quarta-feira, 29 de agosto de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 29.08.12


Prorrogadas as inscrições do Edital de qualificação para Agentes Culturais da Juventude Negra
Foram prorrogadas, até 4 de setembro, as inscrições do Edital – Chamada Pública nº 001/2012, que fará a seleção de projetos para implantação de dez Núcleos de Formação de Agente Cultural da Juventude Negra – NUFAC.
Com objetivo de cumprir as diretrizes formuladas pelo Fórum Nacional dos Direitos da Cidadania do Governo Federal, o edital selecionará 10 (dez) propostas de órgãos ou entidades da administração pública direta e indireta federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal, instituições culturais, públicas e entidades privadas sem fins lucrativos, que tenham, entre outros requisitos, foco de atuação em cultura e educação.
Os NUFAC’s que  serão criados visam a qualificação de jovens negros e negras do ensino fundamental e médio, completo e incompleto, das classes sociais C, D e E de todas as regiões brasileiras.
Para visualizar ou imprimir a versão em PDF do Edital, acesse: http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2012/07/EDITAL-CHAMADA-P%C3%9ABLICA-N%C2%BA-001-20120001.pdf
Fonte: http://www.palmares.gov.br

Sancionada lei que cria cotas para rede pública nas universidades
A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou na tarde hoje, a lei que institui a reserva de 50% das vagas ofertadas em instituições federais de educação superior para estudantes provenientes de escolas públicas. A lei já valerá para os próximos vestibulares das instituições e também na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. A regulamentação, com o cronograma para a adequação das universidades à lei, está prevista para setembro.
A implantação das cotas ocorrerá de forma progressiva ao longo dos próximos quatro anos, até chegar à metade da oferta total do ensino público superior federal. Em 2013 terão de ser reservadas, pelo menos, 12,5% do número de vagas ofertadas atualmente – o que equivale a 25% do total que será reservado para ingresso por meio de cotas. A presidenta vetou o artigo 2º do projeto aprovado pelo Congresso Nacional, que instituía a média das notas dos alunos como um dos critérios para ingresso.
De acordo com a lei, cada instituição deverá preencher as cotas com autodeclarados pretos, pardos e indígenas na mesma proporção em que esses segmentos são encontrados na unidade da Federação em que se localiza a instituição, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Metade do total de cotas, o que corresponde a 25% das vagas da instituição, deve ser preenchida com estudantes vindos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.
Enem – O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou em coletiva concedida no Palácio do Planalto que o ministério realizou um estudo com base no desempenho dos estudantes concluintes das redes pública e privada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo foi verificar as condições dos possíveis ingressantes provenientes da rede pública nas universidades, em relação aos das escolas privadas.
“Quando selecionamos dentro da rede pública os 150 mil melhores alunos, que correspondem ao total das cotas que teremos que implantar nos próximos quatro anos, a média é superior à do setor privado e a nota máxima é parecida”, afirmou Mercadante.
Pelos dados apresentados, os 150 mil concluintes da rede pública com melhor desempenho no Enem de 2011 tiveram uma média geral de 582,2 pontos. O total de 891.070 estudantes de escolas públicas alcançou uma média geral de 474,2 pontos. A média total dos 1.137.813 estudantes concluintes que fizeram a prova foi de 494,8 pontos. Quando se consideram apenas os 246.743 alunos da rede privada, a média sobe para 569,2 pontos.
Regulamentação – Mercadante informou que a pasta promoverá reuniões com os reitores das instituições públicas de ensino superior para definir a regulamentação e discutir outras ações. “O diferencial é que antes as universidades federais tinham liberdade para definir vagas para políticas afirmativas. Hoje existe uma lei que será uma regra. O que discutiremos será o processo para implantar as cotas”, afirmou.
Para o ministro, a sanção da lei representará um estímulo para os estudantes do ensino médio público. “Para os estudantes da rede pública, em especial o nível médio, esta lei vai representar uma grande motivação porque eles terão, até o final de quatro anos, de forma progressiva, metade das vagas nas universidades federais”, disse.
Fonte: Ministério da Educação 

Meça com precisão a sua banda larga
Cadastre-se já para fazer parte da comunidade que medirá a banda larga no Brasil.
A ANATEL e as operadoras de banda larga fixa (Internet) do Brasil têm o compromisso de medir e acompanhar os indicadores de qualidade da conexão banda larga em todo o país.
Para a medição da qualidade de banda larga fixa o Programa abrangerá usuários das prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) com mais de 50 mil acessos (atualmente, Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar, Embratel, Sercomtel e Cabo).
Caso tenha interesse em participar dessa iniciativa, como voluntário, conheça os pré-requisitos antes de iniciar sua inscrição, acesse: http://www.brasilbandalarga.com.br/index.php/requirements
Fonte:www.brasilbandalarga.com.br

Inscrições para o Jovem Senador: 5º Concurso de Redação do Senado Federal vão até 31 de agosto
O prazo para as inscrições no “Jovem Senador: 5º Concurso de Redação do Senado Federal” encerra-se no próximo dia 31 de agosto, data limite para as escolas do Ensino Médio da rede pública estadual e do Distrito Federal encaminharem as redações para as Secretarias de Educação de cada Unidade da Federação. O projeto é promovido pelo Senado Federal em cooperação com o Ministério da Educação, o Conselho de Secretários de Educação e as secretarias estaduais de Educação.  
Para participar do concurso, os estudantes devem fazer uma redação dissertativa de 20 a 30 linhas sobre o tema “Meu município, meu Brasil”. O texto deve ser manuscrito em folha de inscrição própria, disponível na página do Jovem Senador – www.senado.gov.br/jovemsenador. O concurso é composto por três etapas. 
Na primeira, as escolas selecionam o texto de um aluno, que deve ser inscrito nas secretarias estaduais até 31 de agosto. 
Na segunda, as secretarias de Educação de cada Unidade da Federação selecionam os três melhores textos enviados pelas escolas e os encaminham para o Senado Federal, até 28 de setembro. 
Na última etapa, nacional, uma comissão julgadora indicada pelo Senado seleciona as redações classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares. Até o dia 15 de outubro, o Senado divulgará o nome do finalista de cada unidade da Federação e os três primeiros colocados na etapa nacional.  
Podem participar do concurso jovens de 16 a 19 anos, regularmente matriculados em escolas de Ensino Médio da rede pública estadual e do Distrito Federal. Os alunos classificados irão atuar como Jovens Senadores, legítimos representantes de seus Estados e poderão apresentar, debater e votar propostas de sua própria autoria e aprender sobre o processo legislativo brasileiro.  
“Esta foi umas das experiências mais incríveis de minha vida. A sensação é que realmente você está ali para discutir leis que irão contribuir para o crescimento do Brasil. Simplesmente sensacional”, afirma o brasiliense Marcus Vinicius, terceiro colocado no concurso de 2011.   
Os primeiros colocados de cada unidade da Federação serão convidados a integrar o Senado Jovem Brasileiro em Brasília-DF. Cada finalista receberá um computador portátil, certificado de participação no concurso e medalha. As escolas dos três primeiros colocados da etapa nacional receberão computadores de mesa para uso coletivo na escola. Os custos com transporte para Brasília, acomodação e alimentação na capital ficam por conta do Senado.  
Serviço: 
Inscrição: até 31 de agosto de 2012
Resultado: até 15 de outubro de 2012 
Premiação: 19, 20 e 21 de novembro de 2012
Informações pelo site www.senado.gov.br/jovemsenador  
Twitter: @JovemSenador 
YouTube: www.youtube.com/user/
Fonte: www12.senado.gov.br

Oscar 2013
O Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, receberá até quinta-feira, 30 de agosto, inscrição de longa metragem brasileiro para seleção à indicação do filme nacional que irá concorrer ao Oscar 2013, na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira.
O nome do filme escolhido será conhecido no dia 20 de setembro, às 10 horas, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. Os inscritos passarão pela  seleção de oito membros que formam a Comissão Especial, da qual participa a secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana.
Somente serão admitidas inscrições de filmes que tenham sido projetados ou que serão exibidos publicamente, com fins comerciais, pela primeira vez no Brasil e por pelo menos sete dias consecutivos no período que compreende de 1º de outubro de 2011 a 30 de setembro de 2012, em uma sala de cinema comercial. A comprovação deverá ser feita por meio do cronograma de exibição.
Os interessados em participar da seleção deverão apresentar os pedidos de inscrição medianterequerimento, juntamente com 12 cópias do filme, em DVD. As inscrições por Sedex ou similar serão aceitas, desde que o seu recebimento não ultrapasse a data limite.
Oscar 2013
O Oscar é o prêmio mais cobiçado da indústria cinematográfica e é entregue em reconhecimento à excelência dos profissionais da área, como atores, diretores e roteiristas. A edição de 2013 é a 85ª premiação promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences, fundada em Los Angeles, na Califórnia (EUA), em 1927.
A primeira premiação do Oscar aconteceu em 1929 no Hotel Roosevelt, em Hollywood. Apenas 270 pessoas estiveram presentes no banquete, onde os prêmios foram entregues. As cerimônias com jantar, no entanto, só foram realizadas até 1942, devido ao aumento do número de participantes. A partir da 16ª edição da premiação, que foi realizada no Teatro Chinês Grauman, em Hollywood, o evento passou a acontecer em teatros.
A cerimônia do Oscar foi televisionada pela primeira vez em 1953, atingindo os espectadores dos Estados Unidos e do Canadá. O evento de premiação chegou ao público internacional a partir de 1969 e atualmente é transmitido para mais de 200 países.
Os interessados devem encaminhadas a inscrição para o seguinte endereço:
Oscar 2013
Ministério da Cultura
A/C Secretaria do Audiovisual
SCS Quadra 09, Lote C, Torre “B”, 8º andar
Edifício Parque Cidade – Corporate
CEP 70308-200 – Brasília/DF
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo email savinfo@cultura.gov.br .
Fonte: Ministério da cultura



Nova súmula: visão monocular é razão para concorrer em vaga de deficiente

A condição de deficiência da capacidade de visão em apenas um dos olhos já é reconhecida pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Agora, a Terceira Seção foi além e transformou o entendimento em súmula, um enunciado que indica a posição do Tribunal para as demais instâncias da Justiça brasileira. A partir de reiteradas decisões, ficou consignado que “o portador de visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes”.
A Súmula 377 teve como relator o ministro Arnaldo Esteves Lima. As referências legais do novo enunciado foram a Constituição Federal (artigo 37, inciso VIII), a Lei n. n. 8.112/90 (artigo 5º, parágrafo 2º) e o Decreto n. 3.298/99 (artigos 3º, 4º, inciso III, e 37).

Diversos precedentes embasaram a formulação do enunciado da nova súmula. No mais recente deles, julgado em setembro de 2008, os ministros da Terceira Seção concederam mandado de segurança e garantiram a posse a um cidadão que, em 2007, concorreu ao cargo de agente de inspeção sanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Devidamente aprovado, foi submetido à avaliação de saúde. Ocorre que o laudo concluiu que o candidato não estaria qualificado como portador de deficiência por não se enquadrar nas categorias especificadas no Decreto nº 3.298/99. Inconformado, o candidato ingressou com mandado de segurança no STJ.
O relator foi o ministro Felix Fischer. Ele observou que a visão monocular constitui motivo suficiente para reconhecer o direito líquido e certo do candidato à nomeação e posse no cargo público pretendido entre as vagas reservadas a portadores de deficiência física (MS 13.311).
Cegueira legal
Noutro caso analisado anteriormente pelo STJ, em outubro de 2006, um candidato ao cargo de técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) protestava contra a negativa de inclusão do seu nome na lista dos deficientes. Ele é portador de ambliopia no olho esquerdo, sendo considerada cegueira legal neste olho (acuidade visual 20/400 com correção).
O recurso em mandado de segurança foi julgado pela Quinta Turma. O relator, ministro Arnaldo Esteves Lima, destacou que a deficiência de que o candidato é portador não foi contestada nos autos, restringindo-se a discussão apenas à hipótese de o portador de visão monocular possuir direito a concorrer às vagas destinadas aos portadores de deficiência física em concursos públicos (RMS 19.257).
De acordo com o ministro relator, o artigo 4º, inciso III, do Decreto 3.298/99, que define as hipóteses de deficiência visual, deve ser interpretado de modo a não excluir os portadores de visão monocular da disputa às vagas destinadas aos portadores de deficiência física. De acordo com o artigo 3º do mesmo decreto, incapacidade constitui-se numa “redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida”.
http://www.stj.gov.br


Abertas inscrições para III curso de formação de instrutores
Estão abertas as inscrições para o III Curso de Formação de Instrutores em Conciliação e Mediação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O curso ocorrerá entre os dias de 10 e 14 de setembro (primeira turma) e 15 a 19 de outubro (segunda turma) de 2012, em Brasília e dele poderão participar servidores dos tribunais de Justiça ou voluntários que já tenham ao menos 32 horas de aulas em curso de formação em conciliação ou já possuam experiência de mais de 50 horas em mediação de conflito.
As aulas serão ministradas no auditório do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e os interessados têm até o dia 31 de agosto para enviar seu currículo abreviado para conciliar@cnj.jus.br. A seleção ocorrerá até 3 setembro.
Critérios – Entre os pontos que serão considerados estão critérios como experiência na área, tempo de docência e participações em treinamentos. As despesas com transporte e hospedagem dos servidores ficarão a cargo dos tribunais, que também deverão se comprometer a manter, posteriormente, o servidor em uma função em que ele possa lecionar cursos de capacitação de conciliadores, inclusive para servidores de outros tribunais.
Apesar de gratuito, os alunos serão avaliados ao longo do curso e somente receberão certificação após serem aprovados. O curso pretende alinhar os treinamentos em conciliação e mediação dos tribunais à Resolução n. 125, do CNJ.
Diretrizes – A resolução estabeleceu as diretrizes para implantação dessa prática consensual de resolução de conflito e instituiu, no Judiciário brasileiro, a chamada Política Nacional de Conciliação.
A conciliação e mediação são meios alternativos de resolução de conflitos. Na conciliação, um conciliador gerencia as negociações, avalia a situação e sugere propostas para que as partes alcancem um acordo. Já na mediação há menor influência de terceiros; o mediador faz o papel de um facilitador do diálogo com objetivo de identificar interesses comuns e solucionar o problema por meio da autocomposição.
Fonte:www.cnj.jus.br

Seleção de quadras para escolas vai até setembro

O Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem liberado recursos para a construção de 6.116 quadras esportivas e cobertura de outras 4 mil em escolas públicas de todo o Brasil. Os gestores da rede estadual de educação têm até 29 de setembro para indicar, pela internet, as escolas públicas de educação básica que terão prioridade no repasse para as obras.


A partir de agora, podem ser indicadas escolas com menor número de alunos — mínimo de 100 matrículas. Até o primeiro semestre deste ano, somente instituições com até 500 alunos atendiam o critério de seleção para o recebimento dos recursos. Dos R$ 4 bilhões a serem investidos até 2014 na construção e cobertura de quadras, o FNDE já liberou R$ 1,14 bilhão.
A meta para este ano é liberar recursos para a construção de 1,5 mil quadras e cobertura de outras mil. O FNDE já aprovou 445 projetos de construção e outros 877 de cobertura.
A indicação das escolas deve ser feita no Sistema de Informações Integradas de Planejamento (Simec) do Ministério da Educação.
O valor médio para construir uma quadra varia de R$ 240 mil a R$ 500 mil; para a cobertura, de R$ 120 mil a R$ 240 mil. Embora o FNDE tenha um projeto-padrão, as escolas podem apresentar projetos próprios, que serão avaliados pela área técnica do órgão. “As quadras passaram a incorporar, em 2011, a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2”, explica Renilda Lima, diretora de gestão, articulação e projetos educacionais do FNDE. “Já temos mais de mil municípios atendidos em todos os estados.”
Os recursos são repassados a prefeituras e a secretarias estaduais de educação por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR). “Até hoje, liberamos recursos para a construção e cobertura de 2.862 quadras esportivas”, diz Renilda.
Os alunos da escola pública Vinícius de Morais, no município cearense de Maracanaú, a cerca de 10 quilômetros de Fortaleza, já têm aulas na quadra, inaugurada em 16 de março último. Antes, eles praticavam esportes no espaço de lazer público ao lado da escola. “Muitas vezes, quando chegávamos lá, a quadra de vôlei de areia estava ocupada”, conta Marcos Martins, 32, estudante de letras na Universidade Federal do Ceará. De segunda a sexta-feira, ele trabalha na escola como monitor do programa Mais Educação.
“Essa quadra foi um presente para a escola e para a comunidade”, comemora a diretora Socorro Lima da Silva. Segundo ela, duas vezes por semana alunos da Escola Municipal Walmik Sampaio de Albuquerque utilizam a quadra da escola Vinícius de Morais para as aulas de educação física. “Durante a semana, de 17h às 20h, a quadra é utilizada pela comunidade, em jogos de futsal. E, nos fins de semana, é utilizada em atividades do programa Escola Aberta, como eventos religiosos”, explica.
Além das atividades esportivas, os alunos deixam as salas de aula para usar a quadra coberta em atividades de letramento e de matemática. “Temos um palco, na quadra, usado para representar leituras” diz Marcos. “Nas atividades de matemática, as crianças sentam-se no chão da quadra para aprendermultiplicação em jogos de dados.”
O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, César Callegari, afirma que o MEC vem apoiando a construção de espaços de atividades físicas nas escolas públicas. “É um componente obrigatório para os anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, inclusive com profissionais qualificados”, diz. “Mas, mesmo nos anos iniciais, as vivências esportivas devem ser desenvolvidas pelas escolas para que todos os alunos participem dessas práticas.”
http://www.portalfederativo.gov.br

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