terça-feira, 31 de julho de 2012

GOVERNO LANÇA PROGRAMA DE COMBATE ÀS DESIGUALDADES REGIONAIS EM BAGÉ E ALEGRETE


O Governo do Estado, através do Gabinete do Vice-Governador, lançará, na sexta-feira (03), o Programa de Combate às Desigualdades Regionais nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste. As regiões estão entre as nove selecionadas para receber a atenção do programa, por apresentar índices de desenvolvimento abaixo da média do Estado na última década.
Na Campanha, o evento acontecerá no salão nobre da prefeitura municipal de Bagé, às 9h. Já na Fronteira Oeste, o lançamento acontecerá no Salão de Atos da Urcamp, Praça Getúlio Vargas, 47, na cidade de Alegrete, às 15h. Participam do ato, o vice-governador Beto Grill, o secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, o secretário de Infraestrtura e Logística, Beto Albuquerque, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara, o secretário do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, a secretária Geral de Governo, Miriam Marroni, e o secretário-adjunto do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Oliveira. Os eventos contam com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Regional. 
Durante os encontros, o Governo do Estado apresentará uma proposta de agenda de desenvolvimento para essas regiões, constituída por um conjunto de obras e programas de diversas secretarias e órgãos, para um diálogo permanente com a comunidade regional.
Serão anunciados programas de fortalecimento das vocações regionais, como Leite Gaúcho, Arroz RS, Mais Ovinos no Campo, Defesa Sanitária Animal e investimentos em pessoal e estrutura nas unidades da Federação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). Para amenizar os efeitos das estiagens recorrentes, o Governo apresenta um conjunto de ações para reservação de água, incluindo a retomada de obras de barragens, açudes, poços artesianos e cisternas. 
Na área de infraestrutura de energia, a CEEE projeta investimentos nas subestações e nas linhas de transmissão, visando garantir o abastecimento com qualidade e estabilidade. Na Campanha, a desoneração tributária para equipamentos de energia eólica torna a região grande potencial para investimentos nesta área. Já na Fronteira Oeste, a Corsan projeta investimentos na ordem de R$ 61 milhões até 2015 nos municípios da região. 
Ambas as regiões poderão acessar outras políticas de governo, como na área da inovação tecnológica (Pólos Tecnológicos) e de Arranjos Produtivos Locais e Núcleo de Extensão Produtiva, estes ligados à Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI). Segundo o vice-governador Beto Grill, o apoio financeiro do Governo a arranjos produtivos é uma excelente oportunidade para que essas regiões possam definir e fortalecer uma cadeia produtiva promissora em termos de geração de empregos e renda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário