sábado, 28 de julho de 2012

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS


O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é lembrado hoje, 28 de julho. 
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B, C e D. Existe, ainda, o vírus E, mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite. 
A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.
As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor.
A hepatite A é transmitida geralmente pela água e alimentos contaminados. 
Já os vírus B, C e D são transmitidos sexualmente ou por contato com sangue contaminado. 
Existe ainda a transmissão do convívio domiciliar, quando há contato com alguém que esteja com algum dos vírus da hepatite viral. Nesses casos a hepatite viral pode ser transmitida por contato com machucados ou até mesmo por mosquitos.
Algumas medidas importantes para prevenir a hepatute A.   A recomendação básica é da higiene, do cuidado com a água naqueles locais onde não há um tratamento adequad, cuidado também com a lavagem correta dos alimentos e com a eliminação dos dejetos. Já na prevenção da B, da C e da D é o uso de preservativo, a utilização de materiais para fazer manicure, ou são descartáveis, esterilizados ou então da própria pessoa que usa. Tanto com tatuagem, com pircing.
O tratamento para a doença é feito com medicamentos antivirais específicos para cada tipo de vírus. Além disso, o SUS oferece vacina contra a hepatite B. Podem tomar quem tem até 29 anos, profissionais de saúde, profissionais do sexo, bombeiros, policiais, indígenas e homossexuais.
Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Fonte: www.hepatitesvirais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário