terça-feira, 26 de junho de 2012

DIA INTERNACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS - 26 DE JUNHO


                    
Drogas são substâncias que produzem mudanças nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional das pessoas. 
As alterações causadas por essas substâncias variam de acordo com as características da pessoa que as usa, da droga escolhida, da quantidade, freqüência, expectativas e circunstâncias em que é consumida.
Existe dois grandes grupos de drogas, as segundo as convenções e exigências sociais, sendo eles: 
Drogas lícitas - aquelas permitidas por lei, compradas de maneira livre, com um comércio legal. 
Drogas ilícitas - são as de comercialização proibida pela justiça, as quais são conhecidas como drogas pesadas e causam forte dependência.

A Organização das Nações Unidas (ONU) determinou 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas, e1987
A primeira conferência sobre o assunto foi convocada pela ONU em fevereiro de 1990, firmando de1991 a 2000 como anos internacionais de combate às drogas.
Em 1997 a ONU criou o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) com o objetivo de prestar cooperação técnica aos países-membros para reduzir os problemas na área de saúde (como o HIV) e social (como a violência) que tenham relação direta ou indireta com drogas ilícitas e o crime. 
A cada ano, no mês de junho, o UNODC prepara uma campanha internacional de prevenção a drogas, visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos.

No relatório sobre o consumo de drogas de 2010, entre 155 e 250 milhões de pessoas fizeram uso de algum tipo de droga ilícita desde 2008, sendo que a maconha continua a ser a droga mais consumida no mundo (129 milhões a 190 milhões de pessoas), seguida pela anfetamina, cocaína e opioides.
 O uso de drogas é um fenômeno mundial que precisa ser discutido nacional e internacionalmente. 
Uma das formas mais importantes de prevenir o uso de drogas é a informação. 
É preciso saber sobre os riscos do abuso dessas substâncias. Por alterar o nível de consciência, o uso pode levar a práticas arriscadas, como sexo sem preservativo ou compartilhamento de seringas e outros materiais que podem transmitir doenças como o HIV/AIDS e a hepatite. O uso de drogas lícitas ou ilícitas pode ampliar as vulnerabilidades pessoais.
 O consumo de drogas causa, anualmente, prejuízos de milhões de dólares na economia de diversos países. Isso sem contar os danos à saúde de quem usa. Os acidentes de trabalho tornam-se mais prováveis, a produtividade do trabalhador diminui e seu desempenho tende a se tornar inconstante. Tudo isso põe em risco a vida do profissional – e seu emprego. O diálogo franco é fundamental para a solução do problema.
 Ninguém conhece seu corpo e sua mente melhor do que você. Da mesma forma, você é a pessoa que tem mais a perder, caso não dedique a seu corpo e sua mente o cuidado que merecem.

Diga não às drogas. Ficar de cara limpa só depende de você.

Fonte: clm-med.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário