terça-feira, 14 de agosto de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 14.08.12


Conselhão gaúcho recebe Lula em setembro
Lula vem ao Estado para participar de uma reunião do Conselhão gaúcho, na primeira quinzena de setembro. O ex-presidente fará uma palestra de 30 minutos ao final da reunião do Pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), no Palácio Piratini. Ele deverá falar sobre a democracia como ferramenta de gestão, o crescimento econômico durante a crise e as políticas de inclusão social. A vinda do ex-presidente ao Estado atende ao convite do governador Tarso Genro.

Período para trancamento e destrancramento de matrículas da Uergs 
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) informa que o período para trancamento e destrancamento de matrículas para o segundo semestre de 2012 vai até o dia 15 de agosto. Os interessados deverão comparecer na secretaria de sua Unidade para preencher a solicitação para trancamento ou destrancamento.

Prazo para propor construção de Cras, Creas e Centros POP vai até sexta-feira
Termina na sexta-feira (17) o prazo para os municípios apresentarem propostas de construção de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP). 
A Portaria MDS 141/2012 traz os requisitos a serem atendidos por municípios e pelo Distrito Federal. A lista com as unidades da Federação habilitadas já está disponível.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) alerta para a necessidade de cumprir o prazo e para os municípios atenderem às normas para a construção dos equipamentos.
As condições foram estabelecidas nos cadernos de orientações técnicas para Cras, Creas e Centros POP e na legislação que subsidia o funcionamento dos equipamentos, de acordo com especificidades de território e público, entre outras.
Orientações - No Portal de Convênios (Siconv) do governo, há instruções para o envio de projetos. Cada proposta será analisada por uma comissão de servidores do MDS. Após essa etapa, os candidatos terão cinco dias úteis para apresentar retificação e/ou complementação, contados a partir da data de inclusão do parecer no sistema.
Os municípios devem ficar atentos porque o prazo de cinco dias é improrrogável.
A expansão de Cras, Creas e Centros POP integra as ações do Plano Brasil Sem Miséria para fortalecer o acesso a serviços por meio da ampliação das redes básica e especial de assistência social.
Os gestores que necessitarem de atendimento podem enviar e-mail para os endereços eletrônicos protecaosocialespecial@mds.gov.br (para Creas e Centros POP) e protecaosocialbasica@mds.gov.br (para Cras). 

SMTAS prorroga período de inscrições para cursos
A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Bagé (SMTAS) informa que as inscrições para os cursos de cerâmica, lã e couro que fazem parte do Projeto de Formação de Artesãos e Geração de Trabalho e Renda foram prorrogadas até 24 de agosto.
As inscrições devem ser realizadas na SMTAS na rua João Telles, 862 (antigo prédio da Cobagelã) e também nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Damé, Ivo Ferronato e Prado Velho. Os cursos são todos gratuitos e os interessados devem levar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do bolsa família para efetuar a inscrição.
O início das aulas está previsto para o dia 27 de agosto e serão ministradas no Centro Histórico e Cultural Vila de Santa Thereza, os alunos terão transporte gratuito da Secretaria até local. Mais informações pelo telefone 3241 6005.

Secretaria de Saúde realiza castrações em cães e gatos
As fichas serão distribuídas nos locais das 8h às 9h. Os proprietários dos animais deverão apresentar os documentos, RG e CPF.
De acordo com a SMS, os animais deverão estar em jejum de 12 horas. O dono deve oferecer somente água durante neste período. As castrações são realizadas pela manhã.
Quarta-feira – 15/08
Bairro Alcides Almeida - ao lado da EMEF Dr João Thiago do Patrocínio.
Quinta-feira -16/08
Bairro Menino Deus - ao lado da EMEF Manoela Teitelroit.
Sexta-feira -17/08
Bairro Santa Cecília, ao lado do Posto de Saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário