domingo, 20 de maio de 2012

DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL INFANTO-JUVENIL 2012

 A NOSSA RÁDIO! participou do encerramento da Semana do Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes com uma caminhada promovida pela Prefeitura, tendo início na Praça de esportes e término na praça Silveira Martins, onde os diversas autoridades, expuseram a importância de concientizar a população quanto a este problema tão grave em nossa sociedade. O abuso e exploração sexual infanto-juvenil é um problema mais comum do que imaginamos, pois 70% destes abusos acontecem dentro do núcleo familiar. Por isso a importância da família e também a escola observarem o comportamento  das crianças e agirem o mais rápido possível, pois um crime como este, traz consequencias para toda a vida.
Importante também, que a sociedade não tenha medo de denunciar.
O DISQUE 100 é  o canal direto para que a população cumpra a sua parte contra este crime.

Por que 18 de maio? Esta data foi instituída pelo Congresso Nacional e surgiu em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do ECPAT (Organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual  e comercial de crianças e adolescentes, surgida na Tailândia).
A então Deputada Federal Rita Camata, atuando na Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente  da Câmara dos Deputados, propôs um projeto de Lei que estabelecia o dia da morte de Aracelli Sanches como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Aracelli Cabrera Sanches Crespo, foi assassinada em 18 de maio de 1973, quando tinha oito anos, após ser  drogada, estuprada, teve o corpo desfigurado com ácido, por pessoas de famílias influentes de Vitória (ES), motivo pelo qual houve durante muito tempo, dificuldades nas investigações e , até mesmo, sentença dos culpados.
A Lei 9970 foi sancionada em 17 de maio de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário