segunda-feira, 20 de agosto de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM 20.08.12


Pesquisa sobre inibidores naturais de venenos de serpentes é destaque em congresso de toxinologia
Um estudo desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Toxinologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi premiado na categoria Melhor Trabalho apresentado na Forma de Pôster, durante a 17ª edição do Congresso Mundial de Toxinologia. Realizado a cada três anos, o evento, que aconteceu no mês de julho, no Havaí, Estados Unidos, é o mais importante da área. Na edição de 2012, 344 trabalhos foram aprovados.
A pesquisa premiada, The Interaction of the Antitoxin DM43 with a Snake Venom Metalloproteinase Analyzed by Mass Spectrometry and Surface Plasmon Resonance, foi coordenada pela pesquisadora do Laboratório de Toxinologia, Ana Gisele Neves Ferreira, e teve como objetivo caracterizar molecularmente o complexo formado entre a proteína antiofídica DM43 e a jararagina, principal metaloprotease hemorrágica do veneno da serpente Bothrops jararaca. A DM43 é um inibidor endógeno isolado do plasma do gambá Didelphis aurita, um animal resistente aos efeitos tóxicos de diversos venenos biotrópicos. O estudo é resultado da colaboração de pesquisadores do IOC com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto Butantã, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade de Oxford e a Universidade do Sul da Dinamarca.
Fonte: Instituto Oswaldo Cruz



Conexões Ibram chega ao Rio Grande do Sul
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), desde março de 2012, percorre todos os estados do país conectando os museus brasileiros às novas políticas e instrumentos de gestão museais, por meio do projeto Conexões Ibram. O evento será realizado no Rio Grande do Sul nos dias 21, 22 e 23 de agosto, na Casa de Cultura Mario Quintana (Sala A2B2 – 2º andar – Rua dos Andradas, 736 – Porto Alegre).
O projeto trará diversos temas como Estratégias de Fomento e Financiamento, Estatuto de Museus, Plano Nacional Setorial de Museus, dentre outros, para serem discutidos diretamente com os representantes do setor cultural e os cidadãos. Além das apresentações abertas ao público, o Conexões Ibram propõe reuniões técnicas com o intuito de concretizar planos de trabalho para inserir os museus do Brasil nas inovações em políticas públicas museais promovidas pelo Ibram.
Os temas propostos para as reuniões abertas são:
- Programa iMuseus: construção de rede de informações do setor museal
- Estatuto de Museus e novos instrumentos de gestão
- Plano Nacional Setorial de Museus e a participação do estado
- Patrimônio Musealizado em Risco e a integração de ações públicas
- Programa Pontos de Memória
- Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus
- Legado Cultural para o setor museal – megaeventos esportivos

Confira a programação completa do evento Conexões Ibram/RS:
Dia: 21/08/12
9h – Abertura
*Assinatura do Convênio IBRAM – Estado
*Apresentação do site do Sistema Estadual de Museus (SEM/RS)
11h às 12h – Programa iMuseus
14h às 15h30 – Plano Nacional Setorial de Museus
16h às 18h – Estatuto dos Museus
Dia: 22/08/12
9h às 10h30 – Patrimônio Musealizado em Risco
11h às12h – Programa Pontos de Memória
14h às 15h30 – Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus
16h às 18h – Legado Cultural Para o Setor Museal – Megaeventos Esportivos
Dia: 23/08/12
09h às 12h – Formação dos GtS
-  Estatuto dos Museus
-  Plano Nacional Setorial de Museus
-  Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus
-  Programa Pontos de Memórias
14 às 18h – Reunião Interna de Trabalho Ibram – SEM/RS
Saiba mais sobre o projeto em http://conexoesibram.museus.gov.br/
Fonte: http://www.cultura.rs.gov.br

Proposta muda regra para rotulagem de medicamentos 
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3596/12, do Senado, que estabelece medidas para inibir erros de administração e uso equivocado de medicamentos. Pelo texto, os produtos deverão ter características de rotulagem e de embalagem que possibilitem a sua imediata identificação. O projeto altera a Lei 6.360/76, que trata da vigilância sanitária.
Autor da proposta, o senador Humberto Costa (PT-PE) observa que a medida poderia evitar equívocos semelhantes ao ocorrido no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, quando uma técnica de enfermagem trocou sedativo por ácido.
“Entre outras causas, a utilização de rótulos e embalagens iguais ou semelhantes para produtos de composição diferente é fator que induz a equívocos, muitas vezes fatais”, alerta.
Tramitação 
A matéria tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara de Notícias


TCE-RS e Sefaz assinam termo de cooperação
O Tribunal de Contas (TCE-RS) assinou um termo de cooperação com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz/RS), nesta sexta-feira (17), com objetivo de desenvolver ações de treinamento e de fiscalização. O documento prevê o acesso à folha de pagamento de pessoal, consultas a sistemas, extrações de bancos de dados, entre outras informações que possam ser utilizadas no exercício das atribuições das instituições. 
De acordo com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, o acordo possibilita a obtenção antecipada de informações que auxiliarão no planejamento das auditorias. “O Tribunal de Contas tem firmado diversas parcerias com órgãos públicos na intenção de qualificar a análise das informações” , disse.
Durante o ato de assinatura, o secretário estadual da Fazenda, Odir Tonollier, ressaltou que, nos próximos dias, deverão ser formados grupos de trabalho com técnicos da Sefaz e do TCE-RS para garantir a efetividade da parceria. “Queremos colocar logo em prática as possibilidades acordadas”, afirmou.
O termo de cooperação ressalta que todos os usuários cadastrados para a utilização do sistema assinarão termo de responsabilidade, comprometendo-se com o sigilo das informações. O TCE-RS firmou, recentemente, acordos semelhantes com o Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público do Estado, Companhia de Processamento de Dados (Procergs), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), Junta Comercial e Assembléia Legislativa (AL-RS). 
http://www1.tce.rs.gov.br


Comissão especial sobre áreas indígenas e quilombolas realiza audiência pública hoje
A Comissão Especial para Discutir a Situação das Áreas Indígenas e Quilombolas realiza audiência pública às 15 horas desta segunda-feira (20), no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo do Palácio Farroupilha. O encontro, proposto pelo presidente do órgão técnico, deputado Gilberto Capoani (PMDB), busca demonstrar e esclarecer os objetivos da comissão.
Foram convidados para o debate representantes dos ministérios da Agricultura e da Justiça, da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Incra, da Funai, do gabinete do governador do Rio Grande do Sul, das Defensorias Públicas Federal e Estadual, das secretarias estaduais da Justiça e Direitos Humanos, da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, entre outros órgãos e entidades ligados ao tema.

Fonte: http://www2.al.rs.gov.br

A prioridade do governo é levar educação integral para as famílias mais pobres, afirma Dilma
A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (20), no programa Café com a Presidenta, que a prioridade do governo é levar educação integral para as famílias e as regiões mais pobres do país. Segundo Dilma, por meio do Programa de Ensino Integral Mais Educação, as escolas em tempo integral que atendem beneficiários do Bolsa Família passaram de 5.300, no ano passado, para quase 18 mil, em 2012.
“A nossa prioridade é levar a educação integral para as famílias e as regiões mais pobres. Sabe por quê, Luciano? Porque, para uma família sair da miséria, vários caminhos são possíveis, mas dois são os mais importantes e necessários. Para os adultos, um emprego ou uma atividade que gere renda; e para as crianças e os jovens, a educação, a educação e mais educação.”, disse a presidenta.
De acordo com Dilma, nas escolas em tempo integral os alunos têm acompanhamento pedagógico obrigatório no turno complementar das aulas. Os professores ajudam nas tarefas, tiram dúvidas e reforçam o aprendizado, principalmente de português e matemática.
“Muitas vezes, esse acompanhamento é feito também nas atividades fora da sala de aula. Por exemplo, quando o aluno joga xadrez, ele exercita o raciocínio lógico, o que ajuda no aprendizado da matemática. A música e o esporte ajudam na concentração e na disciplina. Todas essas atividades aumentam o interesse do aluno pela escola e melhoram a autoestima da criança”, explicou.
Na coluna semanal, a presidenta também comentou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Brasil teve nota 5 no Ideb Nacional, superando a meta de 2011 e também a de 2013. Nós tivemos bons resultados também, Luciano, nos anos finais do Ensino Fundamental (…) Várias ações, como o Programa Ensino Fundamental Mais Educação, estão ajudando a melhorar a qualidade da educação no nosso país. A escola pública pode sim ser uma boa escola e esta vitória também é dos nossos professores”, finalizou Dilma.
http://blog.planalto.gov.br

Abertos mais dez editais de incentivo às artes
Funarte tem orçamento recorde anunciado este ano
A Fundação Nacional de Artes (Funarte), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), publicou nesta semana, no Diário Oficial da União, portarias que regulamentam editais da instituição, voltados ao incentivo da produção e à capacitação de artistas nas áreas de fomento às artes visuais, à música, à dança,  ao teatro e ao circo .
Um desses editais é o da Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012, cuja portaria foi divulgada na sexta-feira, 17.
O prêmio, realizado em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, vai contemplar 50 projetos de residências artísticas em todo o território nacional. O aporte financeiro é de R$ 2,7 milhões, dos quais R$ 2,5 milhões serão concedidos em bolsas. Inscrições até 3 de outubro.
Aperfeiçoamento Técnico
Outro edital instituído é o de Bolsa de Aperfeiçoamento Técnico e Artístico em Música, que  apoiará a participação de artistas e/ou técnicos da área de música em atividades de aperfeiçoamento no Brasil ou no exterior, por meio de concessão de bolsas, visando à realização de estágios e cursos de média e longa duração. Serão concedidas 36 bolsas.
Podem concorrer no edital jovens músicos, compositores e arranjadores, bem como técnicos – nas áreas de sonorização, iluminação, produção fonográfica e luteria. As inscrições estarão abertas até 1º de outubro.
Marcantonio Vilaça
Também foi divulgado o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça 5ª Edição. A ação objetiva incentivar produções artísticas, destinadas ao acervo das instituições museológicas sem fins lucrativos, públicas e privadas, fomentando a difusão e a criação das artes visuais no Brasil e sua consequente formação de público.
Serão contemplados 15 projetos, a serem distribuídos da seguinte forma: cinco prêmios no valor de R$ 70 mil, cinco prêmios no valor de R$150 mil e cinco prêmios no valor de R$ 350 mil. Inscrições vão até 1º de outubro.
Foram lançadas, ainda, as edições 2012 do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna, Prêmio Funarte Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo e vários outros.
Fomento às Artes
No início de agosto, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi, anunciaram, no Rio de Janeiro, o Programa de Fomento às Artes 2012, desenvolvido pela instituição.
O orçamento recorde divulgado na ocasião, de R$ 161,7 milhões, será destinado aos projetos das diversas áreas culturais da Funarte, como os que integram os editais mencionados e outros.
Fonte: www.cultura.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário