sexta-feira, 12 de outubro de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 12.10.12

Começa as transmissões da 100ª Expofeira de Bagé
A Rádio Sinttonia fm começou hoje as 14:00 a cobertura da 100ª Expofeira de Bagé, a feira mais antiga do Brasil tem cobertura na integra dA NOSSA RÁDIO!

Hoje das 14 às 15 das 17 às 19h.

Amanhã das 10 às 12 e das 15 às 19h.

Programação

12/10, sexta-feira
Cavalo Crioulo
9h – Julgamento morfológico (Grandes Campeonatos)
14h – Prova Paleteada da Sorte – Treino (Prêmio 1 moto 0 Km)
20h – Remate Têmpera Crioula (Cabanhas Campana, Calabassa e convidados)
Pônei
12h – Término da chegada dos animais
16h – Passeio em Pôneis e venda dos animais expostos 
Hereford e Braford
8h – Julgamento de classificação
Angus e Brangus
8h – Julgamento de classificação
Holandês
6h – 1ª Ordenha
18h – 2ª Ordenha
Jersey
8h – 1ª Ordenha
16h – 2ª Ordenha
24h – Última ordenha
Ovinos
9h – Julgamento das raças Texel, Ile de France, Sulfolk, Hamshire Down, Dorper e White Doper
14h – Julgamento de classificação das raças Corriedale, Merino Australiano, Ideal, Romney Marsh,  Poll Dorset, Crioula e Naturalmente Colorida
Eventos
11h – Oficinas de Alimentos do SENAR
15h - Oficinas de Alimentos do SENAR
18h – Show com Célinho e Banda
21h – Show com Banda Forronerão

13/10, sábado
Cavalo Crioulo
8h – Campeonato Nacional de Paleteada ABCCC
20h – Coquetel de entrega de prêmios e leilão de coberturas (Salão Nobre da Associação e Sindicato Rural de Bagé)
Pônei
9h – Julgamento de classificação
Angus e Brangus
12h – Almoço de entrega de prêmios e lançamento do livro “Terminação: Em busca do acabamento perfeito das carcaças bovinas das raças Aberdeen Angus e Brangus”, de Rafael Renner (Sede do Núcleo Regional de Criadores de Aberdeen Angus de Bagé)
Holandês
13h30 – Julgamento de classificação (Pista dividida) 
Jersey 
9h – Julgamento de classificação
14h – Continuação do julgamento de classificação (Pista divida)
20h – Jantar de entrega de prêmios (Sede do Núcleo de Criadores de Jersey da Região da Campanha)
Hereford e Braford
9h – Final dos julgamentos de classificação
12h – Inauguração da sede do Núcleo de Hereford e Braford da Região da Campanha, seguido de almoço de entrega de prêmios
Ovinos
14h – Remate de ovinos
20h – Coquetel de entrega de prêmios (Sede da Associação Bageense de Criadores de Ovinos)
Eventos
16h – Remate de Angus e Brangus e Hereford e Braford (Promoção do Núcleo Regional de Criadores de Aberdeen Angus de Bagé, Núcleo de Criadores de Brangus de Bagé e Núcleo de Hereford e Braford da Região da Campanha)
17h – Vitrine da Carne Gaúcha - FARSUL
20h - Gineteadas
21h – Show com Sonido del Alma Gaucha
23h – Show com Lisandro Amaral

14/10, domingo
Cavalo Crioulo
8h30 – Final da Paleteada Nacional ABCCC (Prêmio 1 carro 0 Km)
12h – Almoço de entrega de prêmios da Paleteada Nacional ABCCC
Eventos
11h – Vitrine da Carne Gaúcha - FARSUL
14h30 – Inauguração da placa alusiva a 100ª Expofeira (ao lado do Salão Nobre da Associação e Sindicato Rural de Bagé)
15h – Vitrine da Carne Gaúcha - FARSUL
15h – Inauguração Oficial da 100ª Expofeira de Bagé
17h – Remate Genética do Pampa – Estâncias Santa Maria e Santa Prenda (Hereford e Braford)
19h – Apresentação “Memorial do Gaúcho”, pela Rural Jovem
21h – Show de encerramento com Paula Fernandes





Brasil deve se tornar líder na produção e exportação da soja, aponta pesquisa

A safra de soja 2012-2013 deve colocar o Brasil como líder na produção e exportação do grão, superando os Estados Unidos. A previsão é do levantamento técnico "Expedição Safra", que estima aumento de 20% na colheita. A produção esperada é de 80 milhões de toneladas de soja.
Fonte: http://radioagencianacional.ebc.com.br

Dilma assina decreto que regulamenta lei de cotas

Regras serão publicadas na edição de segunda-feira, 15 de outubro, do Diário Oficial da União, de acordo com o Ministério da Educação.

