sábado, 16 de junho de 2012

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE


Hoje é o  “Dia D” de mobilização nacional, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, onde todas as crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil. 
A campanha estende-se até o dia 06 de julho, e será realizada em parceria com estados e municípios. 
Serão distribuídas 23 milhões de doses da vacina e a meta é imunizar, contra a paralisia infantil, 95% do total de 14.1 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, independentemente de terem sido vacinadas anteriormente; o que representa 13,5 milhões.

A vacina oral imuniza não só o vacinado, mas todos que têm contato com ele, pois cria-se uma barreira natural do vírus.
Em todo o país 115 mil postos funcionarão, das 9h às 17h.
Além das unidades permanentes, shopping centers, rodoviárias, escolas, entre outros locais, vão receber postos móveis. Cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na campanha, com a utilização de 42 mil veículos, entre terrestres, marítimos e fluviais.
A partir de segunda-feira (18) até o dia 6 de julho, as crianças devem ser vacinadas nos postos de saúde, no horário padrão de funcionamento de cada uma.
Não há contra-indicação para a vacinação. 
A vacina contra a pólio é segura e todas as crianças, mesmo as que apresentarem gripe, diarréia, rinite ou coriza, devem ser imunizadas. 
No caso de crianças que sofrem de doenças graves, os pais devem consultar profissionais nos postos e centros de saúde, pois existe a possibilidade de um procedimento diferenciado.
Crianças com febre acima de 38° ou com alguma infecção também devem ser avaliadas por um médico.
Não esqueça de levar a caderneta de vacinação.
A segunda etapa acontecerá entre 18 e 24 de agosto e se chamará Campanha Nacional de Multivacinação, quando haverá revisão e atualização dos cartões de vacina das crianças de zero a menos de cinco anos. 
A partir desta data, as crianças que estão começando o esquema vacinal, ou seja, nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), a quarta dose (aos 15 meses) e os reforços continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas. 

**A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão.
Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Apesar de o país não ter registro de casos há 23 anos, é importante manter campanhas de vacinação anuais porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido em território nacional. No período entre 2007 e 2012, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três desses ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. 

Fonte: blog.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário