quinta-feira, 27 de setembro de 2012

INFORMAÇÕES SINTTONIA FM - 27.09.12


Inca adquire novo aparelho para detectar câncer de pele
A Seção de Dermatologia do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) acaba de adquirir um novo equipamento que auxiliará nos exames dos pacientes com suspeita de câncer de pele, principalmente os tipos mais perigosos como o melanoma e o não-melanoma. Trata-se do Fotofinder e já começou a ser utilizado pelo INCA este mês. O exame com o equipamento, conhecido como dermastocopia digital, é uma técnica que permite ao examinador determinar com maior precisão o diagnóstico de “manchas ou pintas” através de uma câmara e um microscópio que aumentam a visualização de uma amostra de 20 a 70 vezes. Além dessas informações em tempo real, é possível registrar o local do exame fotograficamente, permitindo comparações futuras de algumas alterações da lesão examinada e/ou surgimento de outras.
Segundo o chefe da Seção de Dermatologia do INCA, Dolival de Lobão Veras Filho, “o equipamento permite facilitar o diagnóstico de inúmeras lesões cutâneas. Com isso podemos focar diretamente nas lesões com maior grau de suspeição de melanoma e/ou não-melanoma e outras neoplasias. O diagnóstico sempre foi clínico/histopatológico. Hoje contamos com a dermatoscopia como uma importante ferramenta”. O médico informa ainda que, no Rio de Janeiro, somente o Hospital de Bonsucesso e mais recentemente a Universidade Federal Fluminense possuíam o equipamento. O aparelho completo custa em torno de RS 110 mil.
O equipamento já está em uso no Ambulatório de Dermatologia do Hospital do Câncer I. Atualmente são feitos seis atendimentos por turno. A dermatoscopia digital, além de fornecer maior precisão de imagem, permite a análise comparativa futura de alguma evolução das “pintas” ou o surgimento de novas, pois as imagens podem ser armazenadas. A obtenção do equipamento exigiu um esforço de quase um ano de exaustivo trabalho por parte da Seção de Dermatologia que contou com a valorosa ajuda da chefia do Serviço de Compras do INCA.
Fonte: http://www.blog.saude.gov.br


Detran/RS promove oficina para o público idoso
No Dia Nacional do Idoso, comemorado no próximo primeiro de outubro, o Departamento Estadual do Trânsito (Detran/RS) promoverá oficina diferenciada. É destinada à população idosa, que hoje corresponde a 15% dos motoristas gaúchos. A maior concentração de acidentes com mortes no Rio Grande do Sul ocorre na faixa etária de 18 a 34 anos. Depois é a faixa das pessoas com mais de 60 anos.
Fonte: http://www.estado.rs.gov.br

Terminam na sexta-feira (28), as inscrições para o curso de pré-vestibular gratuito do Estado, oUniversidade Já.

As inscrições estarão abertas até o dia 28 de setembro e podem ser feitas pelo site http://www.universidadejars.com.
As aulas começam no dia 9 de outubro. 
Podem se inscrever pessoas de qualquer idade, que estejam cursando ou tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas, e que tenham baixa renda. Não há prova: a seleção é feita considerando a comprovação de renda e o histórico escolar do candidato. O resultado será divulgado no dia 4 de outubro, e as matrículas serão realizadas no dia 8. 
Bagé
50 vagas
Local: Complexo Municipal (Rua JoãoTeles, 862) 
Fonte: http://www.estado.rs.gov.br


Inauguração da pista pública de Bicicross
Domingo (30.09), às 13:30h, no complexo Presidente Médici, a Prefeitura de Bagé, através da Secretaria Municipal da Juventude Espote e Lazer (SMJEL) e da Equipe Bagé Bicicross, estará inaugurando a Pista Pública de Bicicross.
Será realizada também, a final do campeonato gaúcho de bicicross. Ao todo, são esperados cerca de 150 pilotos divididos nas 15 categorias da modalidade, sendo que cada categoria terá três baterias.





Eleitor tem até o final da tarde de hoje para pedir segunda via do título
Quem perdeu o título de eleitor tem apenas até o final da tarde de hoje (27) para solicitar a segunda via do documento. O interessado deve comparecer ao cartório eleitoral com a carteira de identidade oficial com foto e uma cópia dela, além do pedido para requisitar a segunda via do título de eleitor.
As eleições municipais de 2012 ocorrem no próximo dia 7, e o segundo turno, em 28 de outubro. Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 140 milhões de eleitores estão aptos para a escolha de prefeito e vereador.
Para votar, o eleitor não precisa apresentar o título. É necessário mostrar apenas um documento de identificação oficial com foto. O documento pode ser a carteira de identidade, a de trabalho, a de habilitação, passaporte ou outro documento oficial equivalente, inclusive, a carteira de categoria profissional. As certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.
Para as autoridades da Justiça Eleitoral, é fundamental, porém, que o eleitor confirme no título o número da seção e seu local de votação. Se o ele não puder votar, terá de justificar a ausência, identificando o número do título, para preenchimento do formulário.
Fonte: www.ebc.com.br

SUS vai tratar doenças relacionadas ao fumo
A ESTIMATIVA É QUE CINCO MILHÕES DE PESSOAS TENHAM A DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA, CAUSADA PELO TABACO.
A doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida por Dpoc, causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória, e é causada pelo fumo ativo e passivo, e em menor escala – 20% dos casos – por poluição ou poeira. O Ministério da Saúde estima que cinco milhões de pessoas tenham a enfermidade. Os remédios para tratar os sintomas – corticóides inalatórios e broncodilatadores – serão incorporados à lista do Sistema Único de Saúde. Alguns desses remédios já estão na lista, mas são disponibilizados apenas para o tratamento de asma. Em 2011, foram quase 117 mil internações em função do Dpoc, que custaram 87 milhões de reais. Só no primeiro semestre deste ano, já foram registrados quase 58 mil internações, ao custo de 45 milhões de reais. O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, que é médico, defendeu a distribuição de remédios como forma de conter os efeitos nocivos do tabaco nos estágios iniciais da doença, 
achando uma iniciativa elogiável do ministério, até porque é preciso atacar o tabagismo logo no início, e não deixar para tratar as sequelas deixadas por ele. E a liberação de medicamentos pelo SUS, isso vai facilitar e muito o enfrentamento desta dependência muito maléfica para a saúde do usuário do tabaco mas também para o erário público, sobretudo os recursos do SUS. 
O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, falou em plenário que as doenças provocadas pelo cigarro impactam de forma significativa o Sistema Único de Saúde.
Um estudo financiado pela Organização Não Governamental Aliança de Controle do Tabagismo apontou um gasto, em 2011, de R$ 21 bilhões no tratamento de pacientes doentes por causa do cigarro. Um valor equivalente a 30% do orçamento do Ministério da Saúde em 2011. Esse montante também é três vezes e meia maior do que a quantia arrecadada pela Receita Federal com produtos derivados do tabaco no mesmo período. 
Também serão disponibilizados outros cuidados para combater a doença, como a vacina contra a influenza, a oxigenoterapia domiciliar e exames para diagnosticar a deficiência de alfa-1 antitripsina, uma proteína produzida pelo fígado que protege os pulmões.
Fonte: http://www.senado.gov.br

PL das Frutas e Sucos na Merenda Escolar já está tramitando na CCJ da Câmara dos Deputados
Os Projetos de Lei 7524/2010, de autoria do deputado Afonso Hamm (PP-RS) e 5837/2009, de autoria do deputado Pompeu de Matos, já estão tramitando na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. As propostas visam incluir as frutas e sucos regionais da época no cardápio da merenda escolar dos estudantes cadastrados na rede pública de ensino, fornecidas pelo programa de alimentação escolar nas escolas. Recentemente, foi designada a relatora dos projetos, a deputada Cida Borghetti (PP-PR).


Nenhum comentário:

Postar um comentário