quinta-feira, 25 de julho de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 25.07.13

Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha

 O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas.
O objetivo da comemoração de 25 de julho é ampliar e fortalecer às organizações de mulheres negras do estado, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. É um dia para ampliar parcerias, dar visibilidade à luta, às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.
Fonte: lproweb.procempa

Missa de encerramento da JMJ muda de local e será em Copacabana
O prefeito Eduardo Paes confirmou que a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no domingo (28) foi transferida de Guaratiba, na zona oeste, para Copacabana, zona sul. Por causa da chuva, o terreno está encharcado, impedindo a realização do evento.
A missa terá a presença do papa Francisco, que também deve anunciar a sede do próximo encontro mundial de jovens católicos.
Fonte: ebc


Governo do Estado integra primeiro encontro regional para pessoas com deficiência na Capital
O primeiro dos cinco encontros regionais do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência iniciou nesta quinta-feira (25), em Porto Alegre. O evento reúne lideranças da área e pessoas com deficiência, além de profissionais que atuam neste segmento nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, para debater políticas públicas para essa parcela da população. O evento segue até esta sexta-feira, no Hotel Everest. 
Ao final, será redigida a carta de Porto Alegre, com as resoluções definidas por gaúchos, catarinenses e paranaenses. O documento servirá de subsídio também para o Estatuto das Pessoas com Deficiência que tramita no Congresso Nacional. 
Na abertura, a Associação Legato - Inclusão Através da Arte, de Canoas, fez apresentações artísticas cujos atores são pessoas com deficiência.
Secretária adjunta da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Maria Celeste, falou da importância do Poder Público acompanhar o que está sendo feito pelas pessoas com deficiência. Segundo ela, atualmente, mais de 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. "Está mais do que na hora de implantarmos políticas públicas para essas pessoas. Vamos fazer deste encontro um profícuo trabalho para apontar o que nós queremos". 
Na mesma linha, a presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no RS (Faders), Marli Conzatti, defendeu que é preciso participar e garantir que os direitos sejam cumpridos. "Sempre exercendo nosso lema: Nada para nós, sem nós", disse. 
Participação da sociedade 
Já o presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência no RS (Coepede), Moisés Bauer, pediu mais ações do Poder Público e mais envolvimento da sociedade civil. "Precisamos juntos fazer com que ações como o RS Sem Limite cheguem até as pessoas com deficiência. E não são as pessoas que estão aqui hoje, mas aquelas que nem sabem que existe um plano para elas. É por essas que temos que trabalhar". Bauer também lembrou que todos devem exigir seus direitos e fiscalizar o cumprimento da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, assim como lutar pela aprovação do Estatuto das Pessoas com Deficiência. 
De acordo com a coordenadora do Conade, Naira Rodrigues, é preciso pensar que as políticas públicas são para os que estão nos municípios. E pessoas com deficiência existem em todos os segmentos. São homens, mulheres e crianças com quem a administração pública tem de se comprometer, no sentido da execução dessas políticas". 
Para o presidente do Conade, Antonio Ferreira, a hora de conquistar espaços e direitos é agora, momento em que a situação das pessoas com deficiência está na pauta dos governos federal, estadual e municipal. "Hoje temos secretarias que cuidam das pessoas com deficiência. Temos 10% dos municípios brasileiros considerados conceitos em termos de acessibilidade. É pouco, mas já é uma conquista. As pessoas já se constrangem em fazer uma obra sem acessibilidade", afirmou Ferreira. 
Painéis e oficinas 
O encontro, que reúne 45 municípios dos três Estados, encerrará no final da tarde de sexta-feira. A programação prevê debates e painéis. Na pauta, estarão temas como estratégias para a formação de Conselheiros de Direitos das Pessoas com Deficiências e de ampliação do número desses órgãos e implementação da Convenção dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência e o Plano Viver sem Limite. 
Fonte: estado.rs

Uso de nanotecnologia prevê o fim de comprimidos e agulhas 
A nanociência, representada em filmes como o Homem de Ferro 3 e A Viagem Fantástica, deixou as telas de cinema para tornar-se realidade, por exemplo, na pesquisa de novos medicamentos para tratamento de diabetes, dores crônicas, náuseas, hipertensão e anticoncepcionais. Em 1940, o cientista Albert Sabin, criador da vacina contra a poliomielite, já pesquisava o uso de nanopartículas de ouro no tratamento de reumatismo.
A tecnologia avançada permitirá que pacientes não precisem mais ingerir medicamentos em forma de comprimidos ou aplicar injeções. Já estão no mercado os remédios transdérmicos, administrados por aplicações diretas ou por adesivos que liberam a substância de modo constante. A principal vantagem é a de eliminar ou reduzir os efeitos colaterais.
“Em pouco tempo não vamos precisar tomar mais nada por via oral. No futuro todos os medicamentos serão transdérmicos. Quando a pessoa estiver com dor de cabeça, vai passar o medicamento na têmpora e a dor vai melhorar. No futuro, não vai precisar mais engolir um remédio”, explica o professor de biotecnologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Marco Botelho.
Segundo Botelho, há estudos para que a aplicação de insulina em pacientes com diabetes dispensem o uso de agulha para dar lugar ao remédio transdérmico. O tratamento de tumores também pode ser beneficiado, com o uso de medicamentos inteligentes, em doses muito menores, que reconhecem e atacam diretamente o tecido doente. Tudo isso é fruto da nanotecologia, explicou.
O avanço nos estudos da ciência também abriu caminho para os nanocosméticos. Atualmente, o setor empresarial já oferece produtos de preenchimento de rugas por meio de micropartículas de rejuvenescimento, protetor solar mais potente e maquiagem com brilho diferenciado.
A Agência Brasileira de Inovação - antiga Finep - tem em curso, uma chamada pública no valor de R$ 30 milhões para o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores. O edital voltado para a nanotecnologia, prevê R$ 8 milhões em pesquisas na área higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
De acordo com o coordenador de micro e nanotecnologias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Flávio Plentz, o Brasil é o segundo mercado de produtos cosméticos e de higiene pessoal no mundo. “É uma área de muito sucesso. Temos várias empresas produzindo e comercializando produtos na área de nanocosméticos. Tem muitos grupos de pesquisas ativos e é uma área que tem impacto econômico muito grande”, analisa.
No país, o grupo Boticário investe 2,5% de seu faturamento anual em pesquisas na área de nanotecnologia. A empresa trabalha com estudos no setor desde 2002 e já tem no mercado produtos anti-idade e filtros solares que atuam na redução de rugas.
“Com a evolução das pesquisas, chegamos também ao pioneirismo da triplananotecnologia, que tem como diferencial a chamada “liberação direcionada”, ou seja, as minúsculas partículas de ingredientes ativos penetram nas diferentes camadas da pele de acordo com a necessidade de cada uma delas”, explica o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo, Richard Schwarzer.
Fonte: Agência Brasil

Chamada Pública para a aquisição de alimentos da agricultura familiar
-  Escola Estadual de Educação Básica Professor Justino Costa Quintana, Rua Barão do Triunfo, n.º 670 , fone : (53) 32424970   
 Os gêneros alimentícios a serem adquiridos pelas escolas são : batata, cebola, tomate, pimentão, cenoura, aipim, couve, alho, chuchu, ovos de galinha.
 A documentação de habilitação e o projeto de venda deverão ser entregues nos endereços citados acima até às 16 h do dia 29/07/2013.
-  Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes Filho, Rua Bispo Athalício Pithan, n.º 101 , fone : (53) 32427601   
 Os gêneros alimentícios a serem adquiridos pelas escolas são : batata inglesa, cenoura, beterraba, couve, tomate, abóbora, cebola, batata-doce, repolho, couve-flor, brócolis, alface, pimentão, tempero verde etc...)
 A documentação de habilitação e o projeto de venda deverão ser entregues nos endereços citados acima até às 17 h do dia 30/07/2013.
 -  Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Getúlio Vargas, Rua Princesa Isabel, n.º 150, Vila Ipiranga,  fone : (53) 32411792  
 Os gêneros alimentícios a serem adquiridos pelas escolas são : alface, couve, repolho, cenoura, beterraba, cebola, tempero verde, abóbora, batata inglesa, batata-doce, tomate, aipim, ovos, laranja.
 A documentação de habilitação e o projeto de venda deverão ser entregues nos endereços citados acima até às 14 h do dia 26/07/2013.
Fonte: emater

Pagamento do funcionalismo estadual começa na segunda-feira
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) informa que o pagamento dos servidores do Executivo, referente ao mês de julho, começará na segunda-feira (29), conforme o cronograma abaixo: 
- 29/07 (segunda-feira): Magistério e Quadro de Escola, Quadro Geral, Inativos Ferroviários e Fundo Estadual de Previdência do Parlamentar (Feppa); 
- 30/07 (terça-feira): cargos de nível médio da Segurança Pública e da Saúde e cargos em comissão vinculados ao Quadro Geral; 
- 31/07 (quarta-feira): demais servidores do Executivo; 
- 02/08 (sexta-feira): inativos e pensionistas com pendência superior a 60 dias no recadastramento (demais inativos e pensionistas recebem normalmente). 
A Sefaz também lembra que o recadastramento deve ser feito todo o ano nas agências do Banrisul, no mês de aniversário, pois caso a pendência da atualização seja superior a 60 dias, o pagamento poderá ser suspenso. 
Fonte: estado.rs

IX Conferência Municipal de Assistência Social
A Prefeitura de Bagé, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SMTAS), realiza nos dias 30 e 31 de julho de 2013, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontece no Centro Municipal de Inclusão e Qualificação Profissional (CMIQP), localizado na Rua Santo Antônio, 139 - Bairro: Getúlio Vargas. A programação segue abaixo:
PROGRAMAÇÃO
30/07/13 – 18H: Inscrição e Credenciamento.
18H30min: Momento Cultural.
18h45min: Leitura do Regimento da Conferência.
19H: Abertura da Conferência com a Composição da Mesa.
20:30min: Coffee Break.
31/07/13 – 8h: Palestra “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”. Palestrante: Liana Plasse – Professora de Educação Física/Técnico de nível superior da FGTAS, cedida para o DAS/STDS desde 1998, onde atuou como assessora técnica das Regiões Sul, Campanha, Fronteira Oeste tendo atuado também nas Regiões das Missões e Noroeste Colonial até o ano de 2012.
10H30min: Intervalo/Coffee Break
10:45min: Eixos Temáticos.
12H: Intervalo para almoço.
13H30min: Eixos Temáticos.
16H: Grande Plenária.
17H: Votação para Delegados.

SAIS atua em novo local
O Serviço de Atenção Integral à Sexualidade (SAIS) passa a atuar em novo espaço a partir dos próximos dias. O novo local fica situado à Rua Bento Gonçalves, 430.
De acordo com o Prefeito Dudu Colombo, o novo prédio que irá abrigar o SAIS, possibilitará a ampliação da estrutura física, aumentando a qualidade nos  atendimentos aos usuários.
Segundo a secretária de saúde, Aura Stela Pereira, o novo prédio recebeu novas adequações e reformas para abrigar o SAIS. 
Motivos da Mudança
No final de maio de 2013 a Secretaria Municipal de Saúde foi notificada para que o Serviço de Atenção Integral à Sexualidade – SAIS fosse realocado do PAM I para um novo espaço. Para cumprir o prazo, imediatamente a secretária da Saúde Aura Stella Centeno Pereira, começou as tratativas para a mudança. Tão logo foi encontrado o novo local, os procedimentos legais foram ajustados e a estrutura física adequada para abrigar o serviço.
 Mais informações pelos números 3240-6608 ou 3242-5390. 

Governo abre licitação para o Plano Estadual de Saneamento
O Governo do Estado, através da Secretaria de Habitação e Saneamento (Sehabs), abriu processo de licitação para contratação da empresa que irá elaborar o Plano Estadual de Saneamento, previsto na lei 12.037 de 2003. O documento vai atender às zonas urbanas e rurais e possibilitar a criação de mecanismos de gestão pública da infraestrutura dos quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento de efluentes sanitários, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais. 
Segundo o diretor de saneamento da Sehabs, Guilherme Barbosa, através do plano será definido o Índice de Salubridade Ambiental - ISA, que permitirá aos gestores estadual e municipal, com base técnica rigorosa, definir onde alocar os investimentos em saneamento. "Vamos encaminhar um processo há dez anos parado e que nos dará o ISA, um grande balizador para investimentos futuros em saneamento no Estado", explicou Barbosa. A abertura das propostas está agendada para o dia 06 de setembro próximo e o Edital pode ser consultado aqui.  
Fonte: estado.rs



Nenhum comentário:

Postar um comentário