sábado, 20 de julho de 2013

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 20.07.13

4º Festival Internacional Música no Pampa
O 4º FIMP começa no próximo domingo, dia 21, a partir das 20h, no Complexo Cultura Dom Diogo de Souza. A organização do evento, mais uma vez alerta para a capacidade do teatro, onde, por medidas de segurança serão disponibilizados 60 lugares para autoridades e convidados, como patrocinadores e apoiadores, e os demais 300 lugares para o público bajeense. "Não será permitido ultrapassar esta limitação física, por medidas de segurança e para que todos fiquem bem acomodados. Ofereceremos uma alternativa colocando telões e cadeiras no saguão do Complexo. Pedimos que a população entenda, nossa maior preocupação é com a segurança de todos", comentou Jocimara Gomes dos Santos, integrante da equipe organizadora do município.
Os credenciamentos para participação nas oficinas começam a partir das 9h de domingo.  "Quem está começando na música e está em dúvida se pode participar, venha até a secretaria. Há a modalidade de ouvinte, onde os músicos iniciantes podem acompanhar todas os workshops , sem o compromisso de tocar um instrumento", explicou Eleonora Alcalde, que integra a produção artística do festival.  

Benefício do PIS/Pasep chega a partir de agosto 
Governo divulga calendário com datas de depósito. Veja quando e quanto vai receber
Trabalhadores podem sacar, a partir de 13 de agosto, o pagamento do abono salarial do PIS e do Pasep referentes ao exercício de 2013. O calendário foi divulgado ontem pela Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Fazenda, informando também que o benefício será de um salário mínimo. Estimativas preliminares apontam que serão mais de 20 milhões beneficiários a receber neste ano. Na tabela anterior, de 2013-2012, esse foi o número de saques.
O pagamento do PIS/Pasep entra somente para o trabalhador que estiver cadastrado há pelo menos cinco anos, ter recebido uma média mensal de até dois salários mínimos e ter trabalhado no mínimo 30 dias no ano base de referência. Esse abono salarial equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento.
Com o dinheiro à caminho, é hora de se livrar de dívidas antigas ou comprar alguma necessidade urgente. Essa é a dica de Marcello Gonella, professor de Administração e especialista em finanças pessoais, que ressalta: “Com essa renda extra, vá quitar ou renegociar suas dívidas antigas. Primeiro, acabe com pendências, como crédito rotativo no cartão de crédito, e depois use com sabedoria para o consumo”.
É exatamente isso que o gari e vendedor autônomo Flávio de Oliveira, de 30 anos, vai fazer. Preciso comprar um armário, porque o que eu tenho em casa preciso trocar urgente. No ano passado, usei o benefício para reforma em casa”, conta. A servidora Maria de Lourdes, 48, por sua vez, vai dar entrada em consórcio para comprar um carro.
Quantia deve ser investida no futuro
Após quitar as pendências financeiras, a segunda orientação de economistas será para o uso do benefício no futuro. “Aplique na caderneta de poupança, em título privado ou do governo, ou até fundos de renda fixa ou variável”, diz o professor de Administração Marcello Gonella. 
O especialista recomenda que o beneficiário aposte em cursos profissionalizantes ou especializações . Com isso, há valorização e, em alguns anos, terá retorno quando deslanchar na carreira.
Fonte: O Dia - Online

Está cancelado o Carnaval de Inverno
A Secretaria de Cultura está comunicando que, por hora, está cancelado o baile "Carnaval de Inverno" que seria realizado no Ginásio Presidente Médici, neste sábado, dia 20.
O Secretário Sapiran Brito manifestou-se dizendo lamentar profundamente o cancelamento deste evento, uma vez que o mesmo visa atender a muitos pedidos da população, mas que espera a compreensão de todos, uma vez que a decisão deve-se ao fato de o Militão continuar até a presente data interditado por razões de segurança. Da mesma forma, o Secretário compreende as razões das autoridades competentes responsáveis pela liberação, principalmente o Corpo de Bombeiros, sendo que depois da tragédia na Boate Kiss e do incêndio no Mercado Público de Porto Alegre, além de nesta semana o Ministério Público ter responsabilizado a corporação pelo acontecido em Santa Maria, a partir destes fatos trata de tomar todos os cuidados e rigores para utilização de espaços públicos e privados que reúnam grande concentração de pessoas.
O Secretário informa que a municipalidade não desistiu da realização do evento e, assim que o Ginásio estiver devidamente habilitado e liberado deverá ser promovida a festa nas condições ideais de conforto e segurança para todos.
Por último, a Secretaria de Cultura pede desculpas à população e reconhece válida a preocupação do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público Federal, informando que assim que estejam concluídos os serviços e instalados os equipamentos exigidos estará anunciando uma nova data para realização do evento.
Fonte: SMC Bagé

Entidades públicas e privadas pedem reforma do ensino médio
Entidades representantes do ensino público e do privado encaminharam ao Ministério da Educação (MEC) documentos que pedem uma reformulação do ensino médio. O assunto é debatido desde o ano passado tanto no próprio MEC quanto no Congresso Nacional, mas ainda sem resoluções concretas.
“Nos últimos anos houve evoluções na etapa, mas ainda é preciso avançar muito. A evasão e a distorção idade-série são alguns dos fatores”, diz o vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretário de Educação do Espírito Santo, Klinger Marcos Barbosa Alves.
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) encaminhou ao MEC documento elaborado na última reunião ordinária do conselho. O documento propõe a criação de um programa com financiamento específico para o ensino médio, que reserve recursos para ações voltadas a melhorias em infraestrutura, capacitação e incentivo para professores e equipes gestoras, mobilidade de alunos e estudantes, apoio ao estudante (transporte, alimentação, material escolar e bolsas de manutenção) e apoio ao desenvolvimento de novas metodologias e materiais pedagógicos.
Entre as particulares, a discussão envolve a finalidade da etapa. “Para que serve o ensino médio? É só um rito de passagem? Acho que não. A etapa deve dar liberdade para que tanto os alunos que queiram seguir uma carreira acadêmica quanto técnica possam se desenvolver e fazer isso ainda na escola”, diz a presidenta da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios.
A Fenep definiu princípios que podem nortear um “novo ensino médio inovador”. Entre os pontos, a possibilidade de que cada escola defina a proposta pedagógica e a parte diversificada do currículo, cabendo ao MEC apenas o currículo básico mínimo; a regulamentação da carga horária do professor, para que possa trabalhar em período integral na mesma escola; e, a ampliação da carga horária e do currículo do ensino médio, para que o estudante possa optar pela formação acadêmica ou técnica no último ano dessa etapa de ensino.
O MEC - em conjunto com os secretários de educação - estuda ações para melhorar a etapa. De acordo com a pasta, não há previsão para o fim dos trabalhos. Na Câmara dos Deputados, a Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio foi formada para promover estudos e proposições para a reformulação da etapa. Atualmente, a comissão faz seminários nos estados e no Distrito Federal para ter subsídios para o relatório final - a comissão será extinta no fim da legislatura, o que acontece no final de 2014, mesmo que não tenha apresentado o relatório final. Mas pode ser reaberta na próxima legislatura.
O ensino médio tem sido alvo de preocupação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Em maio, ele disse que a pasta pretende lançar um programa para aprimorar a etapa.
De acordo com o Censo Escolar de 2012, a maioria das matrículas do ensino médio está na rede estadual de ensino (84,9%). As escolas privadas ficam com 12,7% das matrículas, as escolas federais com 1,5% e as municipais com 0,9%. Em 2012, 8.376.852 alunos estavam regularmente e 1.345.864 cursavam o ensino médio pelo Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em 2011, 79,4% dos jovens de 15 a 17 anos estavam no ensino médio, segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados de 2012, divulgados pelo MEC no mês passado mostram que, dos estudantes matriculados no ensino médio, 31,1% têm idade acima do esperado para a série que cursam.
Fonte: ebc

Prêmio Lila Ripoll de Poesia -  inscrições abertas até 31 de julho
Concurso tem novo regulamento
Autores de poesias dedicadas às causas sociais e às questões de gênero podem concorrer ao Prêmio Lila Ripoll que, em sua oitava edição, conta com novo Regulamento, no qual as inscrições devem ser feitas pelo e-mail lila.ripoll@al.rs.gov.br até o dia 31 de julho. A nova regulamentação pode ser acessada no portal da Divisão de Prêmios (www.al.rs.gov.br/premios). Com o objetivo de estimular a criação literária, dar visibilidade a novos talentos e a divulgar a obra da poeta Lila Ripoll, a distinção foi criado em 2004, pela então deputada Jussara Cony, para celebrar o centenário da poeta, em 12 de agosto de 2005.
Os candidatos podem apresentar até três poesias contendo no máximo 14 (catorze) versos ou linhas cada, escritos em língua portuguesa. Os materiais devem ser digitados em arquivo de editor de texto, em fonte “Times New Roman”, tamanho 12 (doze), em página formato A4. As obras devem ser gravadas em um mesmo arquivo eletrônico nomeado com seu pseudônimo seguido da palavra “poesia”. A identificação do autor deve ser feita em outro arquivo de texto, denominado pelo pseudônimo seguido da palavra “identificação”. Este último deve conter as informações de nome completo com breve currículo, endereço completo, telefone para contato, e-mail alternativo, profissão e como tomou conhecimento do Concurso. Excepcionalmente em 2013, ainda serão aceitas inscrições por meio físico (papel), estas devem ser entregues em dois envelopes na Divisão de Prêmios do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais (Praça Marechal Deodoro, 101, Solar dos Câmara – Porto Alegre), de segunda a sexta da 8h30min às 12h e das 14h às 18h30. Quem trabalha na Assembleia não pode concorrer ao prêmio.
A comissão julgadora será formada por cinco representantes de entidades ligadas às áreas da cultura e da literatura. Os jurados receberão os textos sem identificação e irão selecionar as treze melhores poesias, que vão compor uma coletânea. Além disso, os três primeiros colocados serão agraciados com medalha e diploma, e os dez subsequentes vão receber menção honrosa. A divulgação dos resultados têm previsão para setembro, nos portais da Assembleia Legislativa (www.al.rs.gov.br) e da Divisão de Prêmios.
Lila Ripoll
Gaúcha de Quaraí, Lila Ripoll viveu de 1905 a 1967. Ela foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Colaborou para diversos jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, como o “Correio do Povo” e “A Tribuna Gaúcha”, e foi candidata a deputada pelo PCdoB. Um de seus livros dedicados a protestar contra desigualdades, “Novos Poemas” (1951), levou a poeta a receber o “Prêmio Pablo Neruda da Paz”.
Fonte: al.rs

Cinemas do Rio Grande do Sul deverão exibir filmes publicitários de alerta à pedofilia 
De autoria do deputado Cassiá Carpes (PTB), o PL 147 2013 pretende obrigar os cinemas a exibirem, antes das sessões, filme publicitário de advertência contra a pedofilia e a prática de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e a divulgarem o serviço "disque 100".
Cassiá sublinha que atualmente diversas campanhas têm sido desenvolvidas por entidades e grupos da sociedade para combater a pedofilia. "Entretanto, não podemos nos restringir a campanhas temporárias, já que é grande o número de ocorrências em todo o nosso país", alerta o parlamentar.
Segundo dados do disque 100, de 1º de setembro de 2012 a 31 de janeiro deste ano foram registradas, no Rio Grande do Sul, 2.644 denúncias. "Como se verifica, apesar das diversas campanhas contra a pedofilia, abuso e exploração sexual do menor, os dados são preocupantes", afirma o deputado. "Sendo assim, iniciativas como esta são de extrema importância para nossa sociedade, pois inibem a prática do crime, alertam toda a população de nosso Estado quanto ao disque 100 e contribuem com a preservação da integridade física e moral da criança e do adolescente", argumenta Cassiá.
Movimento nacional contra a pedofilia
O partamentar trabalhista esclarece que Porto Alegre entrou oficialmente na campanha “Todos contra a Pedofilia na Copa 2014” em maio deste ano. O lançamento ocorreu durante evento na Fundação Pão dos Pobres, que contou com a participação do promotor da Infância e Adolescência de Minas Gerais, Casé Fortes, que coordena o Movimento Nacional “ Todos contra a Pedofilia”. Na Capital, o projeto é organizado pelo Instituto Visão Social e Fundação Pão dos Pobres.
Pela proposição, os filmes publicitários deverão mencionar o serviço disponibilizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - Disque 100 -, para recebimento de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Fonte: al.rs

Em reação ao Mais Médicos, entidades médicas abandonam comissões do governo
Entidades médicas anunciaram ontem (19) que estão deixando câmaras e comissões técnicas do governo nas áreas de saúde e da educação, entre elas o Conselho Nacional de Saúde. A saída é uma reação das organizações ao Programa Mais Médicos, que prevê a contratação de médicos estrangeiros para trabalhar nas periferias e no interior do país e estágio obrigatório de dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para alunos de medicina a partir de 2015, além dos vetos da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que regulamenta a medicina, conhecido como Ato Médico.
“Estamos nos sentindo desprezados pelo governo. Ele está nos usando para dizer que negociou com a categoria, mas faz o que já tinha decidido anteriormente”, alega Geraldo Ferreira, presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). “É uma declaração de guerra ao governo”, acrescentou.
Segundo Ferreira, ficou acertado, em reunião com Conselho Federal de Medicina (CFM) a Associação Médica Brasileira (AMB), que representantes de 56 sociedades médicas, como de cardiologia e de pediatria, também vão sair dos grupos técnicos coordenados pelo governo.
Para o CFM, o governo editou de forma unilateral e autoritária medidas paliativas que afetam a qualidade dos serviços públicos de saúde e o exercício da medicina no país, rompendo assim o diálogo com as entidades médicas. A medida teve ainda a adesão da Associação Nacional dos Médicos Residentes.
O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, que sempre esteve aberto ao diálogo, desde o início da discussão da proposta que cria o Mais Médicos e que continua aberta ao debate.
A presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, lamentou a saída das entidades e classificou a atitude como corporativista. "É um equívoco essa decisão política, o CNS é a esfera pública legitimada para esse debate e eles [médicos] saem na hora em que mais precisamos encontrar os caminhos para a saúde. Eles não estão mostrando disposição ao diálogo" disse à Agência Brasil.
A Fenam, que congrega os sindicatos estaduais de médicos, antecipou que vai entrar com ações judiciais para derrubar a medida provisória (MP) que cria o Mais Médicos. Para Ferreira, o governo está oferecendo o pagamento em bolsa para fugir dos direitos trabalhistas dos profissionais. “É uma fraude jurídica, fingir que está contratando médicos para estudar, com o intuito de fugir da legislação trabalhista. Ele diz que vai passar uma bolsa porque o médico tá ali para estudar, mas o que eles querem é o trabalho do médico, que os profissionais atuem em regiões onde não têm”, informou à Agência Brasil.
A entidade disse que na próxima quarta-feira vai entrar com uma ação civil pública na Justiça Federal questionando a dispensa da revalidação dos diplomas de médicos estrangeiros, que serão contratados pelo Mais Médicos. A federação informou ainda que vai ingressar com uma ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a ausência de um regime de trabalho. “Isso não é estudo, é trabalho”, disse Ferreira. Se os médicos começarem a atuar pelo programa, a orientação da Fenam é que os sindicatos locais entrem com ação na Justiça trabalhista exigindo os direitos.
O Ministério da Saúde ressalta que a bolsa no valor de R$ 10 mil, prevista no Mais Médicos, consiste em uma “bolsa-formação”, uma forma de remuneração para a especialização na atenção básica que será feita ao longo dos três anos de atuação no programa. Além disso, a pasta argumenta que os médicos vão ter que contribuir com a Previdência Social, para terem direito a licenças e outros benefícios.
Fonte: ebc


Nenhum comentário:

Postar um comentário