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta quinta feira, 11 de outubro, o decreto que regulamenta a lei de cotas, sancionada no fim de agosto. A lei prevê que as universidades e  institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas.
O decreto deverá detalhar as regras e o cronograma de implementação do novo sistema de distribuição de vagas no sistema federal de ensino superior. As universidades e institutos federais terão quatro anos para implantar progressivamente o percentual de reserva de vagas estabelecido pela lei, mesmo as que já adotam algum tipo de sistema afirmativo na seleção de estudantes.


A regulamentação também deverá criar mecanismos para compensar eventuais diferenças entre alunos que ingressaram pelas cotas e os egressos do sistema universal, como aulas de reforço.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/
SUS reduz idade para cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica realizada no SUS será liberada a partir dos 16 anos, somente nos casos em que há risco de morte para o paciente.
No Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, lembrado nesta quinta-feira (11), o Ministério da Saúde (MS) informou que vai reduzir, de 18 para 16 anos, a idade mínima para realização de cirurgia bariátrica no Sistema Único de Saúde (SUS), nos casos em que há risco de morte para o paciente.


De acordo com o comunicado, a decisão foi tomada com base em estudos que apontam o aumento da obesidade entre adolescentes. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2009 (POF) indicam que, na faixa de 10 a 19 anos, 21,7% dos brasileiros apresentam excesso de peso. Em 1970, o índice era 3,7%.
Foi anunciado ainda a inclusão de exames e de técnicas cirúrgicas para redução de estômago. Atualmente, o SUS autoriza três técnicas: a gastroplastia com derivação intestinal; a gastrectomia com ou sem desvio duodenal; e a gastroplastia vertical em banda, que será substituída por apresentar significativo índice de novo ganho de peso pelo paciente. No lugar desse procedimento, está prevista a inclusão da gastroplastia vertical em manga (sleeve).
Cirurgia Plástica
Na cirurgia plástica reparadora pós-operatória, além da oferta da cirurgia plástica reconstrutiva do abdome para correção dos excessos de pele (chamada de dermolipctomia abdominal), a rede pública deve passar a oferecer também o procedimento que inclui a intervenção na parte posterior do tronco.
Quem pode fazer a cirurgia
Antes de se submeter a uma das três técnicas, o paciente entre 16 e 65 anos deve passar por avaliação clínica e cirúrgica e ter acompanhamento com equipe multidisciplinar durante dois anos. Nesse período, ele terá de fazer dieta e, se os resultados não forem positivos, a cirurgia será recomendada.
As novas regras constam na Consulta Pública nº 12, de 24 de setembro de 2012, que ficará disponível à população até a próxima segunda-feira (15). A proposta deve substituir as portarias nº 492 e 493, de 31 de agosto de 2007.
O documento prevê também um reajuste nos valores das técnicas de cirurgia bariátrica na tabela do SUS, assim como do valor pago pela realização de cinco exames ambulatoriais pré-operatórios considerados obrigatórios: a endoscopia digestiva alta; a ultrassonografia de abdome total; a ecocardiografia; a ultrassonografia com doppler colorido de vasos; e a prova de função pulmonar completa com broncodilatador (espirometria).
Entre as diretrizes vigentes que não vão sofrer mudanças está o Índice de Massa Corporal (IMC) indicado para realização da cirurgia bariátrica, que deve ser maior que 40. O procedimento também pode ser realizado em pacientes com IMC entre 35 e 40 que apresentem diabetes, hipertensão, apneia do sono, hérnia de disco e outras doenças agravadas pela obesidade.
Dados do ministério mostram que o número de cirurgias bariátricas no País saltou de 1.773 em 2003 para 5.332 no ano passado – um aumento de 200%. Nos três primeiros meses de 2012, já foram feitas 1.286 cirurgias, com investimentos de R$ 7 milhões.
Fonte: http://www.brasil.gov.br/


O Grupo Solidário Renascer 
Promove um brique beneficente nesta sexta e sábado no Centro Nativista Gaspar Silveira Martins, localizado na Avenida Marcílio Dias, 2459. Haverá também lanche no local. O brique vai funcionar nesta sexta e sábado, das dez da manhã às cinco da tarde, sem fechar ao meio-dia.
Cientistas identificam mecanismo da memória que pode ajudar na cura do Alzheimer
Pesquisa revela que a ativação de um tipo específico de neurônio altera o fluxo de informações da área de armazenamento do cérebro
Cientistas do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ice-UFRN), em parceria com cientistas da Universidade de Uppsala, na Suécia, descobriram o funcionamento de mecanismos da memória, principais fatores para o surgimento de doenças como Alzheimer e esquizofrenia entre outras.


A pesquisa ainda passará por experiências e avaliações
De acordo com os cientistas, o cérebro utiliza somente um mecanismo para gravar e lembrar memórias, alternando entre uma função e outra em fração de segundo. Nas pesquisas, os cientistas descobriram que as células responsáveis pela memória são sensíveis à nicotina, precisamente o grupo analisado. Outros pesquisadores deverão tentar desenvolver um medicamento semelhante à substância, porém, sem os efeitos nocivos.
O neurocientista e professor da UFRN, Richardson Leão, que participou das pesquisas, disse que é necessário ter cautela sobre os medicamentos que serão desenvolvidos. Segundo ele, é preciso ainda realizar mais etapas de pesquisas. “As pesquisas são feitas com animais - neste caso específico, com roedores -, que são diferentes dos seres humanos, embora, no caso das células estudadas, existam semelhanças.”
Os pesquisadores descobriram que a ativação de um tipo específico de neurônios, conhecido como OLM, altera o fluxo de informação do hipocampo - região cerebral que funciona de forma semelhante à memória RAM dos computadores, armazenando temporariamente a informação que depois será salva no córtex. A revelação foi possível devido aos avanços tecnológicos recentes e testes feitos com camundongos transgênicos.

Pesquisa


Pesquisas anteriores indicavam que os neurônios do tipo OLM tinham um papel-chave no controle da memória. Mas o camundongo desenvolvido na Suécia permitiu testar a hipótese. O cientista sueco Klas Kullander e o grupo dele geraram um camundongo transgênico cujos  neurônios brilham quando iluminados por luz verde.
Os cientistas brasileiros injetaram um vírus geneticamente modificado no animal, deixando as células OLM sensíveis à luz. Ao utilizarem fibras óticas, os cientistas conseguiram ativar e inativar essas células, lançando mão de uma nova tecnologia, conhecida por optogenética.
No estudo, cientistas brasileiros e suecos mostraram que as células OLM modulam a entrada e a saída de informações nas vias do hipocampo. Quando ativadas, essas células priorizam os sinais provenientes do próprio hipocampo, atraindo as memórias armazenadas ao mesmo tempo em que fecham a entrada de informações sensoriais na região.
Próxima etapa
A próxima etapa das pesquisas é fazer estudos eletrofisiológicos no Instituto do Cérebro da UFRN, com base em uma investigação da atividade elétrica do cérebro, para entender de que forma as células OLM influenciam as ondas cerebrais no hipocampo, também envolvidas na formação de memórias.
Nas pesquisas, os cientistas conseguiram também demonstrar que o contrário ocorre quando essas células estão inativas. O estudo foi publicado na revista Nature Neuroscience de outubro. A pesquisa foi possível devido a um convênio de cooperação científica financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os cientistas brasileiros, no entanto, advertem que é necessário vencer algumas limitações existentes no Brasil e que acabam por limitar as pesquisas com animais transgênicos trazidos do exterior. Segundo eles, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relaciona como biopirataria a importação de animais transgênicos para pesquisas científicas de financiamento público.
Alzheimer
A doença de Alzheimer costuma evoluir de forma lenta e inexorável. A partir do diagnóstico, a sobrevida média oscila entre 8 e 10 anos. O quadro clínico costuma ser dividido em quatro estágios:
· Estágio 1 (forma inicial): alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais;
· Estágio 2 (forma moderada): dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos. Agitação e insônia;
· Estágio 3 (forma grave): resistência à execução de tarefas diárias. Incontinência urinária e fecal. Dificuldade para comer. Deficiência motora progressiva;
· Estágio 4 (terminal): restrição ao leito. Mutismo. Dor à deglutição. Infecções intercorrentes.




Esquizofrenia


Os transtornos esquizofrênicos são distúrbios mentais graves e persistentes, caracterizados por distorções do pensamento e da percepção, por inadequação e embotamento do afeto por ausência de prejuízo no sensório e na capacidade intelectual (embora ao longo do tempo possam aparecer deficits cognitivos). Seu curso é variável, com cerca de 30% dos casos apresentando recuperação completa ou quase completa, 30% com remissão incompleta e prejuízo parcial de funcionamento e 30 % com deterioração importante e persistente da capacidade de funcionamento profissional, social e afetivo.
A esquizofrenia afeta aproximadamente 1% da população e é responsável por 25% das internações psiquiátricas. 
Fonte: http://www.brasil.gov.br/
Estudantes poderão solicitar extensão do prazo do Fies até dezembro
Pedido de dilatação do financiamento para os semestres posteriores deverá ser feito a partir do 1º dia do último mês do semestre de encerramento do curso até o último dia do trimestre posterior
Os estudantes que tiveram financiamento concedido pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir de 2010 terão, neste semestre, um período diferenciado para pedir a extensão do prazo de utilização do contrato de crédito. A Resolução nº 06/2012, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi publicada na quarta-feira (10) no Diário Oficial da União (DOU) e estabelece o prazo excepcional para o segundo semestre de 2012.
De acordo com a portaria, o aluno que, por qualquer motivo, não conseguiu concluir o curso entre o segundo semestre de 2010 e o primeiro semestre de 2012 poderá pedir a extensão do prazo no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), disponível nos portais do FNDE e do Ministério da Educação (MEC), até o dia 31 de dezembro.
Já o pedido de dilatação para os semestres posteriores deverá seguir o prazo estabelecido pela Portaria Normativa nº 16, que foi publicada no DOU do dia 5 de setembro. Segundo a norma, o estudante poderá solicitar a extensão a partir do 1º dia do último mês do semestre de encerramento do curso até o último dia do trimestre posterior.
Após efetuada a solicitação no sistema, o pedido precisa ser validado pela Comissão Permanente de Supervisão e Avaliação (CPSA) da instituição de ensino superior em até cinco dias e, em seguida, o estudante deverá efetuar a renovação do financiamento para o semestre que foi dilatado.
O prazo de utilização do financiamento do Fies pode ser expandido por até dois semestres consecutivos e, para cada semestre a ser dilatado, o aluno deverá fazer a solicitação no SisFies.


 Fonte: http://www.brasil.gov.br/
Pessoas com deficiência terão assento garantido nas Olimpíadas de 2016
A determinação é de que pessoas com deficiência fiquem em locais com boa visibilidade, além de garantir a acomodação de um acompanhante
Foi publicada nesta quarta-feira (10) a determinação oficial de que os estádios e ginásios de esporte das Olimpíadas 2016 devem ter, pelo menos, 1% dos espaços reservado a pessoas com deficiência. O percentual está previsto no Decreto 7.823, no Diário Oficial da União, atendendo parâmetros internacionais e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Quem descumprir as regras não receberá aprovação de financiamento com a utilização de recursos públicos
De acordo com o decreto, os assentos e espaços para as pessoas com deficiência deverão ficar em locais com boa visibilidade e sinalizados, “para se poder dar um atendimento digno a essas pessoas,” disse o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes.
Além disso, deve estar previsto também acomodação para acompanhantes.
O decreto determina ainda que a aprovação de financiamento público para os projetos dos Jogos Olímpicos estará condicionada ao cumprimento das exigências.
Com a publicação, os projetos em andamento deverão se ajustar às normas, como construção de rampas e uso de elevadores específicos.
De acordo com Fortes, os projetos relacionados ao evento esportivo terão apoio financeiro da União. “Os recursos virão diretamente do governo federal, que os repassará  por meio da Caixa Econômica Federal.O custo das instalações será controlado, garantiu Fortes.
Decreto publicado em agosto passado já havia fixado em 1% a destinação de assentos e espaços para pessoas com deficiência na Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo de 2014.
Regulamentação
As orientações determinadas no Decreto já estão em vigor. De acordo com as regras dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, os espaços e assentos destinados à pessoas com deficiência deverão ser situadas em locais com boa visibilidade, sinalizados, e garantir a acomodação de, no mínimo, um acompanhante da pessoa com deficiência.
Para verificar se os locais estão respeitando as normas, antes ou após a realização desses torneios, será observada a destinação mínima de um por cento da capacidade total de espaços e assentos do estádio, ginásio de esporte ou outra instalação para pessoas com deficiência.
Quem descumprir as regras não receberá aprovação de financiamento com a utilização de recursos públicos de projetos de construção, reforma ou ampliação de estádios, ginásios de esporte ou outras instalações destinadas a sediar ou apoiar a realização de eventos dos jogos de 2016.
Fonte: http://www.brasil.gov.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário