de mil títulos na últimas décadas. A editora conta com um parque gráfico próprio de cinco mil metros quadrados, um dos mais bem equipados do Brasil. 
Serviço
Lançamento da coleção"Entre Nós" 
Quando: 4 de setembro, às 19h. 
Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Endereço: Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Fonte: http://www.estado.rs.gov.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